DOMINGO, 13/07/2025
Publicidade

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI

Estimativa é de forte queda na atividade e recuperação lenta - ritmo da retomada pode depender dos planos do governo pós-coronavírus

Publicado em 

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI - News Rondônia

A lenta recuperação em doze trimestres da economia brasileira teve um fim abrupto, mas longe de surpreender o mercado.

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI - News Rondônia

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com os últimos três meses de 2019, a maior desde o segundo trimestre de 2015 quando, em meio à recessão de 2014 a 2016, houve recuo de 2,1% em relação ao primeiro trimestre daquele ano. O resultado, contudo, foi em linha com o esperado pelo consenso dos economistas, segundo estimativas medianas da Bloomberg.

Em meio à parada por conta da pandemia de coronavírus, diversos componentes do PIB também tiveram seus piores desempenhos desde a última recessão, enquanto alguns se destacaram ainda mais negativamente na comparação com os trimestres imediatamente anteriores.

Pela ótica da demanda, o tombo de 2,0% no consumo das famílias foi o maior desde o terceiro trimestre de 2001, quando houve queda de 3,1% em meio ao racionamento de energia elétrica.

Já pela ótica da oferta, a queda de 1,6% no PIB de serviços foi o pior desempenho desde a queda de 2,3% no quarto trimestre de 2008 ante o terceiro trimestre daquele ano, em meio à crise financeira internacional deflagrada pela falência do banco americano Lehman Brothers.

O PIB de “outras atividades de serviços”, por sua vez, teve um tombo de 4,6% no primeiro trimestre deste ano ante o último de 2019, o pior desempenho da série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

“O segundo semestre deverá reforçar o impacto, que deverá ser histórico. Ainda com a abertura gradual do comércio, temos um alto número de desemprego, impactando o andamento do setor, pois o consumo das famílias irá acompanhar este movimento”, avalia Ricardo Jacomassi, economista-chefe da TCP Partners.

Enquanto isso, o PIB da indústria caiu 1,8% ante o quarto trimestre de 2019, pior desempenho desde a queda de 1,8% no quarto trimestre de 2016 ante o terceiro trimestre daquele ano.

Com isso, a atividade econômica brasileira, já fragilizada e andando a passos lentos, sofreu um verdadeiro baque, conforme destaca o Goldman Sachs. No quarto trimestre de 2019, o PIB real per capita ainda estava 7,7% abaixo do pico, tornando-se a recuperação mais fraca já registrada. Além disso, no final de 2019, o consumo privado real per capita ainda estava 5,7% abaixo da alta cíclica do quarto trimestre de 2014.

Algumas surpresas foram positivas, como a de investimentos. A formação bruta de capital fixo (FBCF) avançou 3,1%, crescimento justificado principalmente pelo aumento da importação de maquinas e equipamentos para a atividade de petróleo e gás. A manutenção desses investimentos, contudo, pode estar em xeque em meio a queda das cotações da commodity.

Além disso, conforme avalia Vitor Vidal, economista da XP Investimentos, a recuperação da FBCF não será observada com intensidade ao decorrer de 2020 com a expectativa de postergação na decisão de investimentos para depois da pandemia pelos agentes econômicos.

Enquanto isso, o PIB agropecuário teve leve crescimento, de 0,6%, muito por conta da safra recorde de soja, sugerindo ter passado “incólume” às restrições de distanciamento social, avalia Vidal.

Contudo, o saldo geral foi negativo – e o cenário amplamente esperado é o que o pior ainda está para acontecer, uma vez que um impacto mais forte será sentido no segundo trimestre, com números oficiais do IBGE só sendo conhecidos em setembro deste ano.

A expectativa do economista da XP é de que a atividade econômica tenha uma forte baixa de 15% na atividade entre abril e junho na comparação com igual período de 2019. “A natureza da crise originada pela pandemia  é diferente das vistas nas últimas recessões no Brasil e no mundo. Uma das variáveis determinantes para a retomada da atividade econômica no pós-pandemia seria a confiança dos agentes empresariais em investir/contratar e das famílias em consumir. Para efeito de ilustração, a correlação histórica entre a confiança dos empresários e as variações interanuais do PIB já indicam uma brutal retração da economia no segundo trimestre deste ano”, ressalta Vidal.

Outro fator a ser considerado é que, mesmo que haja a reabertura da economia nos próximos dias, como já apontado por alguns estados (como São Paulo), é improvável que as pessoas saiam às ruas e voltem a consumir como no período pré-crise.

