DOMINGO, 21/04/2024

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI

Estimativa é de forte queda na atividade e recuperação lenta - ritmo da retomada pode depender dos planos do governo pós-coronavírus

Publicado em 

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI - News Rondônia

A lenta recuperação em doze trimestres da economia brasileira teve um fim abrupto, mas longe de surpreender o mercado.

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI - News Rondônia

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com os últimos três meses de 2019, a maior desde o segundo trimestre de 2015 quando, em meio à recessão de 2014 a 2016, houve recuo de 2,1% em relação ao primeiro trimestre daquele ano. O resultado, contudo, foi em linha com o esperado pelo consenso dos economistas, segundo estimativas medianas da Bloomberg.

Em meio à parada por conta da pandemia de coronavírus, diversos componentes do PIB também tiveram seus piores desempenhos desde a última recessão, enquanto alguns se destacaram ainda mais negativamente na comparação com os trimestres imediatamente anteriores.

Pela ótica da demanda, o tombo de 2,0% no consumo das famílias foi o maior desde o terceiro trimestre de 2001, quando houve queda de 3,1% em meio ao racionamento de energia elétrica.

Já pela ótica da oferta, a queda de 1,6% no PIB de serviços foi o pior desempenho desde a queda de 2,3% no quarto trimestre de 2008 ante o terceiro trimestre daquele ano, em meio à crise financeira internacional deflagrada pela falência do banco americano Lehman Brothers.

O PIB de “outras atividades de serviços”, por sua vez, teve um tombo de 4,6% no primeiro trimestre deste ano ante o último de 2019, o pior desempenho da série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

“O segundo semestre deverá reforçar o impacto, que deverá ser histórico. Ainda com a abertura gradual do comércio, temos um alto número de desemprego, impactando o andamento do setor, pois o consumo das famílias irá acompanhar este movimento”, avalia Ricardo Jacomassi, economista-chefe da TCP Partners.

Enquanto isso, o PIB da indústria caiu 1,8% ante o quarto trimestre de 2019, pior desempenho desde a queda de 1,8% no quarto trimestre de 2016 ante o terceiro trimestre daquele ano.

Com isso, a atividade econômica brasileira, já fragilizada e andando a passos lentos, sofreu um verdadeiro baque, conforme destaca o Goldman Sachs. No quarto trimestre de 2019, o PIB real per capita ainda estava 7,7% abaixo do pico, tornando-se a recuperação mais fraca já registrada. Além disso, no final de 2019, o consumo privado real per capita ainda estava 5,7% abaixo da alta cíclica do quarto trimestre de 2014.

Algumas surpresas foram positivas, como a de investimentos. A formação bruta de capital fixo (FBCF) avançou 3,1%, crescimento justificado principalmente pelo aumento da importação de maquinas e equipamentos para a atividade de petróleo e gás. A manutenção desses investimentos, contudo, pode estar em xeque em meio a queda das cotações da commodity.

Além disso, conforme avalia Vitor Vidal, economista da XP Investimentos, a recuperação da FBCF não será observada com intensidade ao decorrer de 2020 com a expectativa de postergação na decisão de investimentos para depois da pandemia pelos agentes econômicos.

Enquanto isso, o PIB agropecuário teve leve crescimento, de 0,6%, muito por conta da safra recorde de soja, sugerindo ter passado “incólume” às restrições de distanciamento social, avalia Vidal.

Contudo, o saldo geral foi negativo – e o cenário amplamente esperado é o que o pior ainda está para acontecer, uma vez que um impacto mais forte será sentido no segundo trimestre, com números oficiais do IBGE só sendo conhecidos em setembro deste ano.

A expectativa do economista da XP é de que a atividade econômica tenha uma forte baixa de 15% na atividade entre abril e junho na comparação com igual período de 2019. “A natureza da crise originada pela pandemia  é diferente das vistas nas últimas recessões no Brasil e no mundo. Uma das variáveis determinantes para a retomada da atividade econômica no pós-pandemia seria a confiança dos agentes empresariais em investir/contratar e das famílias em consumir. Para efeito de ilustração, a correlação histórica entre a confiança dos empresários e as variações interanuais do PIB já indicam uma brutal retração da economia no segundo trimestre deste ano”, ressalta Vidal.

