DOMINGO, 13/07/2025
Publicidade

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS

O anúncio de que as blitz foram canceladas por 15 dias foi feito oficialmente pelo Detran rondoniense, nessa terça.

Publicado em 

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS - News Rondônia

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS - News Rondônia

É emocionante e ao mesmo tempo assustador. É um desabafo, mas também um alerta a todas as autoridades brasileiras. O Padre Enzo Mangano, um dos religiosos mais respeitados em toda a Rondônia e em outros estados brasileiros, por suas grandes obras sociais, está na Itália. No foco do corona vírus. Quase septuagenário, o Padre Enzo faz parte do maior grupo de risco no seu país de origem, onde, em apenas um só dia, foram registradas mais de 350 mortes. Padre Enzo, criador e mentor, entre outras grandes obras sociais, da Fundação São Thiago Maior, que atende milhares de pessoas da zona leste da Capital rondoniense, gravou um vídeo de 10 minutos, resumindo todo o terror que os italianos estão vivendo. E, mais que isso, alertando não só ao povo do Estado onde viveu grande parte do seu sacerdócio, mas a todos os brasileiros, do terrível risco que é o corona vírus. Em determinado trecho, Don Enzo diz que "como se falava das coisas antes e depois da Segunda Guerra, se falará em breve sobre antes e depois do corona vírus, uma doença devastadora". Ele pede aos brasileiros que pressionem seus governantes para que não subestimem a doença. Que impeçam reuniões públicas, incluindo nas igrejas. "Esse vírus já chegou ao Brasil e vai se espalhar de forma terrível e rápida". O padre Enzo já determinou aos seus colaboradores da São Thiago Maior, que fechem as portas da instituição por pelo menos duas semanas; que não promovam nenhum tipo de reunião; que não realizem as aulas e muito menos os encontros da terceira idade.

É com emoção, com voz embargada que ele fala na situação da sua Itália, onde está atualmente: "os médicos estão morrendo; os enfermeiros, os para sanitários, estão morrendo, estão dando suas vidas para salvar a dos outros". O colapso no sistema de saúde italiano, que estava funcionando, segundo ele, "quase com perfeição", entrou em colapso. "Imagine se essa doença terrível se espalhe por regiões como a Amazônia, como  o Nordeste, que não têm estrutura de saúde pública, o que vai ser da nossa gente?" O padre Enzo lembra que a situação chegou a tal ponto que se ele ficar doente e uma pessoa mais jovem também, o sistema de saúde terá que escolher o mais jovem e que ele morrerá, porque não há como atender a todos. Enfim, é um longo desabafo, um alerta a todas as autoridades brasileiras e especialmente aos rondonienses, onde o religioso, um dos mais queridos que já pisaram nessa terra, atuou por 30 anos. Vale a pena assistir ao vídeo completo. Padre Enzo, mesmo tão longe, continua prestando seus serviços à Rondônia e ao Brasil.

PRIMEIROS CASOS?

Entre esta quarta e a quinta-feira, poderão ser confirmados pelo menos dois casos de corona vírus em Rondônia. O assunto ainda está sendo tratado com todos os cuidados que merece, até para não causar sustos, ao menos até que todos os exames e contraprovas sejam concretizados. Até a manhã desta terça, pelo menos 38 casos continuavam como suspeitos, inclusive os dois, de pessoas que teriam viajado aos Estados Unidos, recentemente. As autoridades da saúde pública estão acompanhando de perto todo o desenvolvimento da situação e as pessoas que apresentaram pelo menos alguns sintomas do corona vírus, já estão em quarentena, em suas casas, já que não há ainda qualquer exame conclusivo. A verdade é que a pandemia corre o mundo. Já registrou a primeira morte no Brasil (em São Paulo) e até a manha da terça, já se registravam mais de 300 casos no país. As medidas que têm sido tomadas desde cedo em Rondônia e o fechamento das escolas (tanto estaduais quanto municipais, além de algumas particulares), ajudam muito no combate à expansão do vírus. Todo o cuidado é pouco…

A DOENÇA JÁ CHEGOU AO ACRE

A doença, infelizmente, está cada vez mais perto de nós. O governo do Acre anunciou na manhã desta terça, os três primeiros casos confirmados de corona vírus, todos em Rio Branco. São duas mulheres e um homem. Dois dos casos foram de pessoas que chegaram de São Paulo e uma terceira mulher que teria chegado de uma viagem recente a Fortaleza. Os casos ainda não podem ser considerados graves, até porque a contaminação atingiu pessoas que não fazem parte do grupo de risco.

