Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rolim de Moura (RO) participam de várias oficinas terapêuticas e agora tem uma novidade que conta a parceria da equipe do teatro municipal. As aulas de dança que ocorrem nas quartas-feiras das 08h00 às 10h00 e as quintas-feiras são ministradas aulas de teatro pelo professor Leandro Gomes.
Para especialistas do CAPS, esse tipo de atividade colabora em muito com o tratamento dos pacientes, inclusive no condicionamento físico através da dança, além da interação e principalmente no tratamento psicológico.
Leandro Gomes disse que o convite está aberto para as pessoas que as vezes não estão muito bem e querem interagir serão bem-vindas a participar das atividades as quartas e quintas-feiras no teatro municipal.
A equipe para atendimento aos pacientes e ao público que queira participar é composta pela direção do teatro municipal, com professora de dança, profissionais da área de saúde e acadêmicos de educação física da Uniasselvi.
A Pedagoga Karenyne Morgana Viera Braga Nóbrega, é a coordenadora das oficinas terapêuticas do CAPS e destaca que o trabalho funciona como um dos elementos organizador do cotidiano do local reunindo os objetivos de reinserção social e restauração da cidadania de seus usuários.
As oficinas ocorrem diariamente no CAPS, os tipos de atividades podem variar conforme a disponibilidade técnica dos serviços, interesse do usuário e outras necessidades, envolve artesanato, alfabetização, dança e teatro. Para os pacientes as atividades trazem benefícios terapêuticos, culturais, sociais e científicos.
Os serviços são abertos e comunitários e visam contribuir para o tratamento alternativo dos pacientes que necessitam de cuidados intensivos.