QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

ADEUS AO MAGNIFICO MESTRE SALA – CABELEIRA

O Magnífico Mestre Sala Cabeleira, após alguns dias internado na UTI do Hospital João Paulo II, em virtude de AVC e outras complicações, faleceu na tarde desta segunda feira dia 2

Publicado em 

ADEUS AO MAGNIFICO MESTRE SALA - CABELEIRA - News Rondônia

São coisas que só Deus sabe explicar, o sambista Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeleira, após alguns dias internado na UTI do Hospital João Paulo II, em virtude de AVC e outras complicações, faleceu na tarde desta segunda feira dia 2 de dezembro – Dia Nacional do Samba.

Não poderia existir data melhor para sua partida, Cabeleira praticamente dedicou toda sua vida ao samba, ainda jovem, participou da fundação da Escola de Samba Os Diplomatas da qual foi presidente e Mestre Salas durante muitos carnavais; Foi presidente da Associação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – AESB e  fundador da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – FESEC além de ser o atual presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande. Sua luta atual, era colocar em funcionamento a Liga Independente das Escolas de Samba. "Atualizei toda a documentação da Liga, não sei por que a turma não concorda com sua reativação" sempre dizia Cabeleira.

ADEUS AO MAGNIFICO MESTRE SALA - CABELEIRA - News Rondônia

Cabeleira nasceu no dia 10 e setembro de 1939 em Manaus (AM) e ainda adolescente veio morar em Porto Velho e por algume tempo no Rio de Janeiro. Estava com 80 anos e como se diz: "Em plena forma", pelo menos era o que ele passava para todos seus amigos e familiares, apesar de ainda estar se recuperando do tratamento de um Câncer que segundo ele, estava curado. Boêmio por excelência apesar da idade, Cabeleira não perdia um evento, em especial se fosse relacionado a Samba e Escola de Samba, sempre extrovertido, gostava de mostrar aos sambistas atuais, sua habilidade, executando passos de Mestre Sala fosse onde fosse, sempre dizia: "Esses meninos de hoje, precisam prestar atenção na ginga do VELHINHO aqui" e saia rodopiando pelo salão.

No dia 02 de novembro passado, por coincidência, dia de finados, Cabeleira foi homenageado pela Associação Cultural Rio Madeira e Fundação Serpa do Amaral com a Comenda "Ordem Cultural Bola Sete", durante a realização do Projeto Samba Autoral coordenado pela diretoria da escola de samba Asfaltão.

Há um ano, entrevistei o Cabeleira sobre suas atividades como sambista. Vamos reproduzir essa entrevista:

Antônio Chagas Campo – O Magnífico Mestre Sala Cabeira.

N.R – O velório está acontecendo na Funerário São Cristóvão e o enterro será às 16 horas, desta terça feira 03, no cemitério do Inocentes em Porto Velho.

ENTREVISTA   

Zk – Sabemos que você é um dos fundadores da escola de samba Os Diplomatas, antes disso, você brincava carnaval em qual agremiação?

Cabeleira – Quando vim do Rio de Janeiro – eu já dava umas pernadas lá – isso em 1956/57 o Bainha me chamou pra gente fundar uma escola de samba porque só tinha o Bloco do Valério da Dona Jóia, aí nos juntamos com Valério, Ricardo, Dona Jóia, Alex e o Leônidas e criamos o que chamamos de escola de samba.

Zk – Por que você diz: "Chamamos de escola de samba"?

Cabeleira – Porque realmente não era uma escola de samba, era uma bateria com 31 integrantes tudo homem, até eu estava lá balançando um Ganzá. Nesse mesmo estilo, existia a escola de samba "Deixa Falar do Bola Sete" que também era só uma bateria e a escola de samba "O Triângulo Não Morreu" que tinha o Gia, Cardoso, Miguel e Paulo Machado. O Triângulo tinha mulher e até instrumento de sopro. Todos desfilavam dentro do Cordão de Isolamento. Cardoso e Gia puxavam Cuíca, o Guarda Miguel era o responsável por esticar ou montar os couros dos instrumentos. Naquele tempo, os tambores eram de couro de cobra, veado, e outros bichos do mato como porquinho, tudo comprado na "Casa José Oceano Alves" que ficava no Mercado Municipal (hoje Mercado Cultural). O Bainha era pra ser um dos melhores cuiqueiros do Brasil na época, pois o Zé Ferino da Mangueira assim profetizou: "Esse menino vai longe". Você perguntou onde eu brincava, era nas escolinhas de samba do Rio de Janeiro depois conheci o Mestre Sala Delegado fui pra Mangueira beber por lá, naquele tempo a cachaça da moda era Parati, depois fomos conhecer o Salgueiro. Quando a Beija Flor era do Grupo de Acesso os desfiles eram na avenida Getúlio Vargas.

Zk – Sobre a rivalidade Diplomatas X Caiari?

