TERÇA-FEIRA, 16/04/2024

SEM VELÓRIO E SEM CORTEJO – UMA VIDA SEM HAPPY END

Mas hoje, ao deparar carros funerários a caminho do Cemitério Santo Antônio, o famoso Tonhão, percebi que a morte está banalizada.

Publicado em 

SEM VELÓRIO E SEM CORTEJO - UMA VIDA SEM HAPPY END - News Rondônia

SEM VELÓRIO E SEM CORTEJO - UMA VIDA SEM HAPPY END - News Rondônia

Há um mês perdemos dois companheirinhos queridos, o Sansão e a Pletilda. Um seguido do outro com a diferença de apenas uma semana. Tive vontade de escrever sobre eles e sobre a perda, mas entendi então que seria um certo egoísmo de minha parte ocupar meus escassos leitores com assunto tão simplório, enquanto outros enfrentavam problemas muito maiores com perdas de ente queridos, homens, mulheres, jovens e crianças que deixam a saudade eterna para  pais, avós, tios, irmãos, amigos e outros. Mas hoje, ao deparar carros funerários a caminho do Cemitério Santo Antônio, o famoso Tonhão, percebi que a morte está banalizada. Pessoas queridas se vão e não há quem faça um cortejo, quem lamente a sua partida, não porque as pessoas não desejem fazer isso, mas porque estão impedidas por causa da pandemia do Covid-19.

SEM VELÓRIO E SEM CORTEJO - UMA VIDA SEM HAPPY END - News Rondônia

Estamos em guerra e assim, cada um recolha seus mortos. Os lamentos estão sendo feitos entre quatro paredes, como reza a lei do isolamento social. Situação triste, muito triste mesmo. Quando criança, morando em um bairro dormitório, aonde os moradores adultos só iam para dormir, porque trabalhavam em locais distantes e pra completar tinha uma certa escassez no transporte coletivo, dificilmente morria uma pessoa no bairro. E se morresse alguém, virava um acontecimento, vinha gente de todo o lugar para dar condolências à família enlutada e aproveitava-se para rever os amigos, alguns distantes há anos. Em geral era preciso alugar um ônibus para levar tanta gente ao cemitério. Todos queriam ir, queriam a última despedida.  

SEM VELÓRIO E SEM CORTEJO - UMA VIDA SEM HAPPY END - News Rondônia

Ao sepultamento compareceram a mãe e um outro familiar, cada um transportado por um motorista de aplicativo. Urna selada, sem pranteadores assim o moço foi enterrado. Duas semanas depois vem o resultado do exame médico atestando que a causa morte não foi o corona. Imagina a dor da família? A saudade  dos amigos?

Fico imaginando como será nosso relacionamento com a morte pós coronavírus.

Mas falando da Pletilda e do Sansão, eram ainda jovens, ele  cinco anos e ela quatro. Em plena pandemia do Covid-19 foram infectados com o vírus da cinomose. Um sofrimento para eles e para nós. Tivemos que apelar para a eutanásia. E pensar que poderíamos ter evitado ou amenizado tanta dor com uma simples prevenção, ou seja aplicando a vacina neles. Mas agora é tarde, não adianta mais lamentar, só guardar no peito a saudade que eles deixaram e lembrar de quanta falta eles fazem. O Sansão um manhoso inveterado. Dava umas uivadas muito loucas no quintal, especialmente à noite. Meus vizinhos me diziam que ele chorava muito quando eu viajava. Quando eu chegava era aquela festa. O Sansão nos foi dado como prêmio de consolação. Nossa amiga Benedita Nery tinha em casa dois cães, a Dandara, uma pitbull com labrador e o Thollo, um pitbull puro. Eram ainda jovens, estavam na segunda cria.  Encantadas com a beleza de uma filhotinha acabamos recebendo-a como presente. Ainda estávamos descobrindo o nome da criaturinha quando a pobrezinha desapareceu, escapou pela abertura inferior do portão e se foi. Era muito linda mesmo. Penso que alguém a levou. Benedita ainda tinha outro filhote e resolveu nos dá. Foi uma benção. Apesar de nosso olhar não ter sido primeiro para ele, Sansão nos surpreendeu. Ganhou este nome porque era forte, parrudo, todo saradão, mesmo sendo um bebê. Extremamente carinhoso. Lembro-me que no dia em que o levei para a castração, o jovem atendente do local lamentou profundamente pela sorte do cachorro e tentou até interceder para que eu não fizesse aquilo. Não deu certo, ele não conseguiu mudar minha opinião. Em casa já tínhamos uma cadela, a Evita e não daria certo a procriação. 

