SÁBADO, 16/08/2025
Publicidade

IRONILDO – A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO

Na entrevista, você fica sabendo de histórias interessante sobre o pioneiro de Porto Velho Ironildo Távora.

Publicado em 

IRONILDO - A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Quando realmente Rondônia e em especial sua capital Porto Velho começou a se desenvolver financeiramente, isso na década de 1970, desembarca em Porto Velho vindo de Macapá (AP) o Contador Raymundo Ironildo Pontes Távora para assumir a carteira financeira do Banco Real o antigo Banco da Lavoura. Por se destacar no Banco Real logo foi assediado e contratado para assumir o Bamerindus e depois o Banco Bandeirante. "O interessante foi que o Bamerindus comprou o meu passe do Banco Real".

IRONILDO - A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Considerado pela sociedade portovelhense. Ironildo foi do Lions Clube e era o primeiro a ser convidado para os grandes bailes e acontecimentos sociais e comerciais da cidade. "Naquele tempo gerente de Banco era autoridade". Como nem tudo são flores, Ironildo foi vítima do Plano Cruzado e passou por momentos críticos, o que o levou a se transformar em empresário na área da gastronomia, montando o Tarumã Restaurante especializado em Galinha Caipira. Na entrevista, você fica sabendo de histórias interessante sobre o pioneiro de Porto Velho Ironildo Távora.

IRONILDO - A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Zk – Qual seu nome completo?

Ironildo – Meu nome é Raymundo Ironildo Pontes Távora. Cheguei em Porto Velho em 1974, quando a cidade acabava no Mercado do KM – 1. Logo depois do Mercado existia uma máquina de arroz do Abel Marques que foi muito meu amigo, assim como seus filhos. Vim pra cá para passar dois anos e estou aqui até hoje. Vim do Amapá para ser contador do Banco Real depois fui pro Bamerindus e depois pro Bandeirantes. 

Tenho orgulho em dizer que a agencia do Banco Bandeirante foi a primeira agencia do país que deu mais lucro, em consequência disso ganhei um carro 0 km. Foi o 1º carro Santana da Wolksvagem a entrar em Porto Velho, quem entregou esse carro pra mim o Ismael Camurça que era dono da concessionária Rondasa.

Zk – Vamos fazer uma breve história da sua vida em Porto Velho?

Ironildo – Cheguei aqui como contador, despois fui subgerente do Banco Real. Graças ao desempenho no Banco Real o Bamerindus comprou meu passe e cresci junto com minha equipe no Bamerindus e com o sucesso, o Banco Bandeirante me contratou para implantar sua agencia. A sede do Bandeirante era na rua Natanael de Albuquerque esquina com a José de Alencar pertinho do restaurante Almanara.

Zk – Na época, qual era a maior fonte de renda do Território de Rondônia?

Ironildo – Era a Borracha que tinha entre outros, o empresário Francisco Paiva que foi muito meu amigo e a turma o chamava de "Capitão Maravalha". Tenho uma história vivida com ele. A gente fez uma viagem para um de seus seringais e na volta  roubamos um porco do dono de um boteco, onde a gente costumava tomar uma dose de pinga. A gente estava numa Brasília que eu havia comprado na Rondasa do Ismael Camurça e então, naquela afobação de quem está praticando um ato não comum, jogamos o porco no bagageiro da Brasília.

IRONILDO - A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Acontece que no Porta a gente havia colocado fruta de tudo quanto era sabor. Para encurtar a conversa, quando chegamos na cidade Porto Velho e abrimos o porta malas era uma fedentina de merda de porco misturada com as frutas só no bagaço.

Zk – Outras histórias?

Ironildo – Eu saia do banco pra comer no Almanara que era pertinho, mas, quando a gente tinha que almoçar no restaurante Oriente que ficava a rua Gonsalves Dias sub esquina com a Sete de Setembro era um tormento, porque tinha que passar uma ponte que ficava no meio da Sete de Setembro onde tinha a oficina do H Pulling e do outro lado era As Lojas Pernambucanas. A Sete de Setembro depois da Praças Jonathas Pedrosa era intrafegável para veículos, o acesso de carro era pela Barão do Rio Branco para quem quisesse ir para o lado do quilometro um. Descendo da Barão rumo ao centro, você podia dobrar na praça Jonathas Pedrosa que era dividida ao meio pela a José Bonifácio rumo a Prudente de Moraes.

Zk – Você viveu numa época que em Porto Velho existia uma elite, ou seja, não era qualquer um que tinha conta em Banco?

