DOMINGO, 03/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

SARDINHA: A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ TIRA TEIMA – O MAIS ANTIGO DO FLOR DO MARACUJÁ

Na conversa, você vai ficar sabendo de muitos causos sobre a brincadeira de boi em Porto Velho.

Publicado em 

SARDINHA: A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ TIRA TEIMA - O MAIS ANTIGO DO FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Se procurarmos pelo seu Agripino no segmento folclórico dança de Boi Bumbá em Porto Velho ninguém vai saber informar, porém, se falarmos o nome SARDINHA todos respondem: É do Tira Teima. Semana passada fomos até a residência do Sardinha no bairro Ulisses Guimarães, saber sobre de como seu grupo de Flor do Campo passou a se chamar Tira Teima, depois de também ser chamado de Tira Prosa. Sardinha é um dos mais antigos na brincadeira de boi bumbá em Porto Velho. "Muito antes do Flor do Maracujá eu já brincava boi".

SARDINHA: A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ TIRA TEIMA - O MAIS ANTIGO DO FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Casado com a folclorista dona Edna Sarmento presidente o boi mirim Estrelinha, na casa do Sardinha o que se respira durante o ano todo, é boi bumbá. "Nossas indumentárias são todas confeccionadas pelos meus filhos e família aqui em casa. É tudo nosso".

SARDINHA: A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ TIRA TEIMA - O MAIS ANTIGO DO FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Zk – Qual seu nome completo?

Sardinha – Meu nome mesmo é Agripino Dias Brasil nasci em Porto Velho no dia 23 de junho – véspera de São João, no ano 1952, por isso, sempre batizava o meu Boi no dia do meu aniversário. A Famosa Serraria Santo Antônio era do meu pai, quando meus pais faleceram vendemos o terreno.

Zk – Onde era a Serraria Santo Antônio?

Sardinha – Ali onde hoje, é o Clube dos Vaqueiros no Trevo do Roque. Vendemos e fomos morar no bairro Bela Vista no final da rua Campos Sales, lá comecei a brincar no Flor do Campo cujo curral era atrás da Rodoviária. Na realidade, eu não brincava, quem brincava era meu filho e o Edson meu cunhado. Quando criança brinquei de vaqueiro no Boi Tira Cisma que era no Areal.

Zk – E a história do Flor do Campo?

Sardinha – Foi assim, o Edson brincava no Boi do finado Chagas o "Rei do Campo", era ele e meu filho e eu morava no garimpo, quando chegava à época da brincadeira de Boi eu vinha pra cidade pra participar, eu fazia a fantasia do Edson, dona Margarida cortava e eu enfeitava o Manto e o Chapéu ele brincava de 1º Rapaz.

Zk – E como foi que o Ribamar que era dono do Parque de Diversão que era montado no Flor do Maracujá se envolveu com o Flor do Campo?

Sardinha – Foi através do Luiz Amaral o verdadeiro dono do boi Flor do Campo. Quando o Edson e meu filho ainda brincavam no Rei do Campo fui convidado para uma festa de batizado em Candeias do Jamari e o Padrinho foi o seu Euro Tourinho do jornal Alto Madeira. Naquele tempo ainda não tinha a ponte a travessia era através da balsa e tinha a praia muito bonita. Chegamos ainda de dia e quando vimos, meu filho chegou correndo avisando que o Edson estava todo amarrado. Fui lá desamarrei o Edson e disse pra ele arranjar outro Boi pra brincar e fomos para o Flor do Campo. 

SARDINHA: A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ TIRA TEIMA - O MAIS ANTIGO DO FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Sardinha – Mal eu tinha ingressado no Flor do Campo o Luiz Amaral me chamou e pediu pra eu confeccionar um Boi que ia ter uma apresentação lá em Ariquemes e eu fiz. O interessante é que eu nunca tinha feito um Boi e o Luiz foi me dando as dicas, e fui montando o bicho. A cabeça era de boi mesmo que a gente pegava no curre (matadouro), o corpo a gente ia enchendo de esponja de banco de carro, depois cobria de pano e pronto. Já morando no Bela Vista resolvi inovar a confecção do Boi.

