QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

MAIS DE 100 OPERÁRIOS TRABALHANDO E 34 MILHÕES DE REAIS INVESTIDOS: NOSSA MADEIRA MAMORÉ FICA PRONTA ESTE ANO

A Santo Antônio Energia, que está patrocinando a obra, investe nela nada menos do que 34 milhões de reais. Mais de 60 por cento dos trabalhos já foram concluídos

Publicado em 

MAIS DE 100 OPERÁRIOS TRABALHANDO E 34 MILHÕES DE REAIS INVESTIDOS: NOSSA MADEIRA MAMORÉ FICA PRONTA ESTE ANO - News Rondônia

MAIS DE 100 OPERÁRIOS TRABALHANDO E 34 MILHÕES DE REAIS INVESTIDOS: NOSSA MADEIRA MAMORÉ FICA PRONTA ESTE ANO - News Rondônia

Em tempos de medo e até um tanto de pânico, gerados pela tragédia mundial do corona vírus, precisamos de um pouco de boas notícias, para aliviar nossa alma, já que o corpo corre risco de ser afetada pela terrível doença, que se espalha país afora. Em Rondônia – e mais especificamente em Porto Velho, embora a boa nova seja positiva a todos os rondonienses – avançam, até com alguma rapidez, mesmo na temporada de chuvas, as obras de restauração da Praça da Estrada de Ferro Madeira/Mamoré. Cercada por tapumes, a obra não pode ser vista em toda a sua dimensão, de quem passa todos os dias pela avenidaFarquhar, aquela mesmo que leva o nome do grande empreendedor Percival Farquhar, o homem que concluiu a estrada de ferro no meio da floresta, no início do século passado. A Santo Antônio Energia, que está patrocinando a obra, investe nela nada menos do que 34 milhões de reais. Mais de 60 por cento dos trabalhos já foram concluídos, ou seja, os investimentos já chegaram a mais de 20 milhões. Todos os dias, embora escondidos do público atrás dos tapumes, uma centena de operários realizam um trabalho de revitalização de uma obra que é o resumo da história da Amazônia e, especialmente, de Porto Velho. Para se ter ideia, os trabalhos estão sendo executados numa área total de  114 mil metros quadrados. Isso equivale, mais ou menos, a 16 campos de futebol com tamanho oficial.

MAIS DE 100 OPERÁRIOS TRABALHANDO E 34 MILHÕES DE REAIS INVESTIDOS: NOSSA MADEIRA MAMORÉ FICA PRONTA ESTE ANO - News Rondônia

A drenagem interna já foi finalizada. Agora, foi iniciada outra etapa das mais importantes: a implantação da rede de esgoto. Ao mesmo tempo, está sendo feita a revitalização dos galpões, incluindo-se aí uma atração muito especial. No galpão três (antiga Marinha) que recebeu uma grande intervenção estrutural e ganhará uma nova laje, haverá uma praça de alimentação, com uma sacada com vista para o rio Madeira. A previsão é de que as obras de revitalização terminem no início do segundo semestre deste ano, mas a data ainda não foi definida. Enfim, ao que tudo indica, pela primeira vez nas últimas décadas, nossa Praça histórica ficará do jeito que sempre sonhamos. Já foram feitos inúmeros investimentos e várias reestruturações, mas certamente nenhuma do tamanho e com os investimentos da atual. Claro que será um grande passo para melhorarmos a orla do rio Madeirão, mas ainda precisaremos tratar de outras questões. Falta agora só projetar, por exemplo, mesmo que para um futuro próximo, a volta do Maria Fumaça, para incrementar ainda mais o turismo. Afora isso, tudo que está sendo feito, em parceria com a Prefeitura, aliás, está sendo bem feito!

