TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

AS QUATRO PORTAS DO MERCADO MUNICIPAL – POR SILVIO M. SANTOS

Para encurtar nossa conversa, o Merca­do Público Municipal de Porto Velho só foi concluído em 1950, na gestão do prefeito Ruy Brasil Cantanhede.

Publicado em 

AS QUATRO PORTAS DO MERCADO MUNICIPAL - POR SILVIO M. SANTOS - News Rondônia

AS QUATRO PORTAS DO MERCADO MUNICIPAL - POR SILVIO M. SANTOS - News Rondônia

A história da construção do Mercado Mu­nicipal é cheia de percalços. Basta lembrar que sua edificação começou, graças a uma pendenga entre o Superintendente (prefeito) Major Fernando Guapindaia de Souza Bre­jense e a administração da Madeira-Mamo­ré Railway Co. 

Quando Joaquim Augusto Tanajura assumiu a superintendência con­denou a obra, aí vemos que já naquele tem­po, nossos políticos tinham a mania de des­fazer o que seus opositores haviam iniciado, só para ficarem com os louros de assinarem como sendo suas, as obras da cidade.

Tana­jura não conseguiu o apoio da população para pôr em prática sua ideia e então abandonou a construção, que ficou totalmente paralisada por vários anos e com certeza, a área da cons­trução foi tomada pelo matagal. Anos de­pois, já em seu segundo mandato (1923) Tanajura conseguiu seu intento e mandou demolir o que Guapindaia havia construí­do, e ao retomar a construção Tanajura não conseguiu nem terminar os alicerces da obra.

Para encurtar nossa conversa, o Merca­do Público Municipal de Porto Velho só foi concluído em 1950, na gestão do prefeito Ruy Brasil Cantanhede.

Nossa intenção nessa matéria, é falar sobre as Quatro Portas de entra­da e saída que existiam no prédio do nosso Mercado Público Municipal.

A BANCA DE JORNAL DO SEU BARROSO

Pelo lado do  hoje  Calçadão Manelão ou pela porta que ficava para o lado do Palácio Presidente Vargas,  existia a Banca de Jornal do "seu" Barroso que por algum tem­po, só vendia o jornal Alto Madeira. Ali se reuniam nas manhãs de domingo e até em dias de semana, os chamados "categas" me­tidos a intelectuais, para discutir as notícias publicadas no jornal.

AS QUATRO PORTAS DO MERCADO MUNICIPAL - POR SILVIO M. SANTOS - News Rondônia

Entrando mais um pouco, deparávamos, com a "Banca" do Boy onde a gente podia degustar deliciosas iguarias como mingau de milho (mungunzá), tapioca, pamonha e é claro, aquele café com leite (in natura) a famosa média, Boy era marido da famosa tacacazeira dona Chiquinha.

No espaço a direita dessa porta, ficavam as "bancas" dos verdureiros.

Pelo lado de fora do mercado que ficava no rumo da José de Alencar, tinha o Caldo de Cana do J Lima (a famosa saltenha só começou a ser produzida muito depois). Pro lado do Banco da Borracha, ficava a taber­na do Zé Curica, o Zizi e a boutique "Veadinho de Ouro" do Zé Carlos Lobo. Na esqui­na da Travessa Renato Medeiros (hoje calçadão Manelão) com a José de Alen­car existiu também a lanchonete do "seu" João (aquele que até bem pouco tempo ti­nha um lanche no terreno da Casa de Cultu­ra).

A BANDA DE MIÚDO DO BODÓ

Pela porta da Presidente Dutra, tinha o açougue do Bodó. Esse açougue era especi­al, porque só vendia "miúdo" de boi fígado, bobó, rim, coração, tripa grossa, tripa fina, livro, mocotó e carne morta. O interessante é que naquele tempo, era praticamente im­possível se comprar um quilo de fígado, ou um coração inteiro. Bodó e o outro açougueiro conhecido como Faca Cega, só ven­dia a famosa "misturada".

