TERÇA-FEIRA, 12/08/2025
Publicidade
SICRED

GOVERNO PEDE EM RECURSO ADMINISTRATIVO À ANEEL E PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NULIDADE DA RESOLUÇÃO DO REAJUSTE DE TARIFA DE ENERGIA EM RONDÔNIA

Daniel Pereira comparou o reajuste a um “presente de grego” aos rondonienses

Publicado em 

GOVERNO PEDE EM RECURSO ADMINISTRATIVO À ANEEL E PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NULIDADE DA RESOLUÇÃO DO REAJUSTE DE TARIFA DE ENERGIA EM RONDÔNIA - News Rondônia

O governador Daniel Pereira assinou terça-feira (18) recurso administrativo que pede a declaração de nulidade da resolução homologatória 2.496, de 11 de dezembro de 2018, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No documento, redigido em conjunto com a Seccional da OAB, ele assinala a necessidade da revisão dos fatores adotados pela autarquia para determinar o reajuste de 25% na tarifa de energia elétrica em Rondônia.

GOVERNO PEDE EM RECURSO ADMINISTRATIVO À ANEEL E PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NULIDADE DA RESOLUÇÃO DO REAJUSTE DE TARIFA DE ENERGIA EM RONDÔNIA - News Rondônia

O envio do documento a Diretoria Técnica da Aneel e à Presidência da República foi anunciado segunda-feira (17) pelo governador na Assembleia Legislativa, durante audiência pública com instituições, federações da indústria e do comércio, deputados estaduais, representantes dos órgãos e entidades de defesa dos consumidores e lideranças sindicais.

A principal indagação à Aneel é quanto a utilização em 2017 do percentual de 10,91% para definição do índice de reajuste da tarifa, gerando a seguir um crescimento para 19,99%,  sem justificativa.

Os estudos indicam que a variação somente seria possível em uma situação. Caso dobrasse em 12 meses os indicadores das perdas não técnicas. Aumentassem, por exemplo, os “gatos” de energia. Fato que não aconteceu, conforme consta no item 36 da Nota Técnica 15, emitida pela autarquia.

Os 19,99% que mostram uma variante de perdas não técnicas (provenientes de furtos de energia), foram, na verdade, estipulados contratualmente de forma fixa, e não refletem os resultados dos estudos técnicos.

Fica claro, a dimensão da ilegalidade no contrato entre a empresa Energisa e a Aneel. Outro ponto questionado no documento é o fato da autarquia não haver registrado o fator do aumento dos consumidores no período dezembro de 2017 a novembro 2018, quando se observou variação no mercado total de 6,45% entre os dois períodos de referência dos processos tarifários.

Nos dois períodos, assinala o documento, ocorreu retração no mercado de Alta Tensão (A4) de 0,11% e um acréscimo de 114,15% no de Baixa Tensão, indicando um aumento da quantidade de consumidores, e, em consequência da receita da Ceron.

A variação seria capaz de influenciar no Fator X e reduzir o percentual de reajuste. Mas não aconteceu, prevalecendo o Fator X14, que é um índice fixado pela Aneel na época da revisão tarifária.

A adoção desse fator tem a função de repassar ao consumidor os ganhos de produtividade estimados pela concessionária com base no crescimento do mercado e do aumento do consumo dos clientes.

Constatou-se na disposição contratual – alheio às normativas da Aneel, ao Componente Pd, que mensura os ganhos de produtividade das distribuidoras de energia elétrica, foi predeterminado o percentual de 0,00%.

O mesmo ocorrendo com o Componente T, que ajustaria, ao longo de um período definido, os custos operacionais observados de cada concessionária ao custo operacional eficiente. Essa predeterminação é fruto da Resolução Homologatória n. 2.349, de 28 de novembro de 2017.

Pela resolução, mesmo que haja lucro por parte da empresa, os consumidores não serão beneficiados com a redução de tarifas, fato que enseja a declaração de nulidade da resolução homologatória n. 2.496, de 11 de dezembro de 2018.

A legislação prevê duas relações jurídicas neste caso. A existente entre a Aneel e a Energisa, de cunho contratual eminentemente pública, e outra entre a Energisa e seus consumidores, também de cunho contratual, mas de natureza privada.

