SÁBADO, 31/01/2026

Em destaque

REMÉDIO É PALANQUE POLÍTICO, ENQUANTO OS BRASILEIROS COMUNS ENTOPEM HOSPITAIS, UTIS E CEMITÉRIOS

PERGUNTINHA: Quanto tempo ainda você acha que o comércio aguentará com suas portas fechadas, até que comece uma quebradeira geral das pequenas e médias empresas em Rondônia e no Brasil?

Publicado em 

Não há, nos anais recentes da Medicina e da Ciência, ao menos no Brasil de um século para cá, histórico de que algum medicamento tenha sido transformado em mote ideológico e de palanque eleitoral. Nem o uso medicinal da maconha causou tantas brigas, algumas furiosas, se determinado remédio pode ser usado ou não; se salva ou não; se mata ou não. Talvez algo parecido só tenha acontecido quando Osvaldo Cruz determinou medidas drásticas no combate à febre amarela, no início do século 20. Brincando com vidas humanas e colocando seus interesses ideológicos e pessoais, acima da preocupação maior com a busca de alternativas para a cura do corona vírus, a hidroxicloroquina é a salvadora do mundo para alguns e a vilã enviada pelo demônio para outros. Sem meios termos.

A possibilidade de que ela tenha efeitos positivos e ajude, junto com outros medicamentos, a derrotar a Covid 19, não interessa a um grupo de cientistas, médicos, mas, muito mais, a palpiteiros que exigem que sua opinião se sobreponha, não importa quantos morram ou quantos vivam. De outro lado, fanatizados também, querem o uso indiscriminado da droga, como se ela não tivesse todos os riscos que um medicamento como pode ter, para o corpo humano. Como pano de fundo, mais uma vez uma guerra ideológica, enquanto o vírus se espalha, coloca milhares de brasileiros nos hospitais, centenas deles nas UTIs, todos superlotados e mata outros milhares. Médicos e cientistas se digladiam pelas redes sociais, cada um defendendo exatamente o oposto do outro. “Não tem qualquer indício de que a cloroquina acabe com o vírus”, defende um dos lados. “Ela já salvou milhares de vidas”, vocifera o outro. Enquanto isso, no meio da pandemia, ficam os pobres coitados de sempre, joguetes nas mãos dos que preferem vê-los mortos e enterrados, a abrir mão de suas convicções.

Pessoas sérias, algumas que dedicaram toda a sua vida para salvar vidas; gente decente, gente de boa índole, médicos, cientistas, pesquisadores, pessoas que fazem parte de uma casta especial da Humanidade e que nasceu para dedicar-se aos outros, de uma hora para outra se transforma, muda seus objetivos, transfigura-se, para entrar na louca discussão político/medicinal (existe um termo desses no vasto linguajar da língua Portuguesa?), porque nosso país e parte do mundo estão assim, rachados ao meio. Mas o Brasil dividido é o das elites e não pelo povo pobre e sofredor. Esse está desempregado, faminto, sem perspectiva e sem futuro, enquanto os que têm seus salários garantidos estão em férias, recebendo religiosamente sua grana. A fome passa longe desses que não precisam abrir a porta do seu comércio ou vender seu cachorro quente na esquina para sobreviverem. Esses, os trabalhadores, os empresários desesperados, os desempregados, esses podem morrer, sem saber a quem recorrer, enquanto os graúdos decidem se eles podem ser salvos ou não por esse ou aquele medicamento, porque o importante é a ideologia, não a busca de salvar quem está precisando ser salvo. Uma tristeza!

TRUMP, BOLSONARO, DANIEL PEREIRA…

Ainda sobre o mesmo tema: o presidente Donaldo Trump está tomando cloroquina há pelo menos dez dias. Como prevenção, já que não está com a Covid. O presidente Bolsonaro defende o uso indiscriminado da droga, embora não se sabia se ela resolve apenas alguns poucos casos da doença ou se realmente é o caminho para combater a Covid 19. Aqui em Rondônia, as discussões se alastram.