AS QUATRO PORTAS DO MERCADO MUNICIPAL - POR SILVIO M. SANTOS - News Rondônia

Um quilo de "mis­turada" era composto por um pedacinho de cada parte do miúdo, ou seja, um pedacinho de fígado, um pedacinho de coração, um pedacinho de rim, um pedacinho de car­ne morta e um pedação de bobó. Vale sali­entar, que esse açougue só funcionava à tar­de. 

Para se conseguir uma "panelada" completa (mocotó, tripa fina, tripa grossa, bu­cho e o livro), era complicado, era um pou­quinho de cada coisa também, essa prática era para que o Bodó e o Faca Cega atendes­sem maior número de fregueses.

Pelo lado direito de quem entrava por essa porta, foi instalado o primeiro frigorí­fico de Porto Velho. Seguindo no rumo da Henrique Dias tinha a Casa Rio Madeira cuja especialidade era a venda de material de caça e pesca (no dia do incêndio ninguém conseguia encostar com tanta bala disparan­do).

No rumo do palácio depois do açougue do Bodó tinha uma barbearia; e a alfaiataria o seu Tancredo.

Era em frente a essa porta, que fica­va o CARRO DE MINGAU do seu DEGA. O Dega che­gava ao ponto, por volta das cinco horas .da madrugada com sua "banca" ambulante, puxado por um boi.

A PORTA DO ZÉ RISADA

A Porta da Henrique Dias

Desse lado também aos domingos e até em dias de se­mana, encontrávamos muitos "categas" na taberna do seu Elias Ribeiro ou na taberna do Luiz Gomes tomando uma cachacinha ou apenas batendo papo. Da entrada dessa porta se ouvia as gargalhadas do seu Zé Risada.

No espaço onde ficava o comercio do Zé Risada ficavam os boxes onde se comerci­alizavam secos e molhados. O Zé Risada se destacava dos demais, justamente, pelo bom humor ou pelas risadas escandalosas que eram ouvidas em todo o Mercado.

Em frente a essa porta, do outro lado da rua, ficava o armazém do Tufic Matny onde os funcionários do governo territorial compravam "fiado". 

Seguindo pelo lado do mercado ainda pela Rua Henrique Dias no rumo da José de Alencar, existia o sapateiro (consertador de sapatos) boliviano José Ca­macho que depois passou a vender Gás em botija e bicicleta Monark e transformou-se num grande empresário.

Pro lado da Presi­dente Dutra, bem na esquina, tinha o "seu" Wilson da Motorista cuja especialidade era a compra de sucata, (vendi muito alumínio, metal e cobre pro seu Wilson). Na esquina da Henrique com a José de Alencar era o comercio de José Oceano Alves cuja especi­alidade era a compra de produtos regionais como couro de animais silvestres, borracha, ipecacuanha, sova e outros.

Foi justamente por esse lado do merca­do, que segundo dizem, começou o incên­dio.

A PORTA DO PONTO CAÇULA

Essa era como se fosse à entrada princi­pal do mercado. Ficava pela José de Alen­car e era justamente a porta onde se forma­va a famosa "fila da carne" (depois vamos falar sobre essa fila).

Então na entrada dessa porta existia o famoso "Ponto Caçula"; sabem de quem era esse co­mércio, era justamente do seu Pedro Pacheco Dias um dos sócios da Casa Saudade. Seu Pe­drinho como era conhe­cido, foi um dos comer­ciantes mais queridos do Mercado Municipal, pela maneira como re­cebia seus fregueses, do Ponto Caçula ele conseguiu os recursos para construir o Bar do Canto (Carlos Gomes com Júlio de Castilho) o Bar mais antigo de Porto Velho. Logo a direita de quem entrava por essa porta, fica­va o espaço onde se vendia peixe e mais al­guns boxes com secos e molhados.

No espa­ço do lado esquerdo ficavam as bancas ou açougues onde se vendia carne verde (carne de boi).  Como podemos notar, o ponto caçula era praticamente o único ponto nesse corredor de entrada onde se comercializa­vam os chamados secos e molhados. 

