SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

REMÉDIO É PALANQUE POLÍTICO, ENQUANTO OS BRASILEIROS COMUNS ENTOPEM HOSPITAIS, UTIS E CEMITÉRIOS

PERGUNTINHA: Quanto tempo ainda você acha que o comércio aguentará com suas portas fechadas, até que comece uma quebradeira geral das pequenas e médias empresas em Rondônia e no Brasil?

Publicado em 

Não há, nos anais recentes da Medicina e da Ciência, ao menos no Brasil de um século para cá, histórico de que algum medicamento tenha sido transformado em mote ideológico e de palanque eleitoral. Nem o uso medicinal da maconha causou tantas brigas, algumas furiosas, se determinado remédio pode ser usado ou não; se salva ou não; se mata ou não. Talvez algo parecido só tenha acontecido quando Osvaldo Cruz determinou medidas drásticas no combate à febre amarela, no início do século 20. Brincando com vidas humanas e colocando seus interesses ideológicos e pessoais, acima da preocupação maior com a busca de alternativas para a cura do corona vírus, a hidroxicloroquina é a salvadora do mundo para alguns e a vilã enviada pelo demônio para outros. Sem meios termos.

A possibilidade de que ela tenha efeitos positivos e ajude, junto com outros medicamentos, a derrotar a Covid 19, não interessa a um grupo de cientistas, médicos, mas, muito mais, a palpiteiros que exigem que sua opinião se sobreponha, não importa quantos morram ou quantos vivam. De outro lado, fanatizados também, querem o uso indiscriminado da droga, como se ela não tivesse todos os riscos que um medicamento como pode ter, para o corpo humano. Como pano de fundo, mais uma vez uma guerra ideológica, enquanto o vírus se espalha, coloca milhares de brasileiros nos hospitais, centenas deles nas UTIs, todos superlotados e mata outros milhares. Médicos e cientistas se digladiam pelas redes sociais, cada um defendendo exatamente o oposto do outro. “Não tem qualquer indício de que a cloroquina acabe com o vírus”, defende um dos lados. “Ela já salvou milhares de vidas”, vocifera o outro. Enquanto isso, no meio da pandemia, ficam os pobres coitados de sempre, joguetes nas mãos dos que preferem vê-los mortos e enterrados, a abrir mão de suas convicções.

Pessoas sérias, algumas que dedicaram toda a sua vida para salvar vidas; gente decente, gente de boa índole, médicos, cientistas, pesquisadores, pessoas que fazem parte de uma casta especial da Humanidade e que nasceu para dedicar-se aos outros, de uma hora para outra se transforma, muda seus objetivos, transfigura-se, para entrar na louca discussão político/medicinal (existe um termo desses no vasto linguajar da língua Portuguesa?), porque nosso país e parte do mundo estão assim, rachados ao meio. Mas o Brasil dividido é o das elites e não pelo povo pobre e sofredor. Esse está desempregado, faminto, sem perspectiva e sem futuro, enquanto os que têm seus salários garantidos estão em férias, recebendo religiosamente sua grana. A fome passa longe desses que não precisam abrir a porta do seu comércio ou vender seu cachorro quente na esquina para sobreviverem. Esses, os trabalhadores, os empresários desesperados, os desempregados, esses podem morrer, sem saber a quem recorrer, enquanto os graúdos decidem se eles podem ser salvos ou não por esse ou aquele medicamento, porque o importante é a ideologia, não a busca de salvar quem está precisando ser salvo. Uma tristeza!

TRUMP, BOLSONARO, DANIEL PEREIRA…

Ainda sobre o mesmo tema: o presidente Donaldo Trump está tomando cloroquina há pelo menos dez dias. Como prevenção, já que não está com a Covid. O presidente Bolsonaro defende o uso indiscriminado da droga, embora não se sabia se ela resolve apenas alguns poucos casos da doença ou se realmente é o caminho para combater a Covid 19. Aqui em Rondônia, as discussões se alastram.

