QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

FRANCISCA DA SILVA DE SOUZA: DONA FRANCISCA DA JUNINA FLOR DA PRIMAVERA

Ela nos fala sobre, como é dirigir um grupo folclórico que participa dos vários festivais que acontecem em Porto Velho inclusive, o maior de todos, que é o Arraial Flor do Maracujá.

Publicado em 

FRANCISCA DA SILVA DE SOUZA: DONA FRANCISCA DA JUNINA FLOR DA PRIMAVERA - News Rondônia

O movimento folclórico de Porto Velho conta com várias mulheres dirigindo grupos de Quadrilha Junina e Boi Bumbá, dentre essas tantas, escolhemos Dona Francisca presidente da Junina Flor da Primavera para homenagear no Dia Internacional da Mulher. Ela nos fala sobre, como é dirigir um grupo folclórico que participa dos vários festivais que acontecem em Porto Velho inclusive, o maior de todos, que é o Arraial Flor do Maracujá.

FRANCISCA DA SILVA DE SOUZA: DONA FRANCISCA DA JUNINA FLOR DA PRIMAVERA - News Rondônia

Ontem (7) pela manhã, fomos até a residência da Dona Francisca na Zona Sul de Porto Velho, que segundo ela, a partir de março, se transforma no Barracão sede da Quadrilha. "Até o mês de agosto, nossa casa vive cheia de brincantes do nosso grupo, aliás isso acontece durante o ano todo, só que nesse período, é mais constante". Acreana de Cruzeiro do Sul onde aprendeu a admirar as danças folclóricas. "Lá a dança da quadrilha é chamada de Caipira", dona Francisca após algum tempo morando em Porto Velho e em especial na Zona Sul, assumiu a direção do grupo que foi criado pelo maranhense Antônio José e família em 1986. "Desde de 2014, estou a frente do grupo que é conhecido como A Princesinha da Zona Sul"

FRANCISCA DA SILVA DE SOUZA: DONA FRANCISCA DA JUNINA FLOR DA PRIMAVERA - News Rondônia

Zk – Só para começar impactando. Qual o tema da Flor da Primavera em 2020.

Francisca – Vamos para o Flor do Maracujá para ganhar o título, desenvolvendo o tema; SABEDORIA POPULAR. Vamos explorar a sabedoria que Deus nos deu, falando de rezadeira, curandeira, parteira, danças e costumes, é a verdadeira Cultura Popular.

Zk – Quem é a dona Francisca?

Francisca – Meu nome é Francisca da Silva de Souza natural de Cruzeiro do Sul (AC). Estou aqui em Rondônia há 34 anos. Logo que casei em Cruzeiro meu esposo achou de vir em busca de dias melhores, já que aqui estava no auge do garimpo, apesar de ele nunca ter trabalhado no garimpo, isso foi em 1986. Moramos na mineração Jacundá e depois viemos em definitivo para Porto Velho. Só aqui no Caladinho já temos 32 anos.

Zk – Antes de se envolver com o movimento folclórico a senhora fazia o que?

Francisca – Participava das ações da igreja católica, cheguei a ser Ministra da Palavra, era da Pastoral, trabalhava com grupos de idosos. Cheguei a militar em Partidos Políticos, depois me decepcionei. Nunca fui candidata, era apenas militante, trabalhei por quatro anos com o deputado federal Eduardo Valverde. Fiquei trabalhando com grupos de idosos durante uns sete anos, porém, a gente não tinha espaço próprio a gente se reunia no salão da igreja (Capela de Santo Antônio – no Caladinho) e o pároco não gostava porque a gente agregava idoso de todas as religiões, inclusive da Umbanda.

Zk – Como foi sua infância em Cruzeiro do Sul?

Francisca – Foi igual a de todas as crianças dos anos de 1960. Eu nasci em 1965 filha de mãe solteira. Minha mãe foi uma guerreira, pois enfrentou tudo inclusive, aqueles que a aconselhavam a abortar, dizendo que ela não teria condições de manter uma criança e mesmo assim, ela jamais desistiu da gravidez da qual eu nasci, ela morreu aos 75 anos. Teve mais 8 filhos depois de mim. Passamos por muitas dificuldades e vencemos graças a Deus. Estudei lá em Cruzeiro, mas, terminei o ensino Médio aqui em Porto Velho em 2001 no Colégio João Bento.

Zk – E o amor pelo folclore?

