TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

COMO NASCEU O ENREDO E O SAMBA ‘ODOIÁ BAHIA’ DA ESCOLA CAIARI

Um dos objetivos de Marise Castiel no Rio de Janeiro, era conhecer pessoalmente o Patrono da Escola de Samba Portela o famoso Natal.

Publicado em 

COMO NASCEU O ENREDO E O SAMBA ‘ODOIÁ BAHIA’ DA ESCOLA CAIARI - News Rondônia

COMO NASCEU O ENREDO E O SAMBA ‘ODOIÁ BAHIA’ DA ESCOLA CAIARI - News Rondônia

Para contarmos essa história, é necessário voltarmos ao ano de 1972, quando a escola de samba Os Pobres do Caiari conquistou seu primeiro tricampeonato, ao apresentar na avenida o enredo: "Brasil Esplendor das Três Raças" uma pesquisa da professora Marise Castiel e samba de autoria da parceria Silvio M. Santos e João B. Feitosa.

COMO NASCEU O ENREDO E O SAMBA ‘ODOIÁ BAHIA’ DA ESCOLA CAIARI - News Rondônia

Acontece que mesmo a escola sendo campeã, a professora Marise tão logo terminou o carnaval, comunicou a diretoria, que a agremiação não desfilaria no carnaval de 1973, porque ela tinha a pretensão de passar o carnaval no Rio de Janeiro onde procuraria orientação dos carnavalescos cariocas, de como se montava o enredo de uma escola de samba, mesmo já tendo sido campeã por três vezes no carnaval de Porto Velho, escrevendo enredos para a Pobres do Caiari.

Marise invade o desfile da Portela

Um dos objetivos de Marise Castiel no Rio de Janeiro, era conhecer pessoalmente o Patrono da Escola de Samba Portela o famoso Natal. Apesar das várias tentativas, Marise não conseguiu ser recebida pelo seu Natalino José do Nascimento, mais conhecido como Natal da Portela em seu escritório em Madureira, porém, ela não desistiu da empreitada de falar com ele custasse o que custasse assim, foi assistir aos desfiles das escolas de samba do Grupo 1 (Especial), que naquele ano foi na Candelária.

COMO NASCEU O ENREDO E O SAMBA ‘ODOIÁ BAHIA’ DA ESCOLA CAIARI - News Rondônia

A Portela foi a 4ª escola a entrar na avenida, defendendo o enredo "Passárgada, Amigo do Rei". Quando o presidente Natal surgiu na passarela numa cadeira de rodas, Marise pulou para dentro da pista, não deu confiança aos seguranças de Natal e quase de cócoras, saiu desfilando ao lado do presidente e disse o motivo de sua atitude. Natal gostou do atrevimento de Marise lhe deu um cartão de visita e mandou que ela o procurasse na sede da Portela que ele a receberia.

Portela batiza a Caiari

Passado o carnaval, Marise foi realmente recebida pelo Patrono da Portela e não só conseguiu expor suas ideias, como conseguiu com o grande carnavalesco, que sua escola de samba "Os Pobres do Caiari" de Porto Velho (RO), fosse batizada pela PORTELA. Como prova do Batismo Natal lhe entregou os símbolos da Portela, à época (ainda não existia a Águia), Uma Cartola e Uma Batuta e mais alguns mimos que Marise trouxe para Porto Velho e em reunião solene, com a direção da Caiari contou o que havia conseguido no Rio de Janeiro, em especial na Portela. Foi então que as cores Azul e Branca passaram a ser as cores oficiais da Pobres do Caiari.

