TERÇA-FEIRA, 06/01/2026
Publicidade

Em destaque

Hildon não vai tentar um segundo mandato e abre caminho para vários nomes na corrida municipal

PERGUNTINHA: Para tentar se imunizar e aos seus familiares contra o coronavírus, se pudesse optar, você usaria a vacina chinesa, a russa ou a de Oxford?

Publicado em 

Embora uma entrevista coletiva com a imprensa, programada para essa quinta  tenha sido cancelada, para tratar do assunto, há muito pouca dúvida de que a decisão do prefeito Hildon Chaves já está tomada: ele vai anunciar a decisão de não concorrer à reeleição, porque considera que o instituto da reeleição não é o melhor caminho; prefere um mandato único de cinco anos e defende a renovação na política. Acha que há gente com condições de gerir a Capital e que a hora é de ir em frente, com projetos pessoais, embora sua volta à política não tenha saído da pauta. Até porque 2022 está bem perto. Hildon fez um governo complicado no início, até porque herdou uma Prefeitura amarrada, inclusive com forte  protecionismoaos servidores, já que o ex prefeito Mauro Nazif fez o que mais sabe: sobreviver politicamente ligado ao funcionalismo. A herança também significou, entre outras coisas, um sistema de transporte coletivo destroçado e poucas obras estruturantes. Ao contrário do que prometeu na campanha, Nazif fez pouquíssimo para combater as alagações, que continuam infernizando a cidade até agora. A partir de uma reorganização na Prefeitura e com jogo de cintura político, Hildon Chaves começou também a cooptar o apoio de ex parlamentares federais, como Luiz Cláudio da Agricultura e Lindomar Garçon, trazendo-os (e suas muitas emendas) para seu lado, além de buscar apoio da atual bancada federal, Conseguiu imensos recursos, com os quais começou então a realizar obras vitais para a Capital. Resolveu a questão do transporte escolar, que era um inferno e está resolvendo a do transporte coletivo. Só não o fez até agora, porque a questão está judicializada. Um enorme pacote de obras está em andamento. Entre elas, a da total restauração da Praça Madeira Mamoré, certamente uma marca importante da atual administração, junto com o término dos viadutos e das pistas laterais da BR, feitas em parceria com o Dnit e da iluminação pública de Porto Velho, que melhorou muito. Nem todas ficarão prontas, mas não há dúvida de que a cidade, no geral, está bem melhor do que estava quando Hildon a recebeu. 

Quem o Prefeito apoiará? Ele tem dito que ficará fora do processo eleitoral, ao menos no primeiro turno. Mas certamente vai ficar ao lado de algum nome ligado a ele, à sua administração e ao seu partido, que lhe daria segurança de que suas obras, eventualmente alguma inacabada, serão concluídas no próximo mandato. Por enquanto, como surpresa, surge Thiago Tezzari, o competente homem da Emdur, que transformou a escura Porto Velho numa Capital iluminada. Mas há outras opções, como o parceiro Lindomar Garçon, ex deputado, que trouxe muitos recursos para o atual governo. E há os Carvalho (Mariana e Maurício), que também são sempre citados. Ao que se ouve nos bastidores, Mariana não quer, mas Maurício quer. Esperemos os próximos dias, para saber quem serão os candidatos governistas à sucessão do Prefeito que abriu mão de disputar, com grandes chances, um segundo mandato.

E AGORA, DEPUTADO LÉO MORAES?

Fica agora apenas uma dúvida: o jovem deputado federal Léo Moraes, que aparece sempre à frente, em praticamente todas as pesquisas na Capital, vai abrir mão do restante do seu mandato, para concorrer à Prefeitura e, se vencer, enfrentar a complexa administração municipal? Léo está, certamente, refletindo muito sobre o seu assunto. De um lado, há seu desejo pessoal de se manter em Brasília, onde tem sido um parlamentar de destaque em nível nacional, como líder do Podemos. Além disso, Léo tem ainda muitos projetos e emendas para o Estado. O problema é a cor local da política. A pressão duríssima que o deputado tem sofrido de aliados, parceiros, eleitores e daqueles que sonham em conviver com ele no poder é imensa. Léo tem colocado tudo isso na balança. Tem ainda alguns poucos dias para se definir. Mas, com a saída de Hildon da corrida, ele sabe: suas chances de ser o próximo Prefeito da Capital aumentaram muito.

