SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS – POR DOMINGOS BORGES DA SILVA

A tecnologia veio para inovar e agilizar as atividades humanas, mas isto não é o que se verifica nos processos antigos que em grandes quantidades ainda circulam no âmbito do Poder Judiciário.

Publicado em 

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

Por Domingos Borges da Silva

Inovador, previsível, burocrático, manipulável, instável, o Processo Judicial eletrônico – PJe poderá está sendo o caos para os processos judiciais que ainda tramitam no que hoje se denominada de processo físico, ou seja, aquele velho procedimento judicial formado por páginas e páginas de documentos a iniciar pela capa, extrato da distribuição e petição inicial do advogado e que em muitos casos fica esquecido nas prateleiras ou escrivaninhas dos Magistrados, Desembargadores e Ministros da Justiça.

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

A tecnologia veio para inovar e agilizar as atividades humanas, mas isto não é o que se verifica nos processos antigos que em grandes quantidades ainda circulam no âmbito do Poder Judiciário.

O Poder Judiciário, apesar dos esforços dos miliares de funcionários que atuam na condução dos processos a fim de que cheguem, aos Juízes, Desembargadores e Ministros das Cortes Superiores, ainda não tiveram os meios para diferenciar a tramitação e equiparar os processos físicos com os que tramitam preferencialmente protocolados e despachados de forma eletrônica.

Seria este o verdadeiro entrave ou meios encontrados para procrastinar os processos antigos em benefício daqueles que livremente o Magistrado, Desembargador, Ministro, têm certos interesses em dar agilidade na tramitação? Certamente que a corda arrebenta sempre do lado mais frado e neste caso o servidor da Justiça é quem sempre leva a culpa.

E neste contexto de prioridades arranjadas que há sempre os equívocos, praticados em detrimento do ordenamento jurídico, do devido processo legal e até mesmo da tramitação das ações que envolvem improbidades administrativas.

Apesar dos processos protocolados eletronicamente, o que ainda se constata é a falta de cumprimento dos prazos processuais a cargo dos funcionários auxiliares dos Juízes, que sobrecarregados de ações sob suas responsabilidades e os diferentes casos prioritários e até por força de Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ terminam por não atentarem para a tramitação de ações igualmente prioritárias, as quais estão sendo esquecidas no gerenciador de ações judiciais eletrônicas, PJe.

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

As Metas estabelecidas pelo CNJ em comum acordo com os representantes de tribunais, praticamente fixou que fossem julgadas dentro do mesmo exercício pelo menos 80% (oitenta por cento) das ações nele promovidas, isto em detrimento das mais antigas que vão se acumulando ano a ano.

No PJE há ações que levam meses para que um servidor da Justiça acesse os processos e realizem os atos determinados pelos Magistrados, assim como estes que também levam meses para examinar pleitos, inclusive liminares em ações cautelares.

No Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por exemplo, o Juiz convocado Pablo Zuniga Dourado, analisando dois Agravos de Instrumentos promovidos pelas empresas Energia Sustentável do Brasil S.A. e Santo Antônio Energia S.A., (Processos nºs 0042798-49.2016.4.01.0000/RO e 0035569-38.2016.4.01.0000/RO) os julgou prejudicados por ter pesquisado o andamento da ação principal e descoberto que havia sentença proferida em primeiro grau de jurisdição que o autorizaria a essa pretensão.

No processo principal não havia a sentença a qual o Magistrado se referiu, ao contrário, havia despacho do Juiz mantendo a decisão agravada pelos seus próprios fundamentos e outro suspendendo o curso da ação até que os agravos fossem julgados e diante do equivoco o julgamento dos Agravos foram postergados por mais tempo.

Trata-se da Ação Popular nº 0016826-67.2014.4.01.4100, em curso perante a 5ª Vara da Justiça Federal Seção Judiciária de Rondônia, através da qual se questiona, dentre outros danos ao erário público os fatos das empresas não haverem construído canais de Eclusas; elevação dos níveis do alagamento dos Lagos sem os necessários estudos de impacto ambiental; falta de recolhimento do ICMS ao Estado de Rondônia, dentre outros.

Esta ação trata das irregularidades encontradas nas concessões e construções das Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Outra recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (processo nº 0002942-25.2001.4.01.4100), esteve pautado para julgamento de Embargos de Declaração em data de 24 de julho de 2017, foi retirado de Pauta e embora o Art. 934, do Código de Processo Civil estabeleça que deveria retornar para a Pauta seguinte, isto não ocorreu e até os Embargos não foram julgados.

