SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

VOCÊ SABE O QUE É #BLACKOUTTUESDAY? ENTENDA POSTS COM FOTOS PRETAS NAS REDES SOCIAIS

Movimento Blackout Tuesday tem como objetivo promover um momento de reflexão contra o racismo e a morte de pessoas negras

Publicado em 

VOCÊ SABE O QUE É #BLACKOUTTUESDAY? ENTENDA POSTS COM FOTOS PRETAS NAS REDES SOCIAIS - News Rondônia

O Blackout Tuesday é um movimento antirracismo feito por meio das redes sociais e de plataformas de streaming nesta terça-feira (2). Com origem na indústria da música, a iniciativa convida as pessoas a postarem uma foto preta em seu Instagram, Twitter ou Facebook, acompanhada da hashtag #blackouttuesday. O objetivo é promover uma pausa para um momento de reflexão em respeito e solidariedade às vidas negras perdidas.

VOCÊ SABE O QUE É #BLACKOUTTUESDAY? ENTENDA POSTS COM FOTOS PRETAS NAS REDES SOCIAIS - News Rondônia
#blackouttuesday: entenda movimento nas rede sociais — Foto: Aline Batista/TechTudo

O movimento Blackout Tuesday começou na indústria da música. Diversos artistas resolveram interromper suas atividades nas redes sociais e até mesmo os lançamentos previstos para esta terça-feira como forma de protesto contra o racismo. Nos Estados Unidos, gravadoras fecharam suas portas e algumas rádios paralisaram suas transmissões em adesão à campanha The Show Must Be Paused ("O show deve parar", em tradução do inglês).

A ideia é promover um blackout (uma espécie de "apagão") nas redes sociais para que as pessoas voltem sua atenção para um tema importante e urgente. Até o momento de publicação desta matéria, a hashtag #blackouttuesday já somava mais de 12 milhões de publicações somente no Instagram, entre famosos e anônimos que aderiram à iniciativa.

O movimento antirracismo ganhou destaque na última semana após o assassinato de George Floyd durante uma ação policial em Minneapolis, nos Estados Unidos. O homem negro foi morto no dia 25 de maio após ser imobilizado por um policial branco. O caso gerou uma série de protestos antirracistas e antifascistas nos EUA que repercutiram nas redes sociais. Além do movimento #blackouttuesday, a hashtag #blacklivesmatter ("vidas negras importam", em tradução do inglês) também vem sendo usada para abordar a importância de discutir o tema.

Quem quiser participar do movimento nas redes sociais nesta terça-feira, basta postar uma foto toda preta, que pode ser encontrada no Google Imagens, com a hashtag #blackouttuesday. A publicação pode ser feita no Instagram, Twitter ou Facebook.

Além disso, a recomendação é deixar de fora as hashtags #blacklivesmatter ou #BLM, especialmente no Instagram, para não dificultar o acesso a informações úteis sobre protestos e doações que vêm acontecendo esta semana com essa tag. Como a busca por hashtags reúne diversos posts sobre um tema, é importante manter os conteúdos informativos para esses termos. Assim, ao pesquisar por #blacklivesmatter ou #BLM, um usuário não se vai se deparar apenas com fotos pretas, mas sim com informações realmente relevantes.

Entre os artistas que participaram da iniciativa, estão Rihanna, Elton John, Taylor Swift, Justin Bieber, Cardi B, Shakira, Demi Lovato, entre muitos outros. Além de postarem a imagem preta em seus perfis, eles também estão incentivando que todas as pessoas publiquem a foto em apoio ao movimento e à comunidade negra. A ideia é que nenhum outro tipo de conteúdo seja compartilhado nas redes hoje.

As plataformas de streaming musical também aderiram ao protesto. O Spotify, por exemplo, adicionou 8 minutos e 46 segundos de silêncio a algumas playlists e podcasts. Esse foi o tempo que o policial Derek Chauvin ficou com o joelho pressionando o pescoço de Floyd, o que resultou em sua morte. Já o Apple Music cancelou a programação da rádio Beats 1 em apoio aos protestos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três Caixas D’Água recebem iluminação azul em homenagem ao Dia do Profissional de Administração

Evento em Porto Velho celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão, reuniu profissionais e acadêmicos da área e destacou a importância da Administração para Rondônia
L
Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Visitas do Tribunal de Contas identificaram melhorias, mas também problemas estruturais, de insumos e de segurança que impactam pacientes e profissionais.
L
Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

O Programa de Formação de Gestores Escolares, desenvolvido pela Escola Superior de Contas do TCE-RO, será destaque no encontro nacional.
L
Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Audi une luxo, desempenho e tecnologia no A6 Sportback e-tron

Modelo chega na versão única Performance Black com preço a partir de R$ 649.990,00
L

Nota de pesar: Raimundo Pinheiro Neves

Familiares e amigos se reúnem para a última homenagem a Seu Neves, cuja alegria e simplicidade marcaram para sempre a memória de quem conviveu com ele.
L

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

O flagrante ocorreu na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, após o suspeito tentar fugir ao avistar a viatura policial.
10
Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Vítimas foram socorridas ao Hospital João Paulo II.
18
Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Entre janeiro e agosto, unidade de referência em urgência e emergência realizou mais de 1,8 mil cirurgias complexas e reforça missão de salvar vidas.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.