Ironildo – Realmente, naquela época  pra você ser do Lions não era fácil, tive o privilégio de ser um de seus membros e quem me levou foi o Ciro Pinheiro. Gerente de Banco naquela época era tido como autoridade, era convidado para as melhores festas exemplo: As festas que aconteciam no Clube dos Oficiais do 5º BEC o gerente de Banco era dos primeiros a ser convidado, na época do Café Santos Porto Velho estava fervilhando de progresso e os encontros eram marcados no Café Santos. As festas no Ypiranga, Bancrévea eram espetaculares decoração era a coisa mais linda.

Zk – Você disse que veio passar apenas dois anos em Porto Velho. Por qual motivo você resolveu ficar aqui?

Ironildo – Hoje me considero de Porto Velho, embora tenha o Amapá no coração. A necessidade de profissional! Como o Banco não achava gente pra vir pra Rondônia eu fui ficando, fui ficando, ficando criando raiz e to até hoje aqui, graças a Deus com um restaurante ali no final da rua Rio Madeira em frente ao Parque Ecológico, chama-se Tarumã Restaurante.

Zk – É verdade que você tem um Haras?

Ironildo – Temos sim o Haras e a Escola de Equitação, oferecemos passeio a cavalo em pista, trilha etc… Zé eu me considero pioneiro de Porto Velho,  é por isso que acho que sou uma das pessoas que ajudou esse estado crescer. Ajudei e ajudo até hoje a gerar emprego e renda que é uma das coisas que faz com que o estado cresça.

Zk – Voltando no tempo. Depois da Borracha veio o que?

Ironildo – A Borracha foi a grande fonte de riqueza de Rondônia até meados dos anos de 1970 e logo em seguida, veio o ciclo do ouro do Madeira que enricou muita gente. Eu tinha clientes no Banco que chegava com a sacola cheia de ouro, jogava em cima da minha mesa e a gente tinha que custodiar aquele ouro pra depois o cliente ir buscar.

Zk – Você chegou a pegar a era da extração manual da Cassiterita?

Ironildo – Acontece que a cassiterita não foi muito pra Porto Velho, foi mais pra região de Ariquemes. Do meu ponto de vista a cassiterita não teve muita influencia na economia de Porto Velho, para Ariquemes sim!  Até porque quando aqui cheguei já estava proibido o garimpo manual, esse sim, ouvia dizer, que movimentou Porto Velho porque os escritórios dos donos dos garimpos ficavam aqui e  os garimpeiros vinha vender suas produções e o dinheiro corria solto, Pena que não peguei essa fase.

IRONILDO - A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Depois veio a Usina de Samuel que ajudou muito no desenvolvimento de Porto Velho e agora temos essas duas no Rio Madeira.

Zk – Fala sobre a política e os políticos?

Ironildo – Sobre os políticos, muitos deixaram a desejar, mas, muitos outros ajudaram Rondônia crescer. Infelizmente, ouso dizer sempre, o brasileiro tem a corrupção no sangue. Eu sou contra a corrupção, sempre fui e sempre vou ser. É por isso que muitas vezes tenho passado certos percalços, porque nunca admiti na minha vida a corrupção. Tem histórias que um dia a gente vai ter tempo e eu vou te contar.

Zk – Vou fazer uma pergunta sobre uma pessoa que sei foi muito seu amigo. Fala sobre Leão José Athias?

Ironildo – Rapaz de que tu lembrou! Esse cara era nosso amigo. Ele era meu cliente e tem um detalhe, ele tinha uma confiança em mim tão grande. Naquela época ele era considerado grande empresário e chegava com o dinheiro que apurava no comercio, que era de venda de munição para armas de fogo e fogos de artifícios, pois ele largava a sacola cheia de dinheiro em cima da minha mesa e ia embora e depois eu levava o recibo de depósito, aliás, naquela época a gente ia buscar o dinheiro no comercio do cliente, não tinha seguro, não tinha carro forte nada disso.

Zk – É verdade que seu Athias quando você trocava de agencia, ele transferia todo o dinheiro para a nova agencia que você assumia?

Ironildo – Não só ele, o Miguel Arcanjo, Fernando Matos o irmão do Fernando e muitos outros me seguiram para o Banco Bamerindus. Acho que isso acontecia porque sempre respeitei todos, sem restrição.

Zk – Por falar nisso, quem é que tinha realmente dinheiro em Rondônia naquela época?

Ironildo – Era o Miguel Arcanjo. Vou te contar uma história do Fernando Matos: O primeiro Miura que entrou em Porto Velho foi o Fernando Matos que trouxe de São Paulo em cima de uma caminhão. La em São Paulo acabou o dinheiro que ele havia levado e ele me ligou dizendo, que queria comprar um carro mais estava sem recurso e eu respondi: Pode dar o cheque que eu garanto. Naquela época o gerente do banco podia fazer isso, hoje não faz mais. Só quando ele retornou, é que foi assinar o "Papagaio". Mais o ban ban ban mesmo, era o Miguel Arcanjo.