Cabeleira – A Caiari surge em 1964 e só vem vencer da Diplomatas no carnaval de 1970, quando o desfile foi na Pinheiro Machado. Naquele ano  desfilei com uma fantasia preparada pela dona Juraci Mateus que era o luxo dos luxos. Era dona Florípedes na Caiari e dona Juraci na Diplomatas. Nosso enredo era sobre a Assinatura da Lei Áurea e a moça que desfilou representando a Princesa Izabel que vinha num carro alegórico, em frente ao Palanque dos jurados, fez a representação da assinatura da Lei Áurea que abolia a escravidão no Brasil, só que deram pra ela uma CANETA BIC coisa que na época da assinatura da Lei não existia, isso tirou um bocado de pontos da escola. Ainda por cima, o Samba era plágio do samba do Salgueiro e os jurados por isso também tiraram pontos da Diplomatas e a Caiari com um samba de sua autoria (de Silvio M. Santos) e enredo da Dona Marise Castiel "Sinhá Moça e a Abolição" ganhou 'molim' da gente.

Zk – É verdade que a Diplomatas não nasceu com esse nome?

Cabeleira – A Diplomatas nasceu na casa do Valério que era na Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso bem em frente, naquele tampo, ao açougue do Casemiro depois foi que virou bar, com o nome de "Prova de Fogo" a pedido do Tário de Almeida Café nosso primeiro presidente, que queria homenagear um bloco que ele tinha em Fortaleza Ceara. Desfilou com esse nome apena no carnaval de 1959 em 1960 adotou o nome "Universidade dos Diplomatas do Samba", sugerido pelo Bizigudo. Em meados dos anos de 1960, passou a ser apenas Os Diplomatas por sugestão do Bainha. A primeira costureira da Diplomatas foi dona Marieta mãe do Bainha. Depois o Abel Marques passou a nos fornecer camisetas da Martine e a gente vestia os batuqueiros com aquele camisa.

Zk – Os desfiles eram aonde?

Cabeleira – A gente subia a José de Alencar dobrava na Carlos Gomes e descia pela Presidente Dutra até o Porto Velho Hotel, onde ficávamos esperando a ordem para iniciar o desfile oficial que terminava na praça Rondon.

Zk – Como é que o Leônidas entra para a história da Diplomatas?

Cabeleira – É uma história delicada! Acontece que o Leônidas era uma espécie de Office Boy na casa da Valério, mas, já andava com a gente na boemia e na minha concepção, ele estava presente na reunião que criamos a Diplomatas sim, quem contesta, não sei por que, a presença dele, é o Bainha, mas, pra gente ele é considerado fundador da escola também.

Zk – A rivalidade entre você e o Vitor Sadeck. Ele diz que você nunca ganhou dele como Mestre Sala é verdade?

Cabeleira – Era engraçado! Naquele época, quem tinha influencia política como a Dona Marise, pesava, ninguém derrubava ela. Então o Vitor Sadeck que era vestido pela Dona Florípedes uma das melhores modistas da época. Era puro luxo as fantasias dele, porém, ele nunca teve um mestre como professor como eu tive o Delgado e o Canelinha os melhores do Brasil. Não é que o Vitinho dançasse melhor, ele tinha a dona Marise por trás. Outro que morreu com raiva de mim foi o Babá que surgiu na Diplomatas com passistas e depois foi pra Caiari como Mestre Sala. Ficou com raiva de mim porque eu disse que ele não dançava. Mestre Sala não segura à cintura da Porta Bandeira ele apenas reverencia o pavilhão. Não sei não, até hoje não vejo nenhum Mestre Sala nas escolas de Porto Velho que saiba dançar.

Zk – Você participou da embaixada que foi trocar a bandeira nacional em Brasília?

Cabeleira – Aquilo foi o maior espetáculo que já participei como Mestre Sala. Foi em 1975 e naquela viagem, nasceu à escola de samba Mocidade Independente do KM-1 fundada entre outros, por você e o Bainha. Em Brasília ainda se apresentou como Pobres do Caiari porque desfilou de azul e branco. Quando nossa apresentação terminou, os diretores da escola de Samba do Cruzeiro lá de Brasília vieram conversar comigo e me convidaram para ficar lá desfilando pela escola deles, me ofereceram algumas vantagens, o Bainha que estava perto, ouvindo a conversa, se meteu no meio da gente e foi dizendo "Ele não pode ficar aqui não e nem vai ficar ele é nosso". Os caras ficaram chateados com a maneira que o Bainha os tratou e mesmo assim, ficaram insistindo e eu não fiquei, porque, além de ser funcionário do Território de Rondônia era casado e tinha um bocado de filho pra criar.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Previsões do Horóscopo desta quarta (14/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (14/5) para seu signo

Confira as previsões desta quarta-feira (14/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Festival PalhAçaí chega à sua 3ª edição com programação gratuita em Porto Velho

Festival PalhAçaí chega à sua 3ª edição com programação gratuita em Porto Velho

Realizado pelo Teatro Ruante, o evento reúne artistas e grupos da região Norte e de diversas partes do Brasil, celebrando a diversidade e a potência da linguagem circense.
L
TRT-14 aprova plano de descarbonização e reforça compromisso com a sustentabilidade

