QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Manejo de fogo é a chave para combater incêndios no Pantanal

Entre as técnicas utilizadas pelas brigadas estão os aceiros negros, a queima prescrita e a queima de expansão (ou contrafogo).

Publicado em 

Os incêndios continuam a devastar grandes áreas do Pantanal, incluindo sua biodiversidade e colocando em risco espécies simbólicas do país, como a arara-azul e a onça pintada.

De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), o Pantanal teve mais de 2,9 milhões de hectares incendiados desde o começo do ano até a primeira quinzena de setembro, o equivalente a cerca de 19% da parte brasileira do bioma.

Entre as maneiras encontradas pelos brigadistas para conter o avanço dos incêndios está o manejo do fogo. De acordo com o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Felipe Dias, as equipes têm usado diversas técnicas para impedir um cenário ainda maior de destruição, cujas origens estão relacionadas a fatores climáticos e humanos.

"Temperaturas elevadas, matéria orgânica seca, ventos fortes. Tudo isso levou à ampliação do incêndio. Mas a origem é humana. Não necessariamente uma origem criminosa, de pôr fogo propositadamente. Muitas vezes é acidental, na hora de fazer o manejo de pastagem, por exemplo", diz o especialista, que é diretor executivo da SOS Pantanal. Ele ressalta, no entanto, que os incêndios atuais não são acidentes, pois existem resoluções federais e estaduais em vigor proibindo o uso do fogo para controlar a pastagem.

Técnicas de manejo

Entre as técnicas utilizadas pelas brigadas estão os aceiros negros, a queima prescrita e a queima de expansão (ou contrafogo). Os dois primeiros são feitos de maneira antecipada e preventiva, eliminando do ambiente o combustível que o fogo precisaria para se propagar. Já a queima de expansão é executada como forma de combate, no momento em que um incêndio é identificado, prevendo-se sua movimentação de acordo com a direção dos ventos e, assim, protegendo áreas não atingidas.

A queima prescrita é a eliminação controlada – no período de chuva – do material combustível (biomassa vegetal) em áreas específicas, também com o objetivo de que, na eventualidade de o fogo chegar à região, não ter com o que se alastrar.

Segundo o coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Emerson Antonio de Oliveira, o fogo é uma ferramenta usada em atividades agrícolas e pecuárias no Pantanal. "Trata-se de uma atividade que requer autorização, conhecimento e muito cuidado. É preciso que haja condições que permitam esse tipo de ação, como umidade e ventos propícios. Caso contrário, o bioma e toda a sua biodiversidade corre graves perigos, como estamos vendo atualmente", diz, reforçando que este mesmo cenário relacionado ao fogo também ocorre no Cerrado e na Amazônia.

Em tese, um proprietário rural que queira usar o fogo para qualquer finalidade tem de evitar o período de estiagem e pedir autorização para os órgãos de controle ambiental, que emitem as licenças necessárias e as regras que deverão ser seguidas. O incêndio acidental acontece quando, mesmo com as devidas autorizações, o fogo foge de controle. Ele difere do incêndio criminoso no sentido de que este é resultado de uma ação que não teve autorização legal para ser realizada. Em ambos os casos, as consequências podem ser catastróficas.

Em 16 de julho, foi publicado no Diário Oficial da União um decreto do governo federal que proibiu a utilização do fogo em práticas agropastoris e florestais na Amazônia Legal e no Pantanal por 120 dias. Com isso, toda e qualquer forma de utilização de fogo para essas finalidades durante este período são consideradas ilegais.

Mudanças do clima

Outro agravante tem sido as mudanças climáticas, que alteraram as estações propícias para o uso do fogo controlado. "A época que era adequada para isso já não é mais. Em 47 anos, esse é o menor nível de inundação do Pantanal que eu vejo, o que gera uma área maior de matéria seca e o risco de incêndio se agrava", explica Dias. Ele também alerta para o fato de as chuvas estarem menos espalhadas ao longo dos meses, concentrando-se em poucos dias e criando, assim, intervalos mais longos de seca. "Temos que entender essa dinâmica. Vai se repetir no ano que vem? No outro? É uma mudança permanente? Temos que trabalhar com perspectivas de adaptação às mudanças do clima."

Impactos socioeconômicos

A dificuldade de controlar os incêndios também gera impactos socioeconômicos no Pantanal. A começar pela atividade turística, que já estava debilitada em decorrência da pandemia e teve sua recuperação dificultada pelos efeitos do fogo. Com isso, comunidades que vivem do turismo acabam sendo prejudicadas. Povos indígenas também sofrem. "A terra indígena dos Perigara teve, se não 100%, uma grande parcela destruída", diz Dias, que também alerta para a situação dos índios Kadiwéu.

