TERÇA-FEIRA, 12/08/2025
Publicidade
SICRED

'LEVEI 18 ANOS PARA ACEITAR MEU PRÓPRIO CABELO', DIZ JOVEM VÍTIMA DE RACISMO

"Eu me odiava, não entendia o porquê os meninos nunca me escolhiam para ser o par nas festas da escola, o auto-ódio na verdade era pura pressão estética, as crianças debochavam e me faziam chorar..."

Publicado em 

'LEVEI 18 ANOS PARA ACEITAR MEU PRÓPRIO CABELO', DIZ JOVEM VÍTIMA DE RACISMO - News Rondônia

Era só mais uma sexta-feira qualquer, eu estava a caminho do meu trabalho como sempre faço todos os dias. Entrei no metrô em direção a Tijuca e reparei que havia uma senhora na minha frente me observando muito, mas ignorei. Sempre acontece, ainda mais quando solto o cabelo.

Nesse mesmo dia, logo mais à noite me mandaram o print, essa senhora havia me fotografado sem a minha permissão e postou a minha foto no Instagram fazendo comentários racistas e bizarros sobre o meu cabelo, tudo isso disfarçado de “é a minha opinião”.

'LEVEI 18 ANOS PARA ACEITAR MEU PRÓPRIO CABELO', DIZ JOVEM VÍTIMA DE RACISMO - News Rondônia

Eu não vi quando ela me fotografou, mas percebi a forma que ela me olhava, com tom de deboche. Quando eu resolvi denunciar o caso no Twitter nem imaginei que teria grande repercussão, mas acho necessário, temos que no mínimo fazer algum barulho diante disso.

Usar as redes pra denunciar casos como esses tem encorajado mais gente a procurar por justiça. Nunca tinha passado por nada tão pesado como nesse caso do metrô, aquilo me feriu demais. Uma pessoa que nem me conhece se sentiu no direito de me fotografar e publicar a minha imagem me humilhando.

Logo depois desse caso, que apareceu em alguns blogs , surgiram mais pessoas apoiando a tal senhora. Usando a mesma desculpa de que era apenas a opinião delas sobre o meu cabelo, e usando outras fotos minhas pra ilustrar o preconceito delas. Uma dessas pessoas era um homem que se dizia jornalista e armamentista. Infelizmente acho que ainda pode acontecer outros ataques, as pessoas não estão acostumadas a reconhecerem suas atitudes como racistas.

Essas pessoas não têm o direito de fazerem isso conosco. Ninguém ridiculariza o cabelo liso, então por que eu devo ser alvo desse tipo de coisa? Agora estou disposta a denunciar quantas vezes forem necessárias. Fiz o boletim de ocorrência na por injúria racial e uso indevido de imagem na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) dois dias depois de ocorrido e estou aguardando a investigação.

No mesmo dia, quando estava voltando do trabalho para casa, encontrei a Valéria [Lúcia dos Santos, advogada negra que foi algemada durante audiência no 3º Juizado Especial Cível, no Rio, em setembro do ano passado] por acaso, na Central do Brasil. Coincidentemente eu estava com o boletim de ocorrência na bolsa, contei a ela sobre o ocorrido e ela se propôs a me ajudar e cuidar do meu caso.

Levei muito tempo até aceitar o meu próprio cabelo, 18 anos na verdade. Antes disso, não conhecia formas de cuidar dele e achava que realmente ele era um grande problema na minha vida. Alisava desde os 7 anos de idade, porque fui ensinada que o cabelo bonito era o liso, não o meu. Não culpo a minha mãe ou minha avó por me fazerem pensar assim, pois elas só reproduziam esse discurso que está enraizado. A nossa sociedade fez com que elas também pensassem dessa forma.

Eu me odiava, não entendia o porquê os meninos nunca me escolhiam para ser o par nas festas da escola, o auto-ódio na verdade era pura pressão estética, as crianças debochavam e me faziam chorar, minha mãe só queria que aquilo tudo fosse menos doloroso pra mim, por isso recorríamos até as químicas.

Aos 18 eu me livrei do antigo cabelo, que já não me representa mais. Eu comecei a me perguntar o por que eu fazia aquilo comigo mesma, me sentia refém de algo que nunca seria meu, eu nunca iria conseguir mudar a estrutura do meu cabelo e por isso resolvi mudar a minha forma de olhar pra ele. Aprendi a amar minha nova estética também como forma de sobrevivência. Eu precisava gostar do que via no espelho por que eu vou ser esse cabelo pra sempre.