EXAMES DO CORONA SÃO FEITOS AQUI

Num vídeo postado nas redes sociais na manhã desta quinta, ambos usando máscaras de proteção, o governador Marcos Rocha e o secretário de saúde, Fernando Máximo, estiveram no Lacen, para anunciar a chegada de kits para que se faça aqui mesmo, em Porto Velho, os exames dos casos suspeitos de corona vírus. Embora nenhum caso positivo tenha sido registrado até agora no Estado, os exames estavam demorando um pouco porque tinham que ser enviados para fora do Estado. Isso não será mais necessário. Com apoio do Ministério da Saúde, o equipamento já está em funcionamento. A dra. Adriana Cristina Maia, especialista, foi apresentada no vídeo como a biomédica que está realizando os testes. Embora o áudio da transmissão não tenha sido muito bom, pela distância, compreendeu-se que o sistema vai agilizar a resposta de todo e qualquer caso suspeito da doença, no Estado. Durante o vídeo, Marcos Rocha defendeu as duras medidas tomadas até aqui, pelo Governo do Estado, para impedir a doença chegue e se alastre e Fernando Máximo repetiu orientações sobre a importância da higiene das mãos, de não haver concentrações (nem em igrejas), de não acorrerem cumprimentos de apertos de mão, beijos e abraços. O Governador ainda alertou que, caso seja confirmado algum caso em Rondônia, novas medidas, ainda mais duras, poderão ser tomadas.

DEPUTADOS TAMBÉM SE MOBILIZAM

Pouco tempo depois que começaram a serem realizados os primeiros exames do corona vírus em Porto Velho, o deputado Jair Montes também esteve no Lacen. Ele tem acompanhado de perto o assunto e inclusive já apresentou projetos na Assembleia, pedindo que as contas de energia, água e outras, que não sejam pagas durante essa crise, impeçam as empresas fornecedoras de cortarem o fornecimento, em função do Estado de Emergência decretado pelo Governo do Estado e do Estado de Calamidade Pública, definido nesta quarta, pelo governo federal. O deputado Alex Redano também foi  no mesmo caminho: indicou ao Ministério Público, que seja vista a possibilidade deviabilizar a “expedição de recomendação”, para que os serviços de distribuiçãoe abastecimento de energia elétrica, águas e saneamento não sejamsuspensos pelo período de 60 dias, inclusive por inadimplência.

PRONTIDÃO E CUIDADOS REDOBRADOS

Aliás, o caso corona vírus tem sido mote de pronunciamentos e debates na Assembleia Legislativa. Vários deputados têm demonstrado preocupação com o assunto e pedido às suas bases que se mantenham obedecendo as orientações das autoridades sanitárias. O deputado Adelino Follador, por exemplo, disse que a Assembleia está de prontidão, para atuar com todos os meios necessários, para ajudar a população neste momento crítico. Já o deputado Eyder Brasil denunciou os preços abusivos do álcool gel, das máscaras protetoras e outros produtos que a população tanto precisa, para se cuidar e não ser contaminada. E o deputado CironeDeiró disse que o governo precisa criar programas que preservem os empregos, nesses tempos de corona vírus. O presidente Laerte Gomes, com apoio do seu vice, Alex Redano e todos os demais parlamentares, no mesmo contexto, reduziu em muito as atividades do parlamento, cortando reuniões, audiências públicas e outros eventos. Novas medidas poderão ser anunciadas neste final de semana ou início da próxima, dentro do espírito de proteger a todos dos perigos do corona.

WALTENBERG ASSINA FICHA NO MDB

Dia importante para o MDB rondoniense e, especialmente, o de Porto Velho. O agora aposentado desembargador Walter Waltenberg, menos de uma semana depois de deixar o mundo do Judiciário, ingressou oficialmente no mundo da política. Na manhã desta quinta, ele esteve na sede do partido, na rua Elias Gorayeb, assinando ficha com o MDB e, com chances reais de ser o nome do partido para a disputa da Prefeitura da Capital, em outubro. Claro que muita água ainda vai rolar embaixo dessa ponte, mas as possibilidades de Waltenberg ser o nome do partido para a sucessão de Hildon Chaves, são cada vez maiores. Enquanto isso, o partido se prepara para eleger seu novo diretório municipal, que provavelmente será presidido pelo deputado estadual Jean de Oliveira. A eleição está agendada para sábado, mas poderia ser transferida por causa do corona vírus, já que não é aconselhável reuniões de muitas pessoas em ambientes fechados. Mas, até esta quinta, a agenda estava confirmada, até porque a projeção é de uma eleição rápida, de consenso.

