QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Hildon não vai tentar um segundo mandato e abre caminho para vários nomes na corrida municipal

PERGUNTINHA: Para tentar se imunizar e aos seus familiares contra o coronavírus, se pudesse optar, você usaria a vacina chinesa, a russa ou a de Oxford?

Publicado em 

Embora uma entrevista coletiva com a imprensa, programada para essa quinta  tenha sido cancelada, para tratar do assunto, há muito pouca dúvida de que a decisão do prefeito Hildon Chaves já está tomada: ele vai anunciar a decisão de não concorrer à reeleição, porque considera que o instituto da reeleição não é o melhor caminho; prefere um mandato único de cinco anos e defende a renovação na política. Acha que há gente com condições de gerir a Capital e que a hora é de ir em frente, com projetos pessoais, embora sua volta à política não tenha saído da pauta. Até porque 2022 está bem perto. Hildon fez um governo complicado no início, até porque herdou uma Prefeitura amarrada, inclusive com forte  protecionismoaos servidores, já que o ex prefeito Mauro Nazif fez o que mais sabe: sobreviver politicamente ligado ao funcionalismo. A herança também significou, entre outras coisas, um sistema de transporte coletivo destroçado e poucas obras estruturantes. Ao contrário do que prometeu na campanha, Nazif fez pouquíssimo para combater as alagações, que continuam infernizando a cidade até agora. A partir de uma reorganização na Prefeitura e com jogo de cintura político, Hildon Chaves começou também a cooptar o apoio de ex parlamentares federais, como Luiz Cláudio da Agricultura e Lindomar Garçon, trazendo-os (e suas muitas emendas) para seu lado, além de buscar apoio da atual bancada federal, Conseguiu imensos recursos, com os quais começou então a realizar obras vitais para a Capital. Resolveu a questão do transporte escolar, que era um inferno e está resolvendo a do transporte coletivo. Só não o fez até agora, porque a questão está judicializada. Um enorme pacote de obras está em andamento. Entre elas, a da total restauração da Praça Madeira Mamoré, certamente uma marca importante da atual administração, junto com o término dos viadutos e das pistas laterais da BR, feitas em parceria com o Dnit e da iluminação pública de Porto Velho, que melhorou muito. Nem todas ficarão prontas, mas não há dúvida de que a cidade, no geral, está bem melhor do que estava quando Hildon a recebeu. 

Quem o Prefeito apoiará? Ele tem dito que ficará fora do processo eleitoral, ao menos no primeiro turno. Mas certamente vai ficar ao lado de algum nome ligado a ele, à sua administração e ao seu partido, que lhe daria segurança de que suas obras, eventualmente alguma inacabada, serão concluídas no próximo mandato. Por enquanto, como surpresa, surge Thiago Tezzari, o competente homem da Emdur, que transformou a escura Porto Velho numa Capital iluminada. Mas há outras opções, como o parceiro Lindomar Garçon, ex deputado, que trouxe muitos recursos para o atual governo. E há os Carvalho (Mariana e Maurício), que também são sempre citados. Ao que se ouve nos bastidores, Mariana não quer, mas Maurício quer. Esperemos os próximos dias, para saber quem serão os candidatos governistas à sucessão do Prefeito que abriu mão de disputar, com grandes chances, um segundo mandato.

E AGORA, DEPUTADO LÉO MORAES?

Fica agora apenas uma dúvida: o jovem deputado federal Léo Moraes, que aparece sempre à frente, em praticamente todas as pesquisas na Capital, vai abrir mão do restante do seu mandato, para concorrer à Prefeitura e, se vencer, enfrentar a complexa administração municipal? Léo está, certamente, refletindo muito sobre o seu assunto. De um lado, há seu desejo pessoal de se manter em Brasília, onde tem sido um parlamentar de destaque em nível nacional, como líder do Podemos. Além disso, Léo tem ainda muitos projetos e emendas para o Estado. O problema é a cor local da política. A pressão duríssima que o deputado tem sofrido de aliados, parceiros, eleitores e daqueles que sonham em conviver com ele no poder é imensa. Léo tem colocado tudo isso na balança. Tem ainda alguns poucos dias para se definir. Mas, com a saída de Hildon da corrida, ele sabe: suas chances de ser o próximo Prefeito da Capital aumentaram muito.