ZK – Inovar o que?

Sardinha – Naquele tempo, os Bois de Porto Velho, só mexiam a cabeça de um lado pro outro. Na hora do Boi Beber água o Vaqueiro era quem colocava a bacia perto da boca dele. Criei um mecanismo feito com liga de câmara de pneu de carro, que Boi baixava a cabeça e bebia água num recipiente colocado no chão. Falei pro Carlinhos que era o Amo: Na hora da apresentação do Boi tu anuncia que ele vai baixar a cabeça pra beber água, o Carlinho ainda duvidou, eu garanti que iria dar certo. Foi o maior sucesso na apresentação do Flor do Maracujá que ainda era ao lado do Ginásio Claudio Coutinho lembrando que já era o Boi Tira Prosa.

Zk – Por que o boi deixou de ser Flor do Campo e passou a se chamar Tira Prosa?

Sardinha – O Luiz Amaral já não estava muito bem de saúde e por isso deixou o boi comigo, por outro lado, apareceu uma conversa que o Luiz tinha perdido o Boi no processo de separação (divórcio), pra mulher dele e então resolvemos mudar o nome para Tira Prosa. Tem uma história muito interessante sobre as apresentações do Tira Prosa no Flor do Maracujá!

Zk – Que história é essa?

Sardinha – Quando trocamos o nome de Flor do Campo para Tira Prosa muitos saíram da nossa brincadeira, então o Ribamar que era considerado Rico já que era dono do Parque de Diversão e gostava realmente do nosso Boi desde os tempos do Flor do Campo, fazia o seguinte: Quando chegava o Flor do Maracujá ele contratava os melhores dos demais Bois para se apresentar também pelo Tira Prosa. Costumo dizer que do nosso boi mesmo, era Você (Silvio Santos), Carlinhos do Boi que era o 1º Amo e mais uns poucos. Porém, no Maracujá chegaram a se apresentar pelo Tira Prosa o Galego, Suritiba, Ventania, Dartanhã, Nonato, Zé Comichão era uma verdadeira seleção. A gente tinha barreira de Amo. O certo foi que o Tira Prosa passou a ser o grande campeão do Flor do Maracujá.

Zk – Você chegou a ver ou participar das "Brigas" de Boi no meio da rua. Por que aconteciam as brigas?

Sardinha – Acontece que os bois bumbás quando chegava o tempo de São João, eram contratados para dançar na casa dos chamados 'Categas' e a gente ia a pé, cantando pelo meio da rua, as vezes, um Boi se encontrava com outro e o PAU comia. Era briga de verdade mesmo. Lembro que a Toada considerada Grito de Guerra dizia assim: "Arreda recôa, lá vai bala pela proa". Essas brigas ficaram tão violentas que chegaram a fazer vítimas fatais como foi o caso daquele brincante que morreu debaixo do boi, ali perto do Mercadinho do Km-1.

Zk – Você, mesmo sempre atuando como dirigente do grupo, chegou a brincar como personagem?

Sardinha – Não teve Pai Francisco melhor que eu nesse Flor do Maracujá, só que poucos sabiam. No dia da apresentação eu dizia que ia fazer uma viagem e a noite, chegava já Mascarado como Pai Francisco (Nego Chico), naquele tempo, o Pai Francisco dizia verso de improviso nas apresentações, com a voz modifica (a gente fazia uma voz rouca).

Zk – Como foi que o Boi passou a se chamar Tira Teima?

Sardinha – Primeiro o Ribamar se desentendeu com o Luiz Amaral e devido esse racha eu assumi o Boi de vez e ao me mudar para o Ulisses Guimarães troquei o nome para "Tira Teima". Se você prestar atenção, todo ano no Flor do Maracujá a gente anuncia o Tira Teima como o Boi do Arraial das Três Gerações – Flor do Campo, Tira Prosa e Tira Teima.

Zk – Hoje você sente muita dificuldade para colocar o Boi no Flor do Maracujá?