Hoje reconstrui a minha auto estima e sei que o meu cabelo é incrível e único. De lá pra cá eu passei por algumas situações bizarras de racismo velado e escancarado mesmo. Já perdi vaga de emprego, tive as minhas fotos expostas por perfis fakes com comentários pavorosos. A primeira vez foi no Twitter, eu tinha falado sobre como me sinto bonita e do nada mais de 20 pessoas surgiram me atacando, dizendo que eu não poderia “me achar” daquele jeito.

Eles estão acostumados a verem o negro se odiando, ter um pouco de autoestima quando não se é o padrão ainda choca demais. Eu não denunciei esse caso judicialmente, deixei pra lá pois não sabia o que fazer e nem a quem procurar. Mas prometi que não deixaria passar caso acontecesse de novo, e aconteceu.

Eu espero que essas pessoas paguem por suas atitudes, é muito fácil se esconder atrás de uma tela e disseminar ódio contra as pessoas, por isso acho necessário dificultarmos essas atitudes denunciando. Já existem algumas delegacias especializadas em crimes virtuais no Brasil, hoje não é difícil achar e punir quem comete esse tipo de crime.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Armas Legais no Campo | Direitos e Segurança para o Produtor

O acesso legal às armas no campo garante proteção à família e ao patrimônio. Entenda regras, documentos e mudanças na legislação de 2023.
L

Adultização infantil no Brasil: Caso Felca reacende debate sobre proteção de crianças nas redes

Denúncias do influenciador Felca revelam a exposição de crianças à sexualização precoce em plataformas digitais, impulsionando projetos de lei e pedido de CPI no Congresso.
L

O mito do inchaço do funcionalismo: o que os números mostram sobre o Brasil

Estudo da CNSP mostra que o Brasil tem proporcionalmente menos servidores públicos que países desenvolvidos e reforça a necessidade de valorização e boa gestão.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab participa na Colômbia de encontro sobre políticas contra inflação dos alimentos e garantia de acesso

Evento reúne 18 países da América Latina e Caribe para debater estratégias de abastecimento e segurança alimentar.
L
OAB de Rondônia afasta advogado condenado por estupro de vulnerável

Justiça do Trabalho de Porto Velho realiza 1ª Semana do Alvará para agilizar pagamentos

Ação conjunta das 13 varas do Trabalho do Polo Regional busca expedir todos os alvarás pendentes até 15 de agosto de 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Cleide Blackman e José Calixto

A edição desta terça-feira, 12 de agosto, às 17h, do Programa Agenda News recebe a escritora Cleide Blackman e o turismólogo José Calixto para falar sobre a conquista do Prêmio Erê Dendê. A obra Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil resgata a história pouco conhecida da migração de afro-barbadianos para Rondônia no século XX.
L

Promoção News Rondônia + Depile-se: ganhe um combo de beleza para transformar seu olhar!

Participe do sorteio e concorra a Brow Lamination, Design de Sobrancelhas e Coloração. Toda semana um tratamento diferente pra você se cuidar!
L
Rosângela Silva pede exoneração da Secretaria de Comunicação do Estado de Rondônia

Rosângela Silva pede exoneração da Secretaria de Estado da Comunicação de Rondônia

Em carta aberta, a gestora comunicou sua exoneração do cargo de secretária, citando “senso de responsabilidade e missão cumprida”, e agradeceu a equipe e a imprensa.
L

Giro News | Entrevista Dra. Daniele Paraguassú

Nesta terça-feira, dia 12, às 16h, o Programa Giro News recebe Dra. Daniele Paraguassú para uma conversa sobre a importância da saúde bucal e como ela influencia diretamente a saúde geral, a vida social e o bem-estar emocional.
L
Prazo para documentos do Prouni é prorrogado

Prazo para documentos do Prouni é prorrogado

Candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni 2/2025 têm até 18 de agosto para entregar a documentação necessária.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

POLÍTICA

Senado aprova bônus para servidores do INSS e acelerar análise de benefícios

Senado aprova bônus para servidores do INSS e acelerar análise de benefícios

A Medida Provisória, que segue para sanção presidencial, visa reduzir a fila de concessão de pensões e auxílios.
L
Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento do distrito do Iata, em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento do distrito do Iata, em Guajará-Mirim

Parlamentar encaminha indicação à Sesdec para aumentar a segurança na região estratégica e de difícil acesso
L
Dra. Taíssa destina R$ 200 mil para reforma e ampliação da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 200 mil para reforma e ampliação da Fhemeron em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garantirá ativação do Banco de Sangue, beneficiando Guajará-Mirim e municípios vizinhos
L
Dra. Taíssa protocola projeto para capacitar pais em primeiros socorros a recém-nascidos em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto para capacitar pais em primeiros socorros a recém-nascidos em Rondônia

