QUINTA-FEIRA, 21/08/2025
Publicidade

DIA DE COMEMORAMOS OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, A NORMA DA DIGNIDADE – POR WALTER GUSTAVO LEMOS

Esta celebração marca a data da proclamação pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia10 de dezembro de 1948, da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH).

Publicado em 

DIA DE COMEMORAMOS OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, A NORMA DA DIGNIDADE - POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

DIA DE COMEMORAMOS OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, A NORMA DA DIGNIDADE - POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

Nesta data se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sendo que esta data visa homenagear a todos os cidadãos defensores dos direitos humanos, na luta contra todos os tipos de discriminação, a implementação da plenitude da liberdade e promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

DIA DE COMEMORAMOS OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, A NORMA DA DIGNIDADE - POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

Esta celebração marca a data da proclamação pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 10 de dezembro de 1948, da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH). Este documento é uma carta de intenções e diretrizes a serem seguidas pelos Estados na implementação de suas políticas públicas, de forma que estas se direcionem à valorização do ser humano, a partir das compreensões de igualdade e liberdade, ao enumerar os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos, a serem observados a nível mundial como também nacionalmente pelos Estados.

DIA DE COMEMORAMOS OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, A NORMA DA DIGNIDADE - POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

Esta declaração foi assinada por 58 Estados, que tinham como objetivo comum promover a paz e a preservação da humanidade, em decorrência dos conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas, mas que hoje é reconhecida por 194 países.

Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas no ano, ao descrever a comemoração das suas ações, de forma direta ou conjuntamente com os Estados ou organismos internacionais, na promoção e defesa dos direitos do homem.

A criação desta declaração se deu após a 2ª Guerra Mundial, quando a humanidade compreendeu, mais do que em qualquer outra época da História, a necessidade de aplicar o princípio da dignidade humana, promovendo toda uma série de normas internacionais neste sentido, o que importou na documentação destes direitos na DUDH, de 1948, momento em que houve o aprofundamento e a definitiva internacionalização dos direitos humanos, para, a partir daí, promover uma série de outras normas definidoras destes direitos.

Tal documento foi um importante marco na luta pela descrição dos Direitos humanos e a sua normatização, já que houve a declaração de quais eram estes direitos a partir de uma perspectiva de internacionalidade, o que garantia a possibilidade de pressionar os Estados para a sua implementação como direitos fundamentais do indivíduo em seus ordenamentos e exigir seus cumprimentos, o que representou um avanço na fase anterior de acumulação de direitos realizados em documentos esparsos.

Os Direitos humanos são direitos de “resultado sempre provisório das lutas que os seres humanos colocam em prática para ter acesso aos bens necessários para a vida” [1], posto que são a expressão do tempo e lugar onde são reconhecidos ou declarados, de forma que os direitos que constam na DUDH são, em sua grande parte, universais, mas não deixaram de lado a expressão das particularidades de seu tempo.

Para Donnelly, “a teoria e a prática dos direitos humanos, como uma questão de fato, começou no ocidente e se tornou, em muitas formas politicamente definidas, como parte central das sociedades ocidentais contemporâneas” [2], passando a uma preocupação de caráter global e central nas discussões internacionais, em razão da necessidade de garantir a todos os seres humanos um mínimo existencial, para que possam ser compreendidos como detentores de direitos.

Esta era uma discussão sob a qual os pensadores acabavam por se lançar, sobre a necessidade da propagação do respeito e da dignidade como elementos necessários para a vida em sociedade, sendo que esta ideia parte primeiramente dos pensadores ligados à religião e a religiosidade, desde a Idade Antiga, onde podemos encontrar tal pensamento nos ensinamentos de Jesus Cristo e outros escritos, mas também na Idade Média na concepção descrita em, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, São Francisco de Assis, entre outros, que se preocupavam diretamente com o ser humano.

Na filosofia, a ideia de respeito ao homem e a sua dignidade surge com grande força no Discurso sobre a Dignidade do Homem de Pico della Mirandola, mas ganha uma sistematização e estrutura a partir da obra de Immanuel Kant, que inicia a discussão sobre a dignidade, autonomia e valor, que decorrem da existência da moral do ser humano em suas ações, de forma a estabelecer a necessidade do ser humano proceder suas ações pela via do respeito as pessoas.