Já em Rondônia, um Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, em processos judiciais eletrônicos já proferiu dezenas de julgamentos em ações que não possuem o grau de importância daquelas promovidas em defesa do erário público, por exemplo os Acórdãos nos autos nºs 0001805-93.2014.8.22.0006 e 0006146-62.2014.8.22.0007, mas não julgou um recurso a ele distribuído em 28 de abril de 2015, porquanto há mais de 3 (três) anos, originário de uma ação de 1998.

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

O recurso se refere à irresignação de um dos Réus na Ação Popular nº 0003645-18.1998.8.22.0001, no caso o advogado José Ademir Alves, que descontente com a sentença que o condenou a solidariamente a outros réus, a ressarcirem recursos desviados dos cofres da antiga CERON – Centrais Elétricas de Rondônia S.A.

Essa ação, ajuizada em 22 de janeiro de 1998, ou seja, há mais de 20 (vinte) anos foi julgada procedente em 06 de junho de 2011, há quase 7 (sete) anos e ainda está pendente  para julgamento de apelo do Réu.

Em relação ao advogado José Ademir Alves, o Juiz sentenciante afirmou: “Em ambas as hipóteses, há responsabilidade do Réu José Ademir que não pode ser elidida por suas prerrogativas funcionais, na medida em que sua atuação se configurou excedente à outorga, ou é contrária à razão de  existir destas (prerrogativas). 3.2 CONDENO os réus ETEL – INSTALAÇÕES COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA., E FUNDIBRÁS – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE METAIS E LIGAS LTDA., ANTÔNIO CARLOS  MENDONÇA RODRIGUES, JOSÉ LUIZ LENZI, E JOSÉ ADEMIR ALVES, a ressarcir aos cofres públicos, o montante atualizado excedente ao valor contrato com juros legais (Código Civil) e indexados pelo BTN, a ser aferido em fase de liquidação do julgado.”

Os valores da condenação somam mais de R$ 10 milhões de reais, valores da época, desviados dos cofres públicos da antiga CERON, nos idos de 1995.

Essas violações ao cumprimento das normas e ao devido processo legal é ato atentatório à celeridade processual, à dignidade da Justiça e do próprio direito constitucional do cidadão ao acesso à Justiça e uma administração pública exercida por cidadãos probos.  

As decisões judiciais devem alicerçar-se nos princípios constitucionais da imparcialidade e impessoalidade e o que o povo almeja não são privilégios nas tramitações e julgamentos de ações judiciais, mas que a lei seja cumprida porque ninguém está acima dela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chupetas para adultos viram tendência na China, mas médicos alertam para riscos à saúde

Popularizadas nas redes sociais, chupetas para adultos prometem reduzir ansiedade e ajudar no sono, mas especialistas alertam para impactos físicos e psicológicos
L

Encenação teatral é utilizada como ferramenta educativa de trânsito no projeto Agente Mirim

Alunos são desafiados pelos professores a encenar artigos do CTB; desta forma aprendem brincando.
L

Crimeia, Zaporizhzhia e Donbas: territórios que Putin quer manter para aceitar cessar-fogo na Ucrânia

Em meio a negociações mediadas por Donald Trump, Rússia exige controle sobre áreas que somam 20% do território ucraniano; Zelensky rejeita cessões
L

Segurança na Amazônia: Rondônia participa de encontro nacional para integrar tecnologias e combater o crime

XCVI Reunião do Consesp, em Manaus, reúne líderes estaduais para discutir fronteiras, contrabando, inteligência policial e proteção ambiental.
L
Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Em um evento no Recife, o presidente Lula rebateu as críticas de Donald Trump sobre a relação comercial, destacando que os EUA têm lucro com o Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pediu ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, a data para o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus.
L
Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Após as medidas de segurança, constatou-se que o suposto explosivo não passava de uma montagem grotesca: um tijolo envolto em papel alumínio, dois fios soltos e uma calculadora. Mesmo assim, o impacto da ação foi real — e severo.
10
Horóscopo de 16/08/2025 – Previsões para todos os signos

Horóscopo 2025 – Previsões para hoje (15/08/2025)

Lua em Touro forma trígono com Júpiter pela manhã, promovendo união familiar, prosperidade e boas energias no lar e nos relacionamentos.
L

Em uma publicação, Madonna, que já foi excomungada pela Igreja Católica, pede ao Papa que interceda em Israel e salve as crianças de Gaza

“A política não pode afetar a mudança. Somente a consciência pode. Por isso estou Alcançando um Homem de Deus”.
L
Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

O novo projeto de lei de regulamentação de plataformas digitais prevê que a ANPD poderá suspender temporariamente redes que não removerem conteúdos ilícitos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L

POLÍTICA

Alero relembra lei pioneira que garantiu preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

