SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

O RISCO É QUE O SINTERO NÃO LUTE MAIS PELO SALÁRIO DOS PROFESSORES, MAS APENAS PELA VIDA DELES

Na Escola Rio Branco, dias atrás, um marginal travestido de aluno, que já foi expulso de outra escola por pequenos delitos e por andar drogado, teve o apoio dos seus pais para ameaçar o diretor da escola e a professora que teve coragem de confrontá-lo.

Publicado em 

O RISCO É QUE O SINTERO NÃO LUTE MAIS PELO SALÁRIO DOS PROFESSORES, MAS APENAS PELA VIDA DELES - News Rondônia

O RISCO É QUE O SINTERO NÃO LUTE MAIS PELO SALÁRIO DOS PROFESSORES, MAS APENAS PELA VIDA DELES - News Rondônia

“Pedimos que o Estado de Rondônia tome providências. Os trabalhadores em educação estão sendo tomados pelo medo e sofrendo com tanta impunidade. A sociedade não está vendo nenhuma providência para cessar essa situação". O depoimento, assustado, é da presidente do Sintero, o sindicato estadual dos professores, Lionilda Simão. Ela fez o desabafo, nesta final de semana, depois de uma sucessão de casos de professores ameaçados e até agredidos em escolas tanto do Estado quanto municipais. Os casos mais graves, ocorreram em Porto Velho, mas há um novo, registrado, em Itapuã do Oeste (a 100 quilômetros da Capital), que deixou a todas as autoridades do setor de cabelos em pé. Uma criança , daquelas má educadas, certamente criadas sem uma formação correta foi tirada da sala de aula por uma professora, por estar atrapalhando seus colegas. Quando chegou em casa, o menino disse aos pais (mentiu, é claro!) que foi agredido pela professora. Pai e mãe foram à escola e a mãe, incentivada pelo pai, agrediu a professora com socos e puxões de cabelo. A mestra, de uma escola de educação infantil, está desesperada e traumatizada. Não quer voltar a lecionar. Se não fosse conhecida e respeitada, a professora agredida ainda teria que prestar contas à lei, porque perante ela, a mentira de uma criança de sete anos vale mais do que o juramento da mestra de que sequer encostou no aluno. Esse é apenas mais um caso. Na Escola Rio Branco, dias atrás, um marginal travestido de aluno, que já foi expulso de outra escola por pequenos delitos e por andar drogado, teve o apoio dos seus pais para ameaçar o diretor da escola e a professora que teve coragem de confrontá-lo. Na Escola Ulysses Guimarães, um aluno colocou fogo numa cadeira, sob aplausos dos seus colegas, que até fizeram um vídeo para comemorar. O deputado Pastor Alex, que esteve na escola, ouviu o desespero dos mestres e de vizinhos, já que o educandário está cercado pela marginalidade e pelas drogas.

O RISCO É QUE O SINTERO NÃO LUTE MAIS PELO SALÁRIO DOS PROFESSORES, MAS APENAS PELA VIDA DELES - News Rondônia

Os dados são de 2015, mas servem como ilustração sobre a gravidade do problema. O Sindicato dos Professores de São Paulo, o maior do país, apontou que 44 por cento dos mestres sofreram algum tipo de agressão. Mais de quatro em cada dez. Em 52 por cento dos casos detectados, as agressões foram físicas. De lá para cá a situação só piorou. Só em São Paulo, em 2018, o número de ataques aos docentes cresceu quase 190 por cento sobre o ano anterior. O crime na volta das escolas; a falta de educação dos pais aos seus filhos, ficando ao lado deles, contra os professores, mesmo quando os alunos são notórios marginais, envolvidos com o mundo das drogas; a falta de segurança nas escolas, entre outras questões, precisam ser tratadas com dureza e rapidez. Senão, o Sintero, por exemplo, vai deixar de lutar por melhores salários e condições de trabalho dos seus associados para viver, somente, lutando pela vida deles. Inacreditável que tenhamos chegado a esse ponto!

ÔNIBUS: OUTRO ENGODO CONTRA A POPULAÇÃO

Era deficiente. Tinha problemas. Muita gente reclamava. Havia superlotação. Mas com todos os defeitos, o sistema de transporte coletivo funcionava. E funcionava mesmo depois que as antigas empresas ficaram cinco anos sem reajuste nas tarifas, além de terem que “abraçar” um alto percentual de passagens grátis, por conta da irresponsabilidade da Câmara de Vereadores e a própria Prefeitura, que autorizavam meias tarifas e tarifa zero para vários grupos de passageiros. Veio então o governo Mauro Nazif, com a promessa se revolucionar o sistema e torná-lo exemplo para o País. Ah, como toda a população sabe de cor e salteado, foi mais um engodo! Aliás, com apoio de vários estágios da Justiça, que deu ganho de causa sempre para a Prefeitura, contra os interesses das empresas da época. Elas sempre foram tratadas como vilãs, e a Prefeitura, com seu novo Prefeito, o guardião de todas as boas soluções para atender os anseios da população neste setor, como a dona de todas as verdades. O novo sistema, em pouquíssimo tempo, conseguiu se tornar muito pior do que era antes, quando era o outro consórcio, que dominou o transporte na Capital durante longos anos. Muito pior. Mesmo com a correção dos preços da tarifas, nenhuma promessa foi cumprida. Agora, no governo Hildon Chaves, que herdou essa aberração inventada por Mauro Nazif, a pústula rompeu. E tende a ficar cada vez pior. Pobre porto velhense, que mais uma vez foi enganado, caindo no conto de que mudar de consórcio, revolveria todos os seus problemas.

