SEGUNDA-FEIRA, 11/08/2025
Publicidade
SICRED

REUNIÃO NA ALE DISCUTE AUMENTO DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA EM RONDÔNIA

Encontro contou com a participação do governador Daniel Pereira, deputados e representantes de segmentos da sociedade

Publicado em 

REUNIÃO NA ALE DISCUTE AUMENTO DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA EM RONDÔNIA - News Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) abriu a reunião realizada na tarde de segunda-feira (17) na Casa de Leis para debater o aumento da tarifa de energia elétrica em Rondônia, anunciada na última semana. Na abertura Maurão de Carvalho explicou que a Assembleia se junta aos demais segmentos para enfrentar essa situação, classificada por ele como "inaceitável".

"Essa reunião tem por finalidade discutir medidas para combater esse aumento abusivo na tarifa de energia, que penaliza a todos: desde empresários, comerciantes e as famílias, até o produtor rural lá numa linha distante. É importante que haja esse envolvimento das entidades e instituições, para que possamos somar forças e derrubar esse reajuste inaceitável", destacou.

O governador Daniel Pereira (PSB), após cumprimentar a todos os representantes de setores da sociedade, deputados e demais convidados, enfatizou não ser contra a privatização da Ceron, mas sim, contra o reajuste anunciado. “O que se espera de uma empresa que passa a ser privatizada é a redução de custos e não o contrário”, disse.

O chefe do Executivo disse considerar o momento inadequado para o reajuste e que isso afetará de forma negativa e imensurável as famílias, os consumidores e trará ônus para setor empresarial. “Vivemos um momento econômico que já não está muito fácil, e com esse aumento pode ficar pior ainda”.

Daniel Pereira disse esperar que a Aneel faça uma revisão da autorização do reajuste e explique de forma clara e explícita o motivo para o aumento. O governador disse que já encaminhou documento a Aneel e a presidência da República, solicitando esclarecimento que justifiquem “esse aumento de uma hora para outra”.

Por outro lado, o governador comentou que não pode ser injusto com a Energisa, pois a empresa passou por um leilão onde o processo foi público e que a iniciativa de reajuste partiu da Aneel e que é ela quem deve prestar os devidos esclarecimentos.

“Espero que possamos sair daqui sem ter que pagar esse percentual abusivo previsto no reajuste e que os encaminhamentos aqui definidos possam apontar que a sociedade não receba esse presente de grego neste final de ano. Que tenhamos um bom resultado ao final da reunião”, concluiu Daniel Pereira.

Maurão de Carvalho passou a condução do debate para Francisco Holanda, diretor da Fecomércio, que também considerou o tema preocupante e que os reflexos não atingem apenas uma parcela da sociedade, “A ou B, mas sim toda a população e setores”, disse ele.

O representante da OAB, Felipe Roberto Pestana, informou que a entidade já impetrou Ação Civil Pública questionando a resolução que concedeu o reajuste. Segundo ele, existem legalidade e regulamentação definida para os ciclos tarifários anuais que preveem o aumento das contas de energia. Porém, segundo ele, que o quê merece a atenção do Poder do Judiciário no sentido de impedir o aumento, é a maneira que o cálculo técnico para o reajuste tarifário é feito.

Segundo ele, o percentual de reajuste de quase 25%, fere o processo regulatório dos ciclos tarifários e que a empresa deve apresentar critérios como dados sobre os percentuais de perdas, como furto de energia e utilização técnica, não previstos e levantados, mas que foram calculados e refletidos na revisão tarifária, quais investimentos e os custos operacionais do sistema de energia, e qual a depreciação do ativo. “A intenção da OAB é questionar a revisão tarifária e defender de forma legal, os interesses da sociedade”, disse.

O vice-presidente da Fecomércio, Gladstone Nogueira Frota disse que a federação não concorda e não aceita o reajuste e que na atual circunstância econômica, o setor produtivo não suporta um reajuste de 25% e que isso “é pedir a falência de muitas empresas”. Ele parabenizou a Assembleia Legislativa e os representantes dos segmentos da sociedade pelo interesse no debate em prol de Rondônia.

O superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, defendeu que o setor industrial é afetado diretamente com o reajuste e de forma preocupante, uma vez que isso chega a um momento onde o Estado passa pela retomada do seu crescimento, e existe a necessidade de gerar mais empregos. Ele disse que os reajustes são anuais e a revisão tarifária acontece de quatro em quatro anos, porém, que o aumento apresentado pela Aneel “é abusivo, severo e desanimador” e que é preciso à união dos poderes, segmentos e a população para “afastar esse absurdo”.