A relação jurídica entre a Aneel e Ceron é regida pela Lei Federal 8.987/95 (Lei das Concessões de Serviços Públicos), e a relação existente entre a Ceron e seus usuários, regida pela Lei Federal 8.078/90 (Código de Defesa), Resolução Homologatória 2.349, de 28 de novembro de 2017.

Em três momentos, os fatos trazem consequências que devem ser revistas. O primeiro criou a obrigação contratual de fazer entre a Aneel e a Ceron para garantir um índice fixo que compõe a revisão tarifária – índice este não vinculado a fatos naturais – no qual prevalece a vontade e negociação dos interessados.

O segundo momento ocorre com a homologação de um pedido de revisão tarifária, em que os mesmos contratantes chancelam a vontade um dos outros. Por exemplo, a Aneel contrata com a Ceron um índice que não retrata a realidade que motivaria um aumento tarifário. A Ceron pede autorização para aumentar a tarifa com base nesse mesmo contrato e a Aneel homologa e autoriza que seja praticado o aumento.

O outro momento ocorre quando a Ceron efetivamente pratica o aumento da tarifa, que é imposta aos consumidores. O governo não vê necessidade de discutir a validade das cláusulas que compõem o Contrato de Concessão nº 02/2018, tendo em vista que, em primeira análise, há liberdade contratual entre seus signatários, a União, por meio da Aneel, e a Ceron.

Nas duas situações fica evidenciado o equívoco, por meio da prática de atos compostos à Resolução Homologatória 2.496 que autorizou o aumento tarifário, mostrando serem os motivos falsos e inválidos.

O momento atual é de preocupação e inadequado para o reajuste, pois afetará de forma negativa a vida das famílias, dos consumidores e trará ônus para o setor empresarial.

Daniel Pereira comparou o reajuste a um “presente de grego” aos rondonienses para o Natal e disse constatar que quanto mais o consumidor tenta reduzir o valor da conta de energia, mais a tarifa sobe.

O reajuste afeta diretamente 645 mil consumidores, de acordo com estudos do Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia (Sindur) e ainda trará impactos à economia, e há informações da elaboração de listas de demissões em setores como o das micro, pequena e média empresas em vários municípios.

DÍVIDA ANTIGA

A dívida da Eletrobras com o Estado começou em 1998, época da federalização da Ceron. Durante o processo de transação, de acordo com Daniel Pereira, foi assinado um contrato com a União aprovado na ALE, para que os rondonienses permanecessem como donos de 80% do patrimônio da empresa.

A parte privatizada recentemente foram apenas os serviços de distribuição da empresa, permanecendo com a estatal nacional e sua área técnica as “funções” de geração e transmissão de energia. Portanto, é uma dívida da União com o povo de Rondônia e “isso será cobrado, inclusive com o apoio dos deputados reeleitos que participarão, também, deste enfrentamento”, disse.

O governador lembrou ainda que reconhece a dívida do Estado com a Ceron, contraída pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Mas a Eletrobras e a Ceron devem ao Estado e os cálculos de compensação de ICMS mostram que o Estado tem crédito em dobro a receber. O reembolso será cobrado judicialmente em ação conjunta com o Sindur.

Em nota, o sindicato informou que as hidrelétricas em funcionamento no Rio Madeira produziram o equivalente a oito anos do consumo de todos os municípios em 2017.  A produção de energia limpa alcançou 23.000 GWh enquanto o consumo ficou estável em 2.935 GWh.

Há outra modalidade de crédito, referente ao início do licenciamento para construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, na calha do Rio Madeira. Os estudos foram iniciados pela Ceron e, segundo Daniel Pereira, quem saiu ganhando foi o consórcio Furnas. “Os valores teriam que ser repassados à Ceron, pois o Estado detém 80% dos direitos acionários.  É um patrimônio do povo de Rondônia, incluído em cláusula contratual com muito zelo pelos deputados estaduais em 1998”.

