TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

Pandemia do Coronavírus traz de volta debate sobre trabalho no país de médicos formados no exterior

O pronunciamento de Redano foi feito no mesmo dia em que o governo recebeu um novo hospital para Porto Velho, o antigo Cero, entregue pelo empresariado, mas que não funciona exatamente por falta de pessoal.

Publicado em 

Continua após a publicidade

O Conselho Federal de Medicina e os sindicatos médicos brasileiros não querem nem ouvir falar no assunto, mas ele volta à pauta, principalmente nesse momento em que o coronavírus ainda ataca os brasileiros de forma violenta. Trata-se da tentativa de autorização especial, ao menos enquanto durar a pandemia, que médicos formados no interior, que não tenham feito o Revalida, possam, excepcionalmente, trabalhar no país. Em Rondônia há pelo menos dois defensores intransigentes da ideia e lutam para o reconhecimento do diploma de outros países, mesmo sem o Revalida, para todos os médicos brasileiros formados no exterior. Os deputados federais Lucio Mosquini e Jaqueline Cassol já se reuniram com centenas de novos médicos, formados principalmente nas Universidades da Bolívia e batalham para que a autorização seja dada. No Senado, projeto relatado pelo senador rondoniense Marcos Rogério e que ainda está tramitando, autoriza médicos nessa condição a atuarem no país por três anos, antes de fazer o Revalida. À voz deles soma-se, agora, a do deputado estadual Alex Redano, representante de Ariquemes e que será o próximo presidente do parlamento estadual. 

Num pronunciamento feito essa semana no Parlamento rondoniense, Redano propôs a criação de uma comissão para discutir a situação dos médicos formados no exterior. O parlamentar, representante do Republicanos na ALE,  disse ser esse “um momento de união para ajudar a população, pois no Estado há médicos com excelente formação, que não podem trabalhar porque o Revalida não está sendo realizado”. O deputado de Republicanos de Ariquemes disse ainda que “não estamos desqualificando quem está trabalhando regularmente. Esses são verdadeiros heróis, ainda mais nesse momento de Pandemia. Mas agora, temos que usar toda nossa força, incluindo os médicos formados no exterior. São cerca de 15 mil em todo o Brasil”, lembrou, acrescentando que esse grande número de profissionais seria de grande utilidade no combate à doença que nos assola. O pronunciamento de Redano foi feito no mesmo dia em que o governo recebeu um novo hospital para Porto Velho, o antigo Cero, entregue pelo empresariado, mas que não funciona exatamente por falta de pessoal. E principalmente faltam médicos, já que a Sesau fez 29 chamadas de pessoal, mas mesmo assim não tem profissionais suficientes. Acrescente-se também que os salários pagos (em torno de 9 mil reais por 40 horas semanais), não atraem tantos médicos quanto precisamos.

MIREM-SE NO EXEMPLO DE SOBRINHO!

Virou rotina! Dia sim, dia não, tem alguma operação policial também aqui pelo Estado. No início da semana, já houve uma, da polícia civil, com suspeitas de direcionamento de licitações para compra de materiais para a Polícia Militar. Nesta quinta, a ação foi da Polícia Federal, que investiga irregularidades que teriam ocorrido na compra de testes rápidos para a Covid 19, adquiridos pela Secretaria de Saúde, a Sesau. Em ambos, grande alarde, com nomes de pessoas suspeitas de envolvimento divulgadas amplamente pela mídia. Claro que não se pode criticar ações que visam combater a corrupção, desvios, malfeitos com o dinheiro público. Mas há que se ter muito cuidado ao jogar na lama nomes de pessoas que, lá na frente, podem ser consideradas inocentes. No caso dos testes de Covid 19, a operação da PF foi uma sequência de outras que estão sendo feitas, sobre suspeitas de irregularidades neste momento de pandemia. Embora os responsáveis pela operação não tenham divulgado nomes em suas informações oficiais, cinco minutos depois já havia, em parte da mídia, a relação dos suspeitos, Como as investigações ainda estão começando, a prudência orienta que tenhamos cuidado, para não jogar no lixo biografias inocentes. O caso do ex prefeito Roberto Sobrinho, absolvido oito anos depois em duas operações cheias de estardalhaço, que destruíram sua vida pessoal e política, é o melhor exemplo disso. Combate ao crime e a corrupção sim. Sempre. Mas que se saiba separar os culpados dos inocentes.