COMEÇOU A TROCA DE FARPAS…

O ex governador Daniel Pereira não gostou nada do que disse o governador Marcos Rocha durante entrevista aos Dinossauros do Rádio, na Parecis FM, no programa Papo de Redação (Segunda a Sexta, meio dia às 14h), nessa semana que terminou. Ao falar sobre a situação dos cofres públicos, Rocha comentou que terá que fazer um remanejamento orçamentário, com apoio da Assembleia, porque encontrou um déficit de perto de 400 milhões de reais, ao assumir o comando do Estado. Daniel alfineta o seu sucessor, numa longa nota, dizendo que quando o orçamento estava em discussão na Assembleia, já eleito, o atual Governador “nunca demonstrou o menor interesse sobre o assunto”, ou seja, não teria analisado ou mandado analisar a situação orçamentária, para ter uma visão clara dela.  Daniel aliás, chamou de “estranho desinteresse”, o fato de Rocha e sua equipe não terem feito uma análise da situação e proposto mudanças quando o projeto ainda estava sendo discutido no parlamento. O ex governador continuou fazendo críticas ao novo Governo, ao ponto de lembrar que o atual secretariado só foi nomeado em 4 de janeiro, quando, segundo a nota dele, o Estado teria ficado acéfalo por três dias. Lembrou também que vários assessores dele, Daniel, continuam no atual governo e que, portanto, não se pode dizer que houve alguma surpresa sobre qualquer questão. Segundo Daniel Pereira, ele deixou 866 milhões de reais nos cofres públicos que, na opinião dele, se bem geridos, poderiam ser usados em beneficio da população. Ou seja, a troca de chumbo começou…

ENFIM, O ESTACIONAMENTO PAGO!

Até que enfim! Finalmente! Alvíssaras (alguém ainda sabe o que é Alvíssaras, nesse Brasil onde o palavreado é cada vez pior e mais restrito?)! A Prefeitura encaminhou, com pelo menos seis anos de atraso – quatro da administração de Mauro Nazif e dois de Hildon Chaves – projeto de lei criando o estacionamento pago na área central da cidade. Hoje, conseguir uma vaga nas imediações a área comercial da Sete de Setembro e ruas próximas é mais ou menos como ganhar na loteria. Motoristas ocupam as vagas o dia inteiro. Há donos de lojas, certamente os mais prejudicados, que colocam suas enormes camionetas na porta do seu endereço, impedindo o acesso dos clientes. Se eles fazem isso, imagina-se os que não são comerciantes? Ou seja, a Zona Azul precisa ser implantada de imediato, até para, também acabar com os flanelinhas, não todos, mas principalmente alguns drogados que infernizam a vida dos motoristas. Setores do comércio (liderados pela Fecomércio, presidida pelo atuante  Ranyeri Coelho) e da CDL, sob o comando de Joana Joanora, estão comemorando a chegada do projeto à Câmara. O novo sistema, as áreas e o tempo do estacionamento serão definidos com regras que serão debatidas e aprovadas pelos vereadores. Uma das novidades é que o motorista terá o comprovante de pagamento e poderá pagar por meio eletrônico, o que, sem dúvida, irá facilitar bastante sua utilização. Porto Velho é a única capital do país que não tem estacionamento pago em áreas nobres, como o centro comercial.

SIGILO POLICIAL: DEPENDE DO ACUSADO

O aparelhamento político do Estado é perigoso. E pode ser criminoso também. Nessa semana, uma prova concreta disso.  A Receita Federal descobriu que dois servidores, certamente por interesses político-partidários, colocaram suas carreiras no lixo, ao vazar informações fiscais do presidente Jair Bolsonaro, com a clara intenção de colocá-lo como vilão ante a opinião pública. Se fossem políticos envolvidos em malfeitos, os dois criminosos já estariam presos, em operação cinematográfica, com direito a presença maciça das emissoras de TV e estariam sendo condenados pela opinião pública antes mesmo de qualquer acusação formal. Todos já vimos esse filme. Mas como são servidores e cidadãos protegidos pela Constituição (Ué, ela não deveria valer para todos?), seus nomes estão sendo mantidos em total sigilo. E ai de quem divulgar alguma imagem deles. Logo que detectou a safadeza interna, a direção da Receita Federal (que, aliás, começa a ser desaparelhada), chamou a Polícia Federal, para investigar o caso e punir os responsáveis. Toda a investigação será feita em sigilo, como manda a lei. Que vale para a grande maioria dos brasileiros, mas não vale para políticos e nem gestores públicos. Esses continuarão sendo expostos à execração geral.