https://www.newsrondonia.com.br/noticias/governo+do+acre+confirma+tres+casos+positivos+de+coronavirus/148427

A mulher mais velha tem 50 anos. As outras duas vítimas não chegaram aos 40 anos. O governador do Acre, Gladson Camelli e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, anunciaram os casos e que todos os protocolos em relação à doença estão sendo cumpridos. O inistério da Saúde não confirmou os casos. Todas as escolas, públicas e privadas do Estado tiveram as aulas canceladas. Autoridades da saúde pública de Rondônia estão em contato com os representantes do Acre, para acompanharem os casos de perto. Até o anoitecer desta quarta, nenhum caso havia sido anunciado oficialmente em nenhum dos 52 municípios rondonienses.

VOOS REGIONAIS

As empresas aéreas brasileiras estão vivendo um péssimo momento, por causa da crise do corona vírus. No início da semana, conhecido empresário rondoniense voou para Brasília e Rio de Janeiro, em aeronaves que tinham menos 60 por cento de ocupação. Em tempos normais, a lotação seria completa. Aliás, nessa crise, as pequenas empresas regionais poderão ter benefícios, transportando poucas pessoas para distâncias menores. Outro fator importante que pode beneficiar,  por exemplo, a Rima Transportes Aéreos, apenas como exemplo, aqui mesmo de Rondônia, é seu sistema de transporte aeromédico, que poderá ajudar a salvar vidas, em casos de necessidade de transporte de emergência de doentes. Enfim, a grave crise que assola o mundo inteiro, terá que buscar alternativas para o caso em que a situação se agrave a tal ponto que os países terem que começar a fechar seu espaço aéreo, permitindo apenas voos regionais com menos de 50 passageiros, por exemplo.

SERÁ QUE ESSE PAÍS TEM CURA?

Quando houve a tragédia do Furacão Katrina, aquele que destruiu New Orleans, uma das mais conhecidas cidades dos Estados Unidos, os comerciantes da cidade, que conseguiram ainda manter suas portas abertas, decidiram vender suas mercadorias a preço de custo, para ajudarem aos que haviam perdido tudo. Há inúmeros exemplos de solidariedade, mundo afora, em tempos de tragédias e crises. Não no Brasil. Não em Rondônia. Aqui, uma caixa de máscara de proteção, aquela que os dentistas são habituados a usarem em seus consultórios,  que era vendido até a semana passada a 9,90 reais uma caixa, saltou para "apenas" 50 reais. Cinco vezes mais, em função da necessidade de prevenção do corona vírus. Um litro de álcool gel, que custava – quando muito – 10 reais, saltou, em alguns estabelecimentos brasileiros (e aqui também), a mais de 60 reais. É um crime contra a economia popular, aliás, já denunciada ao Ministério Público, em Porto Velho. A situação, antes de tudo, nos coloca novamente como um país onde os espertalhões aproveitam todas as ocasiões para tirar alguma vantagem, mesmo que seja sobre a desgraça alheia. E, pior: entre essas pessoas, estão, certamente, os que querem um país diferente, mais justo e bla bla bla. Uma vergonha!

OS BÊBADOS ESTÃO LIVRES DAS BLITZ

Ao menos por duas semanas, os bebuns que se habituaram a dirigir depois de ingerir bebidas alcóolicas. estarão livres do bafômetro, que já flagrou centenas de motoristas cometendo esse grave crime de trânsito e colocando a vida de muita gente em perigo. 

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS - News Rondônia

Nos finais de semana, há alguns anos, as blitz realizadas tanto em Porto Velho quanto no interior, pegam malandros que iugnoram a segurança e saem pelas ruas, fazendo suas loucuras, depois de tomar umas e outras. Há casos em que o flagrado não conseguia nem ficar de pé, ao sair do carro para fazer o teste do bafômetro. Houve finais de semana que já chegaram a detectar mais de duas dezenas de motoristas com suspeita de embriaguez. Agora, com o enorme risco do corona vírus, não há como realizar os testes com o aparelho chamado de etilômetro, que faz o famoso teste do bafômetro, pelo risco de transmissão da doença. O anúncio de que as blitz foram canceladas por 15 dias foi feito oficialmente pelo Detran rondoniense, nessa terça.