SÃO 864 ÓBITOS. ONZE CIDADES NÃO REGISTRARAM MORTES

Não está fácil o enfrentamento ao coronavírus, não só em Porto Velho, mas também em todo o Estado. A quinta-feira chegou com números preocupantes. Em 24 horas foram mais 773 casos e dez mortes. Até agora, desde o primeiro óbito registrado no início de maio, já tivemos 864 pessoas mortas pela doença. Desse total, 554 vítimas eram moradores da Capital. Nova Brasilândia, Colorado do Oeste, Theobroma, Santa Luzia, Tio Crespo, Governador Jorge Teixeira, Urupá, Castanheiras, Teixeirópolis e Primavera de Rondônia, não registraram nenhuma morte até agora. Nos outros 41 municípios rondonienses, houve registro de óbitos. Enquanto isso, em Ji-Paraná, segundo divulgou nas redes sociais o conhecido médico Edson Aletti, a doença atingiu seu pico. Ele comenta que no Hospital Cândido Rondon, as UTIs estão todas ocupadas e que o número de casos continua crescendo. Enquanto isso, cresce o número de recuperados (29.286) e de exames realizados: 123.129 testes foram computados em toda a Rondônia.

MAIS UMA MALDADE CONTRA A ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa do Estado nunca esteve tão presente e tão ativa na vida rondoniense, como está agora, ainda mais nesses tempos de pandemia. Pode-se até criticar um ou outro ato do Poder; um ou outro parlamentar, mas o que é injusto não se sublinhar o quanto a Legislativo do Estado melhorou em qualidade e participação direta na vida da população. Há exemplos sem fim, mas dois deles merecem destaque: os 50 milhões de reais economizados no ano passado, que estão sendo repassados às comunidades e a recente ação de aluguel de 60 leitos no Hospital do Câncer, dez deles de UTI, ao custo de 10 milhões de reais/mês, bancados com recursos próprios, conseguidos graças à economia feito pelo conjunto de deputados, todos apoiando decisões do deputado Laerte Gomes, que vem realizando um trabalho exemplar no comando da Casa. De vez em quando, mesmo com esse momento extremamente positivo do Parlamento, surgem informaçõestentando atingir a imagem do Poder e de seus membros. A última delas, oriundas, leu-se, do próprio Ministério Público, não se sabe ainda baseado em que, foram divulgadas em parte da mídia e na irresponsabilidade das redes sociais. A informação falsa dizia que cada parlamentar rondoniense estava recebendo 4 mil reais de Auxílio-Saúde. Todas essas afirmações não são verdadeiras, segundo nota oficial da ALE e, aqueles que a reproduzem, por maldade ou acreditando que possa ser verdade, estão cometendo uma injustiça.

PARLAMENTO NEGA EXISTÊNCIA DO AUXÍLIO-SAÚDE

Em função desse destempero, dessa agressividade incrível, de ataques vindos geralmente das redes sociais, a Assembleia emitiu nota sobre o assunto, com o seguinte teor: “a Assembleia Legislativa, através da Mesa Diretora, vem informar a população de Rondônia que as notícias de que deputados estaduais recebem R$ 4 mil de auxílio-saúde são falsas. Nenhum deputado sequer recebe esse auxílio.Além do mais, ao contrário do que foi noticiado, não foi reembolsado nenhum valor a deputados em relação qualquer unidade hospitalar referente à doença Covid-19.Basta verificar o Portal da Transparência da Assembleia Legislativa para comprovar esses esclarecimentos”. A história maldosa, sem qualquer prova, começou quando,  houve divulgação de textos dizendo que a Assembleia teria bancado o tratamento do deputado Jean Oliveira, transferido para São Paulo, em estado grave e que está se recuperando. Amigos do parlamentar dizem que todo o tratamento é bancado pelo próprio Jean, sua família e seu plano de saúde. Infelizmente, cada vez fica mais notório: mesmo em tempos de pandemia, a maldade não seleciona seus alvos. Ela agride a quem estiver pela frente. Lamentável.

A HORA É DE AJUDAR QUEM ESTÁ DESESPERADO

Nunca a assistência social dos governos foi tão importante quanto agora, quanto o número de famílias e de pessoas precisa demais do Poder Público para poder sobreviver, até que se atravessa esse tsunami da Covid 19. Muitas ações têm sido realizadas nos três níveis de governo, embora elas nunca sejam suficientes para atender a tantos milhões de necessitados, uma multidão que a cada dia se torna maior. Em Rondônia, até por Justiça, há que se destacar o trabalho que vem sendo realizado pela secretária de Ação Social, Luana Rocha, também primeira dama do Estado. Ela tem se desdobrado para comandar ações importantes em diferentes setores, desde a distribuição de milhares de máscaras de proteção individual, em parceria com a Emater, até a entrega de milhares de cestas básicas para famílias carentes do Baixo Madeira, fazendo parceria com bombeiros. Os sem teto, os que não têm renda, os que estão se sentindo abandonados nesse momento – e são milhares – esses têm tido, de parte da Secretaria de Ação Social do governo estadual, um apoio que não se pode ignorar. Mesmo com recursos ainda escassos e as dificuldades que o momento está impondo a todos que atuam no serviço público, a primeira dama rondoniense tem se desdobrado para ajudar a todos que pode. Falta muito, claro, mas seria injusto não se destacar o quanto Luana Rocha e sua equipe têm dado duro para cumprir bem sua missão.