Zk – Outro grande amigo seu, foi o Manelão da Banda?

Ironildo – Manelão me fez entrar no canil dele com dois cachorros enormes lá dentro, acho que eram Pastor Alemão. Outra vez foi na casa do Décio Bueno. O Décio tinha umas araras e eu muito 'bacana', encostei minha língua na língua da arara. Tenho muita saudade desse tempo.

IRONILDO - A HISTÓRIA DO GERENTE DOS GERENTES DE BANCO EM PORTO VELHO - News Rondônia

Um dia ele chegou no Banco e disse: Vou ser teu padrinho no Bloco da Cobra e me levou lá pra Usina do Abel Marques. Nunca pensei que iria passar pelo que passei, caminhar por cima da cobra do começo ao fim, depois de beber toda aquela mistura de bebida que eles chamavam de batismo da cobra.

Zk – Lembro que você foi membro da diretoria da Associação dos Criadores de Rondônia – ACER. O fazendeiro Ironildo desistiu de criar gado?

Ironildo – Fui financeiro da ACER. Zé fui uma vítima do Plano Cruzado. Na época, tirei Três Milhões de Cruzados Novos e paguei Cento e Sessenta Milhões de Cruzados Novos. Tudo que eu tinha se acabou. Essa é outra história que quero te contar. Daí surgiu o empresário e criei o Tarumã Restaurante.

Zk – O que funciona no Tarumã?

Ironildo – Além do Restaurante existe o Haras que o pessoal vai passear a cavalo na pista, na trilha etc. O Tarumã Restaurante funciona de quinta feira a domingo e o Haras de segunda feira a domingo. Nosso restaurante é totalmente regional e a especialidade é galinha caipira, mais você pode encomendar um prato especial como Pato ao Molho ou Buchada de Carneiro. Para degustar a Galinha Caipira é só chegar que preparamos na hora, para encomendar pratos especiais é só ligar para (69) 3212-0110

Zk – E o carneiro no buraco?

Ironildo – Vou lançar o Carneiro no Buraco na primeira quinzena de novembro. É um prato típico dos índios. A grande 'meca" do Carneiro no Buraco é Campo Mourão no Paraná. Antes a Maçonaria fazia aqui, eles pararam e agora vou lançar lá no Tarumã. Esse primeiro Carneiro no Buraco será para 100 pessoas no máximo 120.

Zk – Endereço do Tarumã?

Ironildo – Final da avenida Rio Madeira em frente ao Parque Ecológico. Contato (69) 99232-1128 ou 3212-0110.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT destacou pontos sensíveis identificados pela classe, como as violações ao princípio do juiz natural e da competência territorial na distribuição de processos.
L
Al Gore critica postura “esquizofrênica” dos EUA sobre clima

Al Gore critica postura “esquizofrênica” dos EUA sobre clima

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, lamentou a alternância na política climática do país e defendeu que o capitalismo pode ser parte da solução para a crise.
L
ApexBrasil reforça apoio a empresas atingidas por tarifas dos EUA

ApexBrasil reforça apoio a empresas atingidas por tarifas dos EUA

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos anuncia a abertura de um novo escritório em Washington e defende a soberania nacional frente às sanções americanas.
L
STF anula processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

STF anula processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por 3 votos a 2, a decisão que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial em processos contra o ex-ministro.
L

Academia no fim de semana previne doenças e ajuda a manter a saúde, aponta estudo

Pesquisa revela que praticar exercícios apenas no sábado e domingo pode trazer benefícios semelhantes aos de treinar todos os dias.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Nelson Caitano da Silva

Familiares e amigos se despedem de Nelson Caitano da Silva, deixando vivo o legado de amor, fé e dedicação à família.
L

Momento Agro | Entrevista com José Macedo, pecuarista e fundador da Skap-car Centro Automotivo

Neste sábado, dia 16, às 11h, o Momento Agro recebe José Macedo, pecuarista de destaque e fundador da Skap-car Centro Automotivo.
L
Advogado de suspeito que deixou falsa bomba em aeroporto diz que jovem fez brincadeira para tentar viralizar

Advogado de suspeito que deixou falsa bomba em aeroporto diz que jovem fez brincadeira para tentar viralizar

O influenciador Enzo M. é o principal suspeito de ter colocado a mochila com um falso explosivo no aeroporto de Porto Velho, causando evacuação e pânico por cerca de quatro horas.
10
Associação de cafés apoia Plano Brasil Soberano

