DOMINGO, 16/11/2025

Em destaque

SEGUNDO TRIMESTRE MUITO PIOR: AS PREVISÕES PARA O PIB APÓS A QUEDA NO 1º TRI

Estimativa é de forte queda na atividade e recuperação lenta - ritmo da retomada pode depender dos planos do governo pós-coronavírus

Publicado em 

A lenta recuperação em doze trimestres da economia brasileira teve um fim abrupto, mas longe de surpreender o mercado.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com os últimos três meses de 2019, a maior desde o segundo trimestre de 2015 quando, em meio à recessão de 2014 a 2016, houve recuo de 2,1% em relação ao primeiro trimestre daquele ano. O resultado, contudo, foi em linha com o esperado pelo consenso dos economistas, segundo estimativas medianas da Bloomberg.

Em meio à parada por conta da pandemia de coronavírus, diversos componentes do PIB também tiveram seus piores desempenhos desde a última recessão, enquanto alguns se destacaram ainda mais negativamente na comparação com os trimestres imediatamente anteriores.

Pela ótica da demanda, o tombo de 2,0% no consumo das famílias foi o maior desde o terceiro trimestre de 2001, quando houve queda de 3,1% em meio ao racionamento de energia elétrica.

Já pela ótica da oferta, a queda de 1,6% no PIB de serviços foi o pior desempenho desde a queda de 2,3% no quarto trimestre de 2008 ante o terceiro trimestre daquele ano, em meio à crise financeira internacional deflagrada pela falência do banco americano Lehman Brothers.

O PIB de “outras atividades de serviços”, por sua vez, teve um tombo de 4,6% no primeiro trimestre deste ano ante o último de 2019, o pior desempenho da série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

“O segundo semestre deverá reforçar o impacto, que deverá ser histórico. Ainda com a abertura gradual do comércio, temos um alto número de desemprego, impactando o andamento do setor, pois o consumo das famílias irá acompanhar este movimento”, avalia Ricardo Jacomassi, economista-chefe da TCP Partners.

Enquanto isso, o PIB da indústria caiu 1,8% ante o quarto trimestre de 2019, pior desempenho desde a queda de 1,8% no quarto trimestre de 2016 ante o terceiro trimestre daquele ano.

Com isso, a atividade econômica brasileira, já fragilizada e andando a passos lentos, sofreu um verdadeiro baque, conforme destaca o Goldman Sachs. No quarto trimestre de 2019, o PIB real per capita ainda estava 7,7% abaixo do pico, tornando-se a recuperação mais fraca já registrada. Além disso, no final de 2019, o consumo privado real per capita ainda estava 5,7% abaixo da alta cíclica do quarto trimestre de 2014.

Algumas surpresas foram positivas, como a de investimentos. A formação bruta de capital fixo (FBCF) avançou 3,1%, crescimento justificado principalmente pelo aumento da importação de maquinas e equipamentos para a atividade de petróleo e gás. A manutenção desses investimentos, contudo, pode estar em xeque em meio a queda das cotações da commodity.

Além disso, conforme avalia Vitor Vidal, economista da XP Investimentos, a recuperação da FBCF não será observada com intensidade ao decorrer de 2020 com a expectativa de postergação na decisão de investimentos para depois da pandemia pelos agentes econômicos.

Enquanto isso, o PIB agropecuário teve leve crescimento, de 0,6%, muito por conta da safra recorde de soja, sugerindo ter passado “incólume” às restrições de distanciamento social, avalia Vidal.

Contudo, o saldo geral foi negativo – e o cenário amplamente esperado é o que o pior ainda está para acontecer, uma vez que um impacto mais forte será sentido no segundo trimestre, com números oficiais do IBGE só sendo conhecidos em setembro deste ano.

