QUARTA-FEIRA, 16/07/2025

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS – POR DOMINGOS BORGES DA SILVA

A tecnologia veio para inovar e agilizar as atividades humanas, mas isto não é o que se verifica nos processos antigos que em grandes quantidades ainda circulam no âmbito do Poder Judiciário.

Publicado em 

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

Por Domingos Borges da Silva

Inovador, previsível, burocrático, manipulável, instável, o Processo Judicial eletrônico – PJe poderá está sendo o caos para os processos judiciais que ainda tramitam no que hoje se denominada de processo físico, ou seja, aquele velho procedimento judicial formado por páginas e páginas de documentos a iniciar pela capa, extrato da distribuição e petição inicial do advogado e que em muitos casos fica esquecido nas prateleiras ou escrivaninhas dos Magistrados, Desembargadores e Ministros da Justiça.

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

A tecnologia veio para inovar e agilizar as atividades humanas, mas isto não é o que se verifica nos processos antigos que em grandes quantidades ainda circulam no âmbito do Poder Judiciário.

O Poder Judiciário, apesar dos esforços dos miliares de funcionários que atuam na condução dos processos a fim de que cheguem, aos Juízes, Desembargadores e Ministros das Cortes Superiores, ainda não tiveram os meios para diferenciar a tramitação e equiparar os processos físicos com os que tramitam preferencialmente protocolados e despachados de forma eletrônica.

Seria este o verdadeiro entrave ou meios encontrados para procrastinar os processos antigos em benefício daqueles que livremente o Magistrado, Desembargador, Ministro, têm certos interesses em dar agilidade na tramitação? Certamente que a corda arrebenta sempre do lado mais frado e neste caso o servidor da Justiça é quem sempre leva a culpa.

E neste contexto de prioridades arranjadas que há sempre os equívocos, praticados em detrimento do ordenamento jurídico, do devido processo legal e até mesmo da tramitação das ações que envolvem improbidades administrativas.

Apesar dos processos protocolados eletronicamente, o que ainda se constata é a falta de cumprimento dos prazos processuais a cargo dos funcionários auxiliares dos Juízes, que sobrecarregados de ações sob suas responsabilidades e os diferentes casos prioritários e até por força de Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ terminam por não atentarem para a tramitação de ações igualmente prioritárias, as quais estão sendo esquecidas no gerenciador de ações judiciais eletrônicas, PJe.

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

As Metas estabelecidas pelo CNJ em comum acordo com os representantes de tribunais, praticamente fixou que fossem julgadas dentro do mesmo exercício pelo menos 80% (oitenta por cento) das ações nele promovidas, isto em detrimento das mais antigas que vão se acumulando ano a ano.

No PJE há ações que levam meses para que um servidor da Justiça acesse os processos e realizem os atos determinados pelos Magistrados, assim como estes que também levam meses para examinar pleitos, inclusive liminares em ações cautelares.

No Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por exemplo, o Juiz convocado Pablo Zuniga Dourado, analisando dois Agravos de Instrumentos promovidos pelas empresas Energia Sustentável do Brasil S.A. e Santo Antônio Energia S.A., (Processos nºs 0042798-49.2016.4.01.0000/RO e 0035569-38.2016.4.01.0000/RO) os julgou prejudicados por ter pesquisado o andamento da ação principal e descoberto que havia sentença proferida em primeiro grau de jurisdição que o autorizaria a essa pretensão.

No processo principal não havia a sentença a qual o Magistrado se referiu, ao contrário, havia despacho do Juiz mantendo a decisão agravada pelos seus próprios fundamentos e outro suspendendo o curso da ação até que os agravos fossem julgados e diante do equivoco o julgamento dos Agravos foram postergados por mais tempo.

Trata-se da Ação Popular nº 0016826-67.2014.4.01.4100, em curso perante a 5ª Vara da Justiça Federal Seção Judiciária de Rondônia, através da qual se questiona, dentre outros danos ao erário público os fatos das empresas não haverem construído canais de Eclusas; elevação dos níveis do alagamento dos Lagos sem os necessários estudos de impacto ambiental; falta de recolhimento do ICMS ao Estado de Rondônia, dentre outros.

Esta ação trata das irregularidades encontradas nas concessões e construções das Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Outra recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (processo nº 0002942-25.2001.4.01.4100), esteve pautado para julgamento de Embargos de Declaração em data de 24 de julho de 2017, foi retirado de Pauta e embora o Art. 934, do Código de Processo Civil estabeleça que deveria retornar para a Pauta seguinte, isto não ocorreu e até os Embargos não foram julgados.