Sardinha – O meu bairro o Ulisses Guimarães de primeiro, era muito bom de brincante, agora a juventude prefere praticar outras coisas que não são muito aconselháveis. Por outro lado, nós não temos um local adequado para ensaiar, apesar de ensaiarmos no nosso quintal que é grande, de vez em quando alguém chama a Polícia e o ensaio tem que parar. É muito difícil. Tem uma área grande nas imediações que estamos reivindicando pra ver se eles fazem uma quadra, que vai servir também para a prática de esportes além de abrigar nossos ensaios.

Zk – Como você conheceu a dona Edna?

Sardinha – Dona Edna é minha querida esposa, nos conhecemos no tempo do garimpo, estamos juntos há 45/46 anos, tivemos 7 filhos, desses, só estão vivos quatro.

Zk – Como surgiu o Boi Estrelinha?

Sardinha – Nasceu por intermédio da dona Margarida que era do Posto e inventou a brincadeira de um boizinho e pedia pra gente ajudar. O ensaio do Boi adulto era lá, ela pagava o caminhão e a gente vinha. Muito tempo depois foi que o boi foi registrado e passou a se apresentar no Flor do Maracujá.

SARDINHA: A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ TIRA TEIMA - O MAIS ANTIGO DO FLOR DO MARACUJÁ - News Rondônia

Com o tempo, dona Margarida achou de parar e dona Edna assumiu, porque tinha muita criança. Hoje o Estrelinha é o maior campeão da categoria infantil do Flor do Maracujá e é dirigido pela minha querida esposa Edna Sarmento.

Zk – Para encerrar esse nosso papo. Quantos da sua família são envolvidos com a brincadeira de boi?

Sardinha – Todos, não escapa um. Agora como ITEM (Personagem) só a minha filha caçula que é a Sinhazinha do Tira Teima e a minha neta que é a Sinhazinha do Estrelinha, tem algumas que brincam nas Barreiras, os demais trabalham nos bastidores, na confecção das fantasias e alegorias. Tudo que colocamos no Flor do Maracujá é feito aqui em casa. É tudo nosso!

Zk – Sobre os Bois no Flor do Maracujá deste ano?

Sardinha – Se eu fosse da coordenação das apresentações e dos julgadores, tirava o Boi que ficou em Terceiro Lugar o Az de Ouro não merecia. Tirava também, ponto do Boi do Aluízio. Os jurados parece estavam cegos, não viram um Boi sem Orelha e o outro colocando Mascarado com Cesto nas Costas. Pronto falei!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Centro de Convivência do Idoso ganha nova ventilação e prefeito Léo Moraes anuncia mais melhorias em Porto Velho

Centro de Convivência do Idoso ganha nova ventilação e prefeito Léo Moraes anuncia mais melhorias em Porto Velho

Durante café da manhã, Prefeitura entrega ventiladores escolhidos pelos idosos e confirma instalação de academia e reforma de banheiros no CCI.
L
DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

Município informa que drenagem foi concluída, pagamentos estão em dia e etapa de terraplanagem no Parque Amazônia começa dia 11 de agosto.
L

AO VIVO: Assista agora à segunda noite do Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no Parque dos Tanques, em Porto Velho (RO), destacando cultura, folclore e turismo local.
L

Sucesso no Parque dos Tanques: Primeiro dia do Arraial Flor do Maracujá encanta o público

Evento teve abertura oficial, apresentações culturais e movimentou a economia local em Porto Velho
L
Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

O foragido já responde por outros crimes e foi capturado enquanto atuava como flanelinha no Bairro Nacional, em Porto Velho.
10
Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Homem foi atacado durante confusão no bairro Embratel; vítima ficou ferida e local foi isolado para atendimento.
12
Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Amazonas com Rua Salgado Filho; motociclista teve ferimentos, mas recusou atendimento.
12
Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Vítima foi atingida com golpe de faca no bairro Castanheiras e encaminhada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Cadáver foi localizado em residência na Avenida Amazonas, bairro Jardim Santana; Polícia Militar isolou o local para perícia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.