QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

JAQUELINE CASSOL APOIA E PARTICIPA DE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No dia internacional da mulher deputada federal visitou trabalhadoras de confecções e participou de homenagem às mulheres na câmara de vereadores de Pimenta Bueno.

Publicado em 

JAQUELINE CASSOL APOIA E PARTICIPA DE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - News Rondônia

JAQUELINE CASSOL APOIA E PARTICIPA DE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - News Rondônia

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) participou de homenagem às mulheres na Câmara dos Vereadores de Pimenta Bueno, nesta sexta-feira (8/3), dia internacional da mulher.

Depois de conversar com servidoras e outras convidadas sobre participação feminina na política e combate à violência doméstica, a presidente do Progressistas em Rondônia visitou trabalhadoras das confecções “Abusada Modas” e “Brisa Confecções”, ambas localizadas no município de Pimenta Bueno.

JAQUELINE CASSOL APOIA E PARTICIPA DE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - News Rondônia

Jaqueline Cassol destacou que o 8 de março foi conquistado com a luta das mulheres trabalhadoras, especialmente das indústrias de roupas, que fizeram greves e se sacrificaram em nome da igualdade nas condições de trabalho para homens e mulheres. “Eu entendo que todo dia se comemora o dia da mulher, mas entendo também que o 8 de março representa uma conquista na luta das mulheres, mártires, que lutaram e morreram em nome de igualdade”, disse a presidente do Progressistas em Rondônia.

Na 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados, que começou em 2019, aumentou para 15% a participação de mulheres.  São 77 deputadas federais de 22 partidos e 24 unidades da federação. O Partido Progressista (PP) elegeu 5 mulheres para Câmara dos Deputados. O partido fica em 5º lugar em número de cadeiras ocupadas por mulheres na Casa.

A participação feminina na bancada de Rondônia na Câmara Federal cresceu de 12,5% para 37,5%. De 1 passou para 3 o número de deputadas federais eleitas pelo estado. O Amapá registrou a mesma participação de Rondônia, 37,5%; no Acre metade dos eleitos são mulheres; em Roraima e Tocantins a participação feminina é de 25%; No Pará apenas 5,8%; No Amazonas nenhuma mulher foi eleita. Essa realidade se repete nos estados do Maranhão e Sergipe.

“Esse aumento é ótimo porque a mulher está cada vez mais presente em posições de poder e decisão, mas ainda estamos muito longe do ideal. São 513 cadeiras na Câmara dos Deputados e apenas 77 mulheres ocupando esses lugares. Além desse número ser pequeno, nossa luta é grande. Temos que defender bandeiras que protejam a vida das mulheres porque infelizmente todos os dias mulheres são violadas, violentadas e mortas”, disse Jaqueline Cassol, presidente do PP-RO.

Violência Doméstica

Em Rondônia, 542 casos de violência doméstica foram registrados no ano de 2018, de acordo com o Mapa da Violência Contra a Mulher, elaborado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Com esse número, considerando a região norte, o estado de Rondônia fica atrás apenas do Amapá, que registrou 638 casos desse tipo de violência. No Brasil, foram 14.796 casos dos quais 58% dos agressores são parceiros das vítimas.

JAQUELINE CASSOL APOIA E PARTICIPA DE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - News Rondônia

Outro dado alarmante divulgado pelo relatório diz respeito a estupro. Em 2018 foram 32.916 ocorrências no país. Em Rondônia foram 1.286 registros no ano passado. Na região norte apenas o Amazonas, que tem o dobro da população de Rondônia registrou número maior que este, sendo 1.533. “É uma realidade que precisa ser combatida. Milhares de mulheres sendo vítimas dentro de seus lares. E nós sabemos que esses números são inferiores aos reais casos. Muitas mulheres ainda passam por dificuldades, tem sua honra e dignidade ferida, mas se calam ou por medo ou por vergonha. É inadmissível que a mulher viva assim. É importante ela saber que ela pode ter ajuda”, disse a deputada federal Jaqueline Cassol.

A Mulher que é vítima de violência doméstica deve ter assistência do estado para garantir sua integridade física. Ela deve procurar a polícia e a Central de Atendimento à Mulher, ligando 180. O número funciona 24horas.

