TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

CRIME ORGANIZADO PODE ESTAR USANDO MÃO DE OBRA ADOLESCENTE EM ROUBO DE VEÍCULOS E REVENDA DE PEÇAS USADAS

Além de conhecidos adultos envolvidos em roubos de motos, a presença de menores em supostas quadrilhas especializadas nesse ramo cresceu, em média, mais de 30%

Publicado em 

Continua após a publicidade

Porto Velho, RONDÔNIA – Apesar da negativa atribuída a órgãos de prevenção e repressão à participação de adolescentes em quadrilhas especializadas furtos e roubos de motocicletas na cidade, números extra-oficiais indicam que a Polícia detém estatísticas com índices que revelariam um crescimento vertiginoso deles.

Quase que diariamente, a Polícia Civil e Militar, respectivamente, conduz menores apreendidos acusados de furtos e roubos à mão armada nas ruas a veículos (duas e quatro rodas). Na Central de Flagrantes, qualificados nas autorias dos crimes são soltos ou encaminhados aos pais ou responsáveis.

– Há casos em que nas ações criminosas, há registros hilariantes que chegam a indicar a apreensão de menores por duas ou mais vezes durante o mesmo plantão e pela mesma guarnição, atesta ao NEWSRONDONIA um experiente Conselheiro Tutelar.

Além de conhecidos adultos envolvidos em roubos de motos, a presença de menores em supostas quadrilhas especializadas nesse ramo cresceu, em média, mais de 30% no ano passado e neste primeiro semestre, beira 15% só nas zonas Leste e Sul da cidade de Porto Velho, confidencia a fonte anônima já familiarizada com essa questão.

Parte de policiais civis e militares (ativos e inativos), ouvidos na condição de terem suas identidades não reveladas são unânimes em afirmar que, 'a Polícia faz seu papel apreendendo criminosos'. Na triagem, a frustração fica por conta do número muito grande de menores liberados pela outra porta das Delegacias, eles desabafam.

Diferentemente da Zona Norte da cidade em que as estatísticas não chegariam a impressionar Conselheiros Tutelares, Promotores de Justiça e Juízes da Infância e da Juventude, por conta e risco do número de apreendidos cai pela metade desde 2016-19, nas zonas Sul e Leste, 'as apreensões de marginais adolescentes mais que dobrou no período'.

Sem números reais que reflitam índices oficiais da violência e o recrudescimento da criminalidade no âmbito do quadro de adolescentes não apreendidos, mas que estariam envolvidos com as supostas quadrilhas especializadas, não só em roubos de motos, carros de luxo e bikes especiais, parte dos Conselhos Tutelares, Delegacias (Capital e interior), segundo fontes ministeriais, 'ao menos o roubo de motos e bikes top de linha seria sob encomenda'.

Oficinas, ferro-velho, garagens e revendas de peças e acessórios para carros, motos e bicicletas usados, segundo fontes policiais e de uma fonte credenciada em Conselho Tutelar, 'há, sim, quadrilhas especializadas induzindo adolescentes ao roubo de motos e bikes, além da inserção desses ao narcotráfico e depois, como numa ação continuada, os empurrando às revendas espelhadas pela cidade'.

Não raramente, as vítimas potenciais que perderam suas motocicletas, carros ou bikes para os soldados dessas quadrilhas, seja nas zonas Leste, Sul, Norte ou nas cidades do interior rondonienses, 'são surpreendidas horas depois do roubo com a venda de seus veículos em anúncios através pelo Facebook, WhatsApp ou mesmos pelo OLX.

– Há um dia para a caça e outro para o caçador, ironiza uma alta fonte policial que integrou nos anos 80/90, das operações de captura das gangues do brinco, machado e das bikes nas zonas Leste e Sul.

Segundo revelou, à época, integrantes dessas quadrilhas não passavam da faixa etária de 14 a 18 anos. Além dos crimes de furto e roubo de veículos se aventuraram no tráfico formiguinha de drogas (cocaína, maconha e LSD). 'Era o tempo das vacas gordas nos garimpos, onde a maioria dos pais era de garimpeiros que lotavam os bregas (Puteiros) Copacabana, Paissandú, Tartaruga, Anita, Maria Eunice e a lanchonete 24 Horas Arapuca, essa no Trevo do Roque', relatou a fonte.

