SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Lenha na Fogueira : LUTO – A Cultura Popular perde o Mestre Aluízio Batista Guedes do Boi Bumbá Diamante Negro

... Eu digo adeus que já vou embora, eu me disperso do meu batalhão, aí que dor no coração....

Publicado em 

Assim os folcloristas de Porto Velho em especial os que brincam Boi Bumbá se despedem do Mestre Aluízio Batista Guedes que nos deixou na manhã de ontem 03, vítima de complicação coronária.

Seu corpo será velado a partir das 7 horas da manhã de hoje, na funerária Santa Rita no bairro São Cristóvão, de onde sairá para o Cemitério da Paz por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira.

“Apesar do papai não ter sido vítima da Covid 19, o protocolo só autoriza a realização de velório, por duas horas” informou sua filha Simone Guedes.

Aluizio Batista Guedes nasceu em 1950 quando a cidade de Porto Velho terminava na rua Campos Sales. Pedagogo graduado em Administração Escolar, Metodologia do Ensino Superior, Direito Educacional e Ensino Regional. Porém, ficou conhecido mesmo como grande defensor do folclore e em especial, da brincadeira de boi bumbá em Porto Velho. Ultimamente entre tantas atividades culturais, mantinh um programa cultural na rádio comunitária, Rio Madeira FM 105,9 Zona Sul.

Sua dedicação ao grupo folclórico Boi Bumbá Diamante Negro criado por ele no início da década de 1990, era admirada por todos. “Ele dedicava as 24 horas do dia, ao seu querido boi”, lembra o filho Hudson Guedes.

Falando por mim Silvio Santos: Nos conhecemos muito antes de nos envolvermos diretamente com a brincadeira de boi bumbá e desde então mantemos uma amizade que muito me orgulhava, apesar de muitos pensarem que a gente era inimigo em virtude de eu ser o Amo do Boi Corre Campo o maior rival do Diamente Negro, nas reuniões da Federon nossas discussões eram bem acirradas, porém jamais chegamos a nos aborrecer um com o outro, pois a diferenças eram apenas de opiniões, porque o objetivo sempre era a favor de melhores dias para a nossa Cultura Popular. Quando a prefeitura de Porto Velho através da Funcultural o homenageou com o Troféu “Menestrel da Cultura Popular” fui convidado a participar da festa e no palco armado em frente ao Mercado Cultural, tirei alguns versos elogiando a dedicação do meu amigo Aluizio Guedes pela brincadeira de Boi Bumbá. Ele sempre dizia, “nossas discussões engrandecem a nossa cultura”.

Há uma semana nos encontramos na rua Jatuarana e como sempre, nosso papo foi sobre a cultura popular em Porto Velho.

Realmente o passamento do Aluízio Guedes me deixou muito triste. Vai em paz (Contrário) Amigo!

DEPOIMENTOS

As declarações de carinho e saudade pela perda de Aluizio Guedes são muitas. Vamos reproduzir algumas, pedindo desculpas aos colegas, por não postar todas, por falta de espaço:

POSTAGENS

Muitíssimo triste com essa notícia.  Conversamos muito sobre vários   assuntos essa semana e marquei com o Aluízio um encontro no sábado, para ajudar a tratar de um evento que ele estava planejando.

A cultura perde mais um grande líder e um brilhante mestre. Não há como não nos sentirmos arrasados. Choro a perda de um amigo que se tornou íntimo nas ideias e projetos e choro pelo destino do Diamante Negro pois o maior brilho de sua coroa de diamantes peerdeu-se pá sempre. Descanse em paz amigo. Aqui muitos estarão tentando o impossível, fazer tudo o que vc fez. Aos familiares, amigos e à grande nação do Diamante Negro, meus pêsames. Que Deus os conforte e Nossa Senhora do Carmo guarde a cada um. Esse tem sido um ano ruinoso para a cultura. (Marco Teixeira).

Muito triste com esse acontecimento. Nno mês passado estávamos atrás de uma sala para fazer a sede da Federon… Seu Guedes valeu e como valeu sua determinação e suplamacia na Federon… À esposa e filhos nosso respeito… Saudades palavra triste quando se perde um grande amor da Cultura… Estou muito, muito triste.. Perdi um parceiro de luta, um Mestre… (Severino Castro da Rádio Farol).

Segura na mão de Deus e vai meu amigo, aqui fica a demonstração que você tinha um grande carinho e respeito pela nossa FEDERON, momento da nossa União quando todos disseram sim para o seu cargo de vice-presidente juntamente com Mary Ciane onde irão se juntar no reino de Deus, e torcer pela nossa União em prol da cultura popular, em especial no seguimento de quadrilha junina, e boi bombà. (Fernando Rocha – Presidente da Federon).

A FESEC e suas filiadas estão de luto pela passagem do Professor: ALUÍZIO GUEDES! Pedagogo, folclorista e radialista Aluízio Guedes faleceu nesta manhã no hospital Samar de problema cardíaco. (Reginaldo Makumba- presidente da FESEC).