A Sesau já autorizou o uso do medicamento, em casos em que médico e paciente assim o decidem e há sim resultados positivos, embora não em todas as situações. Quem usou cloroquina durante anos (por ter sido vítima de várias malárias), diz que o medicamento tem efeitos colaterais, alguns para a vida toda. É o caso, por exemplo, do ex governador Daniel Pereira, que teve a doença várias vezes (assim como seus familiares) e a combateu com cloroquina. Diz que até hoje tem problemas estomacais e não pode tomar qualquer tipo de bebida de álcool, por exemplo, que sofre intensamente. Nessa história toda, enquanto não surgir um medicamento definitivo e eficaz (o que pode demorar um ano ou até anos), o uso da cloroquina pode ser um bom caminho, desde que sob intenso cuidados médicos e com dosagens supercontroladas. Mas isso não interessa para o debate, é claro. O que interessa mesmo é a ideologia de cada um. Dependendo dela, a cloroquina serve ou deve ser jogada no lixo.

ALE PEDE FIM DE TANTAS MORTES EM GUAJARÁ

Até a terça-feira à noite, 49 casos registrados e 18 mortes. Ou seja, 36,7 por cento das poucas pessoas contaminadaspelo corona vírus em Guajará Mirim morreram, certamente atingindo o maior percentual de óbitos não só em Rondônia, mas também em todo o país. Em nível estadual, a média de mortes sobre o total de casos está em torno de 3,7 por cento. No país inteiro, ela sobe para perto de 7 por cento. Ou seja, a situação em Guajará é de pânico, em função desses números assustadores. Foi por isso que o assunto explodiu como uma bomba na Assembleia Legislativa.

O presidente da casa, deputado Laerte Gomes e o representante de Guajará no Parlamento, o deputado dr.Neidson, que também é médico, pediram a intervenção urgente do Governo do Estado, via Secretaria de Saúde, no sistema municipal de Guajará, para tentar conter essa pequena tragédia que o município está passando. Requerimento nesse sentido foi aprovado na noite desta terça. Para se ter ideia e apenas para comparar, Porto Velho tinha até terça-feira, 1.855 casos e 57 mortes, ou 3 por cento do total de afetados pela doença. Ariquemes teve 171 casos e duas mortes, até essa terça. Ou seja, o caso de Guajará é grave e a Sesau está estudando as formas de como deverá agir para tentar conter esse índice de mortalidade tão acentuado naquela cidade.

ZÉ DIRCEU VOLTA AO XILINDRÓ

Entra, fica um pouco e sai. José Dirceu, que já foi guerrilheiro e que se tornou um dos homens mais poderosos do país no governo Lula, voltou para a cadeia. É a quarta vez que ele volta ao xilindró, para cumprir penas por corrupção e várias outras acusações. Ele cumpriu pena de agosto de 2015 a maio de 2017. Foi solto. Voltou para a cadeia e passou apenas 30 dias atrás das grades, entre maio e junho de 2018, sendo solto novamente por decisão do STF. Agora a Justiça Federal não acatou recursos dos advogados de Dirceu e ele está preso de novo. Até quando, ninguém sabe!  Zé Dirceu foi um dos expoentes do petismo, seu mentor intelectual e o criador do Mensalão, que, denunciado pelo então deputado Roberto Jefferson, deu origem a uma série de investigações, que acabaram destroçando a estrutura de roubalheira que dominou o país durante os mandatos de Lula, principalmente, mas também no período em que Dilma Rousseff comandou o país. 

