SEGUNDA-FEIRA, 11/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

ESTAMOS COMENDO VENENO? O EXAGERO E OS PERIGOS DOS AGROTÓXICOS TAMBÉM CHEGARAM A RONDÔNIA

PERGUNTINHA: Dilma tinha 39 ministérios. Michel Temer cortou dez. Jair Bolsonaro disse que teria 15, mas acabou oficializando 22. Será que há necessidade de tantos cargos e tantos ministérios, para dar emprego aos apaniguados, que nós, pagadores de impostos, somos obrigados a manter com nosso suor?

Publicado em 

ESTAMOS COMENDO VENENO? O EXAGERO E OS PERIGOS DOS AGROTÓXICOS TAMBÉM CHEGARAM A RONDÔNIA - News Rondônia

ESTAMOS COMENDO VENENO? O EXAGERO E OS PERIGOS DOS AGROTÓXICOS TAMBÉM CHEGARAM A RONDÔNIA - News Rondônia

Pode não explodir agora, mas, mais cedo ou mais tarde vai explodir! Os gravíssimos problemas relacionados com o uso abusivo dos agrotóxicos, assunto praticamente escondido da população, já matam centenas de brasileiros, a maioria produtores rurais, nesse país campeão mundial no uso dos defensivos, muitos deles proibidos nos Estados Unidos e Europa e outras regiões do Planeta. E tendência é que piore cada vez mais. Para se ter ideia do exagero, em nenhum outro lugar do mundo se utiliza tanto veneno nas lavouras quanto no Brasil. Gastamos quase 1 milhão de toneladas por ano, uma conta que significa nada menos do que 5 quilos de agrotóxico por habitante. Em Rondônia, o uso já bateu as 36 mil toneladas anuais, tornando nosso Estado, proporcionalmente à sua produção e o número de habitantes, um dos que mais utilizam veneno nas lavouras, em todo o país. Há grande suspeita, inclusive, que Rondônia tenha mais casos de câncer, em comparaçãoao Brasil, também pelo exagero do uso dos defensivos.Estudo mundial inédito, revelou o abismo que existe entre as leis brasileiras e a da União Europeia, aponta que a contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira autorizando limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei permite o uso no cultivo de quantidade 200 a400 vezes superior ao permitido na Europa. Observe-se que, em Rondônia, a produção de soja é cada vez maior. Cresce com ela o consumo de agrotóxicos.

ESTAMOS COMENDO VENENO? O EXAGERO E OS PERIGOS DOS AGROTÓXICOS TAMBÉM CHEGARAM A RONDÔNIA - News Rondônia

Mas, no meio de tudo isso, tem ainda mais: irresponsabilidade e corrupção.  Muitos produtos continuam no mercado, mesmo se sabendo os danos que causam a quem consome alimentos em que o veneno foi utilizado, porque eles dão grana para muita gente. Há também o receituário de agrotóxicos por nome, com embalagens caras e não pela fórmula, como ocorre com os remédios genéricos, para sobrar dinheiro e ele chegar a muitos bolsos. Ou seja, embalagens sofisticadase nomes pomposos podem ter custos absurdos, enquanto a forma genérica seria muito menos cara. Só que não daria dinheiro para ninguém. Tem mais: há gente não qualificada trabalhando no meio. Só um exemplo: uma importante entidade fiscalizadora do Estado está tratando de um caso curioso. Agrotóxico utilizado numa lavoura de arroz, em importante cidade do Estado, conseguiu o inimaginável: destruiu toda a plantação. Em compensação, triplicou o tamanho do matagal. E é bom saber que tem coisa ainda pior. Oagrotóxico mais vendido no Brasil tem como princípio ativo o glifosato, um herbicida que mata plantas. Isso é grave porque, segundo a Organização Mundial da Saúde, o glifosato é cancerígeno. O uso desse herbicida na agricultura é extremamente perigoso para a saúde da população brasileira. Presente em cerca de 750 produtos diferentes usados como herbicidas na agricultura, silvicultura, jardinagem doméstica e urbana, ele também é muito usado em Rondônia. Estamos ferrados?