BR 319: ELES GANHAM DE 10 X 0

A interpretação foi muito mais festiva do que realista. Frase do vice-presidente, o General Mourão, de que a BR 319, entre Porto Velho e Manaus, “será asfaltada, sim!”, foi interpretada pelos grandes otimistas como uma decisão já tomada no governo Jair Bolsonaro. Devagar com o andor. É verdade que, desde que assumiu, o novo estilo e a nova ideologia que governam o País têm tentado mudar muitas coisas, algumas já putrefatas; algumas cheirando mal e outras caminhando para essa vala comum da desesperança. Conseguiu algumas, mesmo sob forte oposição da grande mídia, que prefere ainda aplaudir a corrupção e os criminosos que se encastelaram no poder durante década e meia. Houve avanços sim, mas não nas questões ambientais. Aí o buraco é mais embaixo, porque as pressões – nacionais e internacionais – são tão intensas (muitas vezes burras, apenas ideológicas e sem nexo; outras canalhas, pelos interesses que essa gente defende), que o Governo brasileiro não têm força para suplantá-las. Portanto, a frase “será asfaltada, sim!”, dita pelo General Mourão, ao menos por enquanto, não passa de um desejo, apenas.  Por enquanto, na questão da BR 319, o placar está  “Interesses Escusos e Idiotizados pela Ideologia 10 X 0 Reais Interesses do Brasil”!

O CORRUPTO ESTÁ LIMPANDO O RIO

Não está ficando pedra sobre pedra. Desde 1980 a corrupção é generalizada no Rio de Janeiro. Ex governadores, deputados, membros do Tribunal de Contas e do próprio Tribunal de Justiça; ex prefeitos e o atual prefeito; secretários, assessores de primeiro, segundo e terceiro escalões, empresários de todos os tamanhos, TODOS, de uma forma ou outra, estiveram ou estão envolvidos em falcatruas, negociatas e sacanagens contra o dinheiro público. Uma sucessão de quadrilheiros assumiu o Poder na maior e mais linda cidade brasileira, para transformá-la num arremedo em termos de administrações e governo, abandonando a população à própria sorte; fazendo políticos milionários e deixando o povo cada vez pior. Alguma exceção? Pode até ser que tenha, mas os depoimentos dados ao juiz Bretas, que já o condenou a mais de 200 anos de prisão, o ex governador Sérgio Cabral, decifra a Pirâmide: a miséria e a pobreza de muitos é resultado da roubalheira de outros tantos. Sérgio Cabral pode até estar exagerando, tentando diminuir sua pena bicentenária. Talvez consiga. Mas em praticamente todos os depoimentos, ele dá detalhes, horários, números, nomes, circunstâncias. E diz, com todas as letras, que muito do que acontecia nos governos, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura e em vários órgãos públicos do Rio de Janeiro, é semelhante ao que, nas suas palavras, “acontecia e acontece em vários Estados brasileiros”. Se ele está falando a verdade? Só o futuro dirá. Mas que o ex governador, dando uma de corrupto arrependido, pode arrastar dezenas, senão  centenas de políticos e outras autoridades para a prisão, junto com ele, pode sim! A limpeza do Rio, por estranho que possa soar, passa pelas mãos sujas  do Rei da Corrupção. Sérgio Cabral vai falar muito mais…

PERGUNTINHAS

Escolha o ano. Quando você acredita que as obras de asfaltamento da BR 319, entre Porto Velho e Manaus, estarão concluídas: 2025, 2035, 2045, 2055 ou 2065? Ou você acha que isso nunca vai acontecer?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

Município informa que drenagem foi concluída, pagamentos estão em dia e etapa de terraplanagem no Parque Amazônia começa dia 11 de agosto.
L

AO VIVO: Assista agora à segunda noite do Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no Parque dos Tanques, em Porto Velho (RO), destacando cultura, folclore e turismo local.
L

Sucesso no Parque dos Tanques: Primeiro dia do Arraial Flor do Maracujá encanta o público

Evento teve abertura oficial, apresentações culturais e movimentou a economia local em Porto Velho
L
Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu a perguntas sobre o tarifaço imposto ao Brasil e expressou abertura para o diálogo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

O foragido já responde por outros crimes e foi capturado enquanto atuava como flanelinha no Bairro Nacional, em Porto Velho.
10
Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Homem foi atacado durante confusão no bairro Embratel; vítima ficou ferida e local foi isolado para atendimento.
12
Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Amazonas com Rua Salgado Filho; motociclista teve ferimentos, mas recusou atendimento.
12
Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Vítima foi atingida com golpe de faca no bairro Castanheiras e encaminhada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Cadáver foi localizado em residência na Avenida Amazonas, bairro Jardim Santana; Polícia Militar isolou o local para perícia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.