A expectativa do economista da XP é de que a atividade econômica tenha uma forte baixa de 15% na atividade entre abril e junho na comparação com igual período de 2019. “A natureza da crise originada pela pandemia  é diferente das vistas nas últimas recessões no Brasil e no mundo. Uma das variáveis determinantes para a retomada da atividade econômica no pós-pandemia seria a confiança dos agentes empresariais em investir/contratar e das famílias em consumir. Para efeito de ilustração, a correlação histórica entre a confiança dos empresários e as variações interanuais do PIB já indicam uma brutal retração da economia no segundo trimestre deste ano”, ressalta Vidal.

Outro fator a ser considerado é que, mesmo que haja a reabertura da economia nos próximos dias, como já apontado por alguns estados (como São Paulo), é improvável que as pessoas saiam às ruas e voltem a consumir como no período pré-crise.

“Mais do que uma crise econômica, essa é uma crise sanitária, o que leva a uma mudança de comportamento da população. Por conta disso, há grande incerteza de como se dará uma recuperação do PIB”, avalia o economista. A projeção da XP é de uma queda do PIB de 6% para 2020 e uma recuperação ainda limitada da atividade em 2021, de 2,5%.

O Goldman Sachs, por sua vez, vê uma queda ainda mais intensa da atividade em 2020, de 7,7% em 2020. “Prevemos um declínio de 12,9% no segundo trimestre de 2020 na comparação com os primeiros três meses do ano, seguido por uma recuperação visível no segundo semestre”, ressalta o banco. Assim, em 2021, a espera é de um crescimento da atividade de 4% em 2021, mas com o PIB voltando ao nível pré-crise apenas em 2023.

Incertezas no radar

Alberto Ramos, economista do Goldman, reforça ainda o cenário de incertezas que o Brasil está enfrentando, e que isso deve trazer impacto na atividade. Ele ressalta que o país está se tornando um dos países com mais casos e números de mortes por conta do coronavírus, enquanto os testes têm sido comparativamente baixos e os dados de mobilidade mostram que a adesão às ordens de isolamento social dos governos locais está abaixo do que as autoridades desejariam.

“Além disso, o governo federal e as autoridades locais continuam discordando quanto ao escopo e à intensidade das medidas para lidar com a crise de saúde pública. Nesta fase, não está claro quando a curva viral atingirá o pico”, avalia.

Nesse cenário, a resposta fiscal à pandemia provavelmente excederá 5% do PIB, pois algumas das medidas já anunciadas provavelmente serão ampliadas e estendidas. “No geral, prevemos uma expansão fiscal considerável, mas ainda aquém do que seria necessário para compensar o declínio esperado na renda disponível privada. Além disso, esperamos que as incertezas econômica e política permaneçam altas, o que provavelmente aumentará o peso econômico e social da pandemia e prejudicará a recuperação”, afirma.

Os economistas do Bradesco BBI, que esperam uma queda de 9,3% do PIB entre abril e junho na comparação com o trimestre anterior, avaliam ainda que, dado o mercado de trabalho muito fraco, mesmo com as iniciativas do governo, o consumo das famílias provavelmente seguirá em queda. A expectativa do banco é de uma queda do PIB de 7% em 2020, com recuperação de 3% em 2021.

Assim, a recuperação da atividade pode depender muito das medidas pós-pico da pandemia, conforme destaca o economista da XP, avaliando ainda que o Brasil está fazendo um esforço fiscal além dos emergentes, mas com a eficácia sendo questionada em alguns casos.

Vale destacar que Paulo Guedes, ministro da Economia, Paulo Guedes, apontou que as medidas de crédito anunciadas pelo governo com o intuito de socorrer as empresas brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus não estão sendo efetivas, prometendo lançar “uma nova rodada de programas de crédito” em breve. Além disso, segue no radar uma extensão das medidas de auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.