Yedda  Bozarcobv na obra "Porto Velho – Cem anos de História 1907 – 2007" escreve: " … O pa­vilhão destinado à comercialização de car­ne verde possuía quatro portais, piso de mo­saico em duas cores e as paredes eram revestidas com azulejos brancos numa altura de 1,80 m".

Pelo lado de fora, no sentido palácio do gover­no tinha a Casa Girão de José Girão Macha­do cuja especialidade era a venda de armas de fogo (revolveres, espingardas, rifles etc.) além de munição, aí também o estampido de balas foi destaque durante o incêndio.

AS QUATRO PORTAS DO MERCADO MUNICIPAL - POR SILVIO M. SANTOS - News Rondônia

O Cabo Piaba se transformou em herói, justa­mente com o soldado Sebastião ao enfren­tar o fogo e as balas na tentativa de conter as chamas, do outro lado da rua, no hoje edifício do INSS tinha a Agencia da empre­sa aérea Cruzeiro do Sul o prédio era conhe­cido como "Prédio do Bechara" e a loja da família Chaquiam.

A fila da carne e o trem boiadeiro

Naquele tempo, nem todo dia se vendia carne (verde), nas bancas dos açougueiros do Mercado Municipal e então, quem quisesse comprar pelo menos um quilo de carne, teria que ainda de madrugada, colocar a sexta na fila (deixava a sexta e ia para casa dormir ou então dormia lá mesmo).

Aconteceu de muitas vezes, a pessoa ao chegar à beira do balcão na sua vez de ser atendida, o açougueiro anunciar que "ACABOU A CARNE". Muitos açougueiros recebiam propinas dos "CATEGAS" (pessoas que exerciam cargos importantes no governo do Território ou da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e Empresários), para guardar carne, cujas sextas seriam pegas depois. Quando alguém descobria essa "mutreta" a confusão estava formada e só parava com a chegada dos Guardas da Guarda Territorial.

O TREM BOIADEIRO

Lembro que no meu tempo de menino/adolescente, era comum acontecer uma correria generalizada, principalmente pela rua 7 de Setembro. Para a maioria, essas correrias eram motivo de muitas risadas pois, muitos na realidade, nem sabiam do que estavam correndo; essa algazarra era provocada geralmente no dia que chegava na estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré o TREM BOIADEIRO uma composição ferroviária, que trazia Gado (BOI) da Bolívia, para ser abatido e vendido nos açougues do Mercado Municipal e durante a condução do rebanho rumo aos Campos de engorda ou matadouros acontecia, de um Boi se desgarrar e desabar na carreira, fazendo as pessoas também correrem com medo do Marruá.

Epílogo – Comer carne de boi em Porto Velho até meados da década de 1960, era coisa pra Catega!

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia tem uma das menores populações quilombolas rurais do Brasil

O levantamento faz parte de um suplemento inédito do Censo Demográfico 2022, que pela primeira vez investigou de forma detalhada o perfil territorial dos quilombolas brasileiros.
L

Governo aprova novo zoneamento climático para cultivo do abacaxi em Rondônia

A medida representa um reforço importante para os produtores rondonienses que já apostam na fruta como fonte de renda.
L
ABDI e Abiplast lançam selos para rastrear uso de plástico reciclado na indústria brasileira

ABDI e Abiplast lançam selos para rastrear uso de plástico reciclado na indústria brasileira

Empresas interessadas podem solicitar os selos a partir desta terça
L
PGR pede ao STF condenação dos acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

PGR pede ao STF condenação dos acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Pedido é parte das alegações finais, última etapa antes do julgamento
L
Audiência pública sobre a LDO 2026 será realizada em 23 de maio

Audiência pública sobre a LDO 2026 será realizada em 23 de maio

A audiência tem como objetivo assegurar a transparência e garantir a participação popular, acontecerá de forma presencial no dia 23 de maio às 15h na Câmara de Vereadores.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Dra. Carla Castelli, Dermatologista