COVARDIA, MAUS EXEMPLOS, IMPEACHMENT…

A covardia sempre foi  uma poderosa dos pseudo democratas, que passaram suas vidas defendendo tudo do seu interesse, menos o que resume as reais necessidades do país. Na crise mundial do corona vírus, um grupo de jornalistas, a grande maioria deles que perdeu a "mamata" dos tempos petistas, começa a pedir a saída de Jair Bolsonaro da Presidência. Há ainda o caso de malucos beleza, como o ator pornô Alexandre Frota, um desequilibrado, a quem Bolsonaro elegeu e deve estar morrendo de arrependimento, mas ele e outros tipos como ele não contam, por descerebrados. Os que contam são os que se dizem democratas e, desesperados pela surra que seus gurus levaram nas urnas; pelos novos caminhos do país; pelo crescimento da popularidade do Presidente; sem terem mais a quem pedir a benção no Poder, querem impor à opinião pública suas teorias de que, ao defenestrar Bolsonaro, estariam defendendo o Brasil. Não deve mesmo ser fácil perder uma eleição nas urnas e ver o país que eles dominaram, apoiando e aplaudindo suas lideranças quadrilheiras, estar mudando radicalmente de rumo. E para melhor. Deve ser de uma profunda tristeza. Os covardes, contudo, formam vozes cada vez menos respeitadas.

LIVRAI-NOS DO MAL PELAS URNAS

Há os que pedem o impeachment de Bolsonaro e o criticam por ter estado no meio do povo, em plena crise do corona, nas poderosas manifestações do último domingo, que "eles", é claro, tentaram diminuir ao máximo. Embora as cenas país afora tenham mostrado a verdade. Calam-se, contudo, quando cometem os mesmos erros, porque não se pode negar que a atitude do Presidente da República foi errada. 

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS - News Rondônia

Um exemplo claro disso envolve os presidentes da Câmara e do Senado, ambos, aliás, alvos da fúria de grande parte da população nos protestos do Domingo e que, nas declarações à mídia antigoverno, que sempre lhes dá enorme espaço, inversamente proporcional ao que dão às versões Palacianas, se arvoraram de donos da proteção à saúde pública, atacando o Presidente. Não disseram uma só palavra quando participaram de um evento para mais de 1.300 pessoas, num recinto fechado, na inauguração de mais uma emissora de TV contra o atual governo, a CNN Brasil. Eles não fizeram nada de errado, Bolsonaro, o  "celerado," só ele errou. Quem sabe um dia o Brasil que está mudando pelas urnas não se livra desse tipo de político?

PERGUNTINHA

O que você acha que deve ser feito com comerciantes e empresas que estão aumentando preços de alguns dos seus produtos de forma criminosa, durante a grave crise do corona vírus?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Campanhas da Fhemeron ampliam doação de sangue em Rondônia durante as férias, garantindo estoques para emergências e demandas hospitalares.
L
FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

Cerimônia da FACER e CMEC Rondônia fortalece empreendedorismo feminino com posse do Conselho da Mulher Empreendedora em Ariquemes.
L
Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Grandes montadoras submeteram modelos de veículos de entrada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para obter isenção de IPI, uma medida do programa Carro Sustentável que visa incentivar a produção de automóveis mais econômicos e ecológicos no Brasil.
L

Sexta de cinema garantido: News Rondônia e Cine Araújo anunciam mais um ganhador da promoção que leva ao cinema sem gastar nada!

Toda semana tem sorteio de par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Quer participar? É rápido, gratuito e pode transformar sua sexta-feira!
L

“Ditadores de Trump no Brasil” são alvo de crítica por apoio à ingerência dos EUA

Em artigo opinativo, servidor aposentado critica políticos brasileiros por defenderem posicionamento dos EUA sobre investigações contra Bolsonaro.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Campanha Julho Amarelo 2025 reforça ações de prevenção, testagem e vacinação contra hepatites virais em todo o estado de Rondônia.
L
MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, o plano de estender o programa Pé-de-Meia a todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026.
L
Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