Viagem a Bahia

Logo após o carnaval e depois de ter conseguido o que queria com 'seu' Natal, Marise Castiel embarcou rumo a Salvador-BA com o objetivo de reunir material para desenvolver o enredo de sua escola Os Pobres do Caiar para o carnaval de 1974. Ao desembarcar na capital baiana, deu início a pesquisa sobre os costumes e o folclore baiano e foi juntando livros, revistas, cordel além de visitar as rodas de capoeira, maculelê e tomar conhecimento das festas religiosas candomblé, umbanda, Nossa Senhora da Conceição, Lavagem do Bomfim e Iemanjá que acontece no dia 2 de fevereiro, além da culinária.

Ao regressar a Porto Velho e depois de ter estudado sobre os costumes da Bahia no material que conseguiu trazer, me convidou para uma 'merenda' em sua residência no bairro Caiari onde após me explicar, detalhadamente como seria desenvolvido o enredo da Pobres do Caiari no carnaval de 1974, me passou todos aqueles livros dizendo: Estuda todo o conteúdo desses livros e faz o samba enredo.  "Dona Marise não tem como a senhora fazer um resumo de tudo e me passar?" Argumentei. É melhor você mesmo transformar essas histórias num samba, você á capaz menino!

E assim passei a ler aquele monte de livros, na realidade, eram livros de poucas páginas cujo conteúdo, eram mais as cantigas praticadas nas festas baianas.

BAINHA NA CAIARI

Já era o mês de agosto e dentro em breve, as escolas começariam seus ensaios, para isso, era preciso que o samba enredo estivesse pronto.

Certo dia estava eu no Bar do Cassimiro quando chega o Bainha todo 'jururu', perguntei o que estava acontecendo e ele me mostrou um papel no qual constava uma carta, com ele informando a diretoria da escola Os Diplomatas de sua renuncia ao cargo de presidente da escola. Aquela atitude não me pareceu normal, e consegui que ele me contasse o que realmente havia acontecido e ele me disse, que os diretores mais influentes da escola não aceitaram os nomes que ele havia apresentado para compor sua diretoria, uma vez que ele havia sido eleito presidente da escola e assim sendo, preferiu entregar o cargo de presidente em caráter irrevogável, no mesmo documento, informava, que também estava deixando de ser sócio brincante da escola. Quer dizer, o Bainha havia deixado de pertencer aos quadros da escola que havia ajudado a criar, era um negócio muito sério. O baixinho realmente estava triste com a situação, pois o carnaval de 1974 estava começando.

COMO NASCEU O ENREDO E O SAMBA ‘ODOIÁ BAHIA’ DA ESCOLA CAIARI - News Rondônia

Diante do quadro, fiz o seguinte convite ao Bainha: Você não quer ser o Mestre de Bateria da Pobres do Caiari e meu parceiro no samba enredo? Bainha admirado e feliz argumentou: "Será que a diretoria da Caiari vai me aceitar? " Vamos tirar essa dúvida agora mesmo, fomos até a casa da Dona Marise. Quando disse do convite que havia feito ao Bainha e ele havia aceitado, dona Marise falou: Será uma honra tê-lo em nossa escola de samba e mais ainda, como Mestre da nossa Bateria.

Voltamos ao Cassimiro e festejamos juntos com a turma, o ingresso do Bainha nas fileiras da nossa escola de samba Os Pobres do Caiari.

Nasce o samba Odoiá Bahia

Alguns dias depois, era no meio da semana, nos encontramos eu, Bainha, Neguinho Menezes e o Haroldo um jovem que tocava surdo, no Bar do Gaúcho que ficava na 7 de Setembro com a Joaquim Nabuco e apresentei parte do samba que eu havia feito há alguns dias e junto com o Bainha terminamos a letra e a harmonia. O interessante, era que a cada estrofe concluída, pegávamos um táxi e íamos até a Escola Normal onde dona Marise era a diretora e cantávamos aquela parte do samba e em troca, ela nos dava o dinheiro do táxi e da cerveja. Fizemos essa viagem umas quatro vezes naquele dia, o samba ficou pronto antes de terminar a tarde.

