SEGUNDA-FEIRA, 03/11/2025

Em destaque

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA

Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

Publicado em 

De repente, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR começa a aparecer nos noticiários e principalmente nas mídias sociais com freqüência, coisa que há muito tempo não acontecia. Tudo isso se deve, a eleição da jornalista professora, Sara Xavier como presidente. Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

Continua após a publicidade

Conversamos com a Sara quarta feira passada 28, na sede do Sindicato que fica numa sala do estádio Aluizio Ferreira e quase não conseguimos gravar a entrevista, com tanto colega querendo ser atendido pela presidente. wattsapp, celular, ao vivo a mulher tinha que se virar nos trinta. “Ainda bem que o vice Cavalcante passa o dia aqui e me ajuda muito a atender todo mundo”. E assim foi, que, contando com a participação do fotógrafo Roni Carvalho, do agora vídeo maker e repórter Analton Alves o Da Silva mais o fotógrafo Marquinhos Freire conseguimos a entrevista que segue:

Zk – Quem é a Sara?

Sara Xavier – Sou uma senhora que já tem o cartão de idosa para estacionar. Completei 60 anos no dia 12 de novembro. Nasci numa cidade chamada Campina da Lagoa no Paraná, que fica perto de Cascavel e Foz do Iguaçu. Na verdade, nasci, cresci e vivi naquele pequeno mundo e quando completei 18 anos, fui pra Londrina pra fazer jornalismo.Me formei em 1981 e vim pra Rondônia.

Zk – Por que Rondônia?

Sara Xavier – Tiveram alguns fatores, um deles foi à onda do convite “Vem pra Rondônia”! Quando estava terminando o curso de jornalismo, no 7º período, tinha uma coisa chamada Projeto Rondon que era ligado ao Ministério do Interior e nosso Campus era uma cidade chamada Limoeiro do Norte no Ceará, passei uns 40 dias lá, foi quando o Ministério despertou o interesse de alguns profissionais a vir pro Novo Eldorado que era Rondônia, isso foi o fator preponderante pra mim. O segundo fator preponderante, foi que eu tinha uma irmã que morava aqui. Também, na região que eu vivia próximo a Foz do Iguaçu, o pessoal veio muito pra cá, em especial para o sul.

Zk – Quanto a emprego?

Sara Xavier – Naquela época a oferta de emprego e o valor do salário era muito interessante. Sou de uma família meio bandeirante, minha avó paterna era carioca e meu avô mineiro, eles vêm pro norte do Paraná por conta do café, depois voltam pro estado de São Paulo. A família da minha mãe vem de Minas Gerais pra São Paulo e ela e meu pai se conhecem e então meu pai foi pro estado do Paraná pra essa cidade pequena. Meu pai lia muito, uma das pessoas mais cultas que já conheci, porém quem tinha o sangue de empreendedora era minha mãe.

Zk – Você chega a Rondônia como jornalista e foi trabalhar com quem?

Sara Xavier – Cheguei em 1982 e todo mundo, tinha um emprego no ex território federal de Rondônia e fui trabalhar, fazendo assessoria de imprensa na prefeitura municipal de Jaru. Lembro que tinha que vir até Porto Velho e dependia de autorização de algumas pessoas, entre elas o Chiquilito Erse que era quem autorizava os contratos; Naquele tempo se falava no Paraná, que Rondônia era muito longe, já eu acho que não, aqui é o começo do mundo a gente está mais perto do meio do mundo por ficar perto da linha do Equador. Tive experiência tanto escrevendo para jornal impresso, como para TV e experiência no rádio, porém meu ponto forte sempre foi a assessoria de imprensa, apesar de ter uma paixão muito grande por rádio. Lembro que quando era criança, minha família que é de origem presbiteriana, tinha as rádios na cidade de Campo Mourão e tinha os programas da igreja e eu gostava muito de participar daquilo. Até hoje, (é uma coisa que estou confessando pra você). Tive um colega chamado Sérgio Pontes um jornalista do Ceará e ele gosta de esporte, e ele dizia: “O rádio é uma maravilha, é o veículos mais rápido, quando chegar o fim do mundo, o rádio vai dizer, ‘chegou o fim do mundo’ e só depois o mundo acaba”.