Outro fator a ser considerado é que, mesmo que haja a reabertura da economia nos próximos dias, como já apontado por alguns estados (como São Paulo), é improvável que as pessoas saiam às ruas e voltem a consumir como no período pré-crise.

“Mais do que uma crise econômica, essa é uma crise sanitária, o que leva a uma mudança de comportamento da população. Por conta disso, há grande incerteza de como se dará uma recuperação do PIB”, avalia o economista. A projeção da XP é de uma queda do PIB de 6% para 2020 e uma recuperação ainda limitada da atividade em 2021, de 2,5%.

O Goldman Sachs, por sua vez, vê uma queda ainda mais intensa da atividade em 2020, de 7,7% em 2020. “Prevemos um declínio de 12,9% no segundo trimestre de 2020 na comparação com os primeiros três meses do ano, seguido por uma recuperação visível no segundo semestre”, ressalta o banco. Assim, em 2021, a espera é de um crescimento da atividade de 4% em 2021, mas com o PIB voltando ao nível pré-crise apenas em 2023.

Incertezas no radar

Alberto Ramos, economista do Goldman, reforça ainda o cenário de incertezas que o Brasil está enfrentando, e que isso deve trazer impacto na atividade. Ele ressalta que o país está se tornando um dos países com mais casos e números de mortes por conta do coronavírus, enquanto os testes têm sido comparativamente baixos e os dados de mobilidade mostram que a adesão às ordens de isolamento social dos governos locais está abaixo do que as autoridades desejariam.

“Além disso, o governo federal e as autoridades locais continuam discordando quanto ao escopo e à intensidade das medidas para lidar com a crise de saúde pública. Nesta fase, não está claro quando a curva viral atingirá o pico”, avalia.

Nesse cenário, a resposta fiscal à pandemia provavelmente excederá 5% do PIB, pois algumas das medidas já anunciadas provavelmente serão ampliadas e estendidas. “No geral, prevemos uma expansão fiscal considerável, mas ainda aquém do que seria necessário para compensar o declínio esperado na renda disponível privada. Além disso, esperamos que as incertezas econômica e política permaneçam altas, o que provavelmente aumentará o peso econômico e social da pandemia e prejudicará a recuperação”, afirma.

Os economistas do Bradesco BBI, que esperam uma queda de 9,3% do PIB entre abril e junho na comparação com o trimestre anterior, avaliam ainda que, dado o mercado de trabalho muito fraco, mesmo com as iniciativas do governo, o consumo das famílias provavelmente seguirá em queda. A expectativa do banco é de uma queda do PIB de 7% em 2020, com recuperação de 3% em 2021.

Assim, a recuperação da atividade pode depender muito das medidas pós-pico da pandemia, conforme destaca o economista da XP, avaliando ainda que o Brasil está fazendo um esforço fiscal além dos emergentes, mas com a eficácia sendo questionada em alguns casos.

Vale destacar que Paulo Guedes, ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou que as medidas de crédito anunciadas pelo governo com o intuito de socorrer as empresas brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus não estão sendo efetivas, prometendo lançar “uma nova rodada de programas de crédito” em breve. Além disso, segue no radar uma extensão das medidas de auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

Assim, os investidores e os economistas seguirão acompanhando os anúncios e a efetividade dessas medidas, além do ritmo do coronavírus no Brasil. A expectativa é de uma forte queda na atividade, mas a magnitude do tombo ainda é difícil de ser prevista. O que se aponta, por enquanto, é que a economia demorará para se recuperar do baque.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inovação e Personalização na Farmácia: Ana Paula Barbato Discute o Futuro da Farmácia Magistral no Mais Saúde Podcast

Explorando o potencial da personalização de medicamentos para transformar tratamentos de saúde com a especialista em Farmácia Magistral
L

Dr. Artur Maldonado Revela os Bastidores da Medicina Estética no In Foco Podcast

De cirurgião a inovador social: uma conversa com o médico que está mudando a face da saúde pública em Rondônia
L

Resiliência e Qualidade: As chaves do sucesso da Doçuras da Rafa

o programa “Momento Empresarial”, Dorian Jinkins de Lima compartilha os segredos por trás da perseverança e excelência da sua confeitaria
L