Assim, os investidores e os economistas seguirão acompanhando os anúncios e a efetividade dessas medidas, além do ritmo do coronavírus no Brasil. A expectativa é de uma forte queda na atividade, mas a magnitude do tombo ainda é difícil de ser prevista. O que se aponta, por enquanto, é que a economia demorará para se recuperar do baque.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

O que as convulsões revelam sobre a saúde dos cães

Identificação precoce de sinais e tratamento adequado permitem controle das crises e segurança ao animal
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Estudo do Observatório BR-319 revelou a existência de mais de 2.240 km de estradas clandestinas que cruzam unidades de conservação e 1.297 km em territórios indígenas. A ação criminosa facilita o desmatamento e a mineração na região.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Com provas de Matemática e Ciências da Natureza, o segundo dia do Enem 2025 exige atenção aos cálculos e raciocínio lógico. Especialista sugere priorizar as questões mais fáceis e usar a estratégia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
L
Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas de Matemática e Ciências da Natureza terão duração de 5 horas.
L
STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade aceitar a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de coação no curso do processo por articular sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, buscando pressionar o julgamento que condenou seu pai.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

O vice-presidente Geraldo Alckmin classificou a retirada da tarifa global de 10% sobre cerca de 200 produtos como um avanço diplomático. Contudo, a permanência da sobretaxa exclusiva de 40% aplicada ao Brasil mantém um obstáculo relevante à competitividade das exportações brasileiras.
L
Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Parlamentar presta socorro a filhote com ferimento grave no olho e reforça a importância da proteção animal em Porto Velho e em todo o estado.
L
Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Documento de 10 anos reforça cultura como política de Estado e pilar da democracia.
L
Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Suspeita de 19 anos foi flagrada pelo aparelho Bodyscan ao tentar visitar o pai no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, acompanhada da irmã de 4 anos.
16
Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Range Rover Velar 2026 estreia no Brasil com versão híbrida Autobiography

Range Rover Velar 2026 estreia no Brasil com versão híbrida Autobiography

Modelo traz motorização de 404 cavalos, autonomia elétrica de 40 quilômetros e preço a partir de R$ 797.920,00
L
Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Conhecido por seu jeito brincalhão, divertido e de bom humor, Miguel tinha a determinação como marca registrada. Amava cuidar dos seus, aconselhar, ouvir e estar presente em cada momento importante.
L
EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

O presidente Donald Trump emitiu um decreto para isentar determinados produtos agrícolas das tarifas recíprocas em vigor desde abril. A medida atende a preocupações com o alto preço de alimentos nos Estados Unidos.
L
Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Cerca de 152,4 mil de trabalhadores serão beneficiados pelo pagamento extra do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O recurso fica disponível para saque até 29 de dezembro.
L
Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer (UFRGS) indica que o acúmulo das proteínas tau e beta-amiloide só causa danos quando células de defesa do cérebro (microglia e astrócitos) estão ativadas, sugerindo novas vias de tratamento.
L
Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

O acordo de cinco anos, anunciado na COP30 em Belém, visa expandir o acesso à energia renovável em comunidades isoladas, eliminando a pobreza energética e fortalecendo a bioeconomia local.
L
Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

O projeto Pará Mais Sustentável, aprovado durante a COP30, destinará recursos para 27 municípios nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu. A iniciativa visa fortalecer a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de baixo carbono no estado.
L
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

A Seleção Brasileira superou o adversário africano no Emirates Stadium, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da vitória, consolidando a tática ofensiva de Carlo Ancelotti.
L
Sobretaxa de 40% nos EUA Mantém Entrave para Exportações Brasileiras

Sobretaxa de 40% nos EUA mantém entrave para Exportações Brasileiras

Apesar da redução de uma tarifa de 10% para 80 produtos, entidades setoriais apontam que a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos é o principal obstáculo para a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
L
Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Primeira noite do Duelo na Fronteira 2025 reúne centenas de pessoas no Bumbódromo de Guajará-Mirim e destaca as apresentações do Boi Malhadinho Mirim e Adulto.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.