Hoje nossa cultura está de luto, morre uns dos maiores baluarte da nossa Cultura, Aluísio Guedes, homem apaixonado pelo o que fazia, eu tive a honra de receber um prêmio das mãos dele, vai em paz meu amigo, Caprichoso de coração, seu nome merece ser homenageado em algum espaço público Cultural. (Eudes Cçaudino).

Um verdadeiro baluarte e Menestrel da cultura popular de Porto Velho, o professor, folclorista, compositor, e diretor do Boi-Bumba Diamante Negro, Aluizio Guedes. Nos conhecemos no final da década de 70, onde trabalhamos juntos. Em 1993 me sucedeu como diretor do departamento de Cultura na Secretária Munic. cultura, esportes e turismo – SEMCE na administração do prefeito José Guedes..

Recentemente a FUNCULTURAL apoiou e realizou, em parceria, vários eventos que o Aluisio nos apresentou. A prefeitura de Porto Velho por meio da Funcultural o homenageou como Menestrel da cultura popular de Porto Velho. Obrigado por tudo amigo. (Antônio Ocampo Fernandes – presidente da Funcultural).

Infelizmente nosso espaço não permite postar todos os depoimentos.

Descansa em Paz Mestre Aluízio Batista Guedes!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

O valor é utilizado no custeio de despesas básicas que garantem o funcionamento da casa de recuperação. Atualmente, a Abrace acolhe mais de 25 pessoas e tem capacidade para até 70 pacientes.
L
TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

Mais segurança, padronização e transparência aos gestores públicos no cumprimento de suas obrigações.
L
Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Reunião no Censipam aponta possibilidade de chuvas intensas e elevação do Rio Madeira
L
Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Ação realizada na quinta (26) substituiu manilhas de 60 cm por tubulações de 1 metro em pontos críticos para melhorar o escoamento da água
L
Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Cerca de 12 famílias receberam suporte direto nas primeiras horas do dia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, o Povoado Nerd entrevista Cledson Júnior Souza Pimentel para falar sobre sua trajetória na dança, passagens pela TV, publicidade e os novos rumos da carreira.
L
Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Camex restabelece alíquota de 16% para eletrônicos e zera impostos de 105 itens sem similar nacional após pressão política no Congresso.
L
MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

Nesta sexta-feira recebem estudantes nascidos em março e abril; valores premiam aprovação no ano letivo e participação no exame nacional.
L
Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Segundo moradores, o problema se arrasta há meses e, apesar de máquinas terem atuado recentemente no local, a situação piorou.
L
Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Programa Bora Ali recebe Saulo Giordane, fundador da Amazônia Adventure, para falar sobre 23 anos de atuação e novo projeto em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

Daniel Vorcaro deverá comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira; ministro proibiu uso de jatinho particular.
L

STF suspende desintrusão na TI Uru-Eu-Wau-Wau e gera alívio a famílias, diz Bagattoli

Decisão do STF suspende retirada de famílias em áreas de Monte Negro, Jaru e Alvorada do Oeste; senador Jaime Bagattoli afirma que medida evita expulsões imediatas.
L
Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Parceria com o prefeito Affonso Cândido garante recursos para saúde, agricultura e estradas vicinais, fortalecendo o desenvolvimento do município.
L
Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Atleta conquistou o primeiro ouro da história do Brasil em Jogos de Inverno na modalidade esqui alpino; governo assina decreto que retira necessidade de renovação periódica da LIE.
L
Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Ministro do STF aponta desvio de finalidade em decisão da CPI do Crime Organizado; André Mendonça já havia desobrigado irmãos do magistrado de depor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Colisão transversal ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Uruguai após invasão de preferencial; danos materiais foram significativos.
14
PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

Minério sem comprovação de procedência foi localizado com o passageiro de um veículo de passeio durante fiscalização em Vilhena.
10
PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

Suspeitos foram detidos no condomínio Orgulho do Madeira
10
PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

Droga saiu de Rio Branco/AC e seria entregue na capital.
10
Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Colisão ocorreu no bairro Escola de Polícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública na Câmara confirmou resultado primário positivo e cumprimento das metas fiscais do município.
L
BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

Anúncio foi feito em São Paulo por Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin; total destinado à política industrial chegará a R$ 370 bilhões até o fim de 2026.
L
CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

Confederação tenta garantir participação de Tifanny Abreu na semifinal da Copa Brasil nesta sexta-feira; Justiça Estadual já concedeu liminar favorável.
L
Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Prefeitura e CIEE planejam capacitação nos Cras para preparar adolescentes e jovens para o primeiro emprego e o mercado de trabalho.
L
Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Grupo que atuou nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 viaja 500 km para auxiliar no resgate e limpeza em MG; estudantes locais também se mobilizam
L
Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Associação Brasileira de Desenvolvimento apresenta soluções para entraves fiscais que limitam o crédito a municípios; foco é infraestrutura contra enchentes.
L

Requerimento de Outorga: LEOMIRO SCHNAIDER

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Drenagem em Porto Velho recebe reforço para beneficiar moradores da Zona Leste

Drenagem em Porto Velho recebe reforço para beneficiar moradores da Zona Leste

Prefeitura substitui tubulações de 40 anos para melhorar o sistema de drenagem e evitar alagamentos em quase 20 bairros.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL COLISEU

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E OUTORGA DE RECURSO HÍDRICO
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.