BOLSONARO E A MULTIDÃO

Os adversários do presidente Bolsonaro vão ter dificuldades de dormir nesta noite. Enquanto a grande mídia alardeia que a popularidade dele está em constante queda (incluindo-se aí pesquisas fajutas, feitas por instituto antes considerados sérios), a realidade não se adequa a todo esse quadro negativo. Depois de vários dias sem poder sair do Palácio, porque estava afetado pela Covid 19 (é a primeira dama, Michelle, agora, quem está com a doença!), Bolsonaro foi ao Piauí, entregar obras federais. Para desespero dos seus muitos opositores, o Presidente foi recebido por enorme multidão, que o chamava de mito e o carregou nos braços, como ocorria em praticamente todos os aeroportos do país, onde ele chegava, durante a corrida presidencial. Parte da mídia ignorou, claro, essa ovação recebida e preferiu criticar o Presidente por ter tirado a máscara de proteção no meio do povo. Ao que parece, para derrubar Bolsonaro, a essas alturas do seu governo, só mesmo no tapetão. Porque se depender  do povão…

O TRÁFICO SÓ AUMENTA E O DENARC AGE

O tráfico de drogas continua crescendo, de forma assustadora. Ele alimenta cada vez mais viciados, que para conseguir suas doses diárias, praticam inicialmente pequenos crimes, que vão alimentando com o passar do tempo. A violência é realimentada todos os dias, por causa das drogas, que abundam na maioria das cidades brasileiras. Porto Velho, claro, não é diferente; De vez em quando, a polícia pega um desses traficantes. Como uma importante ação realizada nesta quarta, pela equipe do Denarc, que conseguiu colocar a mão num desses responsáveis pela distribuição de drogas na Capital. Além de mais de 100 quilos de maconha prensada, os policiais conseguiram apreender três armas, uma delas uma espingarda. O preso, Fábio Almeida, conhecido como FB, é um bandido perigoso, que está condenado a mais de 100 anos de cadeia, incluindo-se um assassinato, entre seus muitos crimes. O surpreendente é que o homem, que andava normalmente para lá e para cá, inclusive levando e entregando drogas, estava foragido há mais de 15 anos. Parece uma história inventada, mas, infelizmente, é a mais triste verdade. . .

PERGUNTINHA

Você acha correta ou discorda da decisão do governo federal em lançar uma cédula  de 200 reais, com a imagem do lobo guará, a partir do início de setembro?

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de terça-feira (04/11/2025): descubra o que os astros reservam para o seu signo

Horóscopo de terça-feira (04/11/2025): descubra o que os astros reservam para o seu signo

Energia de transformação marca o dia; Mercúrio traz clareza mental e ajuda nas decisões importantes
L
Harvard concede a Marielle Franco a Medalha W.E.B. Du Bois de 2025

Harvard concede a Marielle Franco a Medalha W.E.B. Du Bois de 2025

A ativista brasileira Marielle Franco é a primeira cidadã do Brasil a ser condecorada com a mais alta distinção da Universidade de Harvard em Estudos Africanos e Afro-Americanos. A cerimônia acontece nesta terça-feira.
L
Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Iniciativa integra o programa Comunidades Prósperas e amplia ações de qualificação e primeiro emprego
L

Mais segurança na rodovia: Nova 364 entrega novas viaturas à PRF de Rondônia

Ação simboliza o fortalecimento da integração entre o poder público e a iniciativa privada na gestão da segurança viária
L
Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal em defesa da Operação Contenção. Ele alegou que a intervenção policial foi um “exercício legítimo” diante de organizações criminosas e barricadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Nova regra fiscal permite déficit de até R$ 30,9 bilhões e evita bloqueio de recursos que poderia afetar o funcionamento da máquina pública
L
Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde realizará um Dia D contra a dengue no próximo sábado (8). A iniciativa integra a nova campanha para conscientizar a população e gestores a conterem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
L

Ponto & Contraponto: Operação policial no Rio de Janeiro com o advogado Jacson Silva

Durante a entrevista, o especialista vai abordar os erros e acertos das forças de segurança, a legitimidade das ações estatais e os impactos sociais e jurídicos de operações desse tipo.
L
Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Instituição oferece métodos diferenciados e compartilha dicas práticas para candidatos se destacarem na prova.
L
Caixa lança plataforma para medir e reduzir CO₂ em projetos habitacionais