A presidente da CDL, Joana Joanora das Neves, afirmou que não é só a energia que aumenta, mas o ICMS sobre a fatura e todo o custo produtivo. “Este aumento de 25% é uma penalização muito grande para o pequeno empresário que terá de optar entre ligar o ar-condicionado e honrar a conta da energia e ter clientes ou pagar os impostos e aluguel. Caso contrário vai chegar uma hora que não vai dar mais para honrar os compromissos”, concluiu.

O presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, Gabriel Tomasete disse já haver uma ordem judicial para que a Aneel e Energisa se manifestem sobre o aumento desleal imposto sobre os consumidores de Rondônia.

“Precisamos nos manifestar, não com baderna, mas com altivez” disse ele e informou que ingressou com Ação Civil Pública solicitando a suspensão imediata e a substituição do índice pelo IPCA, pedindo danos morais e sociais e a caducidade do contrato da Energisa, fazendo nova licitação.

O presidente da OCB, Salatiel Rodrigues, disse que a sociedade está preocupada com esta situação. É uma luta de todos, sem bandeira. “Nunca vi em minha vida alguém receber antes de trabalhar. E é isso que está acontecendo com esta empresa”.

Segundo Salatiel, a empresa deve ir atrás daqueles que fazem gato, e que cobrem de quem deve, mas não dividam a conta desta maneira. Pediu para comparar o aumento da energia com o salário mínimo. “Cedemos o rio Madeira para duas usinas e isso não é levado em consideração”, concluiu.

O deputado Laerte Gomes (PSDB) afirmou que o consumidor não aguenta mais pagar a conta de tantos desmandos. Para ele, antes de se discutir aumento tem de cobrar de quem deve e faz gato. “Caso contrário, o justo continuará a pagar pelo que desvia a energia e não honra suas dívidas. Aumentar 25% em uma inflação de 2% é inaceitável. Esta casa estará sempre de portas abertas para defender o cidadão”, concluiu.

O deputado Adelino Follador (DEM) pediu uma Nota de Repúdio a Energisa, afinal a empresa se propôs a investir em Rondônia e tem de vir dar explicações sobre os aumentos e sua atuação no Estado. “Meu protesto, minha insatisfação com a atitude e falta de respeito para com a população do Estado”.

O deputado Anderson do Singeperon (Pros) disse que este foi um verdadeiro presente de grego para a população de Rondônia. Segundo ele, tem de haver uma atuação política conjunta entre os deputados estaduais e federais, pois o aumento é absurdo. “Não vamos parar por aqui e iremos fazer atos jurídicos para sustar este aumento”, defendeu o parlamentar.

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) disse que discutir a parte legal e jurídica do reajuste é travar horas de discussão e que ele prefere ações mais enérgicas e tragam, de fato, resultados. O parlamentar criticou as usinas hidrelétricas e disse que até hoje não viu nenhum benefício gerado para Rondônia com a instalação das hidrelétricas.  Boabaid informou que como medida, apresentará na sessão extraordinária de terça-feira (18), projeto de lei para redução do ICMS, pois com isso “talvez o próximo governo tome uma atitude”.

REUNIÃO NA ALE DISCUTE AUMENTO DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA EM RONDÔNIA - News Rondônia

“Não vejo uma atitude nem parte da população. Se fosse em outro país, as pessoas estariam nas ruas, revoltadas com esse aumento desmedido. Por mim, iríamos para frente da Energisa, para as portas das usinas, porque ficar só no debate, não resolve nada”, disse o parlamentar.

O deputado Léo Moraes (Podemos) afirmou que em conversa com a empresa, esta teria informado que do valor da conta de energia, somente cerca de 20% fica nos cofres da empresa, sendo o restante, impostos, taxas e contribuição de iluminação pública.

“Mesmo com duas hidrelétricas, o Estado ficou com um passivo social enorme. Agência reguladora no Brasil só serve ao capital. Estados geradores de energia deveriam ter diferencial na tributação. É preciso que tomemos ações enérgicas agora para não chorarmos depois”, enfatizou Léo.

REUNIÃO NA ALE DISCUTE AUMENTO DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA EM RONDÔNIA - News Rondônia

O presidente do Sindur, Nailor Gato, lembrou que há cerca de um ano às associações afirmavam que se a Ceron fosse privatizada a população seria prejudicada, pois os reajustes não seriam evitados. Segundo ele, sem mobilização de rua o aumento não será revertido.