 

Texto: Abdorral Cardoso

Fotos: Leandro Morais

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-319: o veto à flexibilização de 66 trechos do PL Ambiental contraria a pretensão de políticos e demonstra a necessidade de respeitar a legislação vigente

Com o veto, reconstrução asfáltica dos 400 km da BR-319 deverá seguir os trâmites legais.
L
Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Inscrições começam nesta terça-feira (12) e seguem até 31 de agosto; participantes recebem material, auxílio financeiro e kit profissional.
L
diploma de pós-graduação

Estudante recebe R$ 6 mil de indenização após esperar 4 anos por diploma de pós-graduação

TJMG manteve condenação contra a Pitágoras por atraso na emissão de certificado de MBA concluído em 2018.
L
Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

A celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteca marca 50 anos de história e destaca a colaboração com a AJEB-RO.
L

Horta de Zeca Pagodinho combate fome e gera emprego em Xerém, no RJ

Cantor cede terreno de 8 mil m² para projeto que vai produzir até 40 toneladas de alimentos por ano, beneficiando famílias e criando empregos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Breno Jeferson Davy Malheiros

Homenagem a Breno Jeferson Davy Malheiros, missionário dedicado e exemplo de fé, que partiu aos 31 anos deixando um legado de amor e inspiração.
L
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Evento reuniu mais de 100 mil pessoas, movimentou R$ 1 milhão e celebrou tradições juninas com quadrilhas e bois-bumbás mirins e adultos.
L
Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pagamento via Pix, criado pelo Banco Central, conquista o exterior e já funciona em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L
Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

O imunizante, considerado de prateleira, estimulou o sistema imunológico a combater a mutação KRAS, um alvo da vacina experimental contra o câncer.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com o Ciretran de Guajará-Mirim e atua para garantir valorização dos servidores e avanços no serviço público
L
Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Parlamentar reforçou compromisso em buscar junto ao governo estadual avanços na infraestrutura e nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
L

Deputada Sílvia Cristina entrega Capela Mortuária em Pimenteiras do Oeste

Espaço construído com recursos da parlamentar homenageia vereador Ramon Lima das Neves e oferece mais conforto às famílias no momento de despedida.
L
Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e escoamento agrícola no Vale do Jamari
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito e a motocicleta não possuía restrições.
10
Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Batida ocorreu à noite, no bairro Esperança da Comunidade, em Porto Velho; vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas à UPA Leste.
12

TRÁFICO DE DROGAS | PRF apreende 16 kg de cocaína em carro acidentado transportado por cegonha em Rondônia

Apreensão ocorreu em Ji-Paraná, no KM 352 da BR-364; droga estava escondida em veículo com parte dianteira danificada e airbags acionados.
10
Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Estado acompanha tendência positiva da Região Norte e aposta em inteligência, prevenção e investimentos estratégicos para reduzir crimes letais.
L
Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Veículo com restrição de furto e roubo foi encontrado em estabelecimento comercial na zona rural da cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

prefeitura-de-porto-velho-lanca-projeto-piloto-lanche-extra-para-ampliar-alimentacao-escolar

Prefeitura de Porto Velho lança projeto-piloto “Lanche Extra” para ampliar alimentação escolar

Programa garante lanche complementar a todos os alunos, com cardápio adaptado e incentivo à agricultura familiar.
L
Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

A cerimônia do Prêmio MEC da Educação celebrou 116 projetos e teve a participação de estudantes, escolas e municípios de todo o país.
L

Recebimento da Licença de Operação: Madeireira São Lourenço LTDA – EPP

Licença de Operação Nº 159200/COLMAM/SEDAM
L
Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Uma mulher atacada a terçado pelo ex-namorado sofreu um corte no pé esquerdo, após ser agredida no bairro Santa Bárbara.
16
PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

Ocorrências aconteceram em Vilhena, Jaru, Itapuã do Oeste, Porto Velho e Ariquemes
10
IPVA de graça para idosos com deficiência

IPVA de graça para idosos com deficiência; veja como solicitar a isenção

Benefício vale para idosos com limitações funcionais ou doenças que se enquadrem como PCD, mediante laudo médico e requisitos estaduais
L
Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Prefeitura de Porto Velho oferece transporte gratuito durante Feirão do Emprego no Ginásio Cláudio Coutinho

Ônibus com letreiro “FEIRÃO DO EMPREGO” facilitam deslocamento dos candidatos, beneficiando moradores de regiões distantes da capital.
L
Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Decisão do STF assegura o pagamento de pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil no auxílio para vítimas do Zika.
L
Prêmio Educador Transformador 2025

Prêmio Educador Transformador 2025: inscrições prorrogadas até 18 de Agosto

A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador amplia oportunidades para educadores e gestores, com novidades e mentorias para projetos inovadores.
L
INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

Cerca de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos em ação onde o INSS devolve valores por via administrativa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.