QUARTA-FEIRA, 18/02/2026

Em destaque

Lenha na Fogueira : LUTO – A Cultura Popular perde o Mestre Aluízio Batista Guedes do Boi Bumbá Diamante Negro

... Eu digo adeus que já vou embora, eu me disperso do meu batalhão, aí que dor no coração....

Publicado em 

Assim os folcloristas de Porto Velho em especial os que brincam Boi Bumbá se despedem do Mestre Aluízio Batista Guedes que nos deixou na manhã de ontem 03, vítima de complicação coronária.

Seu corpo será velado a partir das 7 horas da manhã de hoje, na funerária Santa Rita no bairro São Cristóvão, de onde sairá para o Cemitério da Paz por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira.

“Apesar do papai não ter sido vítima da Covid 19, o protocolo só autoriza a realização de velório, por duas horas” informou sua filha Simone Guedes.

Aluizio Batista Guedes nasceu em 1950 quando a cidade de Porto Velho terminava na rua Campos Sales. Pedagogo graduado em Administração Escolar, Metodologia do Ensino Superior, Direito Educacional e Ensino Regional. Porém, ficou conhecido mesmo como grande defensor do folclore e em especial, da brincadeira de boi bumbá em Porto Velho. Ultimamente entre tantas atividades culturais, mantinh um programa cultural na rádio comunitária, Rio Madeira FM 105,9 Zona Sul.

Sua dedicação ao grupo folclórico Boi Bumbá Diamante Negro criado por ele no início da década de 1990, era admirada por todos. “Ele dedicava as 24 horas do dia, ao seu querido boi”, lembra o filho Hudson Guedes.

Falando por mim Silvio Santos: Nos conhecemos muito antes de nos envolvermos diretamente com a brincadeira de boi bumbá e desde então mantemos uma amizade que muito me orgulhava, apesar de muitos pensarem que a gente era inimigo em virtude de eu ser o Amo do Boi Corre Campo o maior rival do Diamente Negro, nas reuniões da Federon nossas discussões eram bem acirradas, porém jamais chegamos a nos aborrecer um com o outro, pois a diferenças eram apenas de opiniões, porque o objetivo sempre era a favor de melhores dias para a nossa Cultura Popular. Quando a prefeitura de Porto Velho através da Funcultural o homenageou com o Troféu “Menestrel da Cultura Popular” fui convidado a participar da festa e no palco armado em frente ao Mercado Cultural, tirei alguns versos elogiando a dedicação do meu amigo Aluizio Guedes pela brincadeira de Boi Bumbá. Ele sempre dizia, “nossas discussões engrandecem a nossa cultura”.

Há uma semana nos encontramos na rua Jatuarana e como sempre, nosso papo foi sobre a cultura popular em Porto Velho.

Realmente o passamento do Aluízio Guedes me deixou muito triste. Vai em paz (Contrário) Amigo!

DEPOIMENTOS

As declarações de carinho e saudade pela perda de Aluizio Guedes são muitas. Vamos reproduzir algumas, pedindo desculpas aos colegas, por não postar todas, por falta de espaço:

POSTAGENS

Muitíssimo triste com essa notícia.  Conversamos muito sobre vários   assuntos essa semana e marquei com o Aluízio um encontro no sábado, para ajudar a tratar de um evento que ele estava planejando.

A cultura perde mais um grande líder e um brilhante mestre. Não há como não nos sentirmos arrasados. Choro a perda de um amigo que se tornou íntimo nas ideias e projetos e choro pelo destino do Diamante Negro pois o maior brilho de sua coroa de diamantes peerdeu-se pá sempre. Descanse em paz amigo. Aqui muitos estarão tentando o impossível, fazer tudo o que vc fez. Aos familiares, amigos e à grande nação do Diamante Negro, meus pêsames. Que Deus os conforte e Nossa Senhora do Carmo guarde a cada um. Esse tem sido um ano ruinoso para a cultura. (Marco Teixeira).

Muito triste com esse acontecimento. Nno mês passado estávamos atrás de uma sala para fazer a sede da Federon… Seu Guedes valeu e como valeu sua determinação e suplamacia na Federon… À esposa e filhos nosso respeito… Saudades palavra triste quando se perde um grande amor da Cultura… Estou muito, muito triste.. Perdi um parceiro de luta, um Mestre… (Severino Castro da Rádio Farol).

Segura na mão de Deus e vai meu amigo, aqui fica a demonstração que você tinha um grande carinho e respeito pela nossa FEDERON, momento da nossa União quando todos disseram sim para o seu cargo de vice-presidente juntamente com Mary Ciane onde irão se juntar no reino de Deus, e torcer pela nossa União em prol da cultura popular, em especial no seguimento de quadrilha junina, e boi bombà. (Fernando Rocha – Presidente da Federon).

A FESEC e suas filiadas estão de luto pela passagem do Professor: ALUÍZIO GUEDES! Pedagogo, folclorista e radialista Aluízio Guedes faleceu nesta manhã no hospital Samar de problema cardíaco. (Reginaldo Makumba- presidente da FESEC).

Hoje nossa cultura está de luto, morre uns dos maiores baluarte da nossa Cultura, Aluísio Guedes, homem apaixonado pelo o que fazia, eu tive a honra de receber um prêmio das mãos dele, vai em paz meu amigo, Caprichoso de coração, seu nome merece ser homenageado em algum espaço público Cultural. (Eudes Cçaudino).

Um verdadeiro baluarte e Menestrel da cultura popular de Porto Velho, o professor, folclorista, compositor, e diretor do Boi-Bumba Diamante Negro, Aluizio Guedes. Nos conhecemos no final da década de 70, onde trabalhamos juntos. Em 1993 me sucedeu como diretor do departamento de Cultura na Secretária Munic. cultura, esportes e turismo – SEMCE na administração do prefeito José Guedes..

Recentemente a FUNCULTURAL apoiou e realizou, em parceria, vários eventos que o Aluisio nos apresentou. A prefeitura de Porto Velho por meio da Funcultural o homenageou como Menestrel da cultura popular de Porto Velho. Obrigado por tudo amigo. (Antônio Ocampo Fernandes – presidente da Funcultural).

Infelizmente nosso espaço não permite postar todos os depoimentos.

Descansa em Paz Mestre Aluízio Batista Guedes!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Com o lema “Ele veio morar entre nós”, a CNBB lança iniciativa para debater o déficit habitacional e a habitação como porta de entrada para a cidadania.
L
Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Defesa de Paulo Henrique Costa solicitou oitiva para esclarecer pontos da acareação realizada no STF; fraude investigada pode chegar a 17 bilhões de reais.
L
Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L

Bombeiros salvam 348 de afogamento no litoral de SP

Resgates ocorreram entre sábado (14) e terça (17) no carnaval; Baixada Santista concentrou maior número de ocorrências.
L

Lula sanciona reajuste do Legislativo e veta penduricalhos

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 na Câmara, Senado e TCU, mas barra trechos que poderiam ultrapassar o teto constitucional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República que apontou falta de provas suficientes sobre suposta coação e interferência em investigações.
L
Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante e apreensão de arma e escavadeira usada na exploração irregular de recursos naturais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: JP Jardinagem LTDA

Licença Ambiental de Operação
L
Netflix ameaça ByteDance: IA é acusada de pirataria

Netflix ameaça ByteDance: IA é acusada de pirataria

Netflix acusa a ByteDance de usar obras protegidas para treinar a IA Seedance 2.0 e dá três dias para mudanças, sob risco de processo por violação de direitos autorais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.