MDB: ALIANÇA OU CHAPA PURO SANGUE?

A análise da sucessão municipal de Porto Velho, feita neste espaço, na edição da quarta-feira, excluiu, não sem motivo, uma candidatura que já vem com grandes chances, a ser homologada pelo MDB. O problema é que o partido tem o que falta para muitas siglas: nomes demais. Gente com peso eleitoral e com chances reais de chegar à vitória nas urnas. Por isso, sempre fica complicado se saber exatamente quais das lideranças serão as escolhidas para a próxima missão. Agora, pelo menos dois nomes podem ser citados como quentíssimos, nessa caminhada da sucessão: o do ex secretário de saúde, Williames Pimentel e do desembargador aposentado Walter Waltenberg.Mas há vários outros, como o ex secretário de Planejamento do governo Confúcio Moura (assim como Pimentel, que foi o secretário da saúde, do governo anterior), George Braga. Há sim outros pretendentes no partido, mas ao que tudo indica, a decisão final se dará em torno desse trio.

PIMENTEL NA CABEÇA, GEORGE OU JAIME DE VICE

Pelo que se tem ouvido nos bastidores, tudo se encaminha para que Pimentel seja o escolhido, porque Waltenberg só aceitaria a indicação se ela fosse por consenso, o que, certamente, está muito longe de acontecer. Não há consenso no MDB há muitos anos. Lembremo-nos, por exemplo, das cenas de pugilato da última convenção que escolheu Confúcio Moura e Valdir Raupp como candidatos ao Senado. O presidente regional, Lúcio Mosquini, está acompanhando o caso de perto. A partir de uma declaração dele, se pode entender como é difícil que as coisas tenham anuência generalizada num partido tão grande. Mosquini disse que o MDB vai se aliar a outras siglas e que não terá candidatura puro sangue. O problema é que há uma ala, inclusive apoiada pelo grupo do ex governador e senador Confúcio Moura, para a formação de uma chapa com uma dupla emedebista: o próprio Pimentel encabeçando a chapa, com o ex secretário de Planejamento, George Braga, como vice. Caso a chapa não seja purosangue, o vice de Pimentel, que na última eleição foi o candidato da Capital com maior votação, poderá ser Jaime Gazola. São alternativas, que ainda não estão claras, dentro do maior partido do Estado.

SEIS ANOS DEPOIS, A NOSSA PONTE TEM LUZ

Não é conversa. Dessa vez é a mais pura verdade. Habemos luz! Seis anos depois de construída e entregue, a ponte do rio Madeira, no bairro da Balsa,   recebe sua iluminação. Um trabalho, aliás, feito com grande rapidez e qualidade, pela equipe da Emdur, comandada por Thiago Tezzari, que a realizou em parceria com o Dnit . Nesses anos todos, atravessar a ponte era um perigo, principalmente para pedestres e ciclistas, vítimas de constantes assaltos. Ou seja, uma obra de extrema qualidade, que custou mais de 200 milhões de reais, ficava às escuras à noite, durante todos esses anos. Nessa quarta, contudo, as coisas mudaram. O prefeito Hildon Chaves e sua equipe entregaram a nova e moderna iluminação a Led, que deixou a ponte muito mais bonita e extremamente mais segura para a população que a usa à noite. É mais um avanço para a cidade, que está precisando mesmo de muitas coisas boas. Lamentavelmente, o mesmo não ocorrerá na ponte sobre o rio Madeira na Ponta do Abunã. Além de estar muito atrasada, o projeto não contempla iluminação. Mas esperar que se faça tudo direitinho, nesse país, já é esperar demais, não é?