Já em Rondônia, um Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, em processos judiciais eletrônicos já proferiu dezenas de julgamentos em ações que não possuem o grau de importância daquelas promovidas em defesa do erário público, por exemplo os Acórdãos nos autos nºs 0001805-93.2014.8.22.0006 e 0006146-62.2014.8.22.0007, mas não julgou um recurso a ele distribuído em 28 de abril de 2015, porquanto há mais de 3 (três) anos, originário de uma ação de 1998.

SEM PAUTA, SEM JULGAMENTOS - POR DOMINGOS BORGES DA SILVA - News Rondônia

O recurso se refere à irresignação de um dos Réus na Ação Popular nº 0003645-18.1998.8.22.0001, no caso o advogado José Ademir Alves, que descontente com a sentença que o condenou a solidariamente a outros réus, a ressarcirem recursos desviados dos cofres da antiga CERON – Centrais Elétricas de Rondônia S.A.

Essa ação, ajuizada em 22 de janeiro de 1998, ou seja, há mais de 20 (vinte) anos foi julgada procedente em 06 de junho de 2011, há quase 7 (sete) anos e ainda está pendente  para julgamento de apelo do Réu.

Em relação ao advogado José Ademir Alves, o Juiz sentenciante afirmou: “Em ambas as hipóteses, há responsabilidade do Réu José Ademir que não pode ser elidida por suas prerrogativas funcionais, na medida em que sua atuação se configurou excedente à outorga, ou é contrária à razão de  existir destas (prerrogativas). 3.2 CONDENO os réus ETEL – INSTALAÇÕES COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA., E FUNDIBRÁS – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE METAIS E LIGAS LTDA., ANTÔNIO CARLOS  MENDONÇA RODRIGUES, JOSÉ LUIZ LENZI, E JOSÉ ADEMIR ALVES, a ressarcir aos cofres públicos, o montante atualizado excedente ao valor contrato com juros legais (Código Civil) e indexados pelo BTN, a ser aferido em fase de liquidação do julgado.”

Os valores da condenação somam mais de R$ 10 milhões de reais, valores da época, desviados dos cofres públicos da antiga CERON, nos idos de 1995.

Essas violações ao cumprimento das normas e ao devido processo legal é ato atentatório à celeridade processual, à dignidade da Justiça e do próprio direito constitucional do cidadão ao acesso à Justiça e uma administração pública exercida por cidadãos probos.  

As decisões judiciais devem alicerçar-se nos princípios constitucionais da imparcialidade e impessoalidade e o que o povo almeja não são privilégios nas tramitações e julgamentos de ações judiciais, mas que a lei seja cumprida porque ninguém está acima dela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Foto: Cadu Gomes/VPR

Governo reúne setor produtivo para avaliar impacto e buscar soluções frente a tarifas dos EUA

Comitê interministerial coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin ouviu setores estratégicos para a economia brasileira e reforçou aposta em negociação
L

Mais um assalto: mulher teve pertences roubados durante assalto na Rua Rio Grande do Sul, bairro Conceição em Porto Velho

Na região, os moradores estão assustados com a crescente onda de roubos e pedem mais policiamento.
L
Rua Cândido Portinari recebe pavimentação no setor 07

Rua Cândido Portinari recebe pavimentação no setor 07

Obra foi executada pela Prefeitura em parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital.
L

Projeto de Lei da Devastação: Neide Cardozo encabeça campanha contra o PL que flexibiliza regras para os crimes ambientais

“Esse PL pode causar a sua morte e a morte de milhares de animais e de pessoas, como aconteceu nas tragédias de Brumadinho e Mariana. Não podemos permitir que isso aconteça”.
L
Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Prefeitura de Jaru renova gratificação para profissionais da educação básica

Projeto aprovado pela Câmara assegura bonificação a servidores da Semed, reforçando valorização e compromisso com a qualidade do ensino.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia dispara na produção agro e reduz desmatamento na Amazônia

Estado alcança safra recorde, valor bruto de R$ 32 bilhões e lidera queda no desmatamento, segundo MapBiomas e Inpe
L

Giro News | Entrevista Dra. Daiane Paraguassu

Nesta terça-feira, dia 15, às 16h, o programa Giro News recebe a Dra. Daiane Paraguassu, médica veterinária com vasta formação e atuação em oncologia veterinária.
L

Em Cima da Hora | Entrevista DJ Gaguinho

Nesta terça-feira, dia 15, às 14h, o programa Em Cima da Hora recebe DJ Gaguinho para um bate-papo sobre sua trajetória artística e os detalhes da festa Retrô Gold, que promete agitar o JD36. Música, carreira e bastidores de um dos eventos mais esperados da cena noturna!
L

Leitura Finalizada: A Jornada das Empreendedoras revela caminhos de coragem e autenticidade no universo feminino dos negócios