Associação de cafés apoia Plano Brasil Soberano

A BSCA manifesta suporte às medidas do governo, que visam mitigar os impactos do aumento de tarifas americanas sobre as exportações.
L
INSS: Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo

INSS: Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo

Um grande número de aposentados e pensionistas ainda não solicitou o ressarcimento por descontos indevidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L

Deputado Edevaldo Neves propõe reduzir exigência de corridas para isenção de IPVA a motoristas de aplicativo

Parlamentar sugere diminuir de 3.600 para 2.600 o número de corridas anuais exigidas, tornando o benefício mais acessível à categoria.
L
Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Em evento da montadora chinesa GWM em São Paulo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a China como principal parceira comercial do Brasil e criticou a postura dos Estados Unidos.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Evento histórico em Cacoal recebe apoio do deputado Cássio Gois, reunindo shows e rodeio que valorizam a cultura sertaneja e atraem público expressivo
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Veículos reforçam transporte de alunos da rede pública, garantindo mais segurança, conforto e regularidade no deslocamento.
L
Publicidade

POLÍCIA

video-carro-faz-conversao-e-bate-de-frente-com-moto-no-bairro-mariana

VÍDEO | Carro faz conversão e bate de frente com moto no bairro Mariana

Acidente grave no bairro Mariana em Porto Velho deixa motociclista inconsciente; colisão foi registrada por câmera de segurança.
10
Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Jovem é morta a facadas e suspeita é presa em apartamento na zona leste

Crime ocorreu neste sábado (16) na Rua Francisco de Menezes, bairro Socialista
18
Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Cleiciano Batista da Costa, de 36 anos, foi baleado em frente a uma residência no bairro Bela Vista; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em RO

Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em RO

Ação de inteligência da PM em Ji-Paraná desmantela ponto de tráfico de drogas no bairro Bela Vista e apreende entorpecentes e dinheiro.
14
Pai e filha ficam gravemente feridos em acidente em Rolim de Moura

Pai e filha ficam gravemente feridos em acidente em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motocicleta na Avenida Fortaleza resulta em fratura exposta na criança de 6 anos, que foi transferida para Cacoal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA e LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇAO
L
Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Equipes da Sedam realizam visitas técnicas para avaliar impactos do Projeto Recuperar e garantir a efetividade das ações ambientais e produtivas.
L
Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Harlem Globetrotters podem trazer maior show de basquete do mundo para Porto Velho

Equipe mundialmente famosa avalia incluir Porto Velho na turnê “World Tour Brasil”, oito anos após a última passagem pelo país.
L

Acordo internacional é firmado na X Reunião da Rede SPAA na Colômbia

Documento assinado pelos países membros traz 18 compromissos conjuntos para enfrentar a inflação dos alimentos e fortalecer a agricultura familiar
L
MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

O Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, disponibiliza guias para professores e gestores selecionarem as obras que serão usadas a partir de 2026.
L
Brasileiros não resgatam de R$ 10 mil a R$ 50 mil de parentes

Brasileiros não resgatam de R$ 10 mil a R$ 50 mil de parentes

Famílias deixam de receber valores de benefícios e seguros de pessoas falecidas por falta de informação e burocracia, segundo levantamento da plataforma Planeje Bem.
L
Caminhoneiro que vinha trazendo carga para Rondônia passa 15 horas sequestrado nas mãos de bandidos em MT

Caminhoneiro que vinha trazendo carga para Rondônia passa 15 horas sequestrado nas mãos de bandidos em MT

Um motorista de 25 anos, identificado como Daniel, foi mantido refém por 15 horas após ter sua carreta roubada em Mato Grosso.
12
Ônix invade preferencial e atropela moto com mulher gestante na zona leste

Ônix invade preferencial e atropela moto com mulher gestante na zona leste

Testemunhas contaram que o ônix teria avançado a preferencial pela Rua Jaqueline Ferry, e atropelado as vítimas que seguiam na moto.
16
Homem é preso bêbado e armado em estrada rural de Vilhena

Homem é preso bêbado e armado em estrada rural de Vilhena

Jovem de 21 anos, que foi encontrado caído na Linha 01, estava com uma garrucha calibre .22 na cintura e munições no bolso.
14
Esquema de furto de tratores atua em Rondônia e ameaça vítimas

Esquema de furto de tratores atua em Rondônia e ameaça vítimas

Uma leitora de Cujubim denuncia uma quadrilha que estaria aplicando golpes e furtando tratores na região central de Rondônia, com máquinas sendo levadas para o Cone Sul.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.