SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
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EMDUR LEVA PONTOS DE LUZ A TRECHOS DA MADEIRA MAMORÉ E FAVORECE PASSEIOS DE TURISTAS E VISITANTES EM LITORINA

Os passeios, também, com os trechos iluminados, possibilitarão a visitantes e turistas descobrir as belezas gerais, à margem do emblemático Rio Madeira.

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EMDUR LEVA PONTOS DE LUZ A TRECHOS DA MADEIRA MAMORÉ E FAVORECE PASSEIOS DE TURISTAS E VISITANTES EM LITORINA - News Rondônia

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VILA CANDELÁRIA, Porto Velho – A chegada das luminárias ao trecho de cerca de 800 metros de linha férrea, por sob os trilhos pelos quais os  passeios de Litorina (vagão a motor) serão feitos, na ligação entre o Museu Rondon e ao antigo Casarão da Madeira Mamoré, serão bem aceitas por parte dos ferroviários.

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Segundo o presidente da Associação, José Bispo de Morais, 86, “a palavra trevas nos leva a um passado sem luz e que nos atormenta desde as aparições do trem fantasma em parte dos trechos onde mais morreram trabalhadores”.

– Mas que, agora, sem a interferência de políticos, a EMDUR nos atendeu e vai instalar 15 pontos de luz no percurso a ser feito pela Litorina, ele pontuou.

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Palavra dada pelo Diretor-Presidente da Empresa, Dr. Thiago Terazzi, garante a implementação do sistema de iluminação ao longo da malha férrea entre o Museu Marechal Rondon, nessa inicial, até ao antigo Casarão. “Serão 15 pontos de luz, vez que a escuridão sempre será simbolicamente algo de muito ruim e a luz, biblicamente, que a luz foi a primeira coisa a ser construída antes desse mundo”, ressaltou o Vice-Presidente da ASFEMAM, GeorgeTelles.

Com a retomada dos antigos passeios sob os trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), a reutilização da Litorina (trem em miniatura num só vagão, a motor), visitantes e turistas serão informados da real história ainda não contada, devidamente, por nenhum contador de “estórias vãs sobre a secular Ferrovia do Diabo”, atesta José Bispo.

Os passeios, também, com os trechos iluminados, possibilitarão a visitantes e turistas descobrir as belezas gerais, à margem do emblemático Rio Madeira, “tudo do que restou em densa floresta ainda em pé no entorno da Usina Hidrelétrica, tendo ao horizonte além das margens e no lugar da bucólica cachoeira, uma verdadeira cidade luz”, assinala Carioca.

A chegada das lâmpadas aos locais do novo destino da Litorina, agora sob trilhos restaurados com recursos dos próprios ferroviários, com doações de amigos, apoiadores e parceiros, entre os quais se destaca membros da diretoria da Federação do Comércio (FECOMERCIO), “nossa cidade ganha mais uma agenda de atrações que havia sido perdida há décadas”, ele reiterou.

– A Litorina de volta aos trilhos se constituiu em uma parte do cumprimento das propostas de revitalização do Complexo Ferroviário, caso sejam mantidas todas as suas linhas e características originais dentro do novo projeto, afirmou José Bispo ao deputado Leo Morais que conheceu a nova rota outro dia, completou Carioca.

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A atuação da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) na instalação dos pontos de luz (15), “trata-se de uma solução inovadora e nesse ponto, os ferroviários o agradecem e afirmam que, num futuro breve, outras ações advindas do DNIT, serão capazes de restabelecer a Lei Federal do Tombamento em aspectos como a reativação do trecho, com segurança e eficiência, de Porto Velho a Guajará-Mirim, previu José Bispo.

Nessa inicial, a EMDUR irá contemplar apenas um trecho de até 800 metros  da secular rodovia. Porém, proposta levada pela Associação dos Ferroviários (ASFEMAM) ao prefeito Hildon Chaves, prediz que “é necessário sua intervenção em sete quilômetros da malha férrea à Igreja da Candelária e final da linha ao antigo Casarão.

Essa posição a ser tomada por parte do Município, segundo a cúpula dos ferroviários, será capaz de otimizar a iluminação pública da cidade central ao antigo Casarão, “vai impulsionar o fluxo de turistas, gastos com acomodação, alimentação, artesanato da cultura ferroviária, fauna, flora, transporte e melhoria da habitalidade e segurança naquela parte da Capital”,diz Carioca.

A rede de luz a ser aberta pela EMDUR, disse José Bispo, “vai botar fim à parte dois trechos não iluminados cujos locais ainda são considerados obsoletos por aqueles não conhecem a história nem a importância da nossa ferrovia”. Com isso, o Complexo revitalizado e com o retorno da Litorina sob os trilhos, nada será ineficaz na ação do prefeito. Ao contrário, “irá proporcionar uma boa restituição ao poder público, além de produzir dividendos em níveis elevados e significativos nas finanças da cidade na baixa ou alta temporada do nosso calendário turístico”, arrematou Carioca.

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