EM DOIS MESES, DE UM PARA 2.413 CONTAMINADOS

Quando estaremos livres dessa terrível Covid 19, que colocou o mundo prostrado, que levou e continuará levando milhares e milhares de vidas e que, ainda, está prestes a causar o maior dano da História à economia de centenas de países, entre os quais, infelizmente, o nosso Brasil? Perigosa, sem cura até agora, sem perspectiva que acabe antes de atingir milhões de pessoas, a doença se espalha como poucas vezes se viu em décadas, senão séculos. Para se ter ideia do quão assustadora ela é, basta se ver os números de Rondônia. Numa quinta-feira, dia 19 de março, foi registrado o primeiro caso da doença no nosso Estado. Exatos 60 dias depois, na terça, dia 19 de maio, já tínhamos mais de 2.413 casos; 265 internados e nada menos do que 88 mortes. Na noite dessa terça, contudo, o número de contaminados, internados e de mortos subiu de novo. Foram novos 370 casos e 11 mortes a mais em apenas um dia. A boa notícia é que, do total de afetados pela doença,nada menos do que 831pessoas estão recuperadas e voltando às suas vidas normais. Isso representa mais de 34,5 por cento de pessoas que superaram a Covid 19. Rondônia se antecipou, com várias medidas contra o corona vírus, mas ainda estamos sofrendo muito. Até quando? Essa é a resposta que todos esperamos…

ELEIÇÔES: ADIAMENTO SIM, PRORROGAÇÃO NÃO!

Está por um fio a data de 4 de outubro para a eleição municipal deste ano. Tanto Câmara Federal quanto o Senado vão criar comissão conjunta, na semana que vem, para analisar o assunto e buscar uma alternativa viável, transferindo o pleito para uma data a ser definida. Embora nada ainda esteja concretamente definido, já haveria pelo menos um consenso: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a grande a maioria dos líderes da Casa defende o adiamento, desde que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam prorrogados. Fazer eleição única em 2022, acabando com a gastança com política a cada dois anos, nem pensar. Maia informou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, deve anunciar a criação de um grupo de trabalho conjunto, para decidir a questão. O TSE, ao menos por enquanto, continua mantendo o 4 de outubro como a data do pleito. Mas ao que tudo indica, a eleição será empurrada para final de novembro ou meados de dezembro.

UM DEPUTADO CURADO, OUTRO CONTAMINADO

O deputado Eyder Brasil, que foi testado positivo para o corona há duas semanas, encerrou sua quarentena e está livre da doença. Num vídeo divulgado nas redes sociais, anunciou que novo exame feito agora, comprova que elenão tem mais o vírus. Ficou todo esse tempo em quarentena, inclusive longe da esposa e do filho recém nascido. No vídeo, Eyder diz que tomou cloroquina, junto com outros medicamentos e queestá totalmente livre da terrível doença. Agora, surge outro parlamentar que estaria começando a quarentena, também por ter resultado positivo. Trata-se do deputado Geraldo de Rondônia, cuja base eleitoral é Ariquemes. Aliás, é nesta cidade que se registrou o maior número de casos depois da Capital, até o início da tarde dessa terça-feira. São 168 casos confirmados, 127 curados (ou 76 por cento de pessoas que já superaram a Covid 19) e apenas uma morte. Restam portanto apenas 41 pessoas que ainda estão ou hospitalizados ou cumprindo quarentena, em Ariquemes.

SOS RONDÔNIA E ENERGISA: SOLIDARIEDADE NA PANDEMIA

Campanhas beneficentes, ações de solidariedade e preocupação com os mais vulneráveis têm sido constantes no Brasil, nesse momento de pandemia. Aqui em Rondônia não é diferente. Um exemplo: ação conjunta SOS Rondônia, entre a Associação dos Magistrados de Rondônia, a Ameron;Associação do Ministério Público de Rondônia e Associação dos Delegados de Polícia, distribuiu em torno de 200 cestas básicas aos ribeirinhos da região do Baixo Madeira, entre as localidades de Nazaré, Renascer, Tira Fogo, Laranjal, Prainha e São José da Praia, no final de semana. Outra iniciativa louvável é da Energisa, que está dando atenção especial no atendimento a idosos. A empresa está fazendo um grande movimento, envolvendo colaboradores da empresa, familiares e amigos. O sistema aumenta os valores doados, porque a Energisa coloca 1 real para cada real doado pelos participantes da iniciativa. a campanha beneficiará 38 instituições nos 11 estados onde a empresa distribui energia elétrica. Em Rondônia, toda a atenção será dada à Casa do Ancião São Vicente de Paula. Para participar, as pessoas devem realizar as doações através do site: https://evoe.cc/energiadobem.

