SÁBADO, 10/01/2026
Publicidade

Em destaque

JARAQUI, PRATO TÍPICO DO AMAZONAS: FAMA DE HERÓI E CARA DE VILÃO

Enquanto os brasileiros cantam, comem, bebem, dançam e queriam jogar com a bola JARAQUI, os bolivianos BERRAM, BRADAM, COBRAM, XINGAM e FURAM seus dedos.

Publicado em 

A fama da espécie jaraqui (Semaprochilodus taeniurus) não se limita apenas como espécie de peixe que alimenta grande parte da população do estado do Amazonas e adjacências, como matéria prima para preparação do prato típico do manauara e contribuir com proteína afrodisíaca e alegrar a vida de muita gente, além de contribuir para o aumento da longevidade da população de Maués-AM e grande maioria da população amazônica, com comprovação científica.

A espécie jaraqui, também, já conseguiu materializar a sua história como herói-e-bom-moço da trama e, agora, como vilão-e-intruso de uma nova saga e ter seus momentos de altos e baixos — de fama e de rejeição — para o lado do bem, com para a face do mal — neste último, logo após subir os Andes e povoar com muita competência e desenvoltura, de uma maneira indesejável para a categoria de pescadores bolivianos, os principais rios e tributários da Bacia Amazônica boliviana, em especial as coleções de água das principais cidades do Departamento do Beni, como as cidades de Guayaramerín, Riberalta, Magdalena, Reyes, San Joaquin, Loreto, San Inácio, Santa Ana, Cochabamba e Trinidad.

Nos idos do Território Federal de Rondônia, precisamente no ano de 1976, a SUDEPE – Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (extinta) atuava no Território, através de um simples convênio com o Governo, quando a então SEAG-RO, hoje SEAGRI-RO, era a gestora e responsável pelos serviços incipientes de fiscalização e de fomento da pesca, tendo como responsável o Sr. Aníbal Vitor Lemos, meu grande amigo e, depois, padrinho de casamento. Como todo trabalho realizado em Rondônia naquela época se transformaria em ato heróico.

Com o Aníbal Vítor Lemos isto não fora diferente, consegui realizar a maior façanha e proeza de sua vida: ordenou que seus assessores capturassem 119 exemplares da espécie jaraqui (Semaprochilodus taeniurus) rio Madeira e, através de seu prestígio pessoal, conseguiu viabilizar um avião da FAB, o famoso e utilitário Búfalo para transporte de cargas e de passageiros, e realizou o transporte para o Alto Guaporé, na divisa com a Bolívia, das mencionadas matrizes da espécie jaraqui e as transportou para fazer o povoamento da bacia do Mamoré/Guaporé, e, em ritmo de grandes aventuras, procedeu a distribuição das mencionadas matrizes, em pontos estratégicos, para que a natureza se encarregasse de fazer a reprodução e a necessária multiplicação e, consequentemente, povoar todas as bacias e adjacências,  e passar para a história da preservação ambiental, do hoje estado de Rondônia.

Em 2003, no início de um uma nova administração do Governo Estadual, eu aceitei o convite do então Secretário da SEDAM, Hamilton Casara, para coordenar a Gerência de Pesca e Fauna desta pasta, e logo, de início, realizou-se a primeira viagem internacional, desta feita, para a República da Bolívia, a fim de se fazer um Seminário de Integração Brasil/Bolívia, nas cidades de Trinidad e Magdalena, no Departamento do Beni e, quando se buscavam subsídios técnicos para viabilização do Corredor Ecológico, (nesta oportunidade estes trabalhos do Corredor Ecológico eram coordenados pelo IBAMA, em convênio com o Ministério do Meio Ambiente – MMA, tendo como coordenadora a então funcionária do IBAMA-RO, Maria Nanci Magalhães da Silva, hoje funcionária do Estado, de interesse binacional e, conseguintemente, para se fortalecer a economia regional, promover a preservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis entre os povos destes dois países vizinhos e amigos.

Durante a realização do Seminário de Integração Brasil/Bolívia, na cidade de La Santíssima Trinidad, hoje Trinidad, Departamento do Beni, República da Bolívia, em 2003, quando eu fazia uma apresentação sobre criação de tambaqui em tanques-rede um dos ferrenhos defensores da ecologia boliviana abriu a matraca e bradou em alto e bom som:

“Quiero cobrarle al Gobierno de Brasil uma compensación merecida para mitigar los impactos ambientales causados por la espécie Jaraqui, em vista de los inconvenientes y el daño ambiental que esta espécie de peces há estado causado a los pescadores bolivianos, que ya no puedem soportar sacar a estos peces de sus redes, redes y tejidos cuando están pescando”.

“Eu quero aqui cobrar do Governo do Brasil uma indenização merecida para mitigar os impactos ambientais causados pela espécie jaraqui, tendo em vista o transtorno e os danos ambientais que esta espécie de peixe vem causando aos pescadores bolivianos — que não estão mais aguentando retirar estes peixes de suas redes, tarrafas e malhadeiras, no momento que realizam suas pescarias”.

 A população boliviana não tem o hábito de consumir o jaraqui, talvez, até, porque dá muito trabalho para preparar, e, por isso, afirma que não gosta — até mesmo por inexistência de tecnologia de beneficiamento, quando exige que seja ticado com muita técnica e habilidade para ofuscar e reduzir a ação das espinhas, ao contrário do amazônida do Brasil que, além de transformá-lo no prato típico regional, agora, recentemente por ocasião da Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil, em 2014,pensou em pleitear para transformar a BOLA da Copo do Mundo de 2014, em BOLA JARAQUI, a exemplo da BOLA JABULANIeleita e empregada na Copa do Mundo da África do Sul em 2010, que infelizmente não foi aprovado este nome e, sim, Bola BRAZUCA, eleita com 1.119.539 de votos dos brasileiros.