É sob tal ângulo que os Direitos humanos acabam por deixar de ser somente uma discussão filosófica para alcançar o campo normativo, em decorrência destas normatizações de caráter global, onde os ideais kantianos de dignidade acabam por se expressar na DUDH, conectando-se diretamente com a máxima do “age de tal forma que trates a humanidade, tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, sempre e a mesmo tempo como um fim, e nunca simplesmente como um meio.” [3]

Assim, a compreensão de dignidade ganha perspectiva normativa, de forma que o Estado e os indivíduos devem respeitar a dignidade do outro, já que “a dignidade de uma pessoa exige que a tratemos com dignidade – isto é, que não a degrademos, insultemos ou expressemos desprezo por ela.” [4]

DIA DE COMEMORAMOS OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, A NORMA DA DIGNIDADE - POR WALTER GUSTAVO LEMOS - News Rondônia

Os seres humanos devem promover o tratamento digno entre si, de forma que não empreendam um tratamento humilhante ao outro. Este conceito de tratamento humilhante ou degradante varia radicalmente de cultura para cultura, mas não há razão de relativização de tal ideia, já que constituem uma violação da universalidade da dignidade humana. Podemos compreender a dignidade como uma forma de tratar as pessoas de uma forma que não contraria drasticamente a forma com que elas gostariam de ser tratadas, sendo este um “dever expressivo ou simbólico de reconhecer os humanos como seres dignos de respeito, e que essa é uma interpretação plausível da ideia de que a dignidade comporta uma reivindicação que prevalece sobre as demais reivindicações feitas pelos seres humanos em virtude do valor intrínseco de sua personalidade.” [5]

A dignidade humana é um valor intrínseco dos indivíduos que necessitam de tratamento respeitoso, por estabelecer um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram “a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa e co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão com os demais seres humanos, mediante o devido respeito aos demais seres que integram a rede da vida.” [5]

Portanto, a DUDH trouxe ao Direito a concepção de dignidade, como se vê seu artigo 1º, que descreve que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos,” de forma que esta estabelece um valor constitutivo da ordem pública e determina a proibição estatal de comportamentos escolhidos por vontade própria e praticados na esfera privada.

Assim, há que se reconhecer a grandeza desta data, comemorando-se este setentenário da DUDH, por suas conquistas e conteúdos, bem como se recordando daqueles direitos que foram ali estabelecidos, mas que ainda não foram cumpridos, para que possamos empreender as forças necessárias para fazê-los cumprir no todo.

[1] FLORES, Joaquín Herrera. A reinvenção dos direitos humanos; tradução de: Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson aparecido Dias. – Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. f. 232.

[2] DONNELLY, Jack. Universal Human Rights in theory and practice. 2nd ed. Ithaca: Cornell University Press, 2003, p. 63).

[3] KANT, Immanuel – "Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos"; tradução de Leopoldo Holzbach – São Paulo: Martin Claret, 2004.

[4] ROSEN, Michael. Dignidade: sua história e significado/ Michael Rosen: tradução André de Godoy Vieira – São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2015.

[5] SARLET, Ingo. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 6ª. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia de Rondônia vota hoje projeto que transforma rodeio em esporte oficial

Proposta de autoria do deputado Cirone Deiró reconhece o rodeio como prática esportiva e reforça sua relevância cultural e econômica.
L

Governo envia quatro projetos e Assembleia corre para votar ainda hoje

Entre os projetos estão o Refaz ICMS, crédito para o Funrespol e suplementações para a Sefin e Fapero.
L
Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla em Porto Velho

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla em Porto Velho

Alteração no trânsito da região do bairro Rio Madeira começa neste domingo (24) e visa melhorar o fluxo de veículos
L
Prefeitura de Porto Velho promove roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Prefeitura de Porto Velho promove roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Atividade integra Campanha Agosto Lilás e destaca os 19 anos da Lei Maria da Penha, conscientizando sobre denúncias e proteção
L
Prefeitura de Porto Velho anuncia investimento histórico de R$ 2 milhões em proteção animal

Prefeitura de Porto Velho anuncia investimento histórico de R$ 2 milhões em proteção animal

Recursos serão destinados a resgate, castração, tratamento e bem-estar de animais em situação de abandono na capital
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Decisão unânime agiliza a votação do projeto que também prevê taxação de grandes fortunas para compensar a perda de arrecadação.
L
Inscrições para a “Creche Noturna” em Porto Velho são prorrogadas até 30 de agosto

Inscrições para a “Creche Noturna” em Porto Velho são prorrogadas até 30 de agosto

Semed atualiza cronograma do projeto voltado a famílias que precisam de atendimento infantil em horário estendido
L

Comunidade News | Entrevista Mário Medeiros e Jacson Melo

O Comunidade News desta quinta-feira, dia 21, recebe os representantes da Chapa 12 – MUDA CRP.
L

Peixinn Restaurante e Agenda News sorteiam almoço semanal com o melhor da culinária regional no News Rondônia

Com 15 anos de tradição e pratos premiados, o Peixinn oferece uma experiência gastronômica autêntica. Participe da promoção e saboreie o melhor peixe da cidade!
L

Nota de pesar: Luismar Sarmento Pedrosa

Último adeus a Luismar, homem de fé, família e música, que será velado em Porto Velho nesta quinta-feira (21).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Deputado Ribeiro do Sinpol busca implementação do programa Refaz ICMS 2025 em Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol busca implementação do programa Refaz ICMS 2025 em Rondônia