Nos idos de 80, e no fim da década de 90, naquele período, quadrilhas de adolescentes considerados marginais eram apreendidas, 'mas os integrantes chegavam a passar uma boa e prolongada temporada detidos, ora varrendo delegacias ou carpindo logradouros públicos', completou a mesma fonte policial com largo conhecimento de causa.

Historicamente, o roubo de motos e bicicletas na cidade de Porto Velho, direta e indiferentemente, supostamente sempre viria contando com a participação de adolescentes marginais. A maioria é apreendida e logo a seguir, liberada pelos fundos das delegacias especializadas. Com eles, bicicletas, motocicletas, celulares, TV, Som, filmadoras, Notebooks, câmeras fotográficas ou mesmo botijões de gás de cozinha. 

Segundo a mesma fonte policial, operações são desencadeadas após os roubos anunciados através do 190 do CIOP (Centro de Informações e Operações da Polícia Militar)e com os adolescentes que integrariam supostas quadrilhas especializadas  geralmente, são apreendidos com motocicletas, carros e bikes, além de drogas (cocaína, maconha, êxtase, LSD ou Skank), eletrodomésticos e mesmo celulares (o roubo mais comum), os chamados produtos dos furtos e roubos dos delitos de cada autor desses crimes.

Na maioria das apreensões de adolescentes considerados marginais, as polícias (civil, militar e federal, após os procedimentos nas delegacias, os acusados se reportam às guarnições por entrega de comparsas suspeitos de roubar e adulterar placas e chassis de motos roubadas. Inclusive em algumas situações, protagonizarem anúncios em sites de compras, 'onde exporiam os produtos de roubo das vítimas'.

Como exemplo da fragilidade do suposto sistema preventivo adotado pelo aparelho sócio-educacional e policial de Estado, mesmo com essas informações à mão, 'conselheiros tutelares e agentes policiais que atuam no front das operações, ainda assim, têm dificuldades para reprimir as ocorrências', sobretudo nas periferias Sul e Leste. Além dos Distritos e zonas ribeirinhas.

A cidade de Porto Velho com mais de 40 quilômetros quadrados de malhas viárias  muitos quadriláteros compostos por ruas, avenidas e travessas não interligadas, tem se mostrado um cenário ideal para o sumiço misterioso de carros, motos e bikes logo o registro das ocorrências de roubo, do centro às periferias.

Por conta e risco das supostas vítimas de roubo dos veículos que chegam ao conhecimento da Polícia em geral, grupos de interesse até contratam investigadores e detetives particulares. Geralmente, em vez de atribuírem ao Estado o papel da investigação, 'preferem ir de oficina a ferro-velho à cata de seus bens e, raramente, encontram peças de motos desmanchadas ou placas de veículos furtados'.

Nos casos que envolvem adolescentes marginais, cooptados ou não por supostas quadrilhas especializadas em roubos de motos ou de carros, o uso de mão-de-obra adolescente, diz policial acreditado no Sul do Amazonas, 'em depoimentos, os puxadores (ladrões) usaria ferramentas feitas por mecânicos e no caso das armas, as mãos comuns seriam adaptadas'..

Enfim, em verdade, o roubo de motos, bikes top de linha e carros na Capital rondoniense cresce, em média, 30% quando a mão de obra empregada pelas supostas quadrilhas especializadas utiliza adolescentes marginais, revela o mesmo agente policial do lado amazonense.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Iniciativa integra o programa Comunidades Prósperas e amplia ações de qualificação e primeiro emprego
L

Mais segurança na rodovia: Nova 364 entrega novas viaturas à PRF de Rondônia

Ação simboliza o fortalecimento da integração entre o poder público e a iniciativa privada na gestão da segurança viária
L
Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal em defesa da Operação Contenção. Ele alegou que a intervenção policial foi um “exercício legítimo” diante de organizações criminosas e barricadas.
L

Nova Ferrari F76: Obra de arte sem motor e primeiro carro da marca lançado exclusivamente como NFT

A Ferrari F76 é um projeto virtual pioneiro, que só existe no mundo digital como um NFT, e não pode ser guiada. Seu nome homenageia o primeiro triunfo da marca na corrida de resistência francesa há 76 anos, combinando a tradição de corrida da Ferrari com a inovação do design generativo.
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

De 3 a 7 de novembro, Tribunal incentiva acordos entre empregadores e trabalhadores para agilizar a Justiça do Trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Nova regra fiscal permite déficit de até R$ 30,9 bilhões e evita bloqueio de recursos que poderia afetar o funcionamento da máquina pública
L
Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde realizará um Dia D contra a dengue no próximo sábado (8). A iniciativa integra a nova campanha para conscientizar a população e gestores a conterem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
L