Desvendando as Leis de Incentivo Cultural: Fátima Rosilho clarifica Mitos e Verdades no PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos

Em uma discussão esclarecedora, a representante do Ministério da Cultura em Rondônia expõe os desafios e oportunidades para os artistas regionais
L

Do esporte ao empreendedorismo, projetos promovem empoderamento e prosperidade para povos indígenas

O programa inclui projetos nas áreas de esporte, saúde, educação, empreendedorismo e empoderamento feminino, entre outras.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

BYD amplia sua oferta de eletrificados no Brasil com o Dolphin Mini

Modelo tem motor de 75 cavalos de potência e autonomia de 280 quilômetros
L
Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Detran-RO facilita pagamentos e parcelamentos de taxas para garantir a regularização de veículos

Para parcelamento, tenha em mãos dados pessoais, do cartão de crédito e do veículo.
L
Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

São 49 atletas e um técnico, beneficiados com passagens aéreas do programa Pró-Atleta.
L

Resultado do Sorteio: Promoção Magia Sob a Lona!

Com truques, ilusões e uma dose de adrenalina, cinco internautas ganharam ingressos para um espetáculo que promete ser inesquecível.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto social do deputado Alan Queiroz resgata autoestima dos moradores do bairro Tucumanzal

Projeto social do deputado Alan Queiroz resgata autoestima dos moradores do bairro Tucumanzal

Ônibus odontomédico esteve nesse sábado (20) no bairro Tucumanzal, em Porto Velho
L
Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Perseguição resulta em capotamento e dois suspeitos de roubo a residência presos no Orgulho do Madeira

Segundo a PM, quatro criminosos fortemente armados realizaram um roubo a residência, depois fugiram levando vários objetos e a caminhonete das vítimas.
16

Acidente entre carro e moto deixa um morto e outro ferido na BR-364

Segundo as primeiras informações, as duas vítimas estavam de moto quando houve a batida com o veículo.
18
URGENTE: Carro bate e derruba poste de iluminação em Porto Velho

URGENTE: Carro bate e derruba poste de iluminação em Porto Velho

O acidente envolvendo um carro modelo Versa ocorreu na tarde deste sábado (20), na Rua Pescada, bairro Nova Porto Velho.
10
Motociclista acidentada na Avenida Jatuarana recebe ajuda de populares

Motociclista acidentada na Avenida Jatuarana recebe ajuda de populares

Uma motociclista ficou ferida após um acidente na Avenida Jatuarana, em frente à UPA Sul, no bairro Cohab, na tarde deste sábado (20).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avanços tecnológicos impulsionam a segurança pública com ações contra crimes transfronteiriços

Durante a visita foi realizada uma apresentação detalhada das instalações do Ciop.
L
Simpósio Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista acontece nos dias 22 e 23, em Porto Velho

Simpósio Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista acontece nos dias 22 e 23, em Porto Velho

O evento acontece em uma instituição de ensino superior, tendo início às 8h com ciclo de palestras.
L
Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Governo de Rondônia promove “Dia Especial do Programa Peixe Saudável”, em Ariquemes

Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe
L
Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

Menino de 5 anos é o mais novo a representar o Brasil em campeonato de xadrez

O menino bento arrasou no Campeonato Paulista e vai representar o Brasil em uma competição internacional de xadrez.
L
Brasil-atinge-1_6-mil-mortes-confirmadas-por-dengue

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Distrito Federal tem maior total de casos prováveis: 7,9 mil x 100 mil
L
Inca-manifesta-apoio-a-imposto-seletivo-sobre-bebidas-alcoólicas

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo
L
Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Mostra audiovisual de vídeos, fotos e desenhos indígenas encerra a programação da 2ª Maloca Estudantil, no Teatro Guaporé

Além de fotografias e desenhos, vários vídeos produzidos por estudantes indígenas foram apresentados.
L
Mega-Sena-sorteia-neste-sábado-prêmio-acumulado-em-R_-100-milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília
L
Clássico-carioca-Fluminense-x-Vasco-abre-3ª-rodada-do-Brasileirão

Clássico carioca Fluminense x Vasco abre 3ª rodada do Brasileirão

Duelo às 16h deste sábado terá transmissão da Rádio Nacional
L