Zk – Como surge a professora Sara?

Sara Xavier – Isso é uma coisa interessante, sempre achei a sala de aula como minha hora do recreio, era o intervalo que tinha na minha vida, tudo tem um peso muito grande, eu preparava minha aula e ia pra sala de aula e era uma delícia, aprendia muito mais com cada aluno, com cada turma. Lecionei na Uniron e na Faro.

Zk – Vamos dar um salto no tempo, para falar da Sara Xavier agora presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR?

Sara Xavier – Isso é um mistério, nem eu entendo como cheguei aqui, ainda hoje estava refletindo: Nessa mesma época o ano passado não passava pela minha cabeça estar no SINJOR. Em 2011 me aposentei e estava pesando 140 quilos, tinha dificuldade de atravessar a rua, eu esperava a morte com 52 anos, então me afastei, comecei a fazer um tratamento de saúde e começo melhorar minha condição física, nesse período passei a ler muito e fazer todas as coisas que gostava, aposentado não tem hora pra nada, é você que faz sua hora e isso é muito prazeroso. Em 2016, encontrei muitos ex alunos e eles falavam: “professora ta tão difícil a profissão”; faziam algumas conjecturas, algumas reclamações e um dia peguei meu diploma que estava guardado e chorei em cima dele: Meu Deus, será que fui mentirosa em sala de aula, sempre acreditei nessa profissão, ela garantiu a renda na minha mesa, depois que me casei o complemento da renda o pão de cada dia, nunca tive nenhum problema. Meu Deus, será que parei muito cedo?

Zk – E a resposta?

Sara Xavier – Quando foi na semana do Natal do ano passado, encontrei uma pessoa no super mercado que me disse: “Você vai ser a próxima presidente do SINJOR”, respondi: Tenho o maior respeito pelo que você está me dizendo, mais isso é uma coisa impossível, estou aposentada e não tenho a menor vontade de ter um horário a cumprir, não tenho a menor vontade de me manifestar publicamente em nome de uma categoria. Essa pessoa voltou a falar algumas vezes comigo, outros colegas entraram em contato. No mês de abril deste ano, fizeram uma reunião no SINJOR e me convidaram e eles disseram: é pra você aceitar a concorrer a presidência do Sindicato, respondi: Não estou louca, não vou fazer isso.

Zk – Então?

Sara Xavier – À noite, sentei com minha filha e meu marido, e disse, que havia recebido uma intimação pra ir la no Sindicato e aceitar ser cabeça de chapa para ser presidente.

Falei, vou a reunião amanhã, só que vocês vão me dar sustentação. Vou dizer que não quero e vocês vão dizer que também não querem. Eles concordaram! Me acordei, três e meia da manhã, com uma dor num dente que havia tratado há três meses uma coisa sem explicação, naquele momento, o único nome que veio a minha cabeça foi o do Marcelinho Freire liguei pra ele e pedi, que ele avisasse o pessoal que não tinha como ir a reunião. Resultado: perdi o dente e então marcaram outra reunião e mais outras e sempre me preparava pra dizer não. Aí comecei a pensar, será que é a forma que tenho de ajudar os meus colegas, será que é um sinalizador.

Zk – Finalmente?

Sara Xavier – Quer saber de uma coisa, vou levar minha filha comigo e ela vai me ajudar a dizer esse não. Pedi licença aos diretores para ela participar da reunião e eles concordaram, ela saiu da sala ligou pro pai e ao voltar, bateu no meu ombro e disse:

Mesmo assim disse: vou pra casa pensar se aceito ou não. Em casa chegamos a um denominador comum e concordei a tocar o Sindicato até onde der. Me candidatei e fui eleita e estou aqui pedindo a Deus graça e sabedoria  pra poder fazer.

Zk – Sabemos que a maioria dos jornalistas estavam afastados do Sindicato e com a sua eleição, praticamente todos estão voltando e se regularizando. Como você recebe esse apoio?

