TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

ADEUS AO MAGNIFICO MESTRE SALA – CABELEIRA

O Magnífico Mestre Sala Cabeleira, após alguns dias internado na UTI do Hospital João Paulo II, em virtude de AVC e outras complicações, faleceu na tarde desta segunda feira dia 2

Publicado em 

São coisas que só Deus sabe explicar, o sambista Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeleira, após alguns dias internado na UTI do Hospital João Paulo II, em virtude de AVC e outras complicações, faleceu na tarde desta segunda feira dia 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba.

Não poderia existir data melhor para sua partida, Cabeleira praticamente dedicou toda sua vida ao samba, ainda jovem, participou da fundação da Escola de Samba Os Diplomatas da qual foi presidente e Mestre Salas durante muitos carnavais; Foi presidente da Associação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – AESB e  fundador da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – FESEC além de ser o atual presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande. Sua luta atual, era colocar em funcionamento a Liga Independente das Escolas de Samba. "Atualizei toda a documentação da Liga, não sei por que a turma não concorda com sua reativação" sempre dizia Cabeleira.

Cabeleira nasceu no dia 10 e setembro de 1939 em Manaus (AM) e ainda adolescente veio morar em Porto Velho e por algume tempo no Rio de Janeiro. Estava com 80 anos e como se diz: "Em plena forma", pelo menos era o que ele passava para todos seus amigos e familiares, apesar de ainda estar se recuperando do tratamento de um Câncer que segundo ele, estava curado. Boêmio por excelência apesar da idade, Cabeleira não perdia um evento, em especial se fosse relacionado a Samba e Escola de Samba, sempre extrovertido, gostava de mostrar aos sambistas atuais, sua habilidade, executando passos de Mestre Sala fosse onde fosse, sempre dizia: "Esses meninos de hoje, precisam prestar atenção na ginga do VELHINHO aqui" e saia rodopiando pelo salão.

No dia 02 de novembro passado, por coincidência, dia de finados, Cabeleira foi homenageado pela Associação Cultural Rio Madeira e Fundação Serpa do Amaral com a Comenda "Ordem Cultural Bola Sete", durante a realização do Projeto Samba Autoral coordenado pela diretoria da escola de samba Asfaltão.

Há um ano, entrevistei o Cabeleira sobre suas atividades como sambista. Vamos reproduzir essa entrevista:

Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeira.

N.R – O velório está acontecendo na Funerário São Cristóvão e o enterro será às 16 horas, desta terça feira 03, no cemitério do Inocentes em Porto Velho.

ENTREVISTA   

Zk – Sabemos que você é um dos fundadores da escola de samba Os Diplomatas, antes disso, você brincava carnaval em qual agremiação?

Cabeleira – Quando vim do Rio de Janeiro – eu já dava umas pernadas lá – isso em 1956/57 o Bainha me chamou pra gente fundar uma escola de samba porque só tinha o Bloco do Valério da Dona Jóia, aí nos juntamos com Valério, Ricardo, Dona Jóia, Alex e o Leônidas e criamos o que chamamos de escola de samba.

Zk – Por que você diz: "Chamamos de escola de samba"?

Cabeleira – Porque realmente não era uma escola de samba, era uma bateria com 31 integrantes tudo homem, até eu estava lá balançando um Ganzá. Nesse mesmo estilo, existia a escola de samba "Deixa Falar do Bola Sete" que também era só uma bateria e a escola de samba "O Triângulo Não Morreu" que tinha o Gia, Cardoso, Miguel e Paulo Machado. O Triângulo tinha mulher e até instrumento de sopro. Todos desfilavam dentro do Cordão de Isolamento. Cardoso e Gia puxavam Cuíca, o Guarda Miguel era o responsável por esticar ou montar os couros dos instrumentos. Naquele tempo, os tambores eram de couro de cobra, veado, e outros bichos do mato como porquinho, tudo comprado na "Casa José Oceano Alves" que ficava no Mercado Municipal (hoje Mercado Cultural). O Bainha era pra ser um dos melhores cuiqueiros do Brasil na época, pois o Zé Ferino da Mangueira assim profetizou: "Esse menino vai longe". Você perguntou onde eu brincava, era nas escolinhas de samba do Rio de Janeiro depois conheci o Mestre Sala Delegado fui pra Mangueira beber por lá, naquele tempo a cachaça da moda era Parati, depois fomos conhecer o Salgueiro. Quando a Beija Flor era do Grupo de Acesso os desfiles eram na avenida Getúlio Vargas.