Francisco Holanda informou que serão enviados encaminhamentos ao Ministério Público Federal, OAB, além de uma Carta de Repúdio a Aneel. Holanda informou que o Poder Judiciário também será cobrado no sentido de tomar uma posição em favor da sociedade, e da mesma forma, a bancada federal de Rondônia também será cobrada a apoiar as ações contrárias ao reajuste. O governador Daniel Pereira informou que o governo junto com a OAB protocolará ofício a Aneel solicitando a suspensão do reajuste.

Estiveram na reunião os deputados Adelino Follador (DEM), Anderson do Singeperon (Pros), José Lebrão (MDB), Laerte Gomes (PSDB), Dr. Neidson (PMN), Alex Redano (PRB), Ezequiel Junior (PRB), Aélcio da TV (PP), Jesuíno Boabaid (PMN) e Léo Moraes (Podemos).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Operação Noturna Tapa-buracos reforça recuperação de ruas em Porto Velho com trabalho até às 23h

Operação Noturna Tapa-buracos reforça recuperação de ruas em Porto Velho com trabalho até às 23h

Prefeitura intensifica serviços à noite para reduzir impacto no trânsito e garantir segurança a motoristas e pedestres.
L
Prefeitura de Porto Velho abre Chamamento Público para locação do imóvel que abrigará Pronto Atendimento José Adelino da Silva

Prefeitura de Porto Velho abre Chamamento Público para locação do imóvel que abrigará Pronto Atendimento José Adelino da Silva

Edital busca imóvel na região Leste que atenda normas técnicas para sede provisória até entrega da nova unidade conforme Anvisa.
L
Skate Parque recebe nova encanação para melhorar abastecimento de água a permissionários e visitantes em Porto Velho

Skate Parque recebe nova encanação para melhorar abastecimento de água a permissionários e visitantes em Porto Velho

Prefeitura e Caerd concluem troca da rede de água no Parque Jardim das Mangueiras, garantindo melhor qualidade e instalação de bebedouro gratuito.
L
Vereadora Amanda Areval coordenará o "Republicanas do Agro" em Rondônia

Vereadora Amanda Areval coordenará o “Republicanas do Agro” em Rondônia

Após um processo seletivo interno, a vereadora Amanda Areval, de Vilhena, foi escolhida pelo partido Republicanos para coordenar o movimento, que visa valorizar a atuação feminina no agronegócio rondoniense.
L
Projeto da Prefeitura de Porto Velho leva serviços essenciais à Escola Major Guapindaia, com apoio de diversas instituições públicas

Projeto da Prefeitura de Porto Velho leva serviços essenciais à Escola Major Guapindaia, com apoio de diversas instituições públicas

Evento gratuito acontecerá no dia 16, com oferta de serviços em saúde, assistência social, documentação e orientação jurídica à comunidade local.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

O imunizante, considerado de prateleira, estimulou o sistema imunológico a combater a mutação KRAS, um alvo da vacina experimental contra o câncer.
L
Prazo para defesa de Bolsonaro entregar alegações finais ao STF termina na quarta

Prazo para defesa de Bolsonaro entregar alegações finais ao STF termina na quarta

A defesa de Bolsonaro e de mais seis aliados tem até o dia 13 de agosto para protocolar manifestações sobre a trama golpista.
L
Governo finaliza plano para socorrer setores afetados pelo tarifaço de Trump

Governo finaliza plano para socorrer setores afetados pelo tarifaço de Trump

Plano do governo para responder ao tarifaço de Trump deve ser finalizado hoje, com foco em pequenos produtores.
L

Giro News – Entrevista com José Macedo, fundador da Skap-car Centro Automotivo

Nesta segunda-feira, dia 11, às 15h, o Programa Giro News recebe José Macedo, fundador da Skap-car Centro Automotivo, para uma conversa sobre sua trajetória no mundo da mecânica e os bastidores do crescimento do seu centro automotivo.
L
Câmara pautará projetos sobre adultização de crianças nas redes após campanha de Felca

Câmara pautará projetos sobre adultização de crianças nas redes após campanha de Felca

Presidente da Câmara, Hugo Motta, atende a apelo popular e promete enfrentar a questão da adultização de crianças nas plataformas digitais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Dra. Taíssa solicita à Seduc informações sobre andamento da reforma do Palanque Oficial em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita à Seduc informações sobre andamento da reforma do Palanque Oficial em Guajará-Mirim

Parlamentar cobra atualização sobre tramitação e viabilidade da obra no Instituto Estadual Paulo Saldanha para revitalização do espaço.
L
Eyder Brasil recebe Crea-RO e Senge e se compromete a apoiar pleitos salariais da categoria

