Foi muito bacana a final do concurso "Pintando as Belezas Naturais de Rondônia", que aconteceu na manhã/tarde de ontem sexta feira 22, na Praça do Palácio Rio Madeira (CPA) em Porto Velho.
Com tempo nublado, os 14 estudantes classificados para participar da etapa final do Concurso, desenvolveram suas pinturas num clima de muita tensão por parte de seus pais e professores que acompanharam o desenvolvimento das pinturas, debaixo de uma tenda montada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
Dava para ver e sentir a ansiedade, principalmente dos pais. Se alguma pessoa insistisse em demorar mais um pouquinho perto da área onde os alunos estavam pintando suas telas, logo era repreendida: "Sai da frente, não atrapalha meu filho", por aí…
Depois, já por volta do meio dia, o sol achou de sair debaixo das nuvens e o clima literalmente esquentou. A jovem Damares representante do Mirante da Serra passou mal e teve que ser atendida pela equipe de Socorro do CPA. Após 15 minutos do inicio do concurso, ela retornou pegou os pincéis e mandou ver. Pintou a cacheira Ratunde, que fica na Linha P.28, no município de Alto Alegre dos Parecis. Com tudo que aconteceu, ela foi a primeira a terminar a pintura entre os demais concorrentes e no final, ficou merecidamente com 3º lugar.
De parabéns todos os parceiros Seduc, Setur e Ale que coordenaram o concurso, que segundo o deputado Jhony Paixão será transformado num evento oficial do calendário do estado de Rondônia. Parabéns!
Mudando de assunto e continuando na defesa da nossa identidade cultural/histórica
Ontem 22, foi o aniversário do município de Ji Paraná e hoje dia 23, é o aniversário do município de Vilhena. Ambos comemoram 42 anos de emancipação política.
Minha preocupação é com a maneira de como nossos órgãos de imprensa se reportam sobre os aniversários dos nossos municípios, inclusive de Porto Velho.
Esquecem os redatores dos jornais dos nosso meios de comunicação, de registrar que o ANIVERSÁRIO é do MUNICÍPIO e não da cidade. Se não vejamos.
A cidade que hoje é conhecida como Ji Paraná existe muito antes do bandeirante Rondon chegar naquela região e montar o Posto Telegráfico "Presidente Pena" que se transformou em Vila Urupá, Vila de Rondônia até ser denominada Ji Paraná.
A mesma coisa acontece com a cidade de Vilhena que surge com a chegada da linha telegráfica implantada por Rondon.
Isso que dizer que ambas as cidades Existem ha mais de Cem Anos ou há quase cem anos.
Existe uma cultura em nosso estado, de se festejar a emancipação das localidades, ou seja, quando as mesmas foram transformadas em municípios do estado de Rondônia e não o surgimento da cidade.
E qual é o problema Zekatraca? Nenhum! Basta que se anuncie que o aniversário é do município e não da cidade. É comum a gente ouvir e ler como é no caso atual: 'Ji Paraná está completando 42 anos' ou então 'Vilhena está completando 42 anos', quando o correto seria dizer: 'O município de Ji Paraná'; o 'município de Vilhena'. Vamos nos atentar a esse pequeno detalhe amigos redatores.
Ontem a festa de encerramento da Semana da Consciência Negra levou muita gente ao Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
Na coluna de amanhã, se os Flamenguistas deixarem, publicaremos matéria sobre a festa coordenada pela CEPPIR do meu amigo Antônio Neto sob a supervisão do professor Chiquinho.
Os Búzios dizem que no tempo normal, vai dar empate e que nos pênaltis seja lá o que Deus Quiser!