Zk – Sobre a rivalidade Diplomatas X Caiari?

Cabeleira – A Caiari surge em 1964 e só vem vencer da Diplomatas no carnaval de 1970, quando o desfile foi na Pinheiro Machado. Naquele ano  desfilei com uma fantasia preparada pela dona Juraci Mateus que era o luxo dos luxos. Era dona Florípedes na Caiari e dona Juraci na Diplomatas. Nosso enredo era sobre a Assinatura da Lei Áurea e a moça que desfilou representando a Princesa Izabel que vinha num carro alegórico, em frente ao Palanque dos jurados, fez a representação da assinatura da Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil, só que deram pra ela uma CANETA BIC coisa que na época da assinatura da Lei não existia, isso tirou um bocado de pontos da escola. Ainda por cima, o Samba era plágio do samba do Salgueiro e os jurados por isso também tiraram pontos da Diplomatas e a Caiari com um samba de sua autoria (de Silvio M. Santos) e enredo da Dona Marise Castiel "Sinhá Moça e a Abolição" ganhou 'molim' da gente.

Zk – É verdade que a Diplomatas não nasceu com esse nome?

Cabeleira – A Diplomatas nasceu na casa do Valério que era na Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso bem em frente, naquele tampo, ao açougue do Casemiro depois foi que virou bar, com o nome de "Prova de Fogo" a pedido do Tário de Almeida Café nosso primeiro presidente, que queria homenagear um bloco que ele tinha em Fortaleza Ceara. Desfilou com esse nome apena no carnaval de 1959 em 1960 adotou o nome "Universidade dos Diplomatas do Samba", sugerido pelo Bizigudo. Em meados dos anos de 1960, passou a ser apenas Os Diplomatas por sugestão do Bainha. A primeira costureira da Diplomatas foi dona Marieta mãe do Bainha. Depois o Abel Marques passou a nos fornecer camisetas da Martine e a gente vestia os batuqueiros com aquele camisa.

Zk – Os desfiles eram aonde?

Cabeleira – A gente subia a José de Alencar dobrava na Carlos Gomes e descia pela Presidente Dutra até o Porto Velho Hotel, onde ficávamos esperando a ordem para iniciar o desfile oficial que terminava na praça Rondon.

Zk – Como é que o Leônidas entra para a história da Diplomatas?

Cabeleira – É uma história delicada! Acontece que o Leônidas era uma espécie de Office Boy na casa da Valério, mas, já andava com a gente na boemia e na minha concepção, ele estava presente na reunião que criamos a Diplomatas sim, quem contesta, não sei por que, a presença dele, é o Bainha, mas, pra gente ele é considerado fundador da escola também.

Zk – A rivalidade entre você e o Vitor Sadeck. Ele diz que você nunca ganhou dele como Mestre Sala é verdade?

Cabeleira – Era engraçado! Naquele época, quem tinha influencia política como a Dona Marise, pesava, ninguém derrubava ela. Então o Vitor Sadeck que era vestido pela Dona Florípedes uma das melhores modistas da época. Era puro luxo as fantasias dele, porém, ele nunca teve um mestre como professor como eu tive o Delgado e o Canelinha os melhores do Brasil. Não é que o Vitinho dançasse melhor, ele tinha a dona Marise por trás. Outro que morreu com raiva de mim foi o Babá que surgiu na Diplomatas com passistas e depois foi pra Caiari como Mestre Sala. Ficou com raiva de mim porque eu disse que ele não dançava. Mestre Sala não segura à cintura da Porta Bandeira ele apenas reverencia o pavilhão. Não sei não, até hoje não vejo nenhum Mestre Sala nas escolas de Porto Velho que saiba dançar.

Zk – Você participou da embaixada que foi trocar a bandeira nacional em Brasília?

Cabeleira – Aquilo foi o maior espetáculo que já participei como Mestre Sala. Foi em 1975 e naquela viagem, nasceu à escola de samba Mocidade Independente do KM-1 fundada entre outros, por você e o Bainha. Em Brasília ainda se apresentou como Pobres do Caiari porque desfilou de azul e branco. Quando nossa apresentação terminou, os diretores da escola de Samba do Cruzeiro lá de Brasília vieram conversar comigo e me convidaram para ficar lá desfilando pela escola deles, me ofereceram algumas vantagens, o Bainha que estava perto, ouvindo a conversa, se meteu no meio da gente e foi dizendo "Ele não pode ficar aqui não e nem vai ficar ele é nosso". Os caras ficaram chateados com a maneira que o Bainha os tratou e mesmo assim, ficaram insistindo e eu não fiquei, porque, além de ser funcionário do Território de Rondônia era casado e tinha um bocado de filho pra criar.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Castro e Moraes discutem operação e retomada de territórios no Rio