Depois veio a Pletilda, que também não foi escolhida. Um dia visitei uma pessoa doente e vi a cadela com duas filhotes. Achei bonitinhas. Dias depois a Cabiria, dona das cadelas me ligou implorando para ficar com pelo menos um dos animais, porque a proprietária do imóvel havia determinado que ele desse fim nos cachorros ou arranjasse outro lugar pra morar. Ficamos  com uma das filhotes, que recebeu o nome de Pletilda. Mais tarde, novamente acionada pela senhora que pedia socorro, conseguimos um lar para a mãe da filhotinha. Seu nome é Dandara e está muito bem obrigada, mora aqui na minha rua na casa da Selma que a aceitou de bom grado depois de saber que estava condenada a uma vida sem casa.

Pletilda era a que mais latia no quintal. Muito, muito barulhenta mesmo. Às vezes eu tinha que levantar de madrugada e mandá-la calar-se. Ela gostava de me espionar pela janela do quarto. Vira e mexe ela aparecia para dar uma olhada. Acho que para saber se estava tudo bem. Era a mais tímida e recatada de todos. Tarde da noite quando os soltava para dar uma voltinha na rua, ela era a primeira a retornar. Agora o quintal está silencioso, quase vazio, não fosse a presença da Evita e da  Meggie. Evita que era a líder, agora está triste porque não tem mais a quem liderar.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Como deixar Wi-Fi de casa mais forte e evitar travamentos na internet

Como deixar Wi-Fi de casa mais forte e evitar travamentos na internet

Além disso, manter o roteador atualizado e reduzir obstáculos da rede também ajudam e muito!
L
Salário- Maternidade: DPU presta assistência jurídica gratuita a quem tem benefício negado e não pode pagar advogado

Salário- Maternidade: DPU presta assistência jurídica gratuita a quem tem benefício negado e não pode pagar advogado

Benefício é pedido diretamente ao INSS, sem intermediários; DPU pode atender cidadãos com renda familiar de até R$ 2 mil.
L
Lula manteve linhas básicas da restrição à saidinha, diz Lewandowski

Lula manteve linhas básicas da restrição à saidinha, diz Lewandowski

Ministro compareceu à Comissão de Segurança Pública da Câmara
L

Alegria e Solidariedade: Bloco de Carnaval fora de época Jogo das Cachorras

Entrevista com Reisso Soeiro sobre as ações sociais para arrecadar fundos e impactar mais famílias em situação de vulnerabilidade.
L

Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

De pronto, uma Câmara Setorial no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Rio Branco, capital do Acre, na semana passada, tratou dessa temática.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PF RO combate tráfico interestadual de drogas no aeroporto da capital

PF RO combate tráfico interestadual de drogas no aeroporto da capital

Uma mulher foi presa em flagrante com aproximadamente 7 quilos de skunk na bagagem.
10
Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Editais serão divulgados em setembro
L

Programa Comunidade News entrevista: Josemar Araújo

Não perca a entrevista exclusiva com Josemar, da Associação do Bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Farmácia Preço Baixo abre vaga para Operador de Caixa em Porto Velho

A vaga, divulgada em 16 de abril de 2024, oferece oportunidade de trabalho em tempo integral, mas não especifica o salário.
L
Vagas de Emprego

Oportunidade de Emprego: Seven busca Vendedores Externos para atuação em Porto Velho

Os Vendedores Externos serão responsáveis por comercializar produtos e serviços diretamente em residências e escritórios.
L
Vagas de Emprego

Oportunidade de emprego: Empresa busca Pizzaiolo para integrar equipe em Porto Velho

A Empresa está com uma vaga aberta para Pizzaiolo em tempo integral, com atuação na cidade de Porto Velho.
L
Vaga de Empregos

Oportunidade de emprego: Regenere busca Depiladoras para integrar equipe em Porto Velho

Com dois postos disponíveis em tempo integral, a empresa busca profissionais qualificados e comprometidos para integrar sua equipe em Porto Velho.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece vaga para Atendente de Delivery em Porto Velho

A vaga, publicada em 16 de abril de 2024, destina-se a profissionais que buscam uma colocação em tempo integral no setor de vendas e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus defende avanços nas políticas de acesso a medicamentos em Rondônia