CRIADORA DA VACINA A EXPERIMENTOU NOS FILHOS

Há, em todo o mundo, grande expectativa por uma vacina que, finalmente, nos tire do desespero da dor, da doença e das mortes causadas pelo coronavírus. De quase uma centena em estudos e de seis praticamente prontas para o uso da população, a que parece ter tido melhores resultados até agora é a de Oxford. O tipo de vacina que impede o vírus de se espalhar no organismo, foi descoberto pela dra Sarah Gilbert, PHD e Professora Emérita da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Quando teve certeza de que a vacina que criou era viável e prevenia contra a doença que está apavorando o Planeta, a dra, Sarah fez algo até então inimaginável, para um experimento. Ela tinha tanta certeza de que a vacina era a cura para a Covid 19, que a aplicou em pessoas próximas. Seus filhos trigêmeos, ainda crianças, foram os primeiros a receber as doses. No Brasil, a vacina de Oxford está sendo desenvolvida em parceria com a Fiocruz, num dos seus braços, o Instituto Manguinhos, no Rio de Janeiro. O presidente Bolsonaro já liberou quase 2 bilhões de reais para o projeto, que pretende ter as primeiras 15 milhões de doses em dezembro; outras 15 milhões em janeiro de 2021 e atingindo 100 milhões de doses no final de maio do ano que vem. Até agora, todos os testes feitos com a vacina, inclusive nos filhos da cientista inglesa, demonstraram que ela protege mesmo o organismo contra o coronavírus.

GASTO DE 1 MILHÃO E 500 MIL EM OBRA QUE CUSTARIA 5 MILHÕES

O DER começa a mostrar serviço com muito mais força, em algumas obras importantes no Estado. Uma delas refere-se à ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, que é daqueles que bem sintetizam como os serviços públicos são tratados normalmente tanto em Rondônia como no resto do Brasil. A nova ponte, de quase 150 metros de extensão, com 13 metros de largura, com facilidade para passagem de dois carros, foi concluída em 2017, ainda na gestão de Confúcio Moura, ou seja, há quase três anos. Desde lá, prontinha, para aliviar o trânsito no local, hoje feito numa ponte estreita, onde passa um só veículo de cada vez e um tem que esperar de um lado até que o outro atravesse, a obra, concluída, está lá parada. Simplesmente porque não foram construídos os acessos a ela. O governador Marcos Rocha determinou ao novo diretor geral do DER, Elias Rezende, que os acessos fossem feitos pelo próprio órgão estadual, para diminuição de custos e para que não se perdesse tempo com novas licitações. Trinta dias depois do início dos trabalhos, um dos acessos já está bastante avançado e o outro começa a crescer também. Metade da obra está concluída. Em breve (não foi fixado um prazo final, ainda), a ponte será aberta ao tráfego, ligando a RO 135, que liga importantes áreas de Ji-Paraná, inclusive à BR 429. O custo final do trabalho será de cerca de um terço do inicialmente previsto, caso fosse licitado. Dos mais de 5 milhões de reais, o custo caiu para próximo a 1 milhão e 500 mil.

JEAN AGRADECE POR UMA NOVA CHANCE

Do susto de uma situação gravíssima, com a vida correndo perigo, para uma recuperação total, depois de longo tempo internado numa UTI e se submetendo a vários tratamentos: foi isso que aconteceu com o jovem deputado Jean Oliveira. Nesta semana, ele fez um emocionado discurso, na Assembleia, agradecendo a Deus pelo que chamou de “segunda chance”, além de agradecer à sua família, aos amigos e todos os que oraram pelo restabelecimento dele, atingido por uma dura forma da Covid 19. Contou que no início, não imaginaria que fosse passar pelo perigo que passou. “Entrei no  hospital andando e conversando e horas depois estava internado numa UTI”, relatou. Jean Oliveira afirmou ainda que "a gente começa a entender que existe um propósito na vida; que Deus é o dono de tudo e que a nossa família é o nosso grande esteio. Tenho 31 anos e aqui nesta casa, tenho colegas de mais idade, considerados do grupo de risco, que contraíram a doença, mas que não tiveram, graças a Deus, tantas implicações". Ele agradeceu também a todas as equipes que o atenderam, durante a enfermidade.