ROCHA E A FÓRMULA DA COCA COLA

Se não for neste domingo, será amanhã, segunda-feira. Quem sabe na terça?Mas não passa do meio dessa semana o anúncio do secretariado de Marcos Rocha. O assunto, tratado como um segredo tão profundo quanto o da fórmula da Coca Cola, até hoje, certamente, um dos mais obscuros assuntos do mundo, não pode sertratado publicamente por ninguém no entorno do futuro Governador. Parece até uma piada, mas não o é. Membros da equipe de transição e pessoas mais próximas a Rocha, tiveram que assinar um termo de confidencialidade. Isso mesmo! Mais ainda: o documento teve assinaturas reconhecidas em Cartório. Não se sabe qual a penalidade para quem não cumprir o acordo, mas deve ser coisa pesada, já que, em mais de uma centena de pessoas da equipe de transição e vários convidados para assumir cargos na futura administração, ninguém abriu a boca para contar nada. Ou seja, o Governador que assume no primeiro dia de janeiro considera que manter secreta sua equipe, até o último momento, é muito importante.  Não se sabe exatamente o porquê e nem o que isso pode ajudar na futura administração, mas, enfim, é um estilo do novo governante, embora muito incomum no mundo da política e da administração. Sem querer ironizar, mas apenas usando um pouco de bom humor, pode-se imaginar o desespero para se guardar o segredo do nome de um secretário, num tal nível quanto os americanos escondem seus códigos nucleares. Mas, vá lá!Todos torcemos para que tudo dê certo no novo Governo.

MONTES PRESO E GERENILDO À ESPERA

A prisão do vereador e deputado eleito Jair Montes, do PTC, que se elegeu com 6.587 votos,caiu como uma bomba nos meios políticos rondonienses. A poucos dias da diplomação, que acontecerá nesta terça, dia 18, no final da tarde, no auditório da Unopar, em Porto Velho, Jair começa a cumprir prisão preventiva, por decisão da Justiça. Seus advogados estão tentando tirá-lo da cadeia, para que ele possa receber seu diploma, mas até agora não conseguiram. Jair Montes já fora preso em 2013, na Operação Apocalipse, por suspeita de envolvimento em crimes que incluíam atésuspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. As acusações, ao menos até agora, não foram comprovadas. Mesmo assim, decisão de primeira instância determinou a prisão de Montes, junto com o empresário Fernando Serrão, o Fernando da Gata e outros dois réus. Como a questão está agora na esfera da Justiça, não se sabe ainda como ficará o mandato de Montes. Seus advogados dizem que ele poderá ser diplomado normalmente. Se houver condenação, ele poderá perder o mandato. Seu suplente é o Bombeiro Gerenildo, figura totalmente desconhecida na política, que também é do PTC e conseguiu 5.855 votos, na eleição da Assembleia. Mais capítulos dessa novela nos próximos dias.

TODO UM ESTADO CONTRA A ANEEL

Governo do Estado, Assembleia Legislativa, OAB, Ministério Público, Procon, a bancada federal em peso, pelo menos 50 entidades representativas dos mais diferentes setores da produção rondoniense: todos estão se mobilizando contra o aumento abusivo, de mais de 25 por cento, que já está valendo, nas contas de energia. Há muito tempo não se via uma situação que unisse praticamente todos os setores da vida rondoniense. O governador Daniel Pereira, num evento que participou na sexta pela manhã, na Assembleia, lamentou o que chamou de aumento abusivo da conta de energia. “Não podemos assistir a este aumento passivamente. Não somos contra a privatização, mas quando se privatiza, o mínimo que se espera é que seja de forma responsável, ofereça serviços melhores e um preço justo”, analisou.  Neste domingo à tarde, haverá um grande protesto no Espaço Alternativo. Na Câmara Federal, Mariana Carvalho apresentou projeto de Decreto Legislativo, cancelando o reajuste determinado pela Aneel. Várias ações judiciais começam a entrar na Justiça já nessa semana. O barulho será grande. Resolverá alguma coisa? Isso ninguém sabe.