Cláudia de Jesus defende avanços nas políticas de acesso a medicamentos em Rondônia

Audiência pública aconteceu na Assembleia Legislativa.
L

Deputado Edevaldo Neves promove rodeio com estrutura inédita em Nova Mamoré

O evento está agendado para ocorrer de 17 a 21 de abril, oferecendo uma programação repleta de atividades emocionantes.
L

Deputada Sílvia Cristina participa do 1° Fórum Nacional Para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil

Parlamentar defendeu a emancipação de distritos, como forma de assegurar direitos dos moradores
L

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Parlamentar participou de evento na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
L

Dra. Taíssa destina emenda de R$ 100 mil para Associação dos Produtores Rurais da Linha do Pavão

Recurso será utilizado para aquisição de produtos agrícolas e impulsionará desenvolvimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Fios de alta tensão caem durante curto e atingem Corolla no bairro Embratel

Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o local foi isolado até a Energisa desligar a rede elétrica e dar início aos reparos.
10

URGENTE: Motociclista fica ferido em grave acidente com caminhão-pipa na zona leste

A vítima foi amparada por populares até a chegada de uma ambulância de resgate.
14

Homem é esfaqueado no peito atrás do Mercado Cultural

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou o rapaz para o Hospital João Paulo II.
12
Vectra bate em carro de som e motorista sofre lesão na cabeça

[ATUALIZADA] Vectra bate em carro de som e motorista sofre lesão na cabeça – vídeo

Devido a forte batida o motorista do Vectra sofreu uma lesão na cabeça e foi socorrido em um carro particular para a UPA leste, já os demais não ficaram feridos.
14

ATUALIZADA: Morador de rua é atacado a golpes de facão no centro da capital

As primeiras informações dão conta de que as agressões ocorreram durante uma briga, onde o suspeito fugiu logo em seguida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação,Termo de Outorga e Alteração de Titularidade na Licença Ambiental: EUCLIDES CARLOS DE SOUZA NETO

ALTERAÇÃO DA TITULARIDADE E RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº. 141667
L
Israel continua impondo restrições "ilegais" à ajuda em Gaza, diz ONU

Israel continua impondo restrições “ilegais” à ajuda em Gaza, diz ONU

Israel e EUA afirmam que fluxo de ajuda aumentou nos últimos
L
Tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia, com início do revezamento

Tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia, com início do revezamento

Chama será entregue à organização do Jogos em 26 de abril em Atenas
L
Ataque israelense no Líbano mata 3, incluindo comandante do Hezbollah

Ataque israelense no Líbano mata 3, incluindo comandante do Hezbollah

Hezbollah e Israel têm trocado tiros paralelamente à guerra de Gaza
L
Triagens da Justiça Rápida Itinerante na Zona Leste de Porto Velho serão dias 20 e 21 de abril

Triagens da Justiça Rápida Itinerante na Zona Leste de Porto Velho serão dias 20 e 21 de abril

Atendimento para seleção dos casos será nas escolas Flora Calheiros e Jorge Teixeira
L
2º Cine RO - Festival de Cinema de Rondônia recebeu 1701 inscrições de filmes provenientes de 83 países

2º Cine RO – Festival de Cinema de Rondônia recebeu 1701 inscrições de filmes provenientes de 83 países

Dos 1701 filmes inscritos, 864 são de cineastas brasileiros, com destaque para o estado de São Paulo, que enviou 152 obras. Dos estado anfitrião, Rondônia, foram inscritos 16 filmes.
L
MPRO obtém condenação de ex-Gerente-Regional da SEJUS por corrupção

MPRO obtém condenação de ex-Gerente-Regional da SEJUS por corrupção

O acusado foi denunciado por corrupção passiva, por conceder regalias a um apenado em troca de vantagens indevidas.
L
Brasileiro cria peneira ecológica e reduz lixo de praias

Brasileiro cria peneira ecológica e reduz lixo de praias

Usar a peneira ecológica é simples e pode causar um grande impacto positivo no meio ambiente.
L

Em evento, MP aborda olhar multissetorial de Programas de Integridade, ampliando aplicação a áreas sociais que extrapolam combate à corrupção

Na ocasião, foi abordado o olhar multissetorial do conceito de integridade, enfatizando sua aplicação a áreas sociais que extrapolam o combate à corrupção, como meio ambiente, infância e violência doméstica.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MANASSES DE S. DE M. CARRILHO

Licença Ambiental de Operação – LAO nº 452/DLA
L