Sara Xavier – Recebo como uma gratidão muito grande, primeiro, porque me sinto muito pequena para uma tarefa tão grande, porque pra mim o jornalista é uma das pessoas mais importantes que existe, você não vive sem o jornalista, você passa anos sem ir ao médico, sem nunca precisar de um engenheiro, sem precisar de um advogado mas, o jornalista você precisa todo dia. Participei de um evento no Mistério Público e o Procurador Samuel Alvarenga nos cumprimentar dizendo: “Vocês são os encarregados de contar a verdade para a sociedade”. É um peso muito grande.

Zk – Para encerrar. Como está o SINJOR hoje?

Sara Xavier – Está tomando uma dimensão que não consigo mensurar, a toda hora chamo um diretor, um colaborador, para me ajudar, não consigo mensurar sozinha. Esses dias, o presidente da Fecomércio com o diretor do SENAC fizeram questão de tomar o café da manhã com a gente e sentaram a mesa de reunião, os jornalistas correm aqui. Recebemos visitas de autoridades praticamente todos os dias. Os colegas do interior estão se regularizando, é um negócio impressionante. Essa classe é muito grande e poderosa. Me sinto pequena para essa representatividade toda. A confiança que os colegas depositaram em mim não tem preço.    

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia participa do 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade em presídios

Rondônia participa do 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade em presídios

Estado realiza inspeções em unidades prisionais para avaliar infraestrutura, salubridade e condições de custódia.
L

Michael Storchi assume o ‘Tá na Hora Rondônia’ e reforça compromisso com informação de qualidade no final do dia

O jornalista Michael Storchi assume o comando do programa Tá na Hora Rondônia, na TV Norte SBT, com a missão de informar com responsabilidade, análise e bom humor.
L

“Traição”: fúria de pecuaristas americanos com plano de Trump de importar mais carne argentina

O presidente Donald Trump anunciou um plano para aumentar as importações de carne bovina argentina (podendo quadruplicar a cota de 20 mil para 80 mil toneladas) para reduzir preços, gerando revolta em pecuaristas americanos.
L

Após banho de lama de Zé Felipe e Ana Castela, Poliana Rocha celebra “o olhar verdadeiro e a leveza” do casal

Poliana Rocha, esposa de Leonardo, fez uma reflexão sobre a vaidade e o amor simples após compartilhar uma foto do filho, Zé Felipe, e da namorada, Ana Castela, cobertos de lama.
L

Pai entra em casa em chamas para resgatar filhas gêmeas de 18 meses: “Precisava tirar minhas bebês”

Ray Lucas (23), morador de Michigan (EUA), agiu com bravura ao encontrar sua casa em chamas e invadir o local tomado pela fumaça para salvar as filhas gêmeas, Milan e Malaysia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina

Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina

Cantor e compositor mineiro faleceu aos 73 anos após intoxicação por medicamentos em Belo Horizonte.
L
Prefeitura de Porto Velho destaca saúde integral do homem no Novembro Azul 2025

Prefeitura de Porto Velho destaca saúde integral do homem no Novembro Azul 2025

Campanha deste ano amplia foco para além do câncer de próstata, abordando saúde física, mental e emocional.
L
Perfil de mortos aponta ligação majoritária com o Comando Vermelho

Perfil de mortos aponta ligação majoritária com o Comando Vermelho

Relatório da Polícia Civil do Rio de Janeiro indica que mais de 95% das 117 pessoas mortas na Operação Contenção tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

Vaga de emprego para Analista de Operações em Porto Velho, Salário R$ 7.000,00

A Nova364 está contratando Analista de Operações para atuar no acompanhamento de orçamentos, medições, relatórios e gestão de desempenho operacional.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Pavimentação em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A Nova364 está contratando Engenheiro de Pavimentação com experiência em obras rodoviárias, domínio técnico em dimensionamento e restauração de pavimentos.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Orçamento em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A empresa Nova364 está contratando Engenheiro de Orçamento com experiência em obras rodoviárias e domínio em Excel e AutoCAD avançado.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes defende produtores rurais em audiência sobre embargos do Ibama

Cristiane Lopes defende produtores rurais em audiência sobre embargos do Ibama

Deputada cobra transparência, diálogo e segurança jurídica para famílias afetadas por restrições ambientais.
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para residência multiprofissional em Espigão do Oeste

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para residência multiprofissional em Espigão do Oeste

