TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Dispondo inclusive de soluções financeiras para capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos, muitos pensam erroneamente que o banco somente oferta soluções para empresas e empreendimentos de grande porte.

Publicado em 

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de projetos de investimentos de longo prazo, destinados a todos os segmentos da economia brasileira. Dispondo inclusive de soluções financeiras para capital de giro e aquisição de máquinas e equipamentos, muitos pensam erroneamente que o banco somente oferta soluções para empresas e empreendimentos de grande porte.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

“De fato, muitos acreditam nesse mito, mas cabe esclarecer que, no ano de 2018, mais de 50% dos desembolsos foram realizados para negócios de menor porte”, afirma Tiago Luiz Cabral Peroba, chefe do Departamento de Clientes e Relações Institucionais do BNDES.

Via de regra, segundo o gestor do departamento que opera a linha de produtos voltados para as micro, pequenas e médias empresas, as operações acima de R$ 10 milhões poderão ser contratadas diretamente do BNDES sem a necessidade de um intermediário, enquanto que, abaixo desse valor, serão intermediadas pelos agentes financeiros credenciados. “Hoje, temos uma rede de 50 instituições habilitadas que operam essas linhas, mas, muitas vezes, os empresários têm dúvidas em como acessá-las, principalmente aqueles que pretendem realizar operações abaixo do limite estabelecido”, explica ele. “Então, para atender essa demanda, o banco criou um canal online especialmente focado nesse segmento de negócios: o Canal MPME, disponibilizado no site do BNDES na internet”, diz Peroba, esclarecendo ainda que, através dessa ferramenta, os empreendedores poderão se cadastrar e introduzir as informações sobre as necessidades de financiamento, de forma que possam identificar qual o melhor produto para a situação, realizar simulações e saber quais são os agentes financeiros locais que têm interesse nessa operação.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

“Agora o empresário poderá solicitar o financiamento e enviar uma proposta aos agentes financeiros credenciados mais próximos de sua localidade, de forma simples e rápida, sendo que o BNDES irá acompanhar todo o processo, se ele terá sucesso ou não”, conclui o especialista.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

A pergunta norteadora deste texto é extremamente relevante nos dias atuais e mais ainda quando focamos em empresas onde o custo da eletricidade impacta gravemente as contas, ou seja, o custo da eletricidade é relevante na produção de lucro da atividade econômica, nos informa Prof. Moret, físico e assessor do Simpi para o tema energias sustentáveis para a indústria. 

Para explicar melhor as questões e responder a pergunta vamos tratar de alguns pontos:

1- autonomia energética;

2- libertação dos valores pagos da conta de eletricidade;

3- 27 anos sem pagar conta de eletricidade;

4- sustentabilidade econômica e ambiental da produção.

– Autonomia energética. Ao colocar um sistema fotovoltaico na sua empresa você vai conseguir produzir eletricidade suficiente para suprir seu consumo, somente com o uso do sol, sem consumir eletricidade da empresa distribuidora e por isso será autossuficiente, e com isso, ficará livre dos valores pagos nas conta de eletricidade. Como você vai produzir sua eletricidade, você pagará na sua conta apenas as taxas e os impostos incluídos e que equivalem entre 10 e 20% do total, assim você terá uma economia de até 90% da sua conta de eletricidade.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

– 27 anos sem pagar conta de eletricidade. Os valores de implantação dos sistemas fotovoltaicos estão competitivos e por isso o retorno do investimento se situa entre 36 e 40 meses, ou seja, em torno de 3 anos para pagar todo o valor investido. Dessa forma, como sabemos que tempo de vida útil dos sistema fotovoltaicos é de 30 anos você ficará 27 anos sem pagar a conta de eletricidade impactando positivamente os custos da sua produção.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

– Sustentabilidade econômica e ambiental da produção. A implantação de sistemas fotovoltaicos produzem sustentabilidade econômica na atividade econômica porque você diminui os custos de produção, é autônomo na produção de eletricidade e por isso aumenta o lucro da sua empresa. Da mesma forma, que a produção de eletricidade da sua empresa será sustentável ambientalmente porque não produzirá danos ao meio ambiente.