No Dia do Patrimônio Histórico, Assembleia Legislativa destaca a Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos da Amazônia Ocidental.
L
Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Série publicada pela Folha de S.Paulo e UOL apresenta documentos e áudios que levantam questionamentos sobre ações do ministro entre 2022 e 2023.
L
Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância do Programa Mais Médicos e a relação respeitosa com Cuba, rebatendo a decisão dos Estados Unidos.
L
Donald Trump critica o Brasil e defende Jair Bolsonaro

Donald Trump critica o Brasil e defende Jair Bolsonaro

O presidente americano classificou o Brasil como “péssimo parceiro comercial” e o processo contra Jair Bolsonaro de “execução política”.
L
Dra. Taíssa solicita manutenção na RO-010 para garantir acesso seguro ao Distrito de Tarilândia

Dra. Taíssa solicita manutenção na RO-010 para garantir acesso seguro ao Distrito de Tarilândia

Indicação nº 13762/2025 ao DER visa trafegabilidade e segurança para moradores, produtores e estudantes da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia e MP investigam agressão a mulher de 57 anos por dona de bar em Vilhena

Polícia e MP investigam agressão a mulher de 57 anos por dona de bar em Vilhena

Vítima da agressão em Vilhena tem 57 anos e enfrenta problemas de saúde mental, segundo a filha, que confirmou o registro do caso na polícia.
10
Operação da PM resulta em apreensão de mais de 16 kg de skunk e crack em Vilhena

Operação da PM resulta em apreensão de mais de 16 kg de skunk e crack em Vilhena

A ação da Polícia Militar de Vilhena levou à prisão de três suspeitos, após uma apreensão de drogas que começou com uma abordagem de rotina.
14
Cão da raça pit bull é abatido por PMs após ataques a animais e pessoas em Vilhena

Cão da raça pit bull é abatido por PMs após ataques a animais e pessoas em Vilhena

O pit bull foi abatido pela Polícia Militar após morder o próprio dono, ameaçar sua mãe e atacar outros animais no bairro Orleans.
12
Falso servidor aplica golpe usando WhatsApp contra comerciantes em Vilhena

Falso servidor aplica golpe usando WhatsApp contra comerciantes em Vilhena

Um golpista em Vilhena se passa por servidor público para extorquir comerciantes, segundo alerta emitido pela prefeitura.
10
Vídeo mostra acidente que deixou motociclista em estado grave na zona leste

Vídeo mostra acidente que deixou motociclista em estado grave na zona leste

Na gravação é possível ver que os veículos seguem em sentidos opostos, quando na curva o motociclista invade a pista contrária e bate de frente na caminhonete.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental(LAS): AMAZON DISTRIBUIDORA DE TINTAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): TAIKSU PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Criança de 13 anos morre eletrocutado enquanto empinava pipa em quintal de residência

Criança de 13 anos morre eletrocutado enquanto empinava pipa em quintal de residência

Quando voltou, encontrou o filho caído próximo de uma árvore com a linha presa na perna da vítima e enrolado na cerca elétrica, usada na contenção dos animais.
18
Influenciador Hytalo Santos é preso na manhã desta sexta-feira em São Paulo (15)

Influenciador Hytalo Santos é preso na manhã desta sexta-feira em São Paulo

O influenciador paraibano Hytalo Santos e seu marido foram presos em São Paulo em cumprimento a mandado da Justiça da Paraíba.
10
Ministros Barroso e Fux discutem acaloradamente em sessão do STF

Ministros Barroso e Fux discutem acaloradamente em sessão do STF

O episódio no STF ocorreu após o ministro Luiz Fux se insurgir contra a relatoria de um processo transferida para Flávio Dino.
L
Lucro do Banco do Brasil cai no primeiro semestre pressionado por novas regras e inadimplência

Lucro do Banco do Brasil cai no primeiro semestre pressionado por novas regras e inadimplência

O lucro do Banco do Brasil no primeiro semestre foi de R$ 11,2 bilhões, uma redução de 40,7% em relação a 2024, influenciado por mudanças contábeis e pelo agronegócio.
L
Bolsa Atleta atende o maior número de esportistas de sua história

Bolsa Atleta atende o maior número de esportistas de sua história

O programa Bolsa Atleta registrou 9.207 beneficiários, garantindo auxílio financeiro para a preparação dos esportistas.
L

Governo de RO amplia maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e reforça atendimento em obstetrícia

Obra de R$ 4,5 milhões moderniza enfermarias, amplia leitos e prepara nova etapa com centro obstétrico no Hospital de Base em Porto Velho.
L
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio sobe para R$ 55 milhões

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio sobe para R$ 55 milhões

O prêmio principal da Mega-Sena acumulou após o sorteio desta quinta-feira e já está estimado em R$ 55 milhões para o próximo concurso.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.