Recursos federais fortalecem saúde e ampliam atendimento em diversas áreas do município.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para notebooks em Vale do Paraíso

Emenda de Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para notebooks em Vale do Paraíso

Recursos destinados pela parlamentar serão usados na modernização dos serviços de saúde.
L
Pedro Fernandes alerta para riscos de insegurança jurídica no campo em Rondônia

Pedro Fernandes alerta para riscos de insegurança jurídica no campo em Rondônia

Deputado denuncia conflitos fundiários em Alvorada do Oeste e situações semelhantes em Campo Novo e Monte Negro.
L
Lula diz que COP30 levará novo olhar mundial para a Amazônia

Lula diz que COP30 levará novo olhar mundial para a Amazônia

Em visita a ribeirinhos no Pará, presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a COP30 como oportunidade para que o mundo valorize a floresta com sustentação econômica e social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito foragido com tornozeleira rompida é preso em Candeias do Jamari

Suspeito foragido com tornozeleira rompida é preso em Candeias do Jamari

A Polícia Militar prendeu Adauto B., conhecido como Socó, que possuía diversas passagens e estava com a tornozeleira eletrônica rompida desde setembro.
12
Alarme impede novo furto em escola e ladrão é preso

Alarme impede novo furto em escola e ladrão é preso

Dois dias após roubar TV, criminoso volta à Escola Luiz Eduardo Rover com comparsas, mas sistema de monitoramento aciona a PM, que prende um dos invasores.
10
Trio do PCC é preso com pistola e coletes balísticos após ameaçarem policial no Morar Melhor

Trio do PCC é preso com pistola e coletes balísticos após ameaçarem policial no Morar Melhor

De acordo com informações apuradas pelo site, o trio teria feito ameaças de morte a um policial no condomínio popular, e com a chegada da PM os suspeitos foram detidos.
10
Motociclista bate em traseira de outro veículo e fica ferido na 7 de Setembro

Motociclista bate em traseira de outro veículo e fica ferido na 7 de Setembro

Testemunhas contaram que o rapaz seguia em direção a Avenida Rio Madeira, quando outra moto que estava em frente dele freou bruscamente, e ocorreu a colisão traseira.
14
Morador de rua é atacado a tiro na zona leste

Morador de rua é atacado a tiro na zona leste

O rapaz contou que estava a pé, quando um indivíduo se aproximou de moto e fez um disparo com arma de fogo e depois fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): ALMEIDA & LONGONI LTDA

Licença Previa (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação  (LO)
L
Prefeitura convida população a diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Prefeitura convida população a diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Evento preparatório antecede a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo.
L

Recebimento de Declaração de Conclusão de Obra: MAUI CONSTRUCÕES E INCORPORACÕES IMOBILIARIAS LTDA

Deixe seu comentário Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
L
Prefeitura de Jaru divulga cronograma do Novembro Azul

Prefeitura de Jaru divulga cronograma do Novembro Azul

Campanha promove conscientização sobre saúde do homem com testes, consultas e atividades educativas.
L
TRT-14 promove palestra on-line sobre diversidade com Rita Von Hunty

TRT-14 promove palestra on-line sobre diversidade com Rita Von Hunty

Evento destaca epistemologias do Sul Global e reforça políticas de igualdade de gênero, raça e direitos humanos.
L
Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Produção conjunta e distribuição ampliada marcam nova fase da fabricante francesa com participação da chinesa
L
McDonald’s lança réplica do RB21 em parceria com Red Bull Racing

McDonald’s lança réplica do RB21 em parceria com Red Bull Racing

Miniatura colecionável do carro de Verstappen chega aos restaurantes em novembro com venda limitada.
L
Encontro no Parque Circuito fortalece vínculos familiares e comunitários em Porto Velho

Encontro no Parque Circuito fortalece vínculos familiares e comunitários em Porto Velho

Atividade promovida pelo Cras Elizabeth Paranhos incentiva integração, aprendizado e cuidado com o meio ambiente.
L
Cacoal recebe fase estadual infantil do Joer 2025

Cacoal recebe fase estadual infantil do Joer 2025

Evento promove esporte escolar, integração e desenvolvimento pedagógico de estudantes-atletas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.