PERGUNTINHA

Quanto tempo ainda você acha que o comércio aguentará com suas portas fechadas, até que comece uma quebradeira geral das pequenas e médias empresas em Rondônia e no Brasil?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia realiza encontro em Porto Velho para debater soluções sustentáveis

Evento promove diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre restauração florestal, segurança energética e desenvolvimento regional.
L
Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Última década foi a mais quente já registrada, aponta relatório da ONU

Documento da WMO revela que período entre 2015 e 2025 quebrou recordes de temperatura; ano de 2025 atingiu 1,43°C acima dos níveis pré-industriais.
L
Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Conta de energia: Energisa ensina como mudar titularidade sem sair de casa

Procedimento digital garante agilidade, segurança e acesso à tarifa social para clientes de baixa renda.
L
Aeronave militar colombiana com 110 soldados sofre acidente na região amazônica

Aeronave militar colombiana com 110 soldados sofre acidente na região amazônica

Avião Hércules C-130 caiu logo após a decolagem em Puerto Leguízamo, na fronteira com o Peru; Ministério da Defesa ainda não confirmou o número de vítimas fatais.
L
Abertura da COP15 em Campo Grande destaca urgência na proteção de espécies migratórias

Abertura da COP15 em Campo Grande destaca urgência na proteção de espécies migratórias

Ministra Marina Silva e lideranças globais reforçam o papel dos povos tradicionais na preservação; dados apontam declínio em 49% das populações de animais protegidos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Chuvas intensas atingem Rondônia no início da semana

Previsão indica tempestades em todas as regiões e risco de eventos mais severos a partir de terça-feira. Mesmo com a chegada do outono, o calor persiste e mantém a sensação de tempo abafado.
L

Veja quem faturou no RondônCap de domingo dia 22: resultados do sorteio completo

Sorteio realizado na tarde de domingo distribuiu prêmios para titulares em diversas cidades, com destaque para Porto Velho, que teve ganhador de R$ 80 mil.
L
Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Contribuintes têm até 29 de maio para enviar a declaração; novidades incluem “cashback” para isentos, regras para apostas online e redução no número de lotes de restituição.
L
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Aviso de perigo indica condições meteorológicas adversas em quase todas as regiões do país; Região Sul e partes do Norte e Nordeste devem concentrar maiores volumes.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Valor médio do benefício chega a R$ 683,75 com inclusão de adicionais; programa atende mais de 18 milhões de famílias em março.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadora Sofia Andrade garante aprovação de lei que proíbe fogos com estampido em Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade garante aprovação de lei que proíbe fogos com estampido em Porto Velho

Projeto da vereadora Sofia Andrade visa proteger mães atípicas, pessoas com autismo e animais, mantendo apenas fogos silenciosos com efeitos visuais.
L
Julgamento do caso Henry Borel é adiado após defesa de Jairinho abandonar plenário

Julgamento do caso Henry Borel é adiado após defesa de Jairinho abandonar plenário

Magistrada remarca júri para 25 de maio e determina soltura de Monique Medeiros por excesso de prazo; pai da vítima lamenta manobra e reafirma busca por justiça após cinco anos.
L
Cacho Vargas é eleito prefeito de Guayaramerín e retorna à política após 25 anos

Cacho Vargas é eleito prefeito de Guayaramerín e retorna à política após 25 anos

Empresário influente na fronteira entre Brasil e Bolívia, Hermes Vargas Ribera venceu a eleição e promete combate à corrupção durante o mandato 2027–2031.
L
Dra. Taíssa Sousa destina mudas de café para fortalecer produtores em Extrema

Dra. Taíssa Sousa destina mudas de café para fortalecer produtores em Extrema

Iniciativa beneficia diretamente diversas famílias que vivem da terra e dependem da produção rural para seu sustento.
L
PGR defende prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro por razões de saúde

PGR defende prisão domiciliar humanitária para Jair Bolsonaro por razões de saúde

Procurador-Geral Paulo Gonet aponta necessidade de monitoramento integral após internação do ex-presidente por broncopneumonia; decisão final cabe ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

MPRO consegue condenação de assaltantes que atacaram deputado Jean Mendonça e família