FÓRUM “AMAZÔNIA +21” É TRANSFERIDO

Mais um grande evento, esse de cunho internacional, programado para Porto Velho, nesse primeiro semestre, foi transferido, em função dos riscos do corona vírus. O “Fórum Internacional Amazônia +21”, que aconteceria de 5 a 8 de maio deste ano, foi transferido para o segundo semestre, em dataainda a ser confirmada, porque depende, claro, da situação da doença e do seu controle. Muitos dos participantes viriam de exterior e de países que estão vivendo o drama intenso do corona. A iniciativa é da Prefeitura de Porto Velho, tendo à frente o presidente da Fiero e também presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento, o empresário Marcelo Thomé. O “Amazônia + 21” tem o objetivo de abrir espaço para debates sobre pesquisa, tecnologia e investimentos conectando governos, o setor produtivo, investidores e a sociedade civil, todos pensando sobre o futuro da nossa região amazônica. Quando for realizado, ainda neste 2020, serão abordados quatro temas básicos: desenvolvimento sustentável recursos e projetos; ciência e tecnologia; sociedade e cultura.

GUAJARÁ ISOLADA DA BOLÍVIA

Estamos temporariamente divorciados da Bolívia.O governo federal determinou o fechamento de fronteiras com pelo menos oito países vizinhos, entrequais nossa mais próxima vizinha, a cidade de Guayeramerin. Também não poderão entrar no Brasil, residentes da Colômbia, Argentina, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Paraguai, Peru e Suriname. Para Rondônia, a questão boliviana é a mais complexa. O prefeito de Guajará Mirim, Cícero Noronha, está em Porto Velho à busca de apoio para resolver problemas relacionados com a economia do município, mas já esperava pela decisão emanada de Brasília, já que a própria Bolívia havia decretado um isolamento parcial. Com a decisão, diminuem os riscos de contágio dos dois lados, mas, na contrapartida, os negócios podem ter uma queda de mais de 50 por cento, causando graves prejuízos tanto para bolivianos, quanto para os brasileiros da região fronteiriça.

PERIGO NAS TRAVESSIAS CLANDESTINAS

Guajará e Guayeramerin são cidades irmãs e uma depende muito da outra. A fronteira já estava fechada parcialmente. O fechamento total terá desdobramentos que ainda não foram avaliados em sua totalidade.Guajará pode ficar com mais problemas do que já tem, com a série de dificuldades pelo isolamento. O Prefeito teme também que possa haver travessias clandestinas de bolivianos, a tal ponto que pediu para que as Forças Armadas controlem a região de fronteira. Pediu ainda pelo menos um helicóptero que possa vigiar o cumprimento das normas. Uma das maiores preocupações é que, em idas e vindas clandestinas, poderia haver alguém portador do vírus, que o repassaria a ribeirinhos ou, de forma muito destrutiva, entre a maior população indígena detoda a Amazônia. A contaminação de uma doença tão agressiva e mortal como o corona vírus, poderia ser avassaladora para a existência das tribos. Há sim muitos problemas a serem superados e Guajará vai precisar muito, também, do apoio do Governo do Estado.

HORA DE COMEÇAR AS PRISÕES

Não há mais álcool gel, na maioria dos mercados. Máscaras de proteção, assim como o próprio álcool, sumiram das farmácias; Em alguns casos, os preços praticados antes da chegada do corona vírus chegou a ser multiplicado por dez. O advogado Breno Mendes já fez várias denúncias ao Ministério Público. Já a entidade de Proteção aoConsumidor que tem a frente o advogado Gabriel Tomasate, também está agindo. “Álcool gel, máscaras ou quaisquer outros produtos não podem sofrer elevação injustificada do preço. Essa prática é abusiva além de crime contra o consumidor e contra a economia popular”. O presidente do Instituto Empresarial de Rondônia, Francisco Holanda, em entrevista ao programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, nessa quinta, também afirmou ser inaceitável o abuso de preços destes produtos, ainda mais nesse momento de uma crise tão profunda. Claro que os celerados que se aproveitam da desgraçada da população são poucos, mas se não houver fiscalização dura dos órgãos responsáveis, multas pesadas e prisões, os espertalhões, sem qualquer espírito de solidariedade e respeito, continuarão enchendo seus bolsos. Estána hora de se começarem ações práticas e muito bem divulgadas na mídia, para servir de exemplo e acabar com essa ganância absurda.