MDB: ALIANÇA OU CHAPA PURO SANGUE?

A análise da sucessão municipal de Porto Velho, feita neste espaço, na edição da quarta-feira, excluiu, não sem motivo, uma candidatura que já vem com grandes chances, a ser homologada pelo MDB. O problema é que o partido tem o que falta para muitas siglas: nomes demais. Gente com peso eleitoral e com chances reais de chegar à vitória nas urnas. Por isso, sempre fica complicado se saber exatamente quais das lideranças serão as escolhidas para a próxima missão. Agora, pelo menos dois nomes podem ser citados como quentíssimos, nessa caminhada da sucessão: o do ex secretário de saúde, Williames Pimentel e do desembargador aposentado Walter Waltenberg.Mas há vários outros, como o ex secretário de Planejamento do governo Confúcio Moura (assim como Pimentel, que foi o secretário da saúde, do governo anterior), George Braga. Há sim outros pretendentes no partido, mas ao que tudo indica, a decisão final se dará em torno desse trio.

PIMENTEL NA CABEÇA, GEORGE OU JAIME DE VICE

Pelo que se tem ouvido nos bastidores, tudo se encaminha para que Pimentel seja o escolhido, porque Waltenberg só aceitaria a indicação se ela fosse por consenso, o que, certamente, está muito longe de acontecer. Não há consenso no MDB há muitos anos. Lembremo-nos, por exemplo, das cenas de pugilato da última convenção que escolheu Confúcio Moura e Valdir Raupp como candidatos ao Senado. O presidente regional, Lúcio Mosquini, está acompanhando o caso de perto. A partir de uma declaração dele, se pode entender como é difícil que as coisas tenham anuência generalizada num partido tão grande. Mosquini disse que o MDB vai se aliar a outras siglas e que não terá candidatura puro sangue. O problema é que há uma ala, inclusive apoiada pelo grupo do ex governador e senador Confúcio Moura, para a formação de uma chapa com uma dupla emedebista: o próprio Pimentel encabeçando a chapa, com o ex secretário de Planejamento, George Braga, como vice. Caso a chapa não seja purosangue, o vice de Pimentel, que na última eleição foi o candidato da Capital com maior votação, poderá ser Jaime Gazola. São alternativas, que ainda não estão claras, dentro do maior partido do Estado.

SEIS ANOS DEPOIS, A NOSSA PONTE TEM LUZ

Não é conversa. Dessa vez é a mais pura verdade. Habemos luz! Seis anos depois de construída e entregue, a ponte do rio Madeira, no bairro da Balsa,   recebe sua iluminação. Um trabalho, aliás, feito com grande rapidez e qualidade, pela equipe da Emdur, comandada por Thiago Tezzari, que a realizou em parceria com o Dnit . Nesses anos todos, atravessar a ponte era um perigo, principalmente para pedestres e ciclistas, vítimas de constantes assaltos. Ou seja, uma obra de extrema qualidade, que custou mais de 200 milhões de reais, ficava às escuras à noite, durante todos esses anos. Nessa quarta, contudo, as coisas mudaram. O prefeito Hildon Chaves e sua equipe entregaram a nova e moderna iluminação a Led, que deixou a ponte muito mais bonita e extremamente mais segura para a população que a usa à noite. É mais um avanço para a cidade, que está precisando mesmo de muitas coisas boas. Lamentavelmente, o mesmo não ocorrerá na ponte sobre o rio Madeira na Ponta do Abunã. Além de estar muito atrasada, o projeto não contempla iluminação. Mas esperar que se faça tudo direitinho, nesse país, já é esperar demais, não é?