Crimes ocorreram em outubro de 2025 e resultaram em penas que totalizam 30 anos de reclusão
14
Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Homem é preso por agredir filha e ameaçar esposa em RO

Caso de violência doméstica no bairro Lagoa, em Porto Velho, envolveu adolescente ferida e ameaças de morte; suspeito foi detido pela Polícia Militar.
16
Homem é preso por ameaçar companheira com faca em Porto Velho

Homem é preso por ameaçar companheira com faca em Porto Velho

Caso de violência doméstica na zona sul terminou com prisão após vítima fugir e acionar a polícia; suspeito foi contido com spray de pimenta.
14
Homem é baleado ao atender chamado em casa em RO

Homem é baleado ao atender chamado em casa em RO

Ataque aconteceu no bairro Satélite, em Candeias do Jamari; vítima foi atingida no tórax e socorrida ao hospital após ação de dupla em motocicleta.
16
Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia resulta na prisão de quatro criminosos

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia resulta na prisão de quatro criminosos

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia com a Força Tática do Mato Grosso resulta na prisão de quatro criminosos; grupo é investigado por homicídios no distrito de Guatá.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BTG Pactual retoma operações via Pix após desvio de R$ 100 milhões

BTG Pactual retoma operações via Pix após desvio de R$ 100 milhões

Instituição restabelece serviço nesta segunda-feira (23) após ataque hacker no domingo; banco garante que dados e contas de clientes não foram comprometidos.
L
Live action de Moana ganha trailer com Dwayne Johnson como Maui e estreia em julho

Live action de Moana ganha trailer com Dwayne Johnson como Maui e estreia em julho

Filme trará Catherine Laga’aia como Moana, mantém músicas originais e promete fidelidade à animação de 2016.
L
Veja os novos uniformes oficiais das seleções para a Copa do Mundo 2026

Veja os novos uniformes oficiais das seleções para a Copa do Mundo 2026

França, Inglaterra, Uruguai e Holanda revelam camisas principais produzidas pela Nike; modelos serão estreados nos amistosos de preparação para o Mundial.
L
CBF sorteia confrontos da quinta fase da Copa do Brasil 2026

CBF sorteia confrontos da quinta fase da Copa do Brasil 2026

Sorteio define os 16 embates que marcam a estreia dos clubes da Série A na competição; jogos de ida e volta ocorrem entre as semanas de 22 de abril e 13 de maio.
L
Sebrae celebra 10 anos em Rolim de Moura com foco em empreendedorismo e inovação

Sebrae celebra 10 anos em Rolim de Moura com foco em empreendedorismo e inovação

Evento de três dias reúne palestras, oficinas e experiências práticas para fortalecer pequenos negócios e cadeias produtivas locais.
L
Receita Federal recebe mais de 450 mil declarações de Imposto de Renda no primeiro dia

Receita Federal recebe mais de 450 mil declarações de Imposto de Renda no primeiro dia

Prazo para envio da declaração 2026 iniciou nesta segunda-feira (23) e segue até 29 de maio; Fisco espera receber 44 milhões de documentos este ano.
L
Otan não confirma ataque do Irã à base militar de Diego Garcia no Índico

Otan não confirma ataque do Irã à base militar de Diego Garcia no Índico

Secretário-geral Mark Rutte afirma que aliança investiga suposto disparo de mísseis contra base compartilhada por EUA e Reino Unido; Teerã nega autoria e classifica acusação como “falsa bandeira”.
L
Cronograma das oficinas do projeto Amazônia Viva é alterado

Cronograma das oficinas do projeto Amazônia Viva é alterado

Encontros online para organizações da Amazônia Legal ocorrerão entre 31 de março e 6 de abril, com foco em acesso a mercados e programas sociais.
L
Pesquisa de Ji-Paraná sobre memória viva na Amazônia é aprovada em congresso internacional

Pesquisa de Ji-Paraná sobre memória viva na Amazônia é aprovada em congresso internacional

Trabalho do mestrando Fernando Von Noble propõe olhar filosófico sobre memória e território, será apresentado no 11º CIACT-SAD 2026 em Belo Horizonte.
L