PERGUNTINHA

O que você achou do “genial” filho do Presidente da República, o deputado Eduardo Bolsonaro, que ofendeu os chineses e quase criou uma crise política e comercial com o país mais populoso do mundo e nosso maior parceiro comercial?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho realiza caminhada pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Porto Velho realiza caminhada pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Evento no Espaço Alternativo contará com apresentações artísticas da APAE e reforça a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência
L
Risco no alto: técnicos de telecomunicações entre as principais vítimas de choques elétricos em Rondônia

Risco no alto: técnicos de telecomunicações entre as principais vítimas de choques elétricos em Rondônia

Em 2024, o estado registrou 19 acidentes com a rede elétrica, 13 fatais; parte dos casos envolveu profissionais de telecomunicações, reforçando a importância de protocolos e uso correto de equipamentos.
L
Semana do Alvará libera pagamentos em mais de 150 processos no Polo de Rio Branco (AC)

Semana do Alvará libera pagamentos em mais de 150 processos no Polo de Rio Branco (AC)

Mutirão do TRT-14 agiliza repasse de créditos trabalhistas, garantindo celeridade e eficiência na prestação jurisdicional
L
3ª Semana de Inclusão da UNIR acontece de 24 a 26 de setembro

3ª Semana de Inclusão da UNIR acontece de 24 a 26 de setembro

Evento reúne palestras, oficinas, apresentações culturais e Mostra de Fotografia Inclusiva nos campi de Porto Velho e Ji-Paraná.
L
Administração Tributária será tema de palestra em Porto Velho

Administração Tributária será tema de palestra em Porto Velho

Evento promovido pelo Sindafisco contará com o palestrante Charles Alcantara e vai debater Reforma Tributária e desafios do fisco brasileiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News: Freury Azevedo destaca como a NR-1 transforma obrigação legal em vantagem competitiva

Durante a entrevista, Freury Azevedo vai mostrar como a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
L
Senado aprova relatório para regulamentar reforma tributária

Senado aprova relatório para regulamentar reforma tributária

A CCJ do Senado aprovou o relatório que detalha a cobrança do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e agora o texto segue com urgência para o plenário, onde a aprovação dependerá de 41 votos.
L

In Foco: Dr. Jadil Francisco Fusturath Júnior apresenta os pilares da Medicina do Estilo de Vida

Dr. Jadil é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e tem especialização em Cardiologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

Curta Mucura lança trailer e cartaz após ser selecionado para o Festival Olhar do Norte 2025

Curta de Fabiano Barros estreia trailer após ser selecionado para a 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia, em Manaus, de 17 a 21 de setembro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa recebe secretário da Seagri e destaca melhorias na feira municipal de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa recebe secretário da Seagri e destaca melhorias na feira municipal de Guajará-Mirim

Emenda parlamentar de R$ 300 mil garante tendas e mesas, oferecendo mais conforto e dignidade aos feirantes
L
Dra. Taíssa reforça pedido para zerar fila de ressonância magnética na região do Madeira-Mamoré

Dra. Taíssa reforça pedido para zerar fila de ressonância magnética na região do Madeira-Mamoré

Deputada destaca mais de 1.300 pacientes aguardando exame e cobra plano da Sesau para atender demanda até fevereiro de 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo questiona destruição de dragas no Rio Madeira e defende garimpeiros

Deputado Coronel Chrisóstomo questiona destruição de dragas no Rio Madeira e defende garimpeiros