A Sesau já autorizou o uso do medicamento, em casos em que médico e paciente assim o decidem e há sim resultados positivos, embora não em todas as situações. Quem usou cloroquina durante anos (por ter sido vítima de várias malárias), diz que o medicamento tem efeitos colaterais, alguns para a vida toda. É o caso, por exemplo, do ex governador Daniel Pereira, que teve a doença várias vezes (assim como seus familiares) e a combateu com cloroquina. Diz que até hoje tem problemas estomacais e não pode tomar qualquer tipo de bebida de álcool, por exemplo, que sofre intensamente. Nessa história toda, enquanto não surgir um medicamento definitivo e eficaz (o que pode demorar um ano ou até anos), o uso da cloroquina pode ser um bom caminho, desde que sob intenso cuidados médicos e com dosagens supercontroladas. Mas isso não interessa para o debate, é claro. O que interessa mesmo é a ideologia de cada um. Dependendo dela, a cloroquina serve ou deve ser jogada no lixo.

ALE PEDE FIM DE TANTAS MORTES EM GUAJARÁ

Até a terça-feira à noite, 49 casos registrados e 18 mortes. Ou seja, 36,7 por cento das poucas pessoas contaminadaspelo corona vírus em Guajará Mirim morreram, certamente atingindo o maior percentual de óbitos não só em Rondônia, mas também em todo o país. Em nível estadual, a média de mortes sobre o total de casos está em torno de 3,7 por cento. No país inteiro, ela sobe para perto de 7 por cento. Ou seja, a situação em Guajará é de pânico, em função desses números assustadores. Foi por isso que o assunto explodiu como uma bomba na Assembleia Legislativa.

O presidente da casa, deputado Laerte Gomes e o representante de Guajará no Parlamento, o deputado dr.Neidson, que também é médico, pediram a intervenção urgente do Governo do Estado, via Secretaria de Saúde, no sistema municipal de Guajará, para tentar conter essa pequena tragédia que o município está passando. Requerimento nesse sentido foi aprovado na noite desta terça. Para se ter ideia e apenas para comparar, Porto Velho tinha até terça-feira, 1.855 casos e 57 mortes, ou 3 por cento do total de afetados pela doença. Ariquemes teve 171 casos e duas mortes, até essa terça. Ou seja, o caso de Guajará é grave e a Sesau está estudando as formas de como deverá agir para tentar conter esse índice de mortalidade tão acentuado naquela cidade.

ZÉ DIRCEU VOLTA AO XILINDRÓ

Entra, fica um pouco e sai. José Dirceu, que já foi guerrilheiro e que se tornou um dos homens mais poderosos do país no governo Lula, voltou para a cadeia. É a quarta vez que ele volta ao xilindró, para cumprir penas por corrupção e várias outras acusações. Ele cumpriu pena de agosto de 2015 a maio de 2017. Foi solto. Voltou para a cadeia e passou apenas 30 dias atrás das grades, entre maio e junho de 2018, sendo solto novamente por decisão do STF. Agora a Justiça Federal não acatou recursos dos advogados de Dirceu e ele está preso de novo. Até quando, ninguém sabe!  Zé Dirceu foi um dos expoentes do petismo, seu mentor intelectual e o criador do Mensalão, que, denunciado pelo então deputado Roberto Jefferson, deu origem a uma série de investigações, que acabaram destroçando a estrutura de roubalheira que dominou o país durante os mandatos de Lula, principalmente, mas também no período em que Dilma Rousseff comandou o país. 

EM DOIS MESES, DE UM PARA 2.413 CONTAMINADOS

Quando estaremos livres dessa terrível Covid 19, que colocou o mundo prostrado, que levou e continuará levando milhares e milhares de vidas e que, ainda, está prestes a causar o maior dano da História à economia de centenas de países, entre os quais, infelizmente, o nosso Brasil? Perigosa, sem cura até agora, sem perspectiva que acabe antes de atingir milhões de pessoas, a doença se espalha como poucas vezes se viu em décadas, senão séculos. Para se ter ideia do quão assustadora ela é, basta se ver os números de Rondônia. Numa quinta-feira, dia 19 de março, foi registrado o primeiro caso da doença no nosso Estado. Exatos 60 dias depois, na terça, dia 19 de maio, já tínhamos mais de 2.413 casos; 265 internados e nada menos do que 88 mortes. Na noite dessa terça, contudo, o número de contaminados, internados e de mortos subiu de novo. Foram novos 370 casos e 11 mortes a mais em apenas um dia. A boa notícia é que, do total de afetados pela doença,nada menos do que 831pessoas estão recuperadas e voltando às suas vidas normais. Isso representa mais de 34,5 por cento de pessoas que superaram a Covid 19. Rondônia se antecipou, com várias medidas contra o corona vírus, mas ainda estamos sofrendo muito. Até quando? Essa é a resposta que todos esperamos…

ELEIÇÔES: ADIAMENTO SIM, PRORROGAÇÃO NÃO!

