SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI

Estimativa é de forte queda na atividade e recuperação lenta - ritmo da retomada pode depender dos planos do governo pós-coronavírus

Publicado em 

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI - News Rondônia

A lenta recuperação em doze trimestres da economia brasileira teve um fim abrupto, mas longe de surpreender o mercado.

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI - News Rondônia

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com os últimos três meses de 2019, a maior desde o segundo trimestre de 2015 quando, em meio à recessão de 2014 a 2016, houve recuo de 2,1% em relação ao primeiro trimestre daquele ano. O resultado, contudo, foi em linha com o esperado pelo consenso dos economistas, segundo estimativas medianas da Bloomberg.

Em meio à parada por conta da pandemia de coronavírus, diversos componentes do PIB também tiveram seus piores desempenhos desde a última recessão, enquanto alguns se destacaram ainda mais negativamente na comparação com os trimestres imediatamente anteriores.

Pela ótica da demanda, o tombo de 2,0% no consumo das famílias foi o maior desde o terceiro trimestre de 2001, quando houve queda de 3,1% em meio ao racionamento de energia elétrica.

Já pela ótica da oferta, a queda de 1,6% no PIB de serviços foi o pior desempenho desde a queda de 2,3% no quarto trimestre de 2008 ante o terceiro trimestre daquele ano, em meio à crise financeira internacional deflagrada pela falência do banco americano Lehman Brothers.

O PIB de “outras atividades de serviços”, por sua vez, teve um tombo de 4,6% no primeiro trimestre deste ano ante o último de 2019, o pior desempenho da série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

“O segundo semestre deverá reforçar o impacto, que deverá ser histórico. Ainda com a abertura gradual do comércio, temos um alto número de desemprego, impactando o andamento do setor, pois o consumo das famílias irá acompanhar este movimento”, avalia Ricardo Jacomassi, economista-chefe da TCP Partners.

Enquanto isso, o PIB da indústria caiu 1,8% ante o quarto trimestre de 2019, pior desempenho desde a queda de 1,8% no quarto trimestre de 2016 ante o terceiro trimestre daquele ano.

Com isso, a atividade econômica brasileira, já fragilizada e andando a passos lentos, sofreu um verdadeiro baque, conforme destaca o Goldman Sachs. No quarto trimestre de 2019, o PIB real per capita ainda estava 7,7% abaixo do pico, tornando-se a recuperação mais fraca já registrada. Além disso, no final de 2019, o consumo privado real per capita ainda estava 5,7% abaixo da alta cíclica do quarto trimestre de 2014.

Algumas surpresas foram positivas, como a de investimentos. A formação bruta de capital fixo (FBCF) avançou 3,1%, crescimento justificado principalmente pelo aumento da importação de maquinas e equipamentos para a atividade de petróleo e gás. A manutenção desses investimentos, contudo, pode estar em xeque em meio a queda das cotações da commodity.

Além disso, conforme avalia Vitor Vidal, economista da XP Investimentos, a recuperação da FBCF não será observada com intensidade ao decorrer de 2020 com a expectativa de postergação na decisão de investimentos para depois da pandemia pelos agentes econômicos.

Enquanto isso, o PIB agropecuário teve leve crescimento, de 0,6%, muito por conta da safra recorde de soja, sugerindo ter passado “incólume” às restrições de distanciamento social, avalia Vidal.

Contudo, o saldo geral foi negativo – e o cenário amplamente esperado é o que o pior ainda está para acontecer, uma vez que um impacto mais forte será sentido no segundo trimestre, com números oficiais do IBGE só sendo conhecidos em setembro deste ano.

A expectativa do economista da XP é de que a atividade econômica tenha uma forte baixa de 15% na atividade entre abril e junho na comparação com igual período de 2019. “A natureza da crise originada pela pandemia  é diferente das vistas nas últimas recessões no Brasil e no mundo. Uma das variáveis determinantes para a retomada da atividade econômica no pós-pandemia seria a confiança dos agentes empresariais em investir/contratar e das famílias em consumir. Para efeito de ilustração, a correlação histórica entre a confiança dos empresários e as variações interanuais do PIB já indicam uma brutal retração da economia no segundo trimestre deste ano”, ressalta Vidal.

Outro fator a ser considerado é que, mesmo que haja a reabertura da economia nos próximos dias, como já apontado por alguns estados (como São Paulo), é improvável que as pessoas saiam às ruas e voltem a consumir como no período pré-crise.