GERALDO DE RONDÔNIA FICA

Outra notícia importante envolvendo a Assembleia. Decisão do TSE acabou com a dúvida. Geraldo de Rondônia será diplomado deputado estadual, na próxima terça, dia 18. Pela decisão, os votos que poderiam mudar o resultado da disputa pela vaga, em benefício do ex prefeito de Pimenta Bueno, Jean Mendonça, foram considerados válidos pelos ministros e o caso está encerrado. Geraldo e Jean disputavam a vaga, já que havia dúvidas de que os votos dados a uma candidatura, a professora Francisca Valdecira, poderiam ser invalidados. Pela decisão, a votação da professora foi considerada válida e os 220 votos que ela conseguiu se somaram na coligação que acabou dando a cadeira de parlamentar a Geraldo de Rondônia, de Ariquemes, agora oficialmente reeleito. Há ainda outras questões em dúvida, que estão no TSE, mas dificilmente serão votadas antes de fevereiro, quando assume o novo parlamento. O único caso ainda pendente, a partir de agora, é o de Jair Montes. Só se ele tiver o mandato cassado, assumirá seu suplente.

BAGATOLLI E SUAS QUEIXAS

O governador eleito Marcos Rocha, entre tantos problemas que terá pela frente tão logo assuma o poder, terá um, em especial, que certamente lhe trará algum desgaste, já que se refere a problemas “dentro de casa” ou seja, de relacionamento com parceiros políticos do próprio partido. Sem dúvida o principal deles será o quase eleito senador Jaime Bagatolli, um empresário que se destaca no agronegócio rondoniense e que, por menos de 20 mil votos, não defenestrou o poderoso Confúcio Moura de uma das duas vagas ao Senado. Do alto dos seus 212 mil votos, Bagatolli tem se queixado a amigos – e também publicamente – que não tem sido ouvido pelo governador eleito, inclusive na montagem da sua equipe. Num texto que enviou ao site Folha do Sul, de Vilhena, o empresário do PSL lamentou que esteve “duas vezes em Porto Velho, deixando meu nome a disposição para ajudar o novo governo na administração, contribuindo para a escolha de bons secretários”, mas que não foi ouvido. “Até o momento, eu não sei quem fará a composição da equipe do governo”, queixou-se.

ESTÁ MAGOADO SIM!

Preocupado em não parecer que está protestando e procurando manter uma relação de elegância com seu parceiro político, Jaime Bagaollifoi mais longe no seu texto. Escreveu que “independente do Governador achar que não é importante a minha participação, desejo que a nova participação do Estado tenha sucesso, pois só assim será bom para os rondonienses. Se colocar pessoas capazes e honestas nas devidas pastas, certamente ele fará uma boa administração”. Bagatolli faz uma reflexão, opinando que “a administração pública não é composta por partidos políticos e sim por pessoas que almejam o melhor para a sociedade como um todo. E a sociedade almeja ter emprego, moradia, saúde, educação, segurança, transporte, lazer.”. Para conseguir tudo isso, lembra o empresário, “precisamos que os privilégios dos Poderes sejam revistos, dando mais condições para quem realmente pretende gerar emprego e renda”, acrescentou, defendendo a iniciativa privada. Bagatolli não é explícito em criticas e deseja que o Coronel Marcos Rocha faça um grande Governo. Mas que está magoado, por ter ficado de lado no contexto da escolha dos nomes para o futuro governo, está sim!

JUSTIÇA AO ASSASSINO CRUEL

Foram cinco anos de vergonha para o Brasil. O então Presidente da República, em seu último ato, assinou um decreto protegendo um bandido, um assassino, um dos terroristas mais cruéis da história da Itália, que fugiu para cá e foi abrigado por seus “cumpanheiros’. Quando Lula (que passou anos berrando contra a ditadura militar, por tortura e mortede comunistas atacados no regime que ele tanto combateu), decidiu livrar da extradição um criminoso que matou quatro pessoas a sangue frio e ainda queimou os corpos de duas delas, perdeu o respeito das pessoas decentes no mundo inteiro, ficou claro que para ele, Lula, apenas os que seguiam a sua ideologia tinham o direito de matar. Finalmente, depois da trágica passagem do PT e seus aliados pelo governo brasileiro e do rastro de destruição que deixaram, voltamos a ser um país decente e respeitado. A decisão do presidente Michel Temer em extraditar para a Itália um dos criminosos mais terríveis de todos os tempos, que abrigamos aqui como se fosse um cidadão de bem, dá um alento aos brasileiros decentes e cumpridores da lei. Cesare Battisti é um assassino bárbaro, que usou sua ideologia para matar e destruir. Tomara que apodreça na cadeia, para pagar ao menos um pouco de todos os crimes que cometeu!