“Mais do que uma crise econômica, essa é uma crise sanitária, o que leva a uma mudança de comportamento da população. Por conta disso, há grande incerteza de como se dará uma recuperação do PIB”, avalia o economista. A projeção da XP é de uma queda do PIB de 6% para 2020 e uma recuperação ainda limitada da atividade em 2021, de 2,5%.

O Goldman Sachs, por sua vez, vê uma queda ainda mais intensa da atividade em 2020, de 7,7% em 2020. “Prevemos um declínio de 12,9% no segundo trimestre de 2020 na comparação com os primeiros três meses do ano, seguido por uma recuperação visível no segundo semestre”, ressalta o banco. Assim, em 2021, a espera é de um crescimento da atividade de 4% em 2021, mas com o PIB voltando ao nível pré-crise apenas em 2023.

Incertezas no radar

Alberto Ramos, economista do Goldman, reforça ainda o cenário de incertezas que o Brasil está enfrentando, e que isso deve trazer impacto na atividade. Ele ressalta que o país está se tornando um dos países com mais casos e números de mortes por conta do coronavírus, enquanto os testes têm sido comparativamente baixos e os dados de mobilidade mostram que a adesão às ordens de isolamento social dos governos locais está abaixo do que as autoridades desejariam.

“Além disso, o governo federal e as autoridades locais continuam discordando quanto ao escopo e à intensidade das medidas para lidar com a crise de saúde pública. Nesta fase, não está claro quando a curva viral atingirá o pico”, avalia.

Nesse cenário, a resposta fiscal à pandemia provavelmente excederá 5% do PIB, pois algumas das medidas já anunciadas provavelmente serão ampliadas e estendidas. “No geral, prevemos uma expansão fiscal considerável, mas ainda aquém do que seria necessário para compensar o declínio esperado na renda disponível privada. Além disso, esperamos que as incertezas econômica e política permaneçam altas, o que provavelmente aumentará o peso econômico e social da pandemia e prejudicará a recuperação”, afirma.

Os economistas do Bradesco BBI, que esperam uma queda de 9,3% do PIB entre abril e junho na comparação com o trimestre anterior, avaliam ainda que, dado o mercado de trabalho muito fraco, mesmo com as iniciativas do governo, o consumo das famílias provavelmente seguirá em queda. A expectativa do banco é de uma queda do PIB de 7% em 2020, com recuperação de 3% em 2021.

Assim, a recuperação da atividade pode depender muito das medidas pós-pico da pandemia, conforme destaca o economista da XP, avaliando ainda que o Brasil está fazendo um esforço fiscal além dos emergentes, mas com a eficácia sendo questionada em alguns casos.

Vale destacar que Paulo Guedes, ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou que as medidas de crédito anunciadas pelo governo com o intuito de socorrer as empresas brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus não estão sendo efetivas, prometendo lançar “uma nova rodada de programas de crédito” em breve. Além disso, segue no radar uma extensão das medidas de auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

Assim, os investidores e os economistas seguirão acompanhando os anúncios e a efetividade dessas medidas, além do ritmo do coronavírus no Brasil. A expectativa é de uma forte queda na atividade, mas a magnitude do tombo ainda é difícil de ser prevista. O que se aponta, por enquanto, é que a economia demorará para se recuperar do baque.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Campanhas da Fhemeron ampliam doação de sangue em Rondônia durante as férias, garantindo estoques para emergências e demandas hospitalares.
L
FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

Cerimônia da FACER e CMEC Rondônia fortalece empreendedorismo feminino com posse do Conselho da Mulher Empreendedora em Ariquemes.
L
Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Grandes montadoras submeteram modelos de veículos de entrada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para obter isenção de IPI, uma medida do programa Carro Sustentável que visa incentivar a produção de automóveis mais econômicos e ecológicos no Brasil.
L

Sexta de cinema garantido: News Rondônia e Cine Araújo anunciam mais um ganhador da promoção que leva ao cinema sem gastar nada!

Toda semana tem sorteio de par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Quer participar? É rápido, gratuito e pode transformar sua sexta-feira!
L

“Ditadores de Trump no Brasil” são alvo de crítica por apoio à ingerência dos EUA

Em artigo opinativo, servidor aposentado critica políticos brasileiros por defenderem posicionamento dos EUA sobre investigações contra Bolsonaro.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Campanha Julho Amarelo 2025 reforça ações de prevenção, testagem e vacinação contra hepatites virais em todo o estado de Rondônia.
L
MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, o plano de estender o programa Pé-de-Meia a todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026.
L
Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