Respondendo a pergunta do texto: Porque implantar energia solar na sua empresa? Porque vai ser mais econômico, porque você terá mais lucro, porque você poderá produzir mais com custos de produção menor.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória (MP 871) que visa reanalisar os benefícios previdenciários atualmente em vigência. De acordo com o governo, são mais de 3 milhões de pagamentos que serão verificados pelos próprios servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a finalidade de identificar irregularidades e eliminar as fraudes perpetradas contra o órgão. Entre os principais benefícios a serem analisados estão a Aposentadoria por Invalidez, o Auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, o que deverá gerar uma economia de quase R$ 10 bilhões aos cofres públicos ainda este ano.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

Segundo Piraci Oliveira, um dos especialistas jurídicos do SIMPI, estima-se que de 16% a 30% dos afastados pelo INSS possuem algum tipo de irregularidade ou fraude. “Então, por força dessa auditoria, algo em torno de 800 mil empregados afastados acabarão retornando ao mercado de trabalho”, diz ele, explicando que as empresas, nessas condições, deverão tomar os devidos cuidados. “Ao reintegrarem esses empregados, as empresas ficarão obrigadas a realizar exames médicos, apurando se existem limitações para o exercício da atividade e, também, adaptar o ambiente de trabalho para poder receber esses reabilitados, fato esse que gera muita discussão, por força de eventuais laudos médicos divergentes”, explica o advogado. “Uma vez considerado reabilitado, o dever de pagar o salário é da empresa, mesmo que o médico da companhia alegue que ele não está apto a trabalhar plenamente”, complementa Oliveira.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

As dificuldades de atendimento da população de Porto Velho com serviço de transporte coletivo podem ser profundamente alteradas se adotadas novas regras no processo de licitação. Uma nova formula poderia como resultante oferecer opções mais baratas e confortáveis ao já sofrido cidadão do município, pois poderiam participar  varias empresas de menor porte  com o oferecimento de transporte por rota com uso do serviço por micro-ônibus. Menores, são alternativas mais baratas, mais confortáveis e mais rápidas que os ônibus tradicionais e já é  utilizado em grandes capitais brasileiras como Brasília e Rio de Janeiro. E para inovar, o que precisamos é uma mudança do que  licitar, onde fica  mais interessante licitar as rotas do que o transporte publico de forma geral. A sugestão é do presidente do sindicato das micro e pequenas empresas (SIMPI) Leonardo Sobral.

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

Ele considera que Porto Velho conta com empresários experientes para “tocar” esse novo negócio, gerando renda e novos empregos no município, pois é conhecida a grande capacidade das pequenas empresas de criação de postos de trabalho e  melhor distribuição de renda, com agilidade  de adaptação às novas regras de mercado.

“A medida poderia, então, ajudar a alavancar os pequenos negócios, com a criação de vagas de emprego sem a necessidade de grandes investimentos e em um período curto”, afirma ele.

Leonardo lembra, ainda, que  os problemas de transporte publico  não são “privilégio” de Porto Velho, mas de todas as cidades do país, o que prova que esse modelo tradicional precisa ser alterado e renovado, e nossa cidade, que ainda é nova se compararmos a outras capitais e pelo tamanho que tem é o lugar ideal para se implantar novos sistemas. A sugestão não é nova pois foi repassada em período anterior da licitação da atual concessionaria, que teve como resultado grandes prejuízos  aos empresários da capital e enorme dissabor a população, ficando muito claro que o sistema tem que ser repensado. 