Está por um fio a data de 4 de outubro para a eleição municipal deste ano. Tanto Câmara Federal quanto o Senado vão criar comissão conjunta, na semana que vem, para analisar o assunto e buscar uma alternativa viável, transferindo o pleito para uma data a ser definida. Embora nada ainda esteja concretamente definido, já haveria pelo menos um consenso: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a grande a maioria dos líderes da Casa defende o adiamento, desde que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam prorrogados. Fazer eleição única em 2022, acabando com a gastança com política a cada dois anos, nem pensar. Maia informou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, deve anunciar a criação de um grupo de trabalho conjunto, para decidir a questão. O TSE, ao menos por enquanto, continua mantendo o 4 de outubro como a data do pleito. Mas ao que tudo indica, a eleição será empurrada para final de novembro ou meados de dezembro.

UM DEPUTADO CURADO, OUTRO CONTAMINADO

O deputado Eyder Brasil, que foi testado positivo para o corona há duas semanas, encerrou sua quarentena e está livre da doença. Num vídeo divulgado nas redes sociais, anunciou que novo exame feito agora, comprova que elenão tem mais o vírus. Ficou todo esse tempo em quarentena, inclusive longe da esposa e do filho recém nascido. No vídeo, Eyder diz que tomou cloroquina, junto com outros medicamentos e queestá totalmente livre da terrível doença. Agora, surge outro parlamentar que estaria começando a quarentena, também por ter resultado positivo. Trata-se do deputado Geraldo de Rondônia, cuja base eleitoral é Ariquemes. Aliás, é nesta cidade que se registrou o maior número de casos depois da Capital, até o início da tarde dessa terça-feira. São 168 casos confirmados, 127 curados (ou 76 por cento de pessoas que já superaram a Covid 19) e apenas uma morte. Restam portanto apenas 41 pessoas que ainda estão ou hospitalizados ou cumprindo quarentena, em Ariquemes.

SOS RONDÔNIA E ENERGISA: SOLIDARIEDADE NA PANDEMIA

Campanhas beneficentes, ações de solidariedade e preocupação com os mais vulneráveis têm sido constantes no Brasil, nesse momento de pandemia. Aqui em Rondônia não é diferente. Um exemplo: ação conjunta SOS Rondônia, entre a Associação dos Magistrados de Rondônia, a Ameron;Associação do Ministério Público de Rondônia e Associação dos Delegados de Polícia, distribuiu em torno de 200 cestas básicas aos ribeirinhos da região do Baixo Madeira, entre as localidades de Nazaré, Renascer, Tira Fogo, Laranjal, Prainha e São José da Praia, no final de semana. Outra iniciativa louvável é da Energisa, que está dando atenção especial no atendimento a idosos. A empresa está fazendo um grande movimento, envolvendo colaboradores da empresa, familiares e amigos. O sistema aumenta os valores doados, porque a Energisa coloca 1 real para cada real doado pelos participantes da iniciativa. a campanha beneficiará 38 instituições nos 11 estados onde a empresa distribui energia elétrica. Em Rondônia, toda a atenção será dada à Casa do Ancião São Vicente de Paula. Para participar, as pessoas devem realizar as doações através do site: https://evoe.cc/energiadobem.