CORONA E SEUS TRISTES NÚMEROS: 981 ÓBITOS

Os números do coronavírus no Estado da segunda-feira assustaram, mas é bom destacar que as 22 mortes registradas no boletim da Sesau da terça-feira, não foram de 24 horas, mas sim de quatro dias, que não haviam sido computados e o foram num mesmo boletim. Já na quarta-feira, a situação ainda preocupou, porque os 15 óbitos, embora não tenham acontecido no mesmo dia (mas que não haviam também sido registrados no boletim diário)  eleva o número de rondonienses que perderam a vida para 981 Eram 966 na segunda. Os novos casos computados (sempre lembrando que não se referem a apenas um dia, mas incluem casos que até agora não estavam nas estatísticas), chegaram a 581. Há hoje, no total, desde o inicio da pandemia, 46.061 contaminados, dos quais 38.312, ou 83 por cento, já estão curados. Temos, então, segundo os números oficiais da Sesau, somente 6.768 de casos chamados ativos. O total de pessoas internadas se mantém em queda, em relação à semana passada: hoje são 396 leitos ocupados, entre os comuns e os de UTI. Quase 143 mil testes já foram realizados no Estado, tornando Rondônia a região do país que mais realizou testes para detectar a doença, em relação à sua população. 

PERGUNTINHA

Para tentar se imunizar e aos seus familiarescontra  o coronavírus, se pudesse optar, você usaria a vacina chinesa, a russa ou a de Oxford?

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

FAB usará caças e anti-drones para segurança da Cúpula de Líderes da COP30

A Força Aérea Brasileira atuará com aeronaves F-5M e mísseis Python 4 e estabelecerá áreas de exclusão com circulação restrita de voos em Belém nos dias 6 e 7 de novembro.
L
CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

CPI do Crime Organizado convida ministros, 11 governadores e especialistas

O relator, Alessandro Vieira, teve o plano de convocações aprovado, com o objetivo de obter um diagnóstico completo da atuação de facções e milícias no Brasil.
L
Órgãos federais em Belém terão ponto facultativo nos dias 6 e 7

Órgãos federais em Belém terão ponto facultativo nos dias 6 e 7

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) estabeleceu ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro para facilitar a logística da Cúpula do Clima, evento preparatório para a COP30.
L
Unicef lança agenda de proteção para crianças e adolescentes de periferia

Unicef lança agenda de proteção para crianças e adolescentes de periferia

A nova edição da Agenda Cidade Unicef visa apoiar municípios vulneráveis em oito capitais brasileiras, focando na prevenção da violência e no aprimoramento de serviços públicos.
L
Presidente do STM aponta tom misógino em crítica de ministro

Presidente do STM aponta tom misógino em crítica de ministro

A ministra Maria Elizabeth Rocha declarou que a crítica do ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira, que questionou seu pedido de perdão pelas omissões da Justiça Militar na ditadura, teve um viés misógino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Entrevista com a professora Teila Paula de Avelar sobre contação de histórias

A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo uma excelente oportunidade para introduzir os pequenos ao mundo da literatura de forma divertida e afetiva.
L
Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Câmara aprova reajuste de 8% ao ano para servidores do Judiciário

Os deputados aprovaram dois projetos de lei que concedem aumento salarial de 8% de 2026 a 2028 e reformulam o Adicional de Qualificação (AQ).
L
My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

My Family Cinema chega ao fim e deixa usuários sem acesso nem reembolso

Serviço de streaming pirata foi desativado por decisão judicial na Argentina e afetou diretamente consumidores brasileiros.
L
Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

Maria, José, Silva e Santos lideram lista de nomes mais comuns no país

O IBGE revelou o ranking dos nomes e sobrenomes mais frequentes no Brasil; Maria é o nome de 12,3 milhões de pessoas, seis em cada cem brasileiros.
L

Comunidade News: Entrevista com Laelson Lima, presidente da Associação do Bairro Planalto

O programa também vai mostrar como o trabalho associativo tem fortalecido o sentimento de pertencimento entre os moradores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

POLÍTICA

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Patrolamento da Linha D tem início após solicitação da deputada Dra. Taíssa

