“Sempre que for fazer qualquer ação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), pouse o mouse em cima do ícone, e assim será mostrado o que pode ser feito no sistema”, diz Daniele Salles, pedagoga direcionada para ministrar os cursos de capacitação da ferramenta que tramita processos online. Daniela Mendes outra pedagoga, auxilia na apresentação.
Para essa primeira turma que deu início nessa segunda-feira (28), estiveram presentes servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi) e do Departamento Estrada,Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), sendo quase 20 servidores em capacitação diária.
O SEI passou a funcionar no Governo de Rondônia a partir do dia 5 de abril de 2017, com acordo de cooperação técnica com o Ministério da Economia, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Mpog). O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que disponibiliza para outra instituições.
A Escola de Governo de Rondônia, em parceria da Superintendência do Estado para Resultado (EpR), é responsável pela capacitação dos servidores que foram nomeados e antigos servidores que não tenham bom desempenho diante da ferramenta e queiram aprimorar suas habilidades. Parceria firmada pelo superintendente da EpR, Coronel Delner Freire.
Serão ao todo 15 dias alternados com capacitação de mais de 200 servidores. Nesta terça-feira (29), aconteceu a capacitação das às 8h às 12h. E também nesta quarta-feira (30) e nos seguintes dias de fevereiro: 1, 4, 6, 8, 11, 13, 15, 18, 20, 22, 25 e 27, acompanhando os mesmos horários. Os dias alternam nas segundas, quartas e sextas dos meses.
A sala de preparo tem mais de 20 computadores e data show. As orientações dadas são simples como abertura de processo, gerenciar marcadores, organização da mesa de trabalho virtual, os modos de busca de processo, anotações e abertura de bloco de assinatura.
A servidora da EpR ainda informa que, com o tempo, os novos servidores vão se familiarizar com o sistema e as vão se aprofundar nas atividades.
Para a diretora da Escola de Governo, Cleuza Abello, os servidores devem ficar ciente de que hoje em dia tudo é informatizado e o trabalho da escola é prestar essa capacitação. “Para as próximas capacitações teremos SEI avançado, Redação Oficial para o sistema, Crimes Cibernéticos e Google Drive. Esses cursos vão deixar os servidores inteirados das ferramentas e políticas de uso na web”, fala a diretora.
A Escola do Governo, conta com nove servidores que dão suporte na realização dos cursos, alimentam o site com informação para servidores, dão suporte no banco de dados da escola, e ainda contam com parcerias de algumas faculdades para capacitação de profissionais.
Capacitação essas que facilitam o entendimento de várias ferramentas. Rosamira Ferreira, servidora da Seduc, já estava trabalhando e tirava as dúvidas do SEI com amigos de setor. “Eu ia olhando, vendo o que todo mundo fazia e tentava fazer igual, claro que não era a mesma. Com o curso vemos que tem muitas funções que são fáceis agora”, fala.
Elizane Sousa, nomeada em menos de um mês para ser assistente de Recursos Humanos, diz que também já teve contato com a ferramenta de processos e fazia apenas os mecanismos básico de abertura e encaminhamento. Segundo ela, depois da capacitação é possível que novos avanços nas suas atividades possam acontecer. “Abriu minha mente, quanto as ferramentas que tem dentro do sistema”, diz Elizane.