Castro e Moraes discutem operação e retomada de territórios no Rio

O governador Cláudio Castro reuniu-se com o ministro Alexandre de Moraes no CICC para apresentar dados da Operação Contenção Rio, a incursão policial mais letal da história do estado, e discutir o plano de retomada de territórios do crime organizado.
L
Adaptação climática é prioridade absoluta da COP30, diz embaixador

Adaptação climática é prioridade absoluta da COP30, diz embaixador

André Corrêa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, afirmou que a adaptação climática COP30 deve ser o foco principal do evento, a ser realizado em Belém (PA), devido à aceleração da crise do clima.
L
Finep libera R$ 1 bilhão em crédito para projetos de inovação

Finep libera R$ 1 bilhão em crédito para projetos de inovação

Recursos do FNDCT, operados pelo programa Inovacred, estão disponíveis desde segunda-feira (3) para empresas em todo o país que desejam submeter propostas de inovação, com o objetivo de fomentar a competitividade nacional por meio do Finep crédito Inovacred.
L
Segunda superlua do ano será visível no Brasil por três dias

Segunda superlua do ano será visível no Brasil por três dias

Chamada de Superlua do Castor, o fenômeno, que deixa a Lua maior e mais brilhante, será a maior e mais brilhante do ano e poderá ser observada a olho nu no Brasil a partir desta quarta-feira (5), a segunda superlua de 2025.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 41 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 41 milhões nesta terça-feira

O concurso 2.936 da Mega-Sena 41 milhões acontece hoje (04) em São Paulo, e as apostas podem ser feitas nas lotéricas credenciadas ou pela internet até as 20h30 (horário de Brasília).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conexão RH: Saúde, Prevenção e muito amor — o que realmente importa nos cuidados do seu pet?

Acompanhe ao vivo o Conexão RH, nesta terça às 9h, na News Rondônia e NewsTV.
L
Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

Cineastas, produtores e técnicos realizaram atos em diversas capitais contra o Projeto de Lei 8.889/2017, alegando que o relatório atual da regulação do streaming fragiliza a indústria nacional ao reduzir a alíquota da Condecine e favorecer empresas estrangeiras.
L
Inscritos indígenas no Enem 2025 crescem 89% em três anos

Inscritos indígenas no Enem 2025 crescem 89% em três anos

O Painel Enem 2025, do Inep, mostra que o número de inscritos indígenas Enem 2025 saltou de 19.980 em 2022 para 37.489 este ano, com Amazonas, Pernambuco e Bahia registrando os maiores números de candidatos.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Horóscopo de terça-feira (04/11/2025): descubra o que os astros reservam para o seu signo

Horóscopo de terça-feira (04/11/2025): descubra o que os astros reservam para o seu signo

Energia de transformação marca o dia; Mercúrio traz clareza mental e ajuda nas decisões importantes
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

POLÍTICA

Da prisão injusta para o cemitério: o retrato cruel da falência da Justiça

Da prisão injusta para o cemitério: o retrato cruel da falência da Justiça

Jovem é absolvida após quase seis anos presa injustamente, mas morre dois meses depois sem ter a chance de recomeçar.
L
Ribeiro do Sinpol defende uso de drones para fortalecer investigações da Polícia Civil

Ribeiro do Sinpol defende uso de drones para fortalecer investigações da Polícia Civil

Deputado solicita ao Governo de Rondônia investimento em tecnologia para reforçar a segurança pública e modernizar operações policiais.
L
Governo Federal realiza pregão para compra de equipamentos de TV Digital

Governo Federal realiza pregão para compra de equipamentos de TV Digital

O leilão para comprar equipamentos de transmissão digital visa criar uma Mega Ata de Registro de Preço. A iniciativa da EBC permitirá a adesão de emissoras públicas à Rede Nacional de Comunicação Pública.
L

Governador de Rondônia faz desabafo e dá “sermão” contra o bullying virtual

Em publicação nas redes sociais, o governador Marcos Rocha criticou atitudes de desrespeito e falta de empatia, defendendo que o melhor caminho é responder ao ódio com trabalho, humildade e perseverança.
L

Fortalecimento do municipalismo é tema de evento com prefeitos e lideranças rondonienses