Caixa lança plataforma para medir e reduzir CO₂ em projetos habitacionais

A Caixa Econômica Federal e a USP criaram o Benchmark Iterativo para Projetos de Baixo Carbono (BIPC). A ferramenta visa mensurar e diminuir a emissão de carbono e o custo de produção de empreendimentos, com foco inicial no Minha Casa, Minha Vida.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

POLÍTICA

Governo Federal realiza pregão para compra de equipamentos de TV Digital

Governo Federal realiza pregão para compra de equipamentos de TV Digital

O leilão para comprar equipamentos de transmissão digital visa criar uma Mega Ata de Registro de Preço. A iniciativa da EBC permitirá a adesão de emissoras públicas à Rede Nacional de Comunicação Pública.
L

Governador de Rondônia faz desabafo e dá “sermão” contra o bullying virtual

Em publicação nas redes sociais, o governador Marcos Rocha criticou atitudes de desrespeito e falta de empatia, defendendo que o melhor caminho é responder ao ódio com trabalho, humildade e perseverança.
L

Fortalecimento do municipalismo é tema de evento com prefeitos e lideranças rondonienses

Hildon Chaves convoca prefeitos e secretários para o 2º Encontro da AROM, dias 11 e 12 de novembro, no TJRO, com foco em gestão, inovação e fortalecimento dos municípios.
L
Durante audiência pública da CRATerras em Rondônia, deputada Dra. Taíssa defende produtores rurais e cobra o fim dos embargos ambientais

Durante audiência pública da CRATerras em Rondônia, deputada Dra. Taíssa defende produtores rurais e cobra o fim dos embargos ambientais

Parlamentar destaca o impacto dos embargos na economia rondoniense e pede ações concretas para garantir o direito de quem vive da terra
L
Dra. Taíssa cumpre agenda em Nova Dimensão ao lado do deputado federal Dr. Fernando Máximo

Dra. Taíssa cumpre agenda em Nova Dimensão ao lado do deputado federal Dr. Fernando Máximo

Deputada destaca a importância das tradições e do fortalecimento cultural das comunidades do interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro da Semusa avança preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Carro da Semusa avança preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Motociclista sofreu fratura no braço e escoriações após colisão.
16
Polícia Militar do 5º BPM, sob comando do Sargento Machado, estoura boca de fumo na zona Leste

Polícia Militar do 5º BPM sob comando do Sargento Machado estoura boca de fumo na zona Leste

Ação resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de drogas, rádio comunicador e materiais usados no tráfico.
10
Acidente entre moto e bicicleta deixa homem gravemente ferido na zona sul

Acidente entre moto e bicicleta deixa homem gravemente ferido na zona sul

Colisão ocorreu na Rua Três e Meio com Alvorada, no bairro Floresta, e deixou o ciclista inconsciente; motociclista teve escoriações leves.
14
PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

As abordagens ocorreram em Vilhena, Cacoal e Ariquemes
10

Líder do Comando Vermelho do Ceará, “Wendel Mac” é preso no Sertão de Pernambuco

Wendel M. V.(27), conhecido como “Wendel Mac” e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Fortaleza (CE), foi capturado na zona rural de Exu, Pernambuco, em uma operação conjunta.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SIC 2025: Festival Café da Semana celebra a cultura e o consumo do café brasileiro

Integrado à Semana Internacional do Café, o Festival Café da Semana traz experiências, campeonatos e conexões entre marcas, baristas e apaixonados por café, unindo negócios, cultura e inovação no setor.
L

SIC 2025: o maior ambiente de negócios do café brasileiro

A Semana Internacional do Café, de 5 a 7 de novembro na Expominas, em Belo Horizonte, reunirá mais de 200 marcas e promete movimentar a economia do setor com inovações, conexões e grandes oportunidades de negócios.
L

Jovens rondonienses têm chance de estudar inovação e inteligência artificial na Espanha

Santander lança o programa Innovation & AI Experience, oferecendo 90 bolsas integrais para jovens de 21 a 35 anos participarem de um intercâmbio em Madri, com foco em inovação, liderança e empreendedorismo global.
L
Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Homem de inteligência brilhante e espírito fraterno, dedicou sua vida à construção do conhecimento, ao serviço comunitário e à elevação humana por meio da educação e dos valores maçônicos.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: D & M SILVA LTDA

Dispensa de Licenciamento – Nº 016.02284.007/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Petranorte Comercio e Serviço Eireli

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00485.002/2025-SUL
L
Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está sendo investigado por desvios estimados em R$ 221,8 milhões. Durante a oitiva, ele usou o direito ao silêncio.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Raimunda Dias da Silva – ME,

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00457.002/2025-SUL
L
Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Produção, produtividade e área plantada serão apresentados em transmissão online nesta terça-feira, 4 de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.