CRIADORA DA VACINA A EXPERIMENTOU NOS FILHOS

Há, em todo o mundo, grande expectativa por uma vacina que, finalmente, nos tire do desespero da dor, da doença e das mortes causadas pelo coronavírus. De quase uma centena em estudos e de seis praticamente prontas para o uso da população, a que parece ter tido melhores resultados até agora é a de Oxford. O tipo de vacina que impede o vírus de se espalhar no organismo, foi descoberto pela dra Sarah Gilbert, PHD e Professora Emérita da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Quando teve certeza de que a vacina que criou era viável e prevenia contra a doença que está apavorando o Planeta, a dra, Sarah fez algo até então inimaginável, para um experimento. Ela tinha tanta certeza de que a vacina era a cura para a Covid 19, que a aplicou em pessoas próximas. Seus filhos trigêmeos, ainda crianças, foram os primeiros a receber as doses. No Brasil, a vacina de Oxford está sendo desenvolvida em parceria com a Fiocruz, num dos seus braços, o Instituto Manguinhos, no Rio de Janeiro. O presidente Bolsonaro já liberou quase 2 bilhões de reais para o projeto, que pretende ter as primeiras 15 milhões de doses em dezembro; outras 15 milhões em janeiro de 2021 e atingindo 100 milhões de doses no final de maio do ano que vem. Até agora, todos os testes feitos com a vacina, inclusive nos filhos da cientista inglesa, demonstraram que ela protege mesmo o organismo contra o coronavírus.

GASTO DE 1 MILHÃO E 500 MIL EM OBRA QUE CUSTARIA 5 MILHÕES

O DER começa a mostrar serviço com muito mais força, em algumas obras importantes no Estado. Uma delas refere-se à ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, que é daqueles que bem sintetizam como os serviços públicos são tratados normalmente tanto em Rondônia como no resto do Brasil. A nova ponte, de quase 150 metros de extensão, com 13 metros de largura, com facilidade para passagem de dois carros, foi concluída em 2017, ainda na gestão de Confúcio Moura, ou seja, há quase três anos. Desde lá, prontinha, para aliviar o trânsito no local, hoje feito numa ponte estreita, onde passa um só veículo de cada vez e um tem que esperar de um lado até que o outro atravesse, a obra, concluída, está lá parada. Simplesmente porque não foram construídos os acessos a ela. O governador Marcos Rocha determinou ao novo diretor geral do DER, Elias Rezende, que os acessos fossem feitos pelo próprio órgão estadual, para diminuição de custos e para que não se perdesse tempo com novas licitações. Trinta dias depois do início dos trabalhos, um dos acessos já está bastante avançado e o outro começa a crescer também. Metade da obra está concluída. Em breve (não foi fixado um prazo final, ainda), a ponte será aberta ao tráfego, ligando a RO 135, que liga importantes áreas de Ji-Paraná, inclusive à BR 429. O custo final do trabalho será de cerca de um terço do inicialmente previsto, caso fosse licitado. Dos mais de 5 milhões de reais, o custo caiu para próximo a 1 milhão e 500 mil.

JEAN AGRADECE POR UMA NOVA CHANCE

Do susto de uma situação gravíssima, com a vida correndo perigo, para uma recuperação total, depois de longo tempo internado numa UTI e se submetendo a vários tratamentos: foi isso que aconteceu com o jovem deputado Jean Oliveira. Nesta semana, ele fez um emocionado discurso, na Assembleia, agradecendo a Deus pelo que chamou de “segunda chance”, além de agradecer à sua família, aos amigos e todos os que oraram pelo restabelecimento dele, atingido por uma dura forma da Covid 19. Contou que no início, não imaginaria que fosse passar pelo perigo que passou. “Entrei no  hospital andando e conversando e horas depois estava internado numa UTI”, relatou. Jean Oliveira afirmou ainda que "a gente começa a entender que existe um propósito na vida; que Deus é o dono de tudo e que a nossa família é o nosso grande esteio. Tenho 31 anos e aqui nesta casa, tenho colegas de mais idade, considerados do grupo de risco, que contraíram a doença, mas que não tiveram, graças a Deus, tantas implicações". Ele agradeceu também a todas as equipes que o atenderam, durante a enfermidade.

