"Vou apresentar no começo de fevereiro a proposta de acabar com o TST porque a presidente do TST virou uma representante do setor patronal. Se a última instância da Justiça do Trabalho é representante do patronato, não precisa mais ter terceira instância"– Paulinho da Força.
1-Calvário-Juízo Final
Enquanto o tema “Lavajato quebrou as empresas do Brasil”, 350 ninjas da PF, Procuradores e auditores da CGU estão espalhados pelo país com 54 mandados de busca e apreensão além de 17 de prisão preventiva, levando desassossego aos corruptos da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná, alertando para o outro lado da moeda.
É a operação Calvário-Juízo Final, atrás dos R$ 134,2 milhões de recursos da saúde abocanhados para campanhas eleitorais em 2010, 2014 e 2018. A “tchurma do queru mêu” não refresca nem para a saúde…
2-Soltando o verbo e verba
Sérgio Cabral que rivaliza com os maiores bandidões do Brasil em anos de cadeia assinou um acordo de delação premiada com a PF e fica agora de “butuca” na possível homologação pelo ministro Edson Fachin. Depois de soltar o verbo citando inclusive gente do STJ, Cabral decidiu soltar a verba.
Aliás, o que ele vai fazer com dinheiro se a soma de suas penas passa de 200 anos vendo a quadratura solar toda manhã? O acordo ainda está sob sigilo mas a bufunfa a ser devolvida é de R$ 380 milhões da propina recebida nos anos de ouro.
3-Bonifica UNIR
Nem reserva de mercado, nem xenofobia. Reunido com o Senador Acir Gurgacz e a deputada Federal Silvia Cristina, o professor e vereador Aleks Palitot, de Porto Velho, levou a Brasília o movimento “Bonifica Unir”, uma bonificação das vagas para a seleção de estudantes do Curso de Medicina da UNIR, que morem em Rondônia há dez anos.
Hoje, apenas 28% dos estudantes de medicina da Unir são rondonienses, e os 72% são ocupados por estudantes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que migram para Rondônia com o objetivo de cursar a faculdade e, logo após a conclusão da graduação, retornam aos seus estados de origem. A pratica da bonificação já existe em todos os outros estados da região Norte exceto Rondônia. Eu aprovo esta luta.
4-O dono do pedaço
O presidente da Câmara dos Deputados – em plena campanha para a presidência da República – continua dando as cartas no Congresso Nacional e transformou aquela casa revisora em um cartório carimbador e homologador das suas estripulias políticas.
A MP que transferiu o COAF para o Banco Central perderia a validade hoje. Alcolumbre bateu o carimbo e pah!!. Senadores independentes quase perdem os cabelos pintados de acaju.
5-Malandragem sem garantia
Numa jogada tosca a “izquierda” se juntou e emprenhou um “juiz de garantias” no texto do “embrulho anticrime”, mas as cobras não dormem e pah!
“Os juízes e os ministros (Fachin e Bretas – grifo meu) que atuaram nesses processos, na fase da investigação, seja deferindo buscas e apreensões, prisões preventivas e quebras de sigilos, seja homologando acordos de colaboração premiada, serão sumariamente retirados dos processos, por impedimento legal superveniente, e proibidos de julgarem ou participarem do seu julgamento, sob pena de nulidade, causando prejuízos irreparáveis à persecução penal e ofendendo o interesse público na rápida solução desses casos”, diz nota técnica das câmaras de combate ao crime e à corrupção. Diria Jeca Tatu do Monteiro Lobato: “conheceu papuda”?
leoladeia@hotmail.com