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CMEC'inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

CMEC’inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

Projeto pioneiro valoriza o protagonismo infanto-juvenil e reforça o papel da educação cooperativista em São Miguel do Guaporé, com apoio do CMEC e FACER.
L
governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Taxação dos super-ricos: governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Narrativa sobre super-ricos esconde complexidade tributária e desvia atenção da verdadeira raiz do problema: o gasto público descontrolado.
L

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L
"Mulheres na Pesca" busca apoio Institucional para 2ª edição em Alta Floresta D’Oeste

“Mulheres na Pesca” busca apoio Institucional para 2ª edição em Alta Floresta D’Oeste

Comissão organizadora do evento “Mulheres na Pesca”, representado por Mileni Mota, reuniu-se com o gerente de turismo de Rolim de Moura para fortalecer a segunda edição do evento, que visa promover a pesca esportiva feminina e impulsionar a economia local.
L
CAIO CÉSAR: uma década de compromisso silencioso com a juventude de Rondônia

CAIO CÉSAR: uma década de compromisso silencioso com a juventude de Rondônia

Conheça a trajetória discreta de Caio César em Porto Velho, um defensor da juventude de Rondônia que atua desde 2012 em prol do desenvolvimento e bem-estar dos jovens.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L

Momento Empresarial | Entrevista Michele Correa e Thansey Iara

Nesta quarta-feira, dia 09, às 9h da manhã, o programa Momento Empresarial recebe Michele Correa, analista de Educação, e Thansey Iara Constantino, consultora. Em pauta, as oportunidades oferecidas pelo Portal Carreiras e pelo Portal Fiero Talentos, com foco em estágios, orientação de currículos e desenvolvimento profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Polícia Militar do 5º Batalhão prendeu três indivíduos armados que planejavam uma execução no Residencial Cristal da Calama, zona Leste de Porto Velho, evitando um ataque entre facções.
16
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão transversal no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura, resultou em motociclista ferido e atendido pelo Corpo de Bombeiros.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Acidente de trânsito em Rolim de Moura deixou ciclista com suspeita de fratura na perna direita após colisão transversal entre carro e bicicleta.
12
Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

A polícia de Vilhena já identificou o segundo atirador envolvido no tiroteio que feriu duas pessoas em uma barbearia, mas ele segue foragido. Um dos atiradores, de 21 anos, se entregou após invadir uma escola.
10
Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Em Vilhena, um homem de 22 anos foi denunciado por descumprimento de medida protetiva após agredir verbal e fisicamente sua ex-mulher de 21 anos durante a inauguração de uma farmácia, proferindo ofensas e fugindo do local.
14
Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Suspeito de tentativa de homicídio em Vilhena, um jovem de 21 anos ligado ao CV, utilizava uma arma furtada e não conhecia seu alvo, um suposto membro do PCC.
12
Homem é baleado e mulher sobrevive a ataque de dupla armada em RO

Homem é baleado e mulher sobrevive a ataque de dupla armada em RO

Uma dupla armada disparou contra um homem de 34 anos em Vilhena, mas a vítima e a dona da casa conseguiram pular muros e sobreviver ao ataque a tiros no Setor 29.
16
Polícia Militar recupera Toyota Corolla furtado de Chupinguaia em Vilhena

Polícia Militar recupera Toyota Corolla furtado de Chupinguaia em Vilhena

A Polícia Militar de Vilhena localizou e recuperou um veículo Toyota Corolla furtado em Chupinguaia, que estava com pertences do proprietário, após uma denúncia anônima.
10
Netanyahu e Trump priorizam reféns de Gaza em negociações cruciais nos EUA

Netanyahu e Trump priorizam reféns de Gaza em negociações cruciais nos EUA

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos EUA, Donald Trump, focaram suas recentes conversas em Washington na libertação de reféns de Gaza e na eliminação da capacidade do Hamas.
L

Economia digital ganha espaço no cotidiano da região

Pode parecer complexo para alguns quando mencionamos o termo “economia digital”, mas essa definição já faz parte da rotina de milhões de brasileiros e de pessoas ao redor do mundo.
L
Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400 em títulos públicos

Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400 em títulos públicos

Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) estão abertas até setembro, com o objetivo de premiar estudantes e incentivar a educação financeira no Brasil.
L
Brasil reduz mortalidade por Hepatites com avanço da Vacinação

Brasil reduz mortalidade por Hepatites com avanço da Vacinação

O Brasil registrou queda significativa na mortalidade por hepatites nos últimos dez anos, com destaque para o papel da vacinação e o trabalho dos profissionais de saúde, conforme novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.