PERGUNTINHA

Dilma tinha 39 ministérios. Michel Temer cortou dez. Jair Bolsonaro disse que teria 15, mas acabou oficializando 22. Será que há necessidade de tantos cargos e tantos ministérios, para dar emprego aos apaniguados, que nós, pagadores de impostos, somos obrigados a manter com nosso suor?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Feira Livre Mulher do Norte

Feira Livre Mulher do Norte: empreendedorismo feminino e as Vozes Diversas em destaque

Com o tema “Vozes Diversas pelo fim da Violência contra a Mulher”, a 6ª edição da Feira Livre Mulher do Norte celebrou o empreendedorismo feminino e a superação em Porto Velho.
L
Hugo Motta encaminha pedidos de afastamento de 14 Deputados

Hugo Motta encaminha pedidos de afastamento de 14 Deputados

Presidente da Câmara envia denúncias contra parlamentares da oposição para a Corregedoria.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou indícios de irregularidades nos gastos do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante sua estadia nos Estados Unidos e recomendou uma investigação.
L
Recuperação de Áreas degradadas recebe R$ 31,4 bilhões em investimentos

Recuperação de Áreas degradadas recebe R$ 31,4 bilhões em investimentos

O segundo leilão do Programa Eco Invest Brasil mobilizou R$ 31,4 bilhões para a recuperação de 1,5 milhão de hectares degradados, com foco na Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.
L
Segurança na moto: dez cuidados para viagens menos arriscadas

Segurança na moto: dez cuidados para viagens menos arriscadas

Com o aumento da frota de motocicletas no país, especialistas e plataformas de segurança destacam a importância de dez cuidados essenciais para viagens mais seguras, visando reduzir acidentes e lesões.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Resultado de atendimento especializado do Enamed é divulgado

Resultado de atendimento especializado do Enamed é divulgado

O Ministério da Educação divulgou o resultado dos pedidos de nome social e atendimento especializado para o Enamed. Os candidatos têm até 15 de agosto para entrar com recurso.
L
Governo prioriza diálogo para amenizar Tarifaço dos EUA

Governo prioriza diálogo para amenizar Tarifaço dos EUA

O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin afirmou que a prioridade do governo federal não é retaliar os Estados Unidos, mas sim negociar para que mais setores brasileiros sejam excluídos do tarifaço imposto por Donald Trump.
L
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.899 da Mega-Sena, e o prêmio principal acumulou, com estimativa de R$ 40 milhões para o próximo sorteio.
L
Governo abre consulta pública sobre internet em Rodovias

Governo abre consulta pública sobre internet em Rodovias

O Ministério das Comunicações abriu um processo participativo para a criação de uma política nacional que busca levar internet móvel de alta velocidade para trechos de rodovias brasileiras.
L
Horóscopo 2025: previsões para hoje (11/08)

Horóscopo 2025: previsões para hoje (11/08)

A energia cosmológica do dia é ideal para avançar com segurança, confiar em si mesmo e adotar uma mentalidade dinâmica e estratégica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes convida produtores rurais para defender o agro em Brasília

Cristiane Lopes convida produtores rurais para defender o agro em Brasília

A deputada federal Cristiane Lopes convocou agricultores da Amazônia Legal, especialmente de Rondônia, para uma audiência pública que busca combater embargos e autuações abusivas contra o setor.
L
Lula defende direito de defesa de Bolsonaro e critica anistia

Lula defende direito de defesa de Bolsonaro e critica anistia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Rondônia, afirmou que Jair Bolsonaro tem direito à presunção de inocência e de defesa, algo que, segundo ele, não teve. Lula também criticou o pedido de anistia feito pela oposição.
L
Hugo Motta define pauta de votações com Líderes