Francisca – Isso vem desde a infância. Lá em Cruzeiro do Sul tinha a dança, só que eles não chamam de Quadrilha e sim de Dança Caipira. Existia dois grupos: O Vermelho e o Azul e eu cheguei a ser Rainha do Grupo Azul, isso em 1988/89 quer dizer, aprendi a gostar da dança de quadrilha desde lá. Meu filho mais velho o Cleberson que está com 38 anos, foi Caçador da Flor da Primavera e minha filha mais nova Beatriz é a Noiva da Quadrilha a do meio Aline só acompanha. Inclusive, foi a Beatriz que me fez assumir essa Quadrilha, pois, mesmo eu gostando, não tinha coragem de me envolver muito e ela insistiu tanto que assumi em substituição ao seu Antônio José.

Zk – Qual a história da Flor da Primavera?

Francisca – A Flor da Primavera nasceu em 1986, assim contam os fundadores liderados pelo Antônio José uma família que veio do Maranhão que ao chegar aqui junto com sua mãe e demais familiares, resolveu criar o grupo para preservar os costumes de sua terra natal. Em 1988 ela foi campeã no Flor do Maracujá. Ele ficou a frente do grupo por 27 anos e acho que cansou, até porque, resolveu voltar pro Maranhão e então o sobrinho dele que é o nosso Lampião o Marques Henrique chegou pra mim e disse, "Não vamos deixar a Flor da Primavera Morrer porque ela é tradição aqui na Zona Sul". Em 2014 resolvemos tomar a frente do grupo. Quando assumi a Quadrilha estava bem desacreditada.

Zk – Como é dirigir tanta gente?

Francisca – Não é muito fácil não, a gente quando ver, um grupo dizendo que vai colocar uma Quadrilha pra disputar no grupo de Acesso pensa logo nas dificuldades que eles vão ter que enfrentar, é difícil manter um grupo. A primeira coisa que acontece, é não ter mais tempo suficiente para sua família, na realidade, o grupo passa a fazer parte da sua família e os quatro meses de ensaio que a gente faz, a nossa casa deixa de ser nossa, passar a ser Casa e Barracão.

FRANCISCA DA SILVA DE SOUZA: DONA FRANCISCA DA JUNINA FLOR DA PRIMAVERA - News Rondônia

Acho que a única quadrilha que tem barracão é a Rádio Farol. A casa de todo presidente de quadrilha é invadida e durante os meses de preparativos não se tem mais privacidade.

Zk – E haja despesa?

Francisca – Pois é, a gente vai gastando, vai gastando e o triste, é quando a gente ver as pessoas falando que ficamos com o dinheiro do grupo. É gratificante quando você ver aquela juventude que estava ociosa indo pra casa dormir feliz e não ficar mais na rua fazendo o que não deve. Os grupos folclóricos congregam pessoas de todos os níveis sociais, tem os que estudam, inclusive fazem faculdade, tem os que trabalham e tem os que não trabalham, mas, que durante o período das festas juninas, que vai de março até o final de agosto são todos da mesma condição social. Num grupo ou pelo menos na Flor da Primavera, ninguém é melhor que ninguém, todos se respeitam.

Zk – Quem é o responsável pela criação do tema, figurinos e coreografia?

Francisca – A coreografia é desenvolvida pelo Roni Cleiton que está com a gente desde 2016, quando é época de quadrilha ele praticamente se muda pra cá pra casa. O tema a gente pesquisa junto, diretoria com coreografo e tem o Marques Henrique que pesquisa as músicas e monta; temos muito que gradecer o Silvio Santos que fez uma música muito bonita homenageando a Rainha da Zona Sul.

Zk – A Flor da Primavera já foi campeã em quais arraiais?

Francisca – No Flor do Maracujá, Flor de Cacto, Campeã no Arraial do Esperança (Comunidade no Sertão), Vice campeã no Arraial da Amizade e no Arraial do Candeias ano passado. Hoje nossa quadrilha é considerada uma das grandes do Flor do Maracujá sempre nos apresentamos brigando pelo título. que se Deus quiser vem este ano de novo.

Zk – A Flor da Primavera não é de colocar alegorias em suas apresentações no Flor do Maracujá. Por que?

Francisca – Realmente, não fazemos questão em colocar grandes alegorias, porque não temos barracão e eu não faço questão nenhuma de estar sujando as ruas com restos de alegorias. Temos muita preocupação com o meio ambiente.