Enquanto os brasileiros cantam, comem, bebem, dançam e queriam jogar com a bola JARAQUI, os bolivianos BERRAM, BRADAM, COBRAM, XINGAM  e FURAM seus dedos e suas mãos desenganchando o JARAQUI de seus apetrechos de pesca.

Este texto está sendo reeditado nesta Coluna Espinha na Garganta para corrigir algumas incorreções em sua edição anterior. Gratos pela compreensão.

PENSAMENTO DA SEMANA

Se você está se sentindo mal humorado e com baixas intenções, não hesites em concluir: você está necessitando de energia potencial para turbinar sua matriz energética, lubrificar seus neurônios e estimular suas alegrias.  Dirija-se a uma banca que comercializa pescado mais próxima de sua residência e solicite uma penca de JARAQUI e se alimente com ÔMEGA 3, genuinamente amazônico, acompanhado com os principais aminoácidos essenciais, indispensáveis à vida saudável que todos os terráqueos.

Tenham todos uma boa e feliz semana.

Antônio de Almeida Sobrinho escreve  periodicamente nos seguintes Portais de Notícias:         

www.newsrondônia.com.br

www.gentedeopiniao.com.br

www.rondonoticias.com.br

www.emrondonia.com.br

Blogspot: ESPINHA NA GARGANTA

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedágio eletrônico Free Flow começa a funcionar nesta segunda-feira na BR-364

Novo sistema de pedágio eletrônico na BR-364 elimina cancelas, permite pagamento digital e promete mais fluidez no tráfego entre Porto Velho e Vilhena.
L
CNH terá renovação automática para bons motoristas

CNH terá renovação automática para bons motoristas

Ministério dos Transportes anuncia que condutores sem infrações nos últimos 12 meses poderão renovar a CNH digital automaticamente e sem custos adicionais.
L
CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

Candidatos à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem contestar resultado provisório da avaliação de títulos até 12 de janeiro pelo portal gov.br.
L
Campanha educativa une segurança no trânsito e doação de sangue

Campanha educativa une segurança no trânsito e doação de sangue

Ação do Governo de Rondônia será realizada na segunda-feira (12), em Porto Velho, com simulação de sinistro para conscientizar sobre trânsito seguro e incentivar a doação de sangue.
L
MPRO obtém condenações na operação “Fim de Carreira”

MPRO obtém condenações na operação “Fim de Carreira”

Justiça condena 23 integrantes de organização criminosa por tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais após investigação conduzida pelo Gaeco.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Projeto de Trabalho Social oferece cursos profissionalizantes para promover qualificação, cidadania e desenvolvimento humano.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.957; próximo sorteio pode pagar prêmio milionário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente celebra aprovação do pacto comercial por bloco europeu, destacando 25 anos de negociação e impactos positivos para comércio e integração internacional.
L

Investimento histórico fortalece cafeicultura de Rondônia, diz Cristiane Lopes

Emenda de R$ 1,5 milhão da deputada federal Cristiane Lopes viabiliza Centro de Excelência do Café em Cacoal e impulsiona produtores rurais.
L
Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Proposta solicita triagem psicológica, capacitação de agentes e monitoramento contínuo de pessoas privadas de liberdade em Rondônia.
L
Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Recurso viabiliza construção de quadra poliesportiva coberta em escola municipal, ampliando as atividades educacionais e esportivas no município.
L
Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Atendimentos voltados ao BPC e novos benefícios retornam a Guajará-Mirim após articulação da deputada junto ao INSS em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar em Porto Velho após atacar a avó de 61 anos, desrespeitando medida protetiva e ameaçando a vítima de morte.
14
Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Dois adolescentes foram apreendidos após abordagem policial na Rua Maringá, em Marcos Freire, com motocicleta com restrição de roubo e objetos de procedência duvidosa.
16
PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

Ação da Operação Madeira Mamoré flagrou veículo saindo de terra indígena com toras extraídas ilegalmente, reforçando o combate a crimes ambientais no estado.
14
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Suspeito foi flagrado durante patrulhamento da PM em área conhecida pelo comércio de entorpecentes e tentou fugir após receber voz de prisão.
16
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Colisão ocorreu em cruzamento entre as ruas T-23 e Goiânia; vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para atendimento médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MEGA LOGISTICA TRANSPORTE POR NAVEGACAO S/A.

LICENÇA PRÉVIA DE REGULARIZAÇÃO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO,
L
Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Lei nº 15.325/2026 reconhece o profissional multimídia, mas sindicatos alertam para prejuízos a jornalistas e radialistas, enquanto Abert vê avanço para o setor.
L
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

A partir de 4 de fevereiro, viajantes internacionais deverão seguir normas do Ministério da Agricultura para evitar entrada de pragas e doenças no país.
L
Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré recebe shows ao vivo e atividades de recreação para crianças e famílias, com entrada gratuita.
L
Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Pelo 3° ano consecutivo, Sicredi conquista 1º lugar na categoria “Cooperativa de Crédito – Grandes Operações”, reforçando excelência no relacionamento com associados.
L
Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

O Centro de Saúde Marcelina Tereza atenderá das 7h30 às 21h na próxima terça-feira, oferecendo atualização de caderneta e emissão de certificado de vacinação.
L
Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

A Banda do Vai Quem Quer abre sua sede na quarta-feira com lote promocional de abadás por R$70, garantindo acesso ao cordão de isolamento e ao desfile de Carnaval.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L C NERI SOBRINHO –ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA n. 016.00621.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: THIAGO DE OLIVEIRA DA SILVA-ME (T & T Guincho)

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA n. 016.00015.002/2026-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.