SEXTA-FEIRA, 04/07/2025
Publicidade

NOTA DE PESAR: JORNALISTA EURO TOURINHO

Coluna Espinha na Garganta - Antônio Almeida

Publicado em 

NOTA DE PESAR: JORNALISTA EURO TOURINHO - News Rondônia

NOTA DE PESAR: JORNALISTA EURO TOURINHO - News Rondônia

É-nos com muita tristeza e pesar que venho através deste espaço, ESPINHA NA GARGANTA, fazer esta homenagem com uma NOTA DE PESAR ao jornalista EURO TOURINHO, pelo seu falecimento neste 25 de novembro de 2019.

Como um homem de visão e uma referência de qualidade da melhor essência da criatura humana — EURO TOURINHO sempre atuou acima de seu tempo, reconhecido como um bravo pioneiro: no início, como empresário e empreendedor de visão, sempre em parceria com seu irmão, audaz escudeiro e seu sócio Luiz Malheiro Tourinho (falecido);  depois, como homem da comunicação e do jornalismo que desde os idos de 1960 assumira a Direção Geral  do Jornal Alto Madeira e somente após completar 100 anos de circulação, ininterruptamente, teve suas atividades encerradas por considerar que sua missão fora cumprida, para tristeza de seus assíduos colaboradores, leitores e da sociedade, como um todo.

NOTA DE PESAR: JORNALISTA EURO TOURINHO - News Rondônia

Com um coração valente e um guerreiro imbatível e destemido pioneiro, nascido em uma Região Pantaneira — quando nascera  no município de Corumbiara-MT, em 17 de janeiro de 1922, se radicou nas terras de Rondon, desde 1944, na Bacia Amazônica,  no Território Federal do Guaporé, depois, transformado em Território Federal de Rondônia, e, hoje, estado de Rondônia.

EURO TOURINHO fora casado com Dona MARIA KANG TOURINHO, que falecera em 2017, com 89 anos de idade, quando tiveram uma vida conjugal por um período longevo de 74 anos. Fruto do casamento entre EURO TOURINHO e MARIA KANG TOURINHO tiveram 9 filhos, 34 netos, 29 bisnetos e um tataraneto.

Em nossa curta convivência confesso que tivemos um significativo e marcante  aprendizado com o nosso querido EURO TOURINHO quando fomos colaborador do JORNAL ALTO MADEIRA, por um período de 14 anos, ininterruptamente, sempre aos domingos, com a Coluna PESCA & AQUICULTURA que com a inexistência e dificuldades dos meios de comunicações eu quase sempre entregava o nosso material com digitação à máquina e impresso e aproveitava para ouvir suas histórias e falar sobre as potencialidades da pesca e aquicultura nas água da bacia amazônica.

Foi com a ajuda gráfica e prazos elásticos para pagamentos de nossas edições do JORNAL VOZ DA TERRA que o Diretor Geral do ALTO MADEIRA, Euro Tourinho, nos possibilitou e viabilizou as primeiras edições deste periódico, com circulação mensal, com 5.000 exemplares – que fez história de 1985 a 1992, tendo como Editor o saudoso e amigo jornalista IVAN SOBRAL MARROCOS FILHO, falecido prematuramente, quando encerramos nosso projeto, após sua 20ª Edição. 

À família enlutada vai aqui o nosso abraço de conforto e as nossas condolências, com a certeza de que Deus, com a Sua Onipotência e Onipresença iluminará seus passos e suas estradas.

Descanse em paz meu jovem-homem da razão EURO TOURINHO, até a consumpção dos tempos.

Antônio de Almeida Sobrinho escreve  periodicamente nos seguintes Portais de Notícias:         

www.newsrondônia.com.br

www.gentedeopiniao.com.br

www.rondonoticias.com.br

www.emrondonia.com.br

Blogspot: ESPINHA NA GARGANTA

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Sexta-feira com gostinho de pipoca de cinema: conheça o ganhador da promoção do News Rondônia e Cine Araújo!

Toda sexta tem sorteio de ingressos no News Rondônia: participe e viva a experiência do cinema com o Cine Araújo!
L
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

Governo federal diz que ainda não foi notificado judicialmente
L
STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

Balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

A prefeitura já iniciou os trâmites necessários para a concretização do projeto, que prevê a instalação de duas bases descentralizadas do Samu: uma na sede do município e outra no distrito de Tarilândia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L

Povoado Nerd | Entrevista North, Streamer e Fundador da One Dragon e-Sports

Nesta sexta-feira, dia 04, às 17h, o Povoado Nerd recebe North — streamer e fundador da One Dragon e-Sports — para uma conversa sobre o crescimento do universo gamer, os desafios dos e-sports e os detalhes do novo campeonato que será realizado dentro do Projeto Kaminari.
L

Em Cima da Hora | Entrevista Bosco da Federal

Nesta sexta-feira, dia 04, às 15h, o programa Em Cima da Notícia recebe João Bosco Costa, mais conhecido como Bosco da Federal.
L

Cine Araújo Porto Velho presenteia fãs de Superman com brindes exclusivos nas pré-estreias

Postais colecionáveis serão distribuídos aos 100 primeiros da fila nos dias 8 e 9 de julho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Decisão do TCU sobre licitação da ponte Brasil-Bolívia é acompanhada pelo deputado Lebrão e pela deputada Lebrinha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende vulgo “JT” com mais de 200 porções de drogas em residência

De acordo com o Denarc, o suspeito estava sendo investigado por receber grande quantidade de haxixe do município de Guajará-Mirim e revendê-la na capital.
10

Motociclista fica ferido após batida na traseira de Fiat Toro no centro

A vítima foi amparada por populares.
10

Cinco são presos e drogas são apreendidas pela PM durante operação em Jaru

Segundo a PM, os suspeitos seguiam juntos com destino a Machadinho do Oeste, cada um com uma mochila.
10
Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos
L
Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

As drogas destruídas foram apreendidas em ações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGE: Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO

Av. Carlos Gomess, 1616, Centro -Porto Velho / RO
L
Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Os gols que selaram a vitória tricolor foram marcados por Hércules e Martinelli. Pelo lado do Al-Hilal, o atacante brasileiro Marcos Leonardo descontou.
L
Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Cirurgias, exames e consultas serão realizados em 45 Hospitais Universitários de 24 unidades da Federação. Objetivo é ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS.
L
Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, receberá líderes globais
L
Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Transição energética justa é preocupação para juventude do bloco
L

Conab atualiza cotações de venda do milho em balcão com queda nos preços

Valores da 1ª quinzena de julho referem-se ao milho dos estoques públicos para alimentação animal
L
Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro para segurança energética e produção de SAF

Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro para segurança energética e produção de SAF

Ministro de Minas e Energia prevê menor dependência de importações
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: EUVALDO FORONI

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO Nº 153301 – (1801/01321/2011)
L
Funcionário de empresa de TI é preso por facilitar desvio de R$ 541 bilhões via PIX

Funcionário de empresa de TI é preso por facilitar desvio de R$ 541 bilhões via PIX

Ele confessou participação ao vender seu login e senha por R$ 5 mil
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.