Serviço solicitado pela deputada Dra. Taíssa Sousa ao DER garante melhorias na principal rota de escoamento da produção agrícola entre Nova Mamoré e Buritis.
L
Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Senado aprova regularização de terras em faixa de fronteira com relatoria de Jaime Bagattoli

Projeto contempla Rondônia e mais dez estados, definindo prazos e critérios claros para dar segurança jurídica aos produtores rurais.
L
Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Deputada Gislaine Lebrinha acompanha ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Obra de mais de R$ 3 milhões está em execução e fortalece o atendimento à população do município.
L
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente

A capital federal será transferida simbolicamente para Belém durante a realização da COP30, entre 11 e 21 de novembro, para reforçar a relevância da Amazônia na agenda climática.
L
Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

Lula defende foco nos chefes do crime organizado e aprovação do PL Antifacção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo busca “quebrar a espinha dorsal” das facções, destacando que R$ 19,8 bilhões foram retirados das mãos de criminosos desde 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro de crimes ambientais em Rondônia

A Operação Occulta Originis foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de desarticular um esquema que movimentou mais de R$ 60 milhões provenientes da exploração ilegal de madeira.
10
Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

Idoso ferido após colisão entre caminhonete e moto em Porto Velho

O acidente entre uma caminhonete RAM e uma motocicleta Honda Twister 250 ocorreu no cruzamento das avenidas Alexandre Guimarães e Uruguai. A vítima sofreu fratura na perna.
14
Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

Operação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35 pessoas

A Operação Freedom, realizada nesta terça-feira, prendeu 35 suspeitos de envolvimento com o crime organizado na Bahia, incluindo um casal apontado como líder financeiro e armado da facção.
18
Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Homem é encontrado morto com perfurações pelo corpo em Rio no Ramal Maravilha

Com ajuda de uma canoa foi feito o resgate do corpo, e durante os trabalhos da perícia, foram constatadas algumas perfurações por disparo de arma de fogo e provavelmente pauladas.
18
Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Polícia Civil e Militar prendem autores de roubo em Porto Velho

Em ação conjunta, a Polícia Civil e o 5º BPM cumpriram mandados de prisão preventiva roubo Porto Velho contra dois investigados por invadir e agredir vítimas no bairro Embratel, em julho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Honda Civic EXR 2.0 Automático 2014 com Conforto e Estilo na Zé Veículos

Sofisticação, potência e confiança em cada detalhe.
L
Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Leão e Oswaldo de Oliveira criticam estrangeiros na frente de Ancelotti

Ex-treinadores manifestaram-se contra a presença de técnicos de fora do país no Brasil, causando constrangimento durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, que homenageava o italiano.
L

Ford Ka SE Plus 2019 Completo e Econômico na Zé Veículos

Ideal para quem busca conforto, estilo e excelente custo-benefício.
L
Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Deserto do Saara pode ter até 75% mais chuva nas próximas décadas, diz pesquisa

Estudo da Universidade de Illinois em Chicago prevê mudanças drásticas na paisagem do Deserto do Saara, com aumento da precipitação devido ao aquecimento global.
L
A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

A não aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil

Jurista Ives Gandra defende que não há necessidade de lei para proibir a norma americana no país.
L
INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

INSS inicia pagamento da pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo Zika Vírus

Novo grupo começa a receber o benefício a partir de 28 de novembro; medida reconhece a luta das famílias afetadas pela síndrome congênita.
L
Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Jaru sedia o 4º Encontro do Programa Primeiros Passos

Formação reuniu profissionais de 11 municípios de Rondônia e encerrou o ciclo de capacitações de 2025.
L

Requerimento da Licença Ambiental: A DALMONECK PEREIRA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes

Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes

A PEC 39/22 foi aprovada em dois turnos na Câmara e segue para promulgação, conferindo caráter permanente e essencial ao controle externo dos tribunais e conselhos de Contas.
L
Sicredi recebe reconhecimento internacional por ações de diversidade e inclusão

Sicredi recebe reconhecimento internacional por ações de diversidade e inclusão

Instituição financeira cooperativa foi premiada pela revista britânica Environmental Finance no Sustainable Company Awards 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.