PERGUNTINHA

Quanto tempo ainda você acha que o comércio aguentará com suas portas fechadas, até que comece uma quebradeira geral das pequenas e médias empresas em Rondônia e no Brasil?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Paulo Augusto é desclassificado do BBB 26 após violar regras de segurança

O participante foi expulso do reality após colocar em risco a integridade física de Jonas Sulzbach durante a disputa pelo Big Fone.
L

Raposa-voadora: conheça o morcego gigante ligado ao vírus Nipah e os riscos para o Brasil

Com quase 2 metros de envergadura, o gênero Pteropus é o reservatório natural do vírus que alerta a Ásia.
L
Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães em São Paulo

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães em São Paulo

Comerciante mantinha dezenas de cachorros em subsolo insalubre, sem água, comida e cuidados veterinários; Justiça aplicou pena máxima prevista para crimes contra cães e gatos.
L
Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Adolescente de 13 anos morreu após ataque em praia da região metropolitana do Recife; autoridades reforçam monitoramento no litoral.
L
Correios reabrem inscrições para plano de demissão voluntária

Correios reabrem inscrições para plano de demissão voluntária

A estatal retoma o programa de desligamento em fevereiro como parte da estratégia para reduzir gastos e garantir a sustentabilidade financeira da empresa até 2028.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L
Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.
L

Sintonia 360: Paulo Moraes Júnior é o convidado deste sábado

O bate-papo também aborda sua transição do setor privado para a gestão pública e como sua experiência empresarial contribui para decisões mais eficientes e alinhadas às necessidades da população.
L
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Subtítulo: Governo brasileiro e OMS avaliam que risco de pandemia é baixo; casos recentes na Índia foram isolados e contatos monitorados tiveram resultado negativo.
L
PRF em Rondônia prende cinco foragidos da justiça em menos de 24 Horas

PRF informa cronograma de interdição na BR-364 em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou horários de fechamento e liberação do fluxo no quilômetro 563, trecho de acesso ao município de Cujubim.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

A Polícia Civil realizou buscas na residência de Rogério S., acusado de participar de um ataque que deixou uma criança baleada na cabeça.
16
Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Uma passageira precisou de socorro médico após colisão transversal entre um Fiat Palio e uma caminhonete no cruzamento da avenida 25 de Agosto.
14
Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Dois condutores e uma passageira foram socorridos após colisão no cruzamento da avenida 25 de Agosto com a rua H, no bairro Cidade Alta.
10
Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Um veículo Ford Ecosport ficou totalmente destruído após ser consumido pelas chamas nas proximidades de uma agência bancária na região central da cidade.
12
Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Homem de 60 anos com mandado de prisão emitido em Porto Velho foi localizado em Curvelândia após operação conjunta entre as polícias civis.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade: MERCADO REBOUCAS – LTDA

ALTERAÇÃO CONTRATUAL DE MUDANÇA DE TITULARIDADE,
L
Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

A campanha Show de Prêmios Energisa já premiou 35 clientes rondonienses que pagam a conta de energia via Pix, oferecendo descontos, cartões-presente e até três anos de fatura grátis.
L
Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Nova portaria da Sema entra em vigor em fevereiro e determina autorização prévia para outdoors, cartazes e outros anúncios em vias públicas.
L
Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Um cadáver com ossos expostos foi localizado por um sitiante em um matagal na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.
18
Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Um caminhoneiro de 40 anos, natural de Ouro Preto do Oeste, perdeu a vida em um grave acidente ocorrido na divisa entre Mato Grosso e Rondônia.
18
BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

Banco Central torna credenciamento de empresas de tecnologia mais rigoroso, amplia exigências de governança e gestão de riscos e busca reduzir vulnerabilidades após aumento de ataques cibernéticos.
L
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Moeda americana avançou 1,03% nesta sexta-feira, enquanto o Ibovespa caiu 0,97%; apesar do ajuste, janeiro terminou com forte queda do dólar e o melhor mês da bolsa desde 2020.
L
Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Um homem foi detido em um supermercado no bairro Lagoinha após furtar carnes, ameaçar funcionários e causar lesões graves em dois seguranças durante uma briga.
12
Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Homem é morto a tiros dentro de carro no distrito de Abunã

Um homem de 35 anos identificado como Ronaldo Pereira de Sales morreu baleado na comunidade Vila da Penha após ser atingido na cabeça por disparos de arma de fogo.
18
Tesouro Nacional lança novo título público: Tesouro Reserva

Tesouro Nacional lança novo título público: Tesouro Reserva

Aplicação mínima de R$ 1 e resgate a qualquer momento tornam o investimento acessível e seguro.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.