O programa Momento Agro recebe o advogado Dr. Renan Maldonado, especialista em direito do produtor rural
L
Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Em Brasília, uma Medida Provisória foi publicada em 11 de julho de 2025 para conter o aumento previsto na conta de luz, impondo um teto à CDE e trocando a contratação de termelétricas por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), buscando reequilibrar os custos no setor elétrico.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Apostadores de todo o Brasil têm até as 19h (horário de Brasília) para concorrer ao prêmio principal da Mega-Sena acumulado em R$ 38 milhões neste sábado, 12 de julho de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador entrega R$ 400 mil para inclusão e educação de deficientes visuais em Rondônia

Emenda de Jaime Bagattoli fortalece a Asdevron, referência em inclusão e apoio a pessoas com deficiência visual em Porto Velho.
L

Cássio Gois fortalece o Cernic com recursos que ampliam atendimentos e garantem mais saúde em Cacoal

Deputado investe quase R$ 200 mil na instituição, com destaque para melhorias na área odontológica infantil.
L
Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalha benefício para 35,5 mil pescadores e agricultores de Minas Gerais e Espírito Santo, impactados pelo rompimento da barragem em Mariana há dez anos.
L

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Publicidade

POLÍCIA

Peão de fazenda é preso depois de cortar garganta da esposa em Porto Velho

Peão de fazenda é preso depois de cortar garganta da esposa em Porto Velho

Crime aconteceu na Linha Triângulo, distrito de União Bandeirantes; vítima foi socorrida em estado grave e transferida ao Hospital João Paulo II.
12

Foragido é preso só de cueca em terreno baldio junto de amigo

De acordo com a Polícia Militar, a dupla saiu correndo ao perceber a aproximação da viatura, mas acabaram sendo abordados ainda no local.
10
colisao-entre-motocicletas-deixa-mulher-ferida-na-zona-leste-de-porto-velho

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida na zona Leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o outro motociclista teria avançado o sinal vermelho, provocando a colisão.
10
PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na Capital

PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na capital

Na madrugada deste sábado, 12 de julho de 2025, em Porto Velho, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas, após ele tentar fugir de uma barreira policial com 40 kg de entorpecentes escondidos em seu caminhão.
12
Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Em Santa Luzia D’Oeste (RO), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, no momento em que ele retirava uma encomenda contendo R$ 2.050,00 em cédulas falsas, adquiridas por meio de rede social.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Evento da Comissão Intergestores Bipartite reúne Sesau e secretários dos 52 municípios de Rondônia para pactuar políticas de saúde do SUS.
L
Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Com obra 99% concluída, reforma da Escola Boa Esperança amplia estrutura, garante ambiente acolhedor e fortalece parceria entre governo e município.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Em vigor desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) celebra uma década como marco na garantia de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), indo além das cotas ao exigir acessibilidade e combater o capacitismo para uma inclusão efetiva no mercado de trabalho.
L
Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Projeto “Periferia em Foco”, coordenado por Washington Kuipers, oferece aulas práticas e teóricas, bolsa de R$ 500 e exposição final na cidade de Vilhena (RO).
L
Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Um motorista que saiu de Rondônia com destino a Minas Gerais foi interceptado pela PRF em General Carneiro (MT), transportando 210 kg de entorpecentes escondidos em uma carga de madeira, revelando um esquema de tráfico interestadual.
14

Pitbull terapeuta Moana encanta pacientes em hospital de Santa Catarina com afeto e “lambeijos”

Moana, uma pitbull terapeuta, atua no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC), levando carinho a crianças com TEA e pacientes adultos em tratamento.
L
Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Com ataques do governo e cortes de verbas na ciência e em programas de intercâmbio, a crescente instabilidade nos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump causa receio em estudantes e pesquisadores brasileiros, que temem falar português e buscam alternativas para suas pesquisas.
L
Perícia estima morte de Juliana Marins 32 horas após primeira queda em Vulcão

Perícia estima morte de Juliana Marins 32 horas após primeira queda em Vulcão

Novos dados da autópsia realizada no Brasil revelam que a publicitária Juliana Marins, de 26 anos, faleceu 32 horas após a primeira queda no vulcão Rinjani, na Indonésia, com a segunda queda causando politraumatismo e hemorragia interna, levantando questionamentos sobre a agilidade do resgate.
L
Brasil retoma fabricação nacional de Insulina após 20 anos com Tecnologia Indiana

Brasil retoma fabricação nacional de Insulina após 20 anos com Tecnologia Indiana

Com a aquisição de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil voltará a produzir insulina 100% nacionalmente para o SUS, garantindo soberania na saúde e beneficiando milhões de diabéticos após duas décadas sem fabricação própria.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.