Parlamentar dialogou com comerciantes e lideranças de Guajará-Mirim sobre refinanciamento fiscal que beneficia o comércio local
L
Deputado Alex Redano destina R$ 150 mil para a 27ª Mostra de Folclore e Cultura Popular em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 150 mil para a 27ª Mostra de Folclore e Cultura Popular em Porto Velho

Evento ocorrerá entre os dias 20 e 24 de agosto no bairro Socialista, com entrada gratuita e programação diversificada
L
Defesa de Bolsonaro tem até amanhã para explicar asilo

Defesa de Bolsonaro tem até amanhã para explicar asilo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro precisa prestar esclarecimentos até hoje (22) sobre um documento de asilo político encontrado pela Polícia Federal.
L
Cláudia de Jesus propõe “Lei Felca” para combater adultização precoce de crianças e adolescentes em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe “Lei Felca” para combater adultização precoce de crianças e adolescentes em Rondônia

Projeto de lei estabelece política estadual para prevenir exposição de menores a conteúdos e práticas inapropriadas para a idade
L
Presidente da Assembleia Legislativa discute pautas do setor mineral em Rondônia com ANM

Presidente da Assembleia Legislativa discute pautas do setor mineral em Rondônia com ANM

Alex Redano destaca importância de segurança jurídica e responsabilidade ambiental para mineração no estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com faca após descer de prédio em abordagem policial

Homem é preso com faca após descer de prédio em abordagem policial

Durante a revista, os policiais encontraram uma faca peixeira escondida na cintura do indivíduo.
16
PRF em Rondônia apreende mais de 6 kg de entorpecente em Ji-Paraná

PRF em Rondônia apreende mais de 6 kg de entorpecente em Ji-Paraná

Mulher foi presa transportando a droga dentro da bagagem pessoal
10
Cadáver é encontrado em prédio abandonado na Rio Madeira

Argentino é encontrado morto a facadas em prédio abandonado na Rio Madeira

Corpo foi achado nesta quinta-feira (21) em imóvel usado por usuários de drogas e criminosos no bairro Agenor de Carvalho
18
“Acabou o amor” disse garota do job após ser flagrada usando drogas com clientes em boca de fumo

“Acabou o amor” disse garota do job após ser flagrada usando drogas com clientes em boca de fumo

PM flagrou garota de programa e dois homens em ponto de tráfico no bairro Nova Porto Velho; drogas e objetos suspeitos foram apreendidos.
10
BP Choque estoura "boca de fumo" e prende três pessoas em Porto Velho

BP Choque estoura “boca de fumo” e prende três pessoas em Porto Velho

A Polícia Militar e o Canil do Batalhão de Choque fecharam uma “boca de fumo” no bairro Embratel, resultando na prisão de dois homens e uma mulher.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): JB PILARES E FUNDACOES LTDA – EPP

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Artesãs de Porto Velho participam de capacitação em artesanato sustentável na Bahia

Artesãs de Porto Velho participam de capacitação em artesanato sustentável na Bahia

Curso intensivo em Amargosa fortalece o uso da fibra de bananeira e promove geração de renda para mulheres da capital e comunidades tradicionais
L
Prefeitura de Porto Velho instala botoeira e aumenta segurança na avenida Imigrantes

Prefeitura de Porto Velho instala botoeira e aumenta segurança na avenida Imigrantes

Dispositivo facilita travessia de pedestres na região da Feira do Alphaville, principalmente em dias de maior movimento
L

Requerimento de Renovação da Outorga: FEMAR IND E COM DE BEBIDAS EIRELI

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Creas de Porto Velho garante acolhimento a mulheres vítimas de violência

Creas de Porto Velho garante acolhimento a mulheres vítimas de violência

Centro de Referência oferece atendimento especializado e rede de apoio durante todo o ano
L
Mais de 10 atrações vão agitar Festival de Música Portal da Amazônia neste fim de semana em Vilhena

Mais de 10 atrações vão agitar Festival de Música Portal da Amazônia neste fim de semana em Vilhena

Evento gratuito acontece no Parque Ecológico nos dias 23 e 24, com artistas de diversos estilos musicais e valorização da cultura regional.
L
USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

USF Pedacinho de Chão retoma atendimentos em novo endereço temporário em Porto Velho

Unidade provisória mantém serviços de atenção primária enquanto sede original passa por reforma
L
Prefeitura de Porto Velho recolhe mais de 76 mil toneladas de lixo e amplia limpeza urbana

Prefeitura de Porto Velho recolhe mais de 76 mil toneladas de lixo e amplia limpeza urbana

Operação Cidade Limpa intensifica serviços de limpeza e oferece acompanhamento em tempo real à população
L
“Busão das Artes” chega a Porto Velho e transforma lixo em poesia visual

“Busão das Artes” chega a Porto Velho e transforma lixo em poesia visual

Exposição itinerante “Lixúria” promove reflexão sobre consumo e sustentabilidade para crianças, jovens e famílias
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.