Parlamentar leva à Comissão de Minas e Energia da Câmara debate sobre prejuízos sociais e econômicos da Operação Boiúna
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha articulação para urgência da anistia dos presos de 8 de janeiro

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha articulação para urgência da anistia dos presos de 8 de janeiro

Projeto de lei que concede anistia pode ser votado nesta quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para obras em Alvorada D'Oeste

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para obras em Alvorada D’Oeste

Recursos destinados pela deputada estadual vão melhorar ruas e infraestrutura, beneficiando famílias do município
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia apreendeu mais de 200 munições de diversos calibres, com origem boliviana, durante uma fiscalização na BR-425 em Nova Mamoré.
14
Preso em Porto Velho o autor de feminicídio

Preso em Porto Velho o autor de feminicídio

A Polícia Civil de Rondônia concluiu a investigação do caso de L. A. S., de 37 anos, e prendeu preventivamente o principal acusado do crime, W. A. C. B., garantindo a responsabilização do investigado.
12
Homicida de jovem em Porto Velho é condenado a 24 anos

Homicida de jovem em Porto Velho é condenado a 24 anos

A Polícia Civil de Rondônia divulgou a condenação de “Vulgo Lorin” a 24 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio de um jovem em julho de 2024, resultado de uma investigação que levou a um júri popular.
10
Operação da PF prende diretores por fraude em mineração

Operação da PF prende diretores por fraude em mineração

A Polícia Federal prendeu o diretor da Agência Nacional de Mineração e o diretor do Serviço Geológico do Brasil, investigados por suposta fraude na exploração de minério de ferro em Minas Gerais.
L
Homem é encontrado morto em vila de apartamentos no centro

Homem é encontrado morto em vila de apartamentos no centro

De acordo com as primeiras informações, a vítima está dentro de um apartamento, em meio a muito sangue.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: ALINE DE F MANGUEIRA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00375.002/2025-SUL
L
Conab apresenta perspectivas para a Agropecuária 2025/2026

Conab apresenta perspectivas para a Agropecuária 2025/2026

Evento em Brasília reúne autoridades e especialistas para discutir tendências, desafios e prognósticos do setor agropecuário nacional
L
Israel abre nova rota de saída para civis em Gaza

Israel abre nova rota de saída para civis em Gaza

As Forças Armadas de Israel anunciaram a abertura de uma rota adicional por 48 horas para que os palestinos possam deixar a Cidade de Gaza, enquanto intensificam a ofensiva terrestre contra o Hamas.
L
Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS

Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS

O Ministério do Trabalho e Emprego enviou avisos a mais de 80 mil empregadores para que regularizem os depósitos do FGTS de trabalhadores domésticos até 31 de outubro, sob risco de notificação formal.
L
Rondônia marca presença na Equipotel com apoio do Sebrae

Rondônia marca presença na Equipotel com apoio do Sebrae

Empresários rondonienses conhecem inovações e tendências na maior feira de hotelaria da América Latina, em São Paulo
L
SENAI-RO amplia consultorias em tecnologia para construção no Amapá

SENAI-RO amplia consultorias em tecnologia para construção no Amapá

Unidade de Rondônia oferece suporte em gestão de obras e projetos com BIM para fortalecer o setor da construção civil na região Norte
L
STJ valida 'nervosismo' para abordagem e busca policial

STJ valida ‘nervosismo’ para abordagem e busca policial

Em uma mudança de entendimento, a Sexta Turma do STJ validou a abordagem e a busca sem mandado por policiais baseadas unicamente na atitude de nervosismo de um suspeito, o que representa um retrocesso.
L
Jair Bolsonaro tem alta e diagnóstico de câncer de pele

Jair Bolsonaro tem alta e diagnóstico de câncer de pele

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira após ser internado com sintomas como vômitos e tontura; laudo médico aponta carcinoma em lesões cutâneas.
L
Educação profissional em Rondônia amplia formação com ensino de robótica

Educação profissional em Rondônia amplia formação com ensino de robótica

Capacitação de professores e alunos do Idep integra robótica e Inteligência Artificial aos cursos técnicos
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.