ODOIÁ BAHIA

Samba: de Silvio M. Santos e Bainha

Odoiá Bahia

Nossa primeira capital

Que a Caiari apresenta

Neste carnaval

Da festa da Conceição todos vão de pé

Pra lavagem do Bonfim

Entre danças e canções

Mostram, sua fé

Tem dendê

No Caruru, no Vatapá

Tem moqueca de xaréu

E o gostoso abará.

Dia 2 de fevereiro,

Os saveiros vão pro mar

Vão prestar sua homenagem

À Rainha Iemanjá.

Tem maculelê

Tem capoeira

Tem candomblé camarado

Lá na Ribeira.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Previsões para todos os signos destacam oportunidades no amor, trabalho, saúde e sorte nesta terça-feira.
L

Macedo e a força do agro familiar | De mecânico a referência na pecuária de Rondônia

José Macedo, fundador da Escapcar e pecuarista, transformou sua trajetória de oficina mecânica em São Paulo em exemplo de sucesso no campo rondoniense.
L
Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Maria Clara, estudante do IEMA no Maranhão, venceu a Roboworld Cup FIRA 2025 e também conquistou o 2º lugar na competição.
L
Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Obra realizada em parceria com o deputado Dr. Luís do Hospital busca melhorar mobilidade urbana no município.
L
Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Cinco indicações colocam Rondônia em destaque; votação popular definirá a categoria Artista Revelação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Antônio Monteiro Filho

Familiares e amigos prestam homenagem a Antônio Monteiro Filho, lembrado pelo carinho, fé e dedicação à família e à vida.
L

Jovem News | Entrevista com Renan Alves e estreia de novo apresentador

O Programa Jovem News desta segunda-feira, dia 18, às 17h, vai receber Renan Alves, atleta de Kickboxing, para uma conversa sobre sua carreira, conquistas e metas no esporte.
L
VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede Polícia Federal

VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede da Polícia Federal

Em uma entrevista ao News Rondônia, ele pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que “não sabia que isso ia tomar toda essa proporção”.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Enzo desativou as redes sociais após os acontecimentos.
L
ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Investimento de R$ 430 mil garante mais estrutura para a Asprucaber e beneficia também cafeicultores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

Operação conjunta das forças policiais resultou na prisão de dois jovens e apreensão de adolescente em casa com drogas e objetos roubados.
10
gravida-de-nove-meses-usa-faca-para-se-defender-de-agressao-e-casal-acaba-preso-em-porto-velho

Grávida de nove meses usa faca para se defender de agressão e casal acaba preso em Porto Velho

Discussão terminou em violência no bairro Floresta; grávida foi levada à maternidade e homem conduzido ao Departamento de Flagrantes.
12
Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Homem foi detido na Avenida Alexandre Guimarães após tentar roubar celular de uma mulher em ponto de ônibus; arma usada era um simulacro.
10

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12

Dono de clínica veterinária é preso após espancar idoso em Duque de Caxias

Idoso de 71 anos reclamou do atendimento ao cachorro e foi agredido com socos e chutes pelo dono da clínica; vítima passou por cirurgia na cabeça
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Deputada federal pediu ao presidente da Câmara que coloque em pauta a PEC 47, que beneficia servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L

CANCELAMENTO DO EDITAL: LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE RONDÔNIA – LIESER

CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES E DIRETORIA EXECUTIVA DA LIESER
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

O governo dos Estados Unidos impôs novas regras para concessão de vistos, resultando na revogação de documentos por infrações e manifestações contra a ofensiva de Israel em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP-LAP-LAI): G4 GESTAO DE IMOVEIS S/S LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Prefeitura de Jaru remove pedras da rua Nilton de Oliveira e melhora tráfego no Setor 04

Serviço de infraestrutura realizado nesta segunda-feira busca garantir mais segurança e visibilidade aos motoristas e pedestres.
L
Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

O ministro do STF negou um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, confirmando a pena por sua participação e pichação na estátua A Justiça no dia 8 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.