Zk – Sabemos que faz muito tempo que o governo não repassa recursos financeiros para os grupos folclóricos. Como é que se faz para manter um grupo financeiramente?

Francisca – É uma corrida contra o tempo. A gente começa fazendo Din Din pra vender na quadra, faz rifa, faz frango assado e tudo que da pra arrecadar a gente vai fazendo e tem os amigos que colaboram também. Voltando a falar sobre o figurino! Nosso figurinista é o João Paulo que cria e costura, na costura também temos as nossas vizinhas dona Raimunda e a Socorro e minha irmã Artemísia que fica junto com o João Paulo e eu que de vez em quando costuro. O principal mesmo, é o João Paulo.

Zk – Por falar nisso, quanto um grupo como A Flor da Primavera chega a investir para chegar no Flor do Maracujá?

Francisca – Olha, não é pouco não, posso dizer que ultrapassa os R$ 35 Mil e isso porque a gente recicla muito. Os que colocam grandes alegorias ultrapassam os R$ 50 Mil.

Zk – Qual sua mensagem para as MULHERES que militam no mundo folclórico?

Francisca – Olha, as mulheres envolvidas com grupos folclóricos são verdadeiras guerreiras, pois a maioria  cuida de filho, de marido de casa e ainda tira um tempo para estar no folclore, principalmente nas quadrilhas, porque hoje na sociedade, as quadrilhas são discriminadas, eles olham assim para as quadrilhas juninas como se fosse um bando que não tem o que fazer, isso é triste porque são jovens que estão começando na vida e os que discriminam, esquecem que eles também já foram jovens. É preciso mais consideração dessas pessoas para com aqueles que fazem parte dos grupos de quadrilhas juninas. Para minhas amigas as MULHERES que não desistam, somos e seremos sempre fortes para enfrentar toda e qualquer dificuldade que a vida nos proporciona. MULHERES são guerreiras! Salve a MULHER folclorista!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Combinadas com os tradicionais sorvetes da marca, as novas sobremesas prometem conquistar os apaixonados por sabores intensos.
L
Toffoli confirma: Ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e Arcabouço

Toffoli confirma: Ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e Arcabouço

Pagamentos dos descontos indevidos a aposentados e pensionistas devem começar em 24 de julho, sem impactar limites de gastos do governo.
L
Anatel exige autorização para pequenos Provedores de Internet

Anatel exige autorização para pequenos Provedores de Internet

Medida visa combater a atuação do crime organizado na exploração de serviços de internet, especialmente no Rio de Janeiro.
L
Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Confira o horóscopo 2025 desta quinta-feira (10/7) e descubra o que a Lua cheia reserva para amor, carreira e saúde em todos os signos.
L
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado de R$ 32 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado de R$ 32 milhões

Apostas para o concurso 2.886 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em lotéricas ou online, com transmissão ao vivo pela Caixa.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Brasil responderá Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade, afirma Lula

Brasil responderá Tarifaço dos EUA com Lei de Reciprocidade, afirma Lula

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende soberania nacional e refuta alegações de Donald Trump, anunciando contramedidas após imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
L
Câmara aprova criação de 160 funções Comissionadas para o STF

Câmara aprova criação de 160 funções Comissionadas para o STF

Proposta que visa reter servidores qualificados nos gabinetes dos ministros segue agora para o Senado; valor da função é de R$ 3.256,70.
L
Câmara aprova Projeto que proíbe testes de cosméticos em Animais

Câmara aprova Projeto que proíbe testes de cosméticos em Animais

Texto, que segue para sanção presidencial, visa banir o uso de vertebrados vivos em testes de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, priorizando métodos alternativos.
L

Porto Velho na rota de megaprojeto ferroviário Brasil-China

Estudos indicam a possibilidade de aproveitar os percursos ferroviários existentes, o que poderia levar à reativação da linha da Madeira-Mamoré.
L

Rondônia perde espaço e fica em 16º no ranking de crescimento do PIB

O dado acende um alerta para gestores e empresários que historicamente sustenta boa parte da economia rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei da Endometriose na rede pública de Rondônia

Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei da Endometriose na rede pública de Rondônia

Deputado estadual reforça importância do diagnóstico e tratamento adequado para mulheres, com foco na saúde pública e acolhimento especializado.
L
Sofia Andrade completa seis meses de mandato com foco em pautas conservadoras e segurança pública