“Mais do que uma crise econômica, essa é uma crise sanitária, o que leva a uma mudança de comportamento da população. Por conta disso, há grande incerteza de como se dará uma recuperação do PIB”, avalia o economista. A projeção da XP é de uma queda do PIB de 6% para 2020 e uma recuperação ainda limitada da atividade em 2021, de 2,5%.

O Goldman Sachs, por sua vez, vê uma queda ainda mais intensa da atividade em 2020, de 7,7% em 2020. “Prevemos um declínio de 12,9% no segundo trimestre de 2020 na comparação com os primeiros três meses do ano, seguido por uma recuperação visível no segundo semestre”, ressalta o banco. Assim, em 2021, a espera é de um crescimento da atividade de 4% em 2021, mas com o PIB voltando ao nível pré-crise apenas em 2023.

Incertezas no radar

Alberto Ramos, economista do Goldman, reforça ainda o cenário de incertezas que o Brasil está enfrentando, e que isso deve trazer impacto na atividade. Ele ressalta que o país está se tornando um dos países com mais casos e números de mortes por conta do coronavírus, enquanto os testes têm sido comparativamente baixos e os dados de mobilidade mostram que a adesão às ordens de isolamento social dos governos locais está abaixo do que as autoridades desejariam.

“Além disso, o governo federal e as autoridades locais continuam discordando quanto ao escopo e à intensidade das medidas para lidar com a crise de saúde pública. Nesta fase, não está claro quando a curva viral atingirá o pico”, avalia.

Nesse cenário, a resposta fiscal à pandemia provavelmente excederá 5% do PIB, pois algumas das medidas já anunciadas provavelmente serão ampliadas e estendidas. “No geral, prevemos uma expansão fiscal considerável, mas ainda aquém do que seria necessário para compensar o declínio esperado na renda disponível privada. Além disso, esperamos que as incertezas econômica e política permaneçam altas, o que provavelmente aumentará o peso econômico e social da pandemia e prejudicará a recuperação”, afirma.

Os economistas do Bradesco BBI, que esperam uma queda de 9,3% do PIB entre abril e junho na comparação com o trimestre anterior, avaliam ainda que, dado o mercado de trabalho muito fraco, mesmo com as iniciativas do governo, o consumo das famílias provavelmente seguirá em queda. A expectativa do banco é de uma queda do PIB de 7% em 2020, com recuperação de 3% em 2021.

Assim, a recuperação da atividade pode depender muito das medidas pós-pico da pandemia, conforme destaca o economista da XP, avaliando ainda que o Brasil está fazendo um esforço fiscal além dos emergentes, mas com a eficácia sendo questionada em alguns casos.

Vale destacar que Paulo Guedes, ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou que as medidas de crédito anunciadas pelo governo com o intuito de socorrer as empresas brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus não estão sendo efetivas, prometendo lançar “uma nova rodada de programas de crédito” em breve. Além disso, segue no radar uma extensão das medidas de auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

Assim, os investidores e os economistas seguirão acompanhando os anúncios e a efetividade dessas medidas, além do ritmo do coronavírus no Brasil. A expectativa é de uma forte queda na atividade, mas a magnitude do tombo ainda é difícil de ser prevista. O que se aponta, por enquanto, é que a economia demorará para se recuperar do baque.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três Caixas D’Água recebem iluminação azul em homenagem ao Dia do Profissional de Administração

Evento em Porto Velho celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão, reuniu profissionais e acadêmicos da área e destacou a importância da Administração para Rondônia
L
Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Visitas do Tribunal de Contas identificaram melhorias, mas também problemas estruturais, de insumos e de segurança que impactam pacientes e profissionais.
L
Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

O Programa de Formação de Gestores Escolares, desenvolvido pela Escola Superior de Contas do TCE-RO, será destaque no encontro nacional.
L
Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Audi une luxo, desempenho e tecnologia no A6 Sportback e-tron

Modelo chega na versão única Performance Black com preço a partir de R$ 649.990,00
L

Nota de pesar: Raimundo Pinheiro Neves

Familiares e amigos se reúnem para a última homenagem a Seu Neves, cuja alegria e simplicidade marcaram para sempre a memória de quem conviveu com ele.
L

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

O flagrante ocorreu na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, após o suspeito tentar fugir ao avistar a viatura policial.
10
Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Vítimas foram socorridas ao Hospital João Paulo II.
18
Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Entre janeiro e agosto, unidade de referência em urgência e emergência realizou mais de 1,8 mil cirurgias complexas e reforça missão de salvar vidas.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.