CORONA E SEUS TRISTES NÚMEROS: 981 ÓBITOS

Os números do coronavírus no Estado da segunda-feira assustaram, mas é bom destacar que as 22 mortes registradas no boletim da Sesau da terça-feira, não foram de 24 horas, mas sim de quatro dias, que não haviam sido computados e o foram num mesmo boletim. Já na quarta-feira, a situação ainda preocupou, porque os 15 óbitos, embora não tenham acontecido no mesmo dia (mas que não haviam também sido registrados no boletim diário)  eleva o número de rondonienses que perderam a vida para 981 Eram 966 na segunda. Os novos casos computados (sempre lembrando que não se referem a apenas um dia, mas incluem casos que até agora não estavam nas estatísticas), chegaram a 581. Há hoje, no total, desde o inicio da pandemia, 46.061 contaminados, dos quais 38.312, ou 83 por cento, já estão curados. Temos, então, segundo os números oficiais da Sesau, somente 6.768 de casos chamados ativos. O total de pessoas internadas se mantém em queda, em relação à semana passada: hoje são 396 leitos ocupados, entre os comuns e os de UTI. Quase 143 mil testes já foram realizados no Estado, tornando Rondônia a região do país que mais realizou testes para detectar a doença, em relação à sua população. 

PERGUNTINHA

Para tentar se imunizar e aos seus familiarescontra  o coronavírus, se pudesse optar, você usaria a vacina chinesa, a russa ou a de Oxford?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Ação educativa da concessionária Nova 364 reforçou direção segura e combate a acidentes em 11 pontos da rodovia durante o período de festas.
L

Nova 364: Sorteio premia usuário com scooter elétrica

A concessionária Nova 364 realizou nesta terça-feira (06) o sorteio de uma Scooter M4 1000W em Porto Velho
L
Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Prefeitura de Porto Velho libera emissão digital e presencial dos boletos do IPTU 2026, TRSD 2025 e Cosip, com descontos para pagamento à vista.
L
Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Evento do governo de Rondônia chega ao fim, após mais de dois meses de visitação e mais de 1,3 milhão de pontos de luz em LED.
L
Mão de obra reeducanda produz vassouras recicláveis: ação avança em Porto Velho

Mão de obra reeducanda produz vassouras recicláveis: ação avança em Porto Velho

Parceria entre governo de Rondônia, prefeitura e cooperativa transforma garrafas PET em vassouras, promove sustentabilidade e capacita reeducandos no sistema prisional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Pré-candidata da REDE e PSB destaca-se por baixa rejeição, trajetória socioambiental e articulação política ampla
L
Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.
L
Dra.Taíssa Sousa garante reforço de R$ 50 mil para equipamentos na UBS de Theobroma

Dra.Taíssa Sousa garante reforço de R$ 50 mil para equipamentos na UBS de Theobroma

Recurso articulado pela deputada Dra. Taíssa Sousa será usado na compra de equipamentos para a UBS São Francisco Xavier, fortalecendo a atenção básica no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente envolvendo carro e motocicleta terminou com veículo colidindo contra árvore; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
10
Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Jovem de 24 anos foi baleado na perna por trio armado que se passou por policiais; vítima conseguiu fugir e pediu ajuda à mãe.
16
Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Homem de 29 anos ameaçou matar a companheira de 29 anos no bairro Cidade Verde 2; vítima estava no quinto mês de gestação e conseguiu escapar.
16
Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Paciente de 27 anos, enfrentando quadro depressivo, mobilizou Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após cortar os pulsos e invadir rodovia.
16
Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Motorista de 43 anos, único ferido com gravidade em colisão na BR-364 próximo a Vilhena, passa por cirurgias e segue tratamento em hospital de Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (PT 06): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 05): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-03): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-02): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 01B): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença Operação
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Processo seletivo nº 004 contemplou cargos como médico psiquiatra, cozinheiro, eletricista e vigilante
L
Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Vendas ao mercado norte-americano caem 6,6%, mas alta nas exportações para China e União Europeia compensa recuo
L
EUA recuam e deixam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles

EUA recuam e deixam de acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles

Departamento de Justiça mantém acusação de narcotraficante, mas remove referência à liderança do suposto cartel venezuelano
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.