Sofia Andrade completa seis meses de mandato com foco em pautas conservadoras e segurança pública

Vereadora de Porto Velho destaca ações voltadas ao combate à criminalidade, defesa de valores tradicionais e incentivo ao empreendedorismo.
L
Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Paralisada há meses, construção do galpão retorna com apoio do vereador e deve impulsionar emprego e infraestrutura no distrito
L
Projeto que exclui terceirizados do limite fiscal retorna à CAE do Senado

Projeto que exclui terceirizados do limite fiscal retorna à CAE do Senado

Proposta que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para desconsiderar gastos com terceirizados dos limites de despesas com pessoal será reexaminada pela Comissão de Assuntos Econômicos.
L
Luciano Brandão recebe título de cidadão honorário de Rondônia por atuação na agricultura familiar

Luciano Brandão recebe título de cidadão honorário de Rondônia por atuação na agricultura familiar

Homenagem proposta por Cássio Gois reconhece trajetória de Brandão na Emater-RO e seu impacto no desenvolvimento rural do estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Traficante foge de presídio em Porto Velho após descuido

Traficante foge de presídio em Porto Velho após descuido

Rogério H. S. B. S., de 32 anos, aproveita “cela livre” e escapa do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso (603) na zona rural da capital.
10
Ladrão é filmado furtando capacete na zona sul de Porto Velho

Ladrão é filmado furtando capacete na zona sul de Porto Velho

Imagens de câmera de segurança na Avenida Jatuarana registraram a ação do criminoso que levou o objeto de uma moto estacionada.
14
Foragida do Mato Grosso é presa em Peixaria na zona leste de Porto Velho

Foragida do Mato Grosso é presa em Peixaria na zona leste de Porto Velho

Mulher de 33 anos, com mandado de prisão expedido por Vara Criminal de Campo Novo do Parecis (MT), foi detida enquanto trabalhava em estabelecimento na Avenida Guaporé.
12
PRF apreende mais de uma tonelada de drogas, em Vilhena

PRF apreende mais de uma tonelada de drogas, em Vilhena

Ação da Polícia Rodoviária Federal na BR-364 resulta na prisão de motorista paranaense e na apreensão de 1.251 kg de maconha e anfetaminas.
10
Funcionária da Band FM é assaltada e ferida no centro de Porto Velho

Funcionária da Band FM é assaltada e ferida no centro de Porto Velho

Mulher sofre escoriações após luta corporal com criminoso que levou celular e carteira em assalto na Rua Paulo Leal.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: VALDECIR HAJDAZS

TERMO DE OUTORGA
L

Requerimento de Renovação da Licença e Outorga: GILBERTO GOMES DE OLIVEIRA

Licença de Operação e o Termo de Outorga
L

Recebimento da Declaração de Conclusão de Obra: IPÊ EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS – LOTEAMENTO CALAMA

DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE OBRA N° 19 DLA/SEMA
L
UE e Israel firmam acordo para aumentar apoio Humanitário em Gaza

UE e Israel firmam acordo para aumentar apoio Humanitário em Gaza

Abertura de novos pontos de passagem e aumento de caminhões com ajuda visam expandir assistência à população, conforme anunciado pela alta-representante da diplomacia europeia, Kaja Kallas.
L
Quadrilha cria site falso do Enem e prejudica 35 mil candidatos em 2024

Quadrilha cria site falso do Enem e prejudica 35 mil candidatos em 2024

Polícia Federal cumpre mandados em Praia Grande, São Paulo, contra esquema que fraudou inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, arrecadando ao menos R$ 3 milhões.
L
Gastos com Bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025, revela Estudo

Gastos com Bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025, revela Estudo

Pesquisa da Abmes aponta que apostas online estão impactando o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior, com crescimento preocupante dos gastos e prejuízos financeiros.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): VCR COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA

Licencia Ambiental de Operação-LAO
L

Requerimento de Outorga: BENITO FERREIRA DA SILVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Coronel Chrisóstomo cobra PF sobre fraudes no INSS e sindicato ligado a irmão de Lula

Coronel Chrisóstomo cobra PF sobre fraudes no INSS e sindicato ligado a irmão de Lula

Durante audiência na Câmara, diretor-geral da Polícia Federal confirmou que entidade presidida por Frei Chico está entre as investigadas por fraudes no INSS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.