Hugo Motta define pauta de votações com Líderes

O presidente da Câmara, Hugo Motta, se reunirá com líderes partidários na terça-feira (12) para definir a pauta de votações, em meio a pedidos da base aliada para pautar o projeto que altera a isenção do Imposto de Renda.
L

Vereador Osvaldo Ferreira, de Humaitá, visita Jornal News Rondônia para fortalecer laços e discutir esporte e turismo

Visita ao Jornal News Rondônia abre diálogo para criação de espaço dedicado ao município na programação
L
Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Rua Alba deixa muro danificado e motorista foge

Colisão na Rua Alba deixa muro danificado e motorista foge

Morador de Porto Velho relata que um carro, supostamente um Onix, atingiu o muro de sua casa e o condutor fugiu.
10
Agressor de mulheres e comparsa são presos com objetos roubados em boca de fumo após assalto

Agressor de mulheres e comparsa são presos com objetos roubados em boca de fumo após assalto

A vítima rastreou o aparelho que estava na Rua Sete Barras, bairro Cidade Nova, e acionou a PM.
16
Ladrão é preso enquanto fazia a limpa em lanchonete na zona leste

Ladrão é preso enquanto fazia a limpa em lanchonete na zona leste

Durante as buscas a guarnição avistou quando o suspeito havia sido detido e estava sendo espancado por populares nas proximidades.
10
Polícia Civil prende suspeito de homicídio de taxista em Jaci Paraná

Polícia Civil prende suspeito de homicídio de taxista em Jaci Paraná

Durante a ação policial, que contou com informações repassadas pela população, o homem foi localizado em uma residência no mesmo distrito.
14
Jovem é preso após perseguição e atropelamento na zona sul

Jovem é preso após perseguição e atropelamento na zona sul

O suspeito que pilotava uma moto Honda Pop, furou o sinal vermelho no cruzamento da Avenida Jatuarana com Tancredo Neves, na frente de uma viatura da PM.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ECCOENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO, DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Morre Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia

O senador e pré-candidato, Miguel Uribe, de 39 anos, faleceu nesta segunda-feira (11) em Bogotá, após passar mais de dois meses hospitalizado devido a um atentado a tiros.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): CIMED & CO. S.A.

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO –
L

Requerimento de Renovação e Recebimento da Licença Ambiental (LAMP): WILSON CESAR BROIANO – ME

LICENÇA AMBIENTAL  DE MEDIO PORTE  Nº 32 SOL/DLA
L
Brasil reagirá a tarifaço dos EUA com busca por novos mercados

Brasil reagirá a tarifaço dos EUA com busca por novos mercados

O ministro Silvio Costa Filho criticou a política tarifária dos EUA, classificando-a como “contraproducente” para a economia. Ele afirmou que o Brasil irá buscar novos mercados para compensar os efeitos negativos do tarifaço.
L
Zelenskiy rejeita cessão de territórios antes de negociação entre Trump e Putin

Zelenskiy rejeita cessão de territórios antes de negociação entre Trump e Putin

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, rejeitou a possibilidade de abrir mão de territórios, em resposta a sugestões de um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia intermediado pelos Estados Unidos.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: VERTICE CONSTRUTORA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL conforme o Processo: SUL.0000015811/2022-E
L
50% das demissões em 2024 foram por questões comportamentais

50% das demissões em 2024 foram por questões comportamentais

Um estudo da PUCPR revela que as demissões em 2024 foram majoritariamente causadas por falhas comportamentais, destacando a importância de habilidades como inteligência emocional e boa convivência no mercado de trabalho.
L

Requerimento de Encerramento/Apresentação de Licença Ambiental: THG CONSTRUCOES E SERVICOS LTDA

Encerramento da licença N° 229 Sol – DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.00835.007/2024-SUL,
L
Deputada Camila Jara fica fora de lista de denunciados por agressão a Nikolas

Deputada Camila Jara fica fora de lista de denunciados por agressão a Nikolas

Acusada inicialmente de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a deputada Camila Jara (PT-MS) não foi incluída na lista de parlamentares que serão investigados pela Corregedoria da Câmara dos Deputados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.