FRASE DO DIA:
“O governo nunca vai interferir no trabalho dos investigadores ou no trabalho com promotores”. – Ministro Sérgio Moro sobre o caso Flávio Bolsonaro
1-Venezuela I
O país está numa posição caótica e sem qualquer possibilidade de solução imediata. Continuar com Maduro é esticar ainda mais o sofrimento da população e o descrédito do país diante das nações.
Abortar a sua trajetória à frente do governo sem que haja a renúncia por um gesto unilateral de vontade é apostar na roleta russa no sentido literal da expressão. Qualquer que seja, porém a opção que o povo da Venezuela encontrar, o que se tem é o fim da estupidez de um grupo ditatorial para perpetuar-se no poder.
2-Venezuela II
A grande adesão internacional à posição de Juan Guaidó autoproclamado presidente interino da Venezuela encabeçada pelos EUA, reforça a posição anti-Maduro, mas não resolve a questão do país mergulhado nesta grave crise.
A melhor solução, porém tão difícil quanto uma renúncia do Maduro, seria o alinhamento das Forças Armadas com a população. Ocorre que a corrosão das instituições no país chegou a tal ponto que é quase impossível pensar-se numa saída institucional, inclusive via poder judiciário.
3-Silvia Cristina visita Hildon Chaves
A visita que fez ao prefeito Hildon Chaves foi de cortesia, mas nas mãos estendidas da deputada federal Silvia Cristina não estavam apenas os cumprimentos de praxe. Silvia trouxe o próprio mandato como forma de agradecer a expressiva votação que obteve na Capital. A deputada federal disse que a visita teve como objetivo firmar parcerias e colocar o gabinete dela à disposição.
“Como tivemos votação expressiva na capital, nos colocaremos à disposição e daremos nossa contribuição, com um olhar especial ao lado social e à saúde”, é uma forte mão para ajudar o prefeito a remar na Capital.
4-Duelo na SEJUS
O clima nunca foi ameno, mas nada é tão ruim que não possa ser piorado. E tende a ficar pior o caso da greve dos agentes penitenciários. O estado de greve ou da “greve dois pontos” poderia ter tomado outro rumo já que o governo teve de engolir a quebra do veto pela ALE, mas hoje pela manhã nada havia mudado e familiares de apenados voltaram a fechar a entrada do Urso Branco. O bicho pegou e o governador seguiu a receita para casos do tipo, ordenando que a PM atue no presídio empatando o duelo.
5-E segue o baile da transposição
O alvoroço com a possível parada da transposição lembrou o corre-corre dos “pisêros” de fim de semana quando uma mesa cai, um bêbado escorrega ou um grandão esbarra no casal que evolui no salão de forma frenética. Nada a ver com Rondônia.
A história é outra, garante Dr. Luciano Alves “a autoridade” no assunto. E assim sendo, para quem já está transposto manda descer mais uma “breja gelada” e para os que ainda estão no aguardo, joelho no chão e olho no céu. O bem bom está vindo.
leoladeia@hotmail.com