Proposta da deputada prevê treinamentos desde o pré-natal para prevenir acidentes e mortes súbitas infantis
L
Dra. Taíssa solicita e Seas leva Ação Rondônia Cidadã ao distrito de Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa solicita e Seas leva Ação Rondônia Cidadã ao distrito de Vista Alegre do Abunã

Evento gratuito acontece em 12 de agosto e oferece serviços essenciais para moradores do distrito de Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de moto é intubada após colisão com caminhão na Imigrantes

Passageira de moto é intubada após colisão com caminhão na Imigrantes

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido, Guaporé/Rio Madeira, e o acidente aconteceu quando o caminhão foi fazer a conversão a esquerda, e a moto que passava ao lado acabou batendo.
16
Polícia civil captura foragido condenado por roubo em Porto Velho

Polícia Civil captura foragido condenado por roubo em Porto Velho

O mandado de recaptura foi expedido em razão de fuga, com pena remanescente de 9 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado.
14
Acidente na Avenida Calama deixa duas mulheres feridas após moto bater em carro

Acidente na Avenida Calama deixa duas mulheres feridas após moto bater em carro

Colisão ocorreu na tarde desta terça-feira (12) no bairro Embratel, vítimas foram socorridas pelo Samu.
12
PF deflagra operação vernice contra o tráfico de drogas e lavagem de capitais em RO e DF

PF deflagra operação vernice contra o tráfico de drogas e lavagem de capitais em RO e DF

A Operação Vernice cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Guajará-Mirim, Porto Velho e Brasília, visando desarticular grupo criminoso.
10
PRF em Rondônia apreende aproximadamente 16 kg de cocaína em carro batido

PRF em Rondônia apreende aproximadamente 16 kg de cocaína em carro batido

Veículo era transportado em cegonha junto de outros 6 carros e 2 motocicletas
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB de Rondônia afasta advogado condenado por estupro de vulnerável

OAB de Rondônia afasta advogado condenado por estupro de vulnerável

Decisão do Conselho Seccional confirma exclusão após condenação definitiva por crime infamante; caso envolveu vítima menor de idade.
L
Grupo Alimentação e bebidas tem nova queda de preços e ajuda a frear inflação em julho, aponta IBGE

Grupo Alimentação e bebidas tem nova queda de preços e ajuda a frear inflação em julho, aponta IBGE

Pelo segundo mês seguido, grupo Alimentação e bebidas registra deflação; batata-inglesa, cebola e arroz lideram reduções.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – Assembleias Gerais Extraordinárias: AMOREC

AMOREC – ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO RONDONIENSE DE ESPORTE E CULTURA
L
Haddad defende mudanças no IR para cumprir o arcabouço fiscal

Haddad defende mudanças no IR para cumprir o arcabouço fiscal

Ministro da Fazenda participa de comissão mista e explica que propostas visam aumentar a tributação sobre os mais ricos.
L
Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa por corrupção

Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa por corrupção

Kim Keon Hee, esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol, foi detida após um tribunal emitir mandado de prisão.
L
Ministro do Turismo discute COP30 com embaixadores do Golfo Pérsico

Ministro do Turismo discute COP30 com embaixadores do Golfo Pérsico

Celso Sabino se reuniu em Belém com representantes de seis países para fortalecer laços e buscar investimentos para a Conferência do Clima.
L

Requerimento da Licença Municipal de Operação: PORTO & PORTO SERVIÇOS MÉDICOS LTDA

LMO – Licença Municipal de Operação
L
Prefeitura de Porto Velho firma parceria com NACC para gestão da Casa Criar

Prefeitura de Porto Velho firma parceria com NACC para gestão da Casa Criar

Antigo Lar do Bebê será administrado pelo Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, com foco em acolhimento humanizado e ampliação dos serviços
L
Cássio Gois homenageia Jornal Tribuna Popular com medalha de mérito legislativo e voto de louvor

Cássio Gois homenageia Jornal Tribuna Popular com medalha de mérito legislativo e voto de louvor

Deputado reconhece os 45 anos de contribuição do Tribuna Popular para a comunicação e cultura de Rondônia
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): JIREH LTDA

LAP – Licença Ambiental Prévia, LAI – Licença Ambiental de Instalação e LAO – Licença Ambiental de Operação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.