Oito carros pararam de ser vendidos este ano no Brasil. São eles: Hyundai Tucson, Chery Celer hatch e sedã e os hatches J2 e J3, os sedãs J3 Turin e J5 e a minivan J6. Veja o nosso obituário e decida: vão deixar saudades ou antes tarde do que nunca?
Chery Celer hatch e sedã
No final do ano passado, metade da operação da Chery do Brasil foi comprada pelo grupo Caoa. Uma das estratégias para bater a meta de conquistar 5% do mercado local nos próximos quatro anos (até 2022) foi aposentar Celer hatch e sedã em abril desde ano.
Vendido no Brasil desde 2013, o Chery Celer virou nacional em abril de 2015, quando ganhou motor flex, um quatro cilindros que rende 113 cv e 15,5 kgfm. Os modelos foram os primeiros carros a serem feitos na fábrica da montadora, em Jacareí (SP).
Apesar de demonstrar boa disposição nas saídas e em subidas, o Celer parece não conseguir oferecer todo o rendimento extraído do motor conforme ganha velocidade. Esse mau aproveitamento pode ser em parte explicado pelo câmbio manual de cinco marchas pouco preciso e com relações muito longas.
Os pontos fortes? Espaço interno e custo-benefício. O banco traseiro acomoda bem três passageiros e o porta-malas também é honesto. Além disso, são de série itens como direção hidráulica, trio elétrico, sistema de som com entrada USB (sem entrada para CD) com 2 alto-falantes, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro.
JAC: J2, J3, J3 Turin, J5 e J6
Desde o começo deste ano, vários modelos da JAC deixaram de ser vendidos no Brasil. Os carros que lançaram a marca no país deram lugar a SUVs e, futuramente, uma picape média. O motivo da reformulação? Tentar ressuscitar a operação no Brasil. Com o péssimo desempenho nas vendas, a chinesa decidiu tirar das lojas quase toda a gama atual de veículos.
O J2 era um subcompacto bem equipado, com itens como ar, direção com assistência elétrica, faróis de neblina, sensor de ré, entre outros. O grande ponto negativo? Um porta-malas de 121 litros. O motor era um 1.4, que atingia 187 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.
Como todo bom chinês, o J3 também é conhecido por sua vasta lista de equipamentos. O motor é o 1.4 de até 108 cv. Os modelos, tanto o hatch quanto o sedã, tinham desvalorização alta e acabamento simples. O J3 ganhou motorização flex em 2014.
Outros dois carros da marca nos deixaram: a perua de sete lugares J6, com motor 2.0 flex, e o sedã J5, com motor 1.5 de até 125 cv, que rivalizava com Honda Civic e Toyota Corolla.