O especialista está na região de Porto Jofre, no município de Poconé, no Mato Grosso, auxiliando os combatentes e as equipes de resgate. A região conta agora com focos de menor intensidade e a preocupação maior é com a vida silvestre. Com a devastação do fogo, muitos animais perderam suas fontes de alimento. "Estamos levando água e comida para os animais. As consequências sobre a biodiversidade ainda precisam ser medidas. Vimos macaquinho pegando galho seco para comer e outras cenas. Agora a preocupação é o pós-incêndio."

Como evitar os impactos de grandes incêndios

Uma das formas sugeridas por Dias e outros especialistas para evitar os impactos de grandes incêndios é a criação de brigadas permanentes ou, até mesmo, de uma Brigada Nacional, em moldes semelhantes à Força Nacional de Segurança. O objetivo é criar estruturas perduráveis de combate a incêndios, incluindo equipamentos e veículos que permitam a ajuda de brigadas voluntárias. "Eu consigo trazer brigadistas hoje para o Pantanal, mas não temos como fazer o transporte deles na região por falta de embarcações fluviais, por exemplo."

O Instituto Homem Pantaneiro lançou uma iniciativa de arrecadação de doações para a formação da Brigada Alto Pantanal, uma brigada permanente para combater incêndios durante o ano todo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "A ideia é não apenas combater o fogo, mas, também, inspirar fazendeiros e outros setores da sociedade a replicar a ação", disseram os idealizadores do projeto.

Para o coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Emerson Antonio de Oliveira, iniciativas como esta podem ser replicadas em outros biomas, aumentando o nível de proteção dos ambientes naturais brasileiros. "A defesa do meio ambiente, ainda mais no país mais biodiverso do mundo, precisa ser criada de maneira conjunta e colaborativa", afirma.

A expectativa é de que a campanha da Brigada Alto Pantanal arrecade recursos para a manutenção de uma brigada com duas unidades de sete pessoas cada, equipamentos de proteção individual e duas embarcações.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Musas do Vai Quem Quer brilham no Agenda News Folia 2026

Musas do Vai Quem Quer brilham no Agenda News Folia 2026

Nádia e Lidiane revelam bastidores, rotina intensa e mensagem de respeito no especial de Carnaval apresentado por Renata Camurça.
L
Morre James Van Der Beek, astro de “Dawson’s Creek”, aos 48 anos

Morre James Van Der Beek, astro de “Dawson’s Creek”, aos 48 anos

Ator enfrentava câncer colorretal desde 2024 e deixa esposa e seis filhos.
L
Prefeitura de Jaru realiza melhorias em trecho da Linha 601

Prefeitura de Jaru realiza melhorias em trecho da Linha 601

Rebaixamento de morro, manutenção de bueiros e encascalhamento reforçam trafegabilidade entre os km 2 e 10 durante o período chuvoso.
L
Ives Gandra completa 91 anos e mantém atuação pública

Ives Gandra completa 91 anos e mantém atuação pública

Jurista e professor emérito reúne trajetória de destaque no Direito, na produção acadêmica e no debate institucional brasileiro.
L
FGC aprova plano para reforçar caixa após impacto da liquidação do Banco Master

FGC aprova plano para reforçar caixa após impacto da liquidação do Banco Master

Bancos anteciparão contribuições e elevarão aportes para recompor liquidez do fundo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Beneficiários com NIS final 1 recebem nesta quinta-feira; crédito será unificado em oito estados devido a situação de emergência.
L
Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Pesquisa da OCDE aponta que a satisfação com o sistema público de saúde no Brasil subiu para 45%, superando os índices de países vizinhos após avanços nos serviços.
L
Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Governo inicia a imunização de 1,2 milhão de trabalhadores do SUS com a vacina nacional do Instituto Butantan para reforçar a proteção na linha de frente.
L

Nota de pesar: Maria José Pinto dos Reis

Professora e alfabetizadora dedicada, Maria José Pinto dos Reis deixa um legado de amor, alegria e cuidado com a família, amigos e alunos, marcando gerações em Porto Velho.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira (12/02): decisões estratégicas e equilíbrio emocional

Previsões para 12 de fevereiro de 2026 destacam organização, cautela e alinhamento nas relações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Senadores pedem acesso a inquérito do Banco Master no STF

Senadores pedem acesso a inquérito do Banco Master no STF

Comissão de Assuntos Econômicos quer acompanhar investigação sobre fraudes bilionárias e defende convocação do banqueiro Daniel Vorcaro.
L
Associações defendem no STF manutenção de penduricalhos