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia

Analisando os dados divulgados pelo IBGE no dia 28/02/19, vê-se muitos comentários sobre riscos na agricultura e que as negociações do governo americano com os chineses irá comprometer as exportações e o nosso crescimento econômico. Pelo contrario é a grande oportunidade de os produtores brasileiros fazerem o que já deveria ter feito a muito tempo, manufaturar, industrializar a nossa produção para exportar, é o que nos garante o empresário e ex-secretário da agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin. 

COLUNA DO SIMPI: O BNDES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - News Rondônia
Leonel Bertolin

E complementa, “e não da forma que é feita hoje, onde compram nossa produção industrializam e muitos deles retornam para o nosso consumo”. Imaginem vender a nossa soja, nosso milho, o algodão, café, couro, carne bovina e suína, aves e tantas outras proteínas animal, que o mundo tanto necessita que hoje é hoje exportado em bruto. Já parou para pensar o quanto vamos agregar valor em nossa produção, somando ai a geração de emprego e renda ao valor final do produto, e vendendo do menor aos maiores países, abrindo  mercados  e  pulverização a comercialização.

Precisamos fazer a nossa parte, mas o governo tem que fazer a lição de casa, como o  investimento nos portos e aeroportos, melhorias nas estradas, construção de ferrovias e hidrovias. Estas sem dúvidas as principais mudanças  para tornar efetivamente o Brasil como o maior produtor de alimentos do mundo.

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha educativa “Calma, vai de boa” alcança mais de 3 mil pessoas em feiras agropecuárias de Rondônia

Campanha do Detran-RO promove jogos e atividades lúdicas sobre educação no trânsito em feiras agropecuárias, atingindo mais de 3.200 pessoas no estado
L
Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Grupo de especialistas estuda se o país deve desenvolver um sistema de geolocalização por satélite, dada a complexidade e o alto custo do empreendimento.
L
Governador assina lei institui programa para elevar qualidade da educação em Rondônia

Governador assina lei institui programa para elevar qualidade da educação em Rondônia

Programa Avança Rondônia prevê reforço escolar, formação de professores, uso de dados e premiações por desempenho educacional.
L
FIERO abre chamamento público para leilão de bens móveis inservíveis em Rondônia

FIERO abre chamamento público para leilão de bens móveis inservíveis em Rondônia

Disputa será realizada em agosto com itens do SESI, SENAI, IEL e da própria FIERO; interessados devem se cadastrar no portal Portela Leilões.
L
Prêmio Jovem Cientista abre inscrições focadas em mudanças climáticas

Prêmio Jovem Cientista abre inscrições focadas em mudanças climáticas

A 31ª edição do prêmio, com o tema “Resposta às Mudanças Climáticas”, recebe projetos de estudantes e pesquisadores até 31 de julho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista Wagner Martins – NOVA364

Nesta terça-feira, dia 22, às 16h, o programa Giro News recebe Wagner Martins, CEO da NOVA364, para uma entrevista exclusiva com o jornalista André Henrico.
L

Comunidade News | Entrevista Marcuce Miranda

O Comunidade News desta terça-feira, 22 de julho, às 15h, recebe o enfermeiro Marcuce Antônio Miranda dos Santos, doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR e apoiador estratégico do Ministério da Saúde para a saúde da população negra em Rondônia.
L
Ozzy Osbourne, ícone do Black Sabbath e do heavy metal, morre aos 76 anos

Ozzy Osbourne, ícone do Black Sabbath e do heavy metal, morre aos 76 anos

Cantor britânico conhecido como “Príncipe das Trevas” faleceu nesta terça-feira (22). Família comunicou a perda, mas não divulgou a causa da morte.
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

POLÍTICA

Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Parlamentar manifesta solidariedade à vítima, cobra apuração rigorosa e destaca projetos de lei voltados à proteção infantojuvenil e inclusão de pessoas com autismo
L
Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Advogados precisam esclarecer o descumprimento de medidas sobre redes sociais até 21h13 desta terça-feira.
L
oficina-do-dream-da-amazonia-entrega-orteses-com-apoio-da-deputada-silvia-cristina