Hildon Chaves convoca prefeitos e secretários para o 2º Encontro da AROM, dias 11 e 12 de novembro, no TJRO, com foco em gestão, inovação e fortalecimento dos municípios.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

Homem descumpre medida protetiva, ameaça ex e é preso com espingarda

A Polícia Militar agiu rapidamente, prendendo Roberci, acusado de descumprimento medida protetiva espingarda Ji-Paraná. A arma calibre .22 foi localizada em um matagal de onde o suspeito saiu.
14
Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Motocicleta abandonada com placa adulterada é apreendida em RO

Uma motocicleta abandonada adulterada Ji-Paraná foi encontrada em área de matagal com placa de outro veículo.
12
Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

Motociclista é detido após fuga e manobras perigosas em RO

O motociclista detido manobras perigosas Jaru tentou fugir a pé após desobedecer a ordem de parada da PM.
10
Aluna é flagrada com faca em mochila e PM é acionada em Rondônia

Aluna é flagrada com faca em mochila e PM é acionada em Rondônia

Uma estudante de 16 anos foi flagrada portando uma faca dentro da mochila em uma escola na Travessa da Cultura. A aluna com faca Novo Horizonte do Oeste foi descoberta durante uma busca por um celular desaparecido.
16
Ex-servidora de Rolim de Moura morre vítima de infarto em Pimenta Bueno

Ex-servidora de Rolim de Moura morre vítima de infarto em Pimenta Bueno

Karen Farto, filha da ex-vereadora Cícera Vilar e ex-servidora da SEMAS de Rolim de Moura, faleceu nesta segunda-feira (3) vítima de infarto fulminante em Pimenta Bueno.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Legado Inesquecível: As Melhores Séries dos Anos 90 Que Marcaram Gerações!

O universo das séries vive um renascimento graças ao streaming, mas foi nos anos 90 que a televisão consolidou sua força, com produções que definiram gêneros e criaram personagens icônicos.
L
Goiás inicia emissão automática de notas fiscais integradas a meios de pagamento

Goiás inicia emissão automática de notas fiscais integradas a meios de pagamento

Mudança será implantada gradualmente até agosto de 2026 e promete mais transparência e segurança nas transações.
L
SEFIN restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia em Rondônia

SEFIN restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia em Rondônia

Medida atende solicitação da FACER e garante mais segurança e justiça tributária para o setor produtivo.
L
Homem agredido foge da UPA antes de ser transferido em RO

Homem agredido foge da UPA antes de ser transferido em RO

Vanderlei que usa tornozeleira eletrônica, fugiu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ser agredido na cabeça e no braço com um pedaço de madeira.
14

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AGO: SOCIEDADE DO BAIRRO TANCREDO NEVES

23/11/2025 – Rua Lauro Corona s/n, bairro Tancredo Neves – Porto Velho/RO
L

E Se Eles Lutassem? Superman vs. Batman no auge: Força kryptoniana esmaga o Cavaleiro das Trevas em luta até a morte

O duelo Superman vs. Batman é o teste final entre poder e preparo.
L
Acidente entre carro e moto é registrado no bairro Beira Rio

Acidente entre carro e moto é registrado no bairro Beira Rio

Um acidente carro e moto Rolim de Moura foi registrado na Avenida 27 de Setembro. O motociclista sofreu ferimentos leves após colisão transversal e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito na Operação Echo Chamber

Tentativa de homicídio e roubo de moto são registrados na zona rural

Vítima foi baleada no rosto com espingarda por dois conhecidos após ser forçada a entrar em área de mata, na Linha 85. O homem sobreviveu, e os agressores fugiram com a motocicleta roubada após o crime de tentativa de homicídio e roubo moto.
10
Dono encontra motoneta vendida por adolescente e aciona Polícia Militar em Vilhena

Servidora denuncia ex por desvio de função e descumprimento de medida protetiva

Em Chupinguaia, uma agente de saúde denunciou o ex-marido por repetido descumprimento medida protetiva Chupinguaia em seu local de trabalho e em eventos. A vítima também relatou ter sido expulsa de um curso a pedido da madrasta do denunciado.
16
Motociclista cai durante perseguição e é preso por tráfico com a esposa em RO

Motociclista cai durante perseguição e é preso por tráfico com a esposa em RO

Flagrado fazendo malabarismos, o condutor fugiu da PM, sofreu uma queda e confessou que faria a entrega de maconha paga via Pix. A busca pelos seus documentos levou ao flagrante de drogas e materiais de tráfico com a esposa, resultando na motociclista preso com droga Vilhena.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.