Histórias reais inspiram mulheres a liderar com inteligência emocional, romper crenças limitantes e transformar vulnerabilidades em força.
L
Entenda como vai funcionar o sistema de Pedágio em Rondônia

Entenda como vai funcionar o sistema de Pedágio em Rondônia

Novo modelo de cobrança agiliza tráfego e promete modernização na Rota Agro Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa comemora recorde de público na Expoagum com show nacional em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora recorde de público na Expoagum com show nacional em Guajará-Mirim

Mais de 30 mil pessoas lotam a Acrivale na terceira noite da Expoagum 2025, que contou com apresentação da cantora Marília Tavares
L

Dra. Taíssa celebra início de hemodiálise em Guajará-Mirim e agradece a Coronel Marcos Rocha

Serviço essencial reforça a saúde pública e garante mais dignidade para pacientes do município
L

Alan Queiroz avança com solicitação para implantação de EJA na zona rural de Machadinho D’Oeste

Governo confirma chamada escolar e avalia viabilidade para atender demanda da comunidade
L

Cláudia de Jesus prestigia assinatura de ordem de serviço para novo Kartódromo de Ji-Paraná

Investimento de R$ 10 milhões fortalece infraestrutura esportiva e garante lazer para a juventude
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia a 7ª Cavalgada da Linha 25-B em Nova Dimensão

Evento reúne cavaleiros e famílias rurais em celebração cultural no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “Afroex” é preso após ameaçar matar policiais penais no presídio 470 em Porto Velho

Vulgo “Afroex” é preso após ameaçar matar policiais penais no presídio 470 em Porto Velho

Apontado por envolvimento em execuções e já havia sido preso com drogas no Orgulho do Madeira.
10
Foragido acusado de matar cabo PM é morto em confronto com a Polícia Militar em Cacoal

Foragido acusado de matar cabo PM é morto em confronto com a Polícia Militar em Cacoal

A operação foi coordenada pelo Comando Regional de Policiamento III (CRP-III), com atuação direta do 4º Batalhão da PM.
18

Ciclista é atropelada por carro na Avenida Guaporé em Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento com a Rua Dois Irmãos; vítima teve lesões e foi levada à UPA da zona Leste
12
Apenado monitorado é preso embriagado depois de se envolver em acidente

Apenado monitorado é preso embriagado depois de se envolver em acidente

Com o impacto, ele ficou ferido e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Grave acidente entre duas motos deixa três homens feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre duas motos deixa três homens feridos na zona Leste de Porto Velho

Colisão aconteceu na Avenida Mamoré, no bairro Três Marias; vítimas foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acidente entre moto e carro é registrado na zona Leste de Porto Velho

Acidente entre moto e carro é registrado na zona Leste de Porto Velho

Motociclista sofreu escoriações e fraturas após colisão na rua Piratininga, no bairro Lagoa
12
NA BR-364: Homem é preso com Renaut Kwid roubado no Acre

Homem é preso com Renaut Kwid roubado no Acre

O flagrante aconteceu na altura do km32 da BR-364 sentido Acre.
10
Denarc prende foragido com drogas em residência na zona sul

Denarc prende foragido com drogas em residência na zona sul

Ação do Denarc aconteceu em residência no bairro Aeroclube, zona sul da capital, e flagrou o homem tentando dispensar drogas no vaso sanitário.
10

Boi-Bumbá Estrela de Rondônia estreia no Flor do Maracujá 2025 com tema que celebra raízes amazônicas

Nova agremiação leva ao Parque dos Tanques a força da cultura popular no maior arraial de Rondônia
L

Alimentação que cuida: programa garante suporte nutricional para pacientes em Rondônia

Iniciativa oferece fórmulas especiais para quem mais precisa, fortalecendo cuidado humanizado em todo o estado
L
CONAB São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

São Paulo entrega 38 toneladas de feijão da agricultura familiar em ações contra a fome

Programação inclui encontro de cozinhas solidárias e reforço alimentar com apoio da Conab, MDS e Instituto Céu Estrela Guia.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): ELLO COMERCIO E SERVICOS DE ALIMENTACAO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
IntegraSEFIN fortalece integração técnica e busca excelência no atendimento público em Rondônia

IntegraSEFIN fortalece integração técnica e busca excelência no atendimento público em Rondônia

Evento da Secretaria de Finanças reúne servidores para alinhar diretrizes, incentivar boas práticas e qualificar o atendimento ao cidadão.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL ITAPEMA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
PF prende duas pessoas por incêndios criminosos em Rondônia

PF prende duas pessoas por incêndios criminosos em Rondônia

Operação Sentinelas da Amazônia resulta em prisões em flagrante por queimadas ilegais nas Florestas Nacionais do Jamari e Jacundá.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.