Flagrantes de animais soltos em vias públicas vêm se tornando rotina na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste e colocando em risco a vida de motoristas e ocupantes de veículos. O caso mais recente ocorreu na manhã deste domingo (10), quando cinco cavalos foram vistos caminhando pela rua dos Seringueiros e avenida Capitão Sílvio Gonçalves de Farias, no bairro Incra.
Por sorte, o tráfego de veículos era pequeno por ser tratar de uma manhã de domingo, o que evitou um possível acidente que poderia se tornar uma tragédia, como já ocorreu no Município, onde o condutor perdeu a vida após colidir com um animal solto na via pública, além de vários outros acidentes.
As reclamações são constantes e os flagrantes, em muitos casos, são postados nas redes sociais, com animais circulando pelas ruas, avenidas e até mesmo pela BR. São gatos,cães de grande porte, equinos e bovinos.
A falta de funcionários, de estrutura e até mesmo de uma legislação mais rígida vêm dificultando o trabalho da equipe do Centro de Controle de Zoonoses do Município, que mesmo com toda dificuldade, vem fazendo o que pode com o que tem.
Entramos em contato com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, o médico veterinário Eder Nunes de Freitas. O mesmo nos informou que foram acionados e, ao chegarem ao local, o proprietário dos animais já os havia recolhido.
Segundo o veterinário, o proprietário dos animais teria informado que os cavalos estavam presos em uma chácara e que alguém, cortou os arames da cerca para que os cavalos saíssem. Mas que a partir de agora irá tomar mais cuidado para que isso não ocorra.