Eyder Brasil recebe Crea-RO e Senge e se compromete a apoiar pleitos salariais da categoria

Deputado ouve reivindicações sobre perda salarial de engenheiros e se dispõe a buscar interlocução política junto ao Executivo estadual.
L
Dra. Taíssa solicita reativação do banco de sangue da FHEMERON em Guajará-Mirim para atendimento urgente

Dra. Taíssa solicita reativação do banco de sangue da FHEMERON em Guajará-Mirim para atendimento urgente

Deputada destaca necessidade urgente de infraestrutura para transfusões imediatas e segurança no atendimento médico-hospitalar.
L
Deputada Dra. Taíssa ouve reivindicações dos servidores da educação de Rondônia em reunião ampla

Deputada Dra. Taíssa ouve reivindicações dos servidores da educação de Rondônia em reunião ampla

Categoria pede reajustes, concursos e melhorias nos benefícios; Dra. Taíssa reforça compromisso com valorização dos profissionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia prende mãe após a morte de bebê de 8 meses deixado sozinho no Rio

Polícia prende mãe após a morte de bebê de 8 meses deixado sozinho no Rio

O caso de morte de bebê no Rio aconteceu em Realengo, quando a mãe saiu de casa e deixou a criança sob o cuidado de um irmão de 5 anos.
18
Apenado baleado foge após Samu e PM serem acionados na zona leste

Apenado baleado foge após Samu e PM serem acionados na zona leste

As equipes chegaram a fazer buscas nas proximidades, mas o rapaz ferido não foi mais localizado.
10
Foragido da Justiça condenado até 2037 é preso em frutaria na Zona Leste de Porto Velho

Foragido da Justiça condenado até 2037 é preso em frutaria na Zona Leste de Porto Velho

A prisão ocorreu após denúncias anônimas e levantamentos realizados pela guarnição.
10
Adolescente fica ferido após colisão com carro em Ji-Paraná

Adolescente fica ferido após colisão com carro em Ji-Paraná

Um menor de idade sofreu escoriações após a bicicleta elétrica que conduzia na contramão colidir com um Fiat Argo Drive, no cruzamento da Rua T-9 com a Rua São Paulo.
10
Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida em Ji-Paraná

Uma mulher ficou ferida e com suspeita de fratura na perna após o carro em que estava avançar a preferencial e atingir a moto que ela pilotava, na Avenida Marechal Rondon.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

INSS já devolve mais de R$ 1 bilhão por descontos ilegais em benefícios

Cerca de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos em ação onde o INSS devolve valores por via administrativa.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Equipamento inovador criado por psicóloga local está disponível na Maternidade Municipal Mãe Esperança para humanizar o parto no SUS.
L
Quase 2,3 milhões de crianças não têm acesso à creche no Brasil

Quase 2,3 milhões de crianças não têm acesso à creche no Brasil

A falta de creche afeta mais as famílias de baixa renda, impactando o desenvolvimento infantil e a renda familiar.
L
AOL desativa serviço de internet discada nos EUA após mais de 30 anos

AOL desativa serviço de internet discada nos EUA após mais de 30 anos

Fim de uma era digital: a empresa encerra o acesso à internet discada AOL em 30 de setembro.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO 111/2025): WALDEMIR IVAL LOTO

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº111/2025/SEMMA/PMV
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO 108/2025): WALDEMIR IVAL LOTO – FAZENDA INDEPENDÊNCIA

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 108/2025/SEMMA/PMV
L
Governo brasileiro expressa pesar pela morte do senador colombiano Miguel Uribe

Governo brasileiro expressa pesar pela morte do senador colombiano Miguel Uribe

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota após a morte do senador colombiano que foi vítima de um atentado político em Bogotá.
L
Aulão Pré-Enem em Porto Velho impulsiona estudantes com revisão intensiva e dicas para o exame

Aulão Pré-Enem em Porto Velho impulsiona estudantes com revisão intensiva e dicas para o exame

Evento gratuito reúne jovens da rede pública e privada para reforço em 12 disciplinas e sorteio de vagas para cursinho preparatório.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LO): TIGRÃO MOTO PEÇAS LTDA – ME

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO Nº 143613 – (1801/01240/2017)
L
Prazo para a Declaração do ITR 2025 começa com novidade online

Prazo para a Declaração do ITR 2025 começa com novidade online

A Receita Federal informa que o prazo para a entrega da Declaração do ITR 2025 vai até 30 de setembro e pode ser feita pela internet.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.