Nesta terça-feira, dia 13, às 17h, o Agenda News recebe a Dra. Carla Castelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para falar sobre o CoolFase – um avanço tecnológico direto da Coreia que promete revolucionar os cuidados com a pele. O método melhora a flacidez e redefine o contorno facial com conforto, segurança e sem tempo de recuperação.
L

Giro News | Entrevista Adélio Barofaldi – Presidente da APRON

Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, o Giro News recebe Adélio Barofaldi, presidente da APRON – Associação dos Pecuaristas de Rondônia. Na entrevista, ele contará como surgiu a associação, sua missão na defesa do direito de propriedade e os esforços para fortalecer a pecuária no estado.
L

Comunidade News | Entrevista professora Jennifer Rates e a professora Denise Torquato

No programa Comunidade News desta terça-feira, dia 13, às 15h, vamos conversar com duas profissionais que unem conhecimento jurídico e dedicação ao ensino: a professora Jennifer Rates e a professora Denise Torquato.
L

Prefeitura de Porto Velho conduz estudos para recuperação da Locomotiva 18

Iniciativa marca mais que um projeto de recuperação mecânica, é um resgate de identidade
L

Prefeitura anuncia Arraiá da Prefs e apresenta programação das festas juninas

Forró do Muído e Ju Marques são as atrações nacionais confirmadas no evento
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus apresenta iniciativas para valorizar a pesca artesanal

Deputada solicitou políticas públicas, estrutura técnica e respeito às comunidades tradicionais.
L
Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

O Sitmar lamenta que, após meses de diálogo aberto e propostas apresentadas para viabilizar a recomposição salarial de forma responsável, a gestão municipal tenha rompido com a palavra dada aos servidores.
L

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa após bater em vários carros e quebrar viatura da PM no centro

Em seguida, agrediu um dos motoristas que tirava fotos da placa.
12

Homem é atacado a tiros por criminoso em moto no Cai N’Água

De acordo com testemunhas, um indivíduo em uma moto se aproximou e fez vários disparos em direção à vítima, fugindo em seguida.
16

Motociclista em fuga sofre grave acidente na zona leste

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz em estado grave ao hospital.
14

Bandidos rendem mãe e filha de 7 anos na rua Rio Grande do Sul

Polícia busca casal criminoso que agiu em plena luz do dia e pede ajuda da população
10

Casal em moto passa direto em curva e sofre grave acidente na zona leste

De acordo com testemunhas, o casal transitava em uma moto de alta cilindrada quando o piloto perdeu o controle do veículo, passou direto na curva e acabou batendo em um entulho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Rob Gol” é encontrado morto em residência na zona sul

Equipes da PM isolaram o local até a chegada da perícia.
18

Requerimento de Alteração de Titularidade (Razão Social): LIMA & TEIXEIRA LTDA

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1801/01082/2011
L
Ancelotti se despede do Real Madrid e diz estar pronto para assumir a seleção brasileira após o fim da temporada

Ancelotti se despede do Real Madrid e diz estar pronto para assumir a seleção brasileira após o fim da temporada

Técnico italiano diz se orgulhar de anos inesquecíveis no Real Madrid
L
Ato com mil pares de sapatos em Brasília cobra políticas públicas para portadores da Encefalomielite Miálgica

Ato com mil pares de sapatos em Brasília cobra políticas públicas para portadores da Encefalomielite Miálgica

Doença crônica causa fadiga extrema e afeta 1,5 milhão de brasileiros
L
Prefeitura apresenta o Arraiá da Prefs e divulga agenda oficial das festas juninas

Prefeitura apresenta o Arraiá da Prefs e divulga agenda oficial das festas juninas

Forró do Muído e Ju Marques são as atrações nacionais confirmadas no evento
L

Requerimento da Licença Ambiental: NEWCASE DO BRASIL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.