O programa Momento Agro recebe o advogado Dr. Renan Maldonado, especialista em direito do produtor rural
L
Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Em Brasília, uma Medida Provisória foi publicada em 11 de julho de 2025 para conter o aumento previsto na conta de luz, impondo um teto à CDE e trocando a contratação de termelétricas por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), buscando reequilibrar os custos no setor elétrico.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Apostadores de todo o Brasil têm até as 19h (horário de Brasília) para concorrer ao prêmio principal da Mega-Sena acumulado em R$ 38 milhões neste sábado, 12 de julho de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador entrega R$ 400 mil para inclusão e educação de deficientes visuais em Rondônia

Emenda de Jaime Bagattoli fortalece a Asdevron, referência em inclusão e apoio a pessoas com deficiência visual em Porto Velho.
L

Cássio Gois fortalece o Cernic com recursos que ampliam atendimentos e garantem mais saúde em Cacoal

Deputado investe quase R$ 200 mil na instituição, com destaque para melhorias na área odontológica infantil.
L
Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalha benefício para 35,5 mil pescadores e agricultores de Minas Gerais e Espírito Santo, impactados pelo rompimento da barragem em Mariana há dez anos.
L

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Publicidade

POLÍCIA

Peão de fazenda é preso depois de cortar garganta da esposa em Porto Velho

Peão de fazenda é preso depois de cortar garganta da esposa em Porto Velho

Crime aconteceu na Linha Triângulo, distrito de União Bandeirantes; vítima foi socorrida em estado grave e transferida ao Hospital João Paulo II.
12

Foragido é preso só de cueca em terreno baldio junto de amigo

De acordo com a Polícia Militar, a dupla saiu correndo ao perceber a aproximação da viatura, mas acabaram sendo abordados ainda no local.
10
colisao-entre-motocicletas-deixa-mulher-ferida-na-zona-leste-de-porto-velho

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida na zona Leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o outro motociclista teria avançado o sinal vermelho, provocando a colisão.
10
PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na Capital

PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na capital

Na madrugada deste sábado, 12 de julho de 2025, em Porto Velho, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas, após ele tentar fugir de uma barreira policial com 40 kg de entorpecentes escondidos em seu caminhão.
12
Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Em Santa Luzia D’Oeste (RO), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, no momento em que ele retirava uma encomenda contendo R$ 2.050,00 em cédulas falsas, adquiridas por meio de rede social.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Evento da Comissão Intergestores Bipartite reúne Sesau e secretários dos 52 municípios de Rondônia para pactuar políticas de saúde do SUS.
L
Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Com obra 99% concluída, reforma da Escola Boa Esperança amplia estrutura, garante ambiente acolhedor e fortalece parceria entre governo e município.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Em vigor desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) celebra uma década como marco na garantia de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), indo além das cotas ao exigir acessibilidade e combater o capacitismo para uma inclusão efetiva no mercado de trabalho.
L
Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Projeto “Periferia em Foco”, coordenado por Washington Kuipers, oferece aulas práticas e teóricas, bolsa de R$ 500 e exposição final na cidade de Vilhena (RO).
L
Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Um motorista que saiu de Rondônia com destino a Minas Gerais foi interceptado pela PRF em General Carneiro (MT), transportando 210 kg de entorpecentes escondidos em uma carga de madeira, revelando um esquema de tráfico interestadual.
14

Pitbull terapeuta Moana encanta pacientes em hospital de Santa Catarina com afeto e “lambeijos”

Moana, uma pitbull terapeuta, atua no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC), levando carinho a crianças com TEA e pacientes adultos em tratamento.
L
Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Com ataques do governo e cortes de verbas na ciência e em programas de intercâmbio, a crescente instabilidade nos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump causa receio em estudantes e pesquisadores brasileiros, que temem falar português e buscam alternativas para suas pesquisas.
L
Perícia estima morte de Juliana Marins 32 horas após primeira queda em Vulcão

Perícia estima morte de Juliana Marins 32 horas após primeira queda em Vulcão

Novos dados da autópsia realizada no Brasil revelam que a publicitária Juliana Marins, de 26 anos, faleceu 32 horas após a primeira queda no vulcão Rinjani, na Indonésia, com a segunda queda causando politraumatismo e hemorragia interna, levantando questionamentos sobre a agilidade do resgate.
L
Brasil retoma fabricação nacional de Insulina após 20 anos com Tecnologia Indiana

Brasil retoma fabricação nacional de Insulina após 20 anos com Tecnologia Indiana

Com a aquisição de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt, o Brasil voltará a produzir insulina 100% nacionalmente para o SUS, garantindo soberania na saúde e beneficiando milhões de diabéticos após duas décadas sem fabricação própria.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.