Associações defendem no STF manutenção de penduricalhos

Entidades de magistrados e membros do MP pedem reversão de liminar de Flávio Dino que determinou suspensão de verbas indenizatórias acima do teto.
L
PF pede afastamento de Toffoli em inquérito do Banco Master

PF pede afastamento de Toffoli em inquérito do Banco Master

Solicitação foi enviada a Fachin após citação ao ministro em celular de banqueiro investigado por fraudes que podem chegar a bilhões.
L
Dra. Taíssa indica capacitação profissional para impulsionar renda no campo em Nova Mamoré

Dra. Taíssa indica capacitação profissional para impulsionar renda no campo em Nova Mamoré

Proposta da parlamentar busca parceria entre Governo de Rondônia e Senar para qualificar a mão de obra rural no município e em seus distritos.
L
Alex Redano indica parceria para manutenção emergencial da Linha C-75 em Alto Paraíso

Alex Redano indica parceria para manutenção emergencial da Linha C-75 em Alto Paraíso

Proposta busca unir esforços entre o DER e a Prefeitura para recuperar via estratégica que atende o Garimpo Bom Futuro e a produção rural.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carretas deixa caminhoneiro de Vilhena morto

Colisão entre carretas deixa caminhoneiro de Vilhena morto

Acidente ocorreu sobre ponte do rio Juruena; vítima transportava carga de soja.
18
Idoso é encontrado sem vida em propriedade rural de Colorado do Oeste

Idoso é encontrado sem vida em propriedade rural de Colorado do Oeste

Suspeita inicial é de mal súbito; corpo foi encaminhado para necropsia em Vilhena.
18
Funcionário é preso após cobrar valor indevido de idosa em rodoviária

Funcionário é preso após cobrar valor indevido de idosa em rodoviária

Acusado tentou escapar pelos fundos da agência depois que a vítima acionou a PM.
10
Confronto com Força Tática termina com suspeito baleado e três presos

Confronto com Força Tática termina com suspeito baleado e três presos

Troca de tiros e perseguição na zona leste de Porto Velho resultam em apreensão de arma, munições e drogas em imóvel usado por grupo criminoso.
16
Homem é preso com arma caseira e drogas no Marcos Freire

Homem é preso com arma caseira e drogas no Marcos Freire

Polícia Militar apreende revólver artesanal, munições, maconha e cocaína após denúncia de ponto de tráfico em residência na zona leste.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: DENES GOUVEIA DALAFINI

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS
L
Rússia tira WhatsApp do ar e promove app estatal como substituto

Rússia tira WhatsApp do ar e promove app estatal como substituto

Kremlin afirma que bloqueio ocorreu por descumprimento da lei local; opositores veem risco de vigilância no aplicativo oficial.
L
Estudo mostra Rondônia à frente de três estados do Norte em equilíbrio das contas

Estudo mostra Rondônia à frente de três estados do Norte em equilíbrio das contas

Ranking de Competitividade dos Estados 2025 aponta solidez das contas públicas como fator de atração de investimentos e fortalecimento econômico.
L

Recebimento da Licença Ambiental: G PORCEL DE OLIVEIRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00059.002/2026-SUL
L
Anater lança edital para regularizar áreas e apoiar a produção agrícola de Rondônia

Anater lança edital para regularizar áreas e apoiar a produção agrícola de Rondônia

Programa prevê investimentos de R$ 131,9 milhões para beneficiar famílias rurais e fomentar agricultura sustentável na Amazônia Legal.
L
Porto Velho é o 4º município do Norte com maior número de cavalos, aponta IBGE

Porto Velho é o 4º município do Norte com maior número de cavalos, aponta IBGE

Levantamento aponta 19.862 equinos na capital de Rondônia, reforçando a importância do animal na economia rural, transporte e atividades culturais.
L
Rondônia: Parques federais deverão seguir novas regras de monitoramento do ICMBio

Rondônia: Parques federais deverão seguir novas regras de monitoramento do ICMBio

Instrução Normativa nº 12 estabelece contagem de visitantes, proteção de dados e critérios para ecoturismo, visando preservar biomas e atrair investimentos sustentáveis.
L
Copa do Mundo Feminina 2027: “O primeiro legado é o fortalecimento das mulheres”, diz Ministro André Fufuca

Copa do Mundo Feminina 2027: “O primeiro legado é o fortalecimento das mulheres”, diz Ministro André Fufuca

Evento será o primeiro Mundial feminino na América do Sul e visa impactos sociais, esportivos e turísticos para o Brasil
L
Atiradora de 18 anos mata nove em escola no Canadá

Atiradora de 18 anos mata nove em escola no Canadá

Polícia canadense identifica autora com histórico de problemas de saúde mental; jovem cometeu suicídio após ataque em Tumbler Ridge.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.