Oficina do Dream da Amazônia entrega órteses com apoio da deputada Sílvia Cristina

Em parceria com a fundação Pio XII, ação deve beneficiar 120 pacientes com órteses produzidas em Porto Velho, agilizando o atendimento
L

Vereador Everaldo Fogaça recebe demandas para reabrir e recuperar estradas da Linha 27

Reivindicação apresentada por Pastor José Bezerra, Rafael do Uber e Zilda Inácio Santos cobra reabertura, recuperação e encascalhamento da Linha 27 em Porto Velho.
L

Dra. Taíssa Sousa destina R$ 100 mil à Associação Pestalozzi de Guajará-Mirim

Recurso será investido em materiais e equipamentos para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a homicídio em Cerejeiras.
10
Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

A vítima teria dito que não pagava bebida para “vagabundos”, momento que foi atacado com um golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Indivíduo com pena de 11 anos e 8 meses por roubo majorado é capturado após trabalho de inteligência do Grupo de Combate às Facções.
12
Indígena é encontrado morto em prédio da Funai em Porto Velho

Indígena é encontrado morto em prédio da Funai em Porto Velho

A vítima estaria passando por problemas de saúde devido o uso de bebidas alcoólicas e estava bastante debilitado.
18
PF faz prisões por transporte ilegal de madeira

PF faz prisões por transporte ilegal de madeira

Documentos para comprovar origem da carga não foram apresentados
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boi Mirim Estrelinha celebra 40 anos no Flor do Maracujá 2025 com tema “Viva o Folclore”

Com o tema “Viva o Folclore”, Boi Mirim Estrelinha reafirma tradição e fortalece a cultura popular de Porto Velho no Flor do Maracujá 2025.
L

Projeto Sentinela é apresentado em reunião integrada para reforçar combate a incêndios florestais em Rondônia

Ferramenta usa tecnologia de satélite e chatbot para alertar Corpo de Bombeiros em tempo real
L
Faturamento da Indústria de materiais de construção cresce em junho

Faturamento da Indústria de materiais de construção cresce em junho

O setor registra alta de 0,5% em comparação com maio e espera crescimento de 2,8% para 2025.
L
Bolsa Família: quase 1 milhão de famílias superam a pobreza e deixam o programa

Bolsa Família: quase 1 milhão de famílias superam a pobreza e deixam o programa

O aumento da renda do trabalho permitiu que 958 mil famílias, totalizando 3,5 milhões de pessoas, não precisassem mais do benefício em julho, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.
L

Requerimento de Renovação da Licença Municipal de Operação: Copacel Indústria de Papéis Ltda

Renovação da Licença Municipal de Operação
L
Zita Carvalhosa, produtora de cinema e visionária dos curtas, morre aos 65 anos

Zita Carvalhosa, produtora de cinema e visionária dos curtas, morre aos 65 anos

Diretora de festivais e fundadora da Kinoforum, Zita Carvalhosa teve papel crucial na valorização e divulgação do cinema de curta-metragem no Brasil.
L

Com estoques de sangue em baixa em Porto Velho, Fhemeron faz apelo por doações

Tipos O+ e O- estão com reservas críticas; campanha reforça a importância da solidariedade para salvar vidas
L
Governo Federal autoriza leilão de terreno do CT Rei Pelé do Santos

Governo Federal autoriza leilão de terreno do CT Rei Pelé do Santos

Secretaria do Patrimônio da União aprova a venda do local onde funciona o Centro de Treinamento Rei Pelé, utilizado pelo Santos Futebol Clube, no bairro Jabaquara, em Santos.
L

Requerimento da Mudança de Titularidade: Copacel Indústria de Papéis Ltda

mudança de titularidade da razão social
L

Inscrições para cursos profissionalizantes de panificação em Cacoal seguem até o dia 28 de julho

A iniciativa do Governo de Rondônia leva qualificação gratuita para jovens e empreendedores do setor de alimentos
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.