TRT-14 regulamenta novo provimento do Sistema Garimpo para otimizar liberação de valores de processos arquivados

Iniciativa liderada pela Corregedoria Regional do TRT-14 traz mais transparência, segurança jurídica e efetividade à destinação de depósitos judiciais esquecidos.
L

Treinamento na selva: cinco dias de resistência, técnica e superação

Capitão José Sérgio, comandante da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, lidera recrutas em jornada de formação que testa corpo e mente na floresta amazônica.
L
TRT-14 promove palestra sobre prevenção e enfrentamento da violência doméstica

TRT-14 promove palestra sobre prevenção e enfrentamento da violência doméstica

A importância do acolhimento humanizado e o ciclo da violência doméstica foram temas centrais.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial | Entrevista Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista

Nesta quarta-feira, às 9h, o Momento Empresarial recebe Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista com duas décadas de experiência em nutrição clínica e especialista em nutrição funcional. Com uma abordagem que vai além do emagrecimento, Caroline trata o indivíduo como um todo, considerando fatores como inflamação, dores crônicas, saúde intestinal e doenças autoimunes.
L

Coluna do Simpi – Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

A ideia era desburocratizar o processo e dar ao pequeno industrial um fôlego competitivo no cenário internacional.
L

Rondônia tem uma das menores populações quilombolas rurais do Brasil

O levantamento faz parte de um suplemento inédito do Censo Demográfico 2022, que pela primeira vez investigou de forma detalhada o perfil territorial dos quilombolas brasileiros.
L

Governo aprova novo zoneamento climático para cultivo do abacaxi em Rondônia

A medida representa um reforço importante para os produtores rondonienses que já apostam na fruta como fonte de renda.
L

Agenda News | Dra. Carla Castelli, Dermatologista

Nesta terça-feira, dia 13, às 17h, o Agenda News recebe a Dra. Carla Castelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para falar sobre o CoolFase – um avanço tecnológico direto da Coreia que promete revolucionar os cuidados com a pele. O método melhora a flacidez e redefine o contorno facial com conforto, segurança e sem tempo de recuperação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Investimento de 100 mil garante estrutura adequada para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade
L
Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Para ela, Constituição dá ao Congresso poder para deliberar
L

Deputada Cláudia de Jesus apresenta iniciativas para valorizar a pesca artesanal

Deputada solicitou políticas públicas, estrutura técnica e respeito às comunidades tradicionais.
L
Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

O Sitmar lamenta que, após meses de diálogo aberto e propostas apresentadas para viabilizar a recomposição salarial de forma responsável, a gestão municipal tenha rompido com a palavra dada aos servidores.
L

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícias Civil e Militar apreendem 104 kg de skank e prendem suspeito em São Francisco do Guaporé

Polícias Civil e Militar apreendem 104 kg de skank e prendem suspeito em São Francisco do Guaporé

A droga foi encontrada em compartimentos ocultos de um veículo, interceptado pelas equipes policiais.
12
Jovem é morto a tiros em frente a residência em Presidente Médici

Jovem é morto a tiros em frente a residência em Presidente Médici

Mesmo gravemente ferido, ele foi socorrido e transferido ao Hospital Municipal de Ji-Paraná, onde recebeu atendimento emergencial. Apesar dos esforços médicos, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
18
Polícia Civil apreende cigarros eletrônicos e armas em operação contra venda a menores

Polícia Civil apreende cigarros eletrônicos e armas em operação contra venda a menores

Durante a ação, cerca de 30 dispositivos — incluindo modelos do tipo iphod e vaper — foram apreendidos em uma distribuidora de bebidas.
10
Foragido por estupro é preso em igreja na zona leste

Foragido por estupro é preso em igreja na zona leste

O crime de estupro teria acontecido no ano de 2023 em Porto Velho.
16
Técnico em eletrônica é executado a tiros por casal na zona leste

Técnico em eletrônica é executado a tiros por casal na zona leste

Testemunhas contaram que o rapaz estava sentado em frente de uma casa, conversando com amigos, quando um casal chegou de moto e um dos criminosos fez vários disparos em direção da vítima e depois fugiram.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): MIRIAN AMAZONAS AUTO POSTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: ANTONIO CARLOS BARROSO

Renovação da Licença de Operação e o Termo de Outorga
L

Último dia de inscrição para Especialização em Educação Especial Inclusiva na UNIR

São ofertadas 50 vagas, sendo 40 delas destinadas a professores e 10 para técnicos educacionais da Secretaria.
L

Requerimento da Licença Ambiental: TORNEARIA BARRETO LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Setor de serviços cresce 0,3% em março, acumulando alta de 1,2% no bimestre, aponta IBGE

Setor de serviços cresce 0,3% em março, acumulando alta de 1,2% no bimestre, aponta IBGE

Setor está 16,5% acima do patamar pré-pandemia
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.