Ponto & Contraponto: Operação policial no Rio de Janeiro com o advogado Jacson Silva

Durante a entrevista, o especialista vai abordar os erros e acertos das forças de segurança, a legitimidade das ações estatais e os impactos sociais e jurídicos de operações desse tipo.
L
Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Instituição oferece métodos diferenciados e compartilha dicas práticas para candidatos se destacarem na prova.
L
Caixa lança plataforma para medir e reduzir CO₂ em projetos habitacionais

Caixa lança plataforma para medir e reduzir CO₂ em projetos habitacionais

A Caixa Econômica Federal e a USP criaram o Benchmark Iterativo para Projetos de Baixo Carbono (BIPC). A ferramenta visa mensurar e diminuir a emissão de carbono e o custo de produção de empreendimentos, com foco inicial no Minha Casa, Minha Vida.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

POLÍTICA

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está sendo investigado por desvios estimados em R$ 221,8 milhões. Durante a oitiva, ele usou o direito ao silêncio.
L
Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Cerimônia em Porto Velho marca nomeação do procurador-chefe Lucas Barbosa Brum e reforça atuação conjunta em defesa dos direitos sociais.
L
Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Um decreto federal autorizou a atuação das Forças Armadas nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima. O evento será realizado na capital paraense de 10 a 21 de novembro.
L
Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

O ministro Edson Fachin afirmou que o Judiciário busca agilizar as sessões do Júri Popular em todo o país para dar uma resposta mais rápida à sociedade. A declaração foi feita na abertura do Mês Nacional do Júri, no Recife.
L
Presidente Lula e MinC lamentam a morte do compositor Lô Borges

Presidente Lula e MinC lamentam a morte do compositor Lô Borges

O músico Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, faleceu no domingo aos 73 anos em Belo Horizonte. Lula destacou que “gerações de músicos foram influenciados pela sua obra”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

As abordagens ocorreram em Vilhena, Cacoal e Ariquemes
10

Líder do Comando Vermelho do Ceará, “Wendel Mac” é preso no Sertão de Pernambuco

Wendel M. V.(27), conhecido como “Wendel Mac” e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Fortaleza (CE), foi capturado na zona rural de Exu, Pernambuco, em uma operação conjunta.
14

Nenhum dos 115 mortos em megaoperação do Rio constava na decisão judicial que decretou as prisões

A análise da decisão que autorizou a Operação Contenção revela que os 115 suspeitos mortos não eram os 58 réus com prisão preventiva decretada, que incluíam líderes de alta hierarquia do Comando Vermelho (CV) como “Doca”.
18
Temporal em Porto Velho destrói forro de posto de combustível

Temporal em Porto Velho destrói forro de posto de combustível

Com a força do vento, parte do forro da estrutura do posto foi destruída, assustando clientes e funcionários que estavam no local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
10
MPRO denuncia três investigados na operação “Ouro de Areia”

MPRO denuncia três investigados na operação “Ouro de Areia”

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado acusa envolvidos por peculato e estelionato em esquema de “funcionários fantasmas” na Assembleia Legislativa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Homem de inteligência brilhante e espírito fraterno, dedicou sua vida à construção do conhecimento, ao serviço comunitário e à elevação humana por meio da educação e dos valores maçônicos.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: D & M SILVA LTDA

Dispensa de Licenciamento – Nº 016.02284.007/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Petranorte Comercio e Serviço Eireli

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00485.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Raimunda Dias da Silva – ME,

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00457.002/2025-SUL
L
Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Produção, produtividade e área plantada serão apresentados em transmissão online nesta terça-feira, 4 de novembro.
L
Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Beneficiários acompanham frequência, pagamentos e pendências em qualquer dispositivo usando a conta Gov.br.
L

Requerimento da Autorização Ambiental: J.L. TAVARES – ME

Autorização Ambiental Simplificada – AAS
L
CAIXA inicia operação com novas regras para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

CAIXA inicia operação com novas regras para antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Mudanças estabelecem limites de valor, quantidade de operações e intervalos entre adesões, beneficiando 40 milhões de trabalhadores ativos.
L
CAIXA inicia renegociação de contratos em atraso do Novo FIES

CAIXA inicia renegociação de contratos em atraso do Novo FIES

Estudantes com contratos a partir de 2018 podem renegociar débitos com facilidades digitais até dezembro de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.