TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL

Para um contribuinte ser considerado apto ao atendimento pelo programa, o limite varia de acordo com o que for determinado por cada núcleo.

Publicado em 

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil (RFB) que, em parceria com instituições de ensino superior que ministram cursos de ciências contábeis e/ou comércio exterior, tem como objetivo oferecer assistência tributária e fiscal gratuita para pessoas físicas e jurídicas de baixa renda, oferecendo orientações e serviços como emissão de guias, preenchimento de declarações anuais de ajuste e esclarecimento de dúvidas, entre outros.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

“O programa surgiu em 2011, por conta de uma necessidade da RFB em atender os contribuintes desse perfil, que buscam orientações sobre suas obrigações tributárias acessórias ou principais, mas é sabido que, ao deixar a unidade de atendimento, esses não conseguirão resolver as pendências sozinhos”, afirma a auditora fiscal Ana Paula Sacchi Kuhar, gerente nacional do NAF.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

“Ele veio para suprir a demanda dessa camada da população que não consegue tirar as dúvidas e resolver seus problemas com o Fisco, tampouco procura um escritório de contabilidade, porque não tem orçamento para arcar com esse custo”, explica ela.

Segundo a gerente, o atendimento aos contribuintes desse perfil é realizado mediante agendamento no núcleo, que é instalado nas dependências de uma universidade parceira, e os serviços são prestados pelos alunos da própria instituição, capacitados através de palestras, apresentações didáticas e cursos ministrados por técnicos da RFB, e sob supervisão de um professor coordenador. “O NAF oferece uma grande oportunidade aos alunos de colocarem em prática o que aprenderam na teoria, em relação a questões fiscais e tributárias, bem como as relacionadas ao comércio exterior”, afirma. Ela informa que, para um contribuinte ser considerado apto ao atendimento pelo programa, o limite varia de acordo com o que for determinado por cada núcleo.

“Dependendo da situação geográfica da unidade, o coordenador estabelece esse limite de atendimento” diz.

Hoje, o programa dispõe de 325 núcleos formalizados em todos os estados brasileiros e, com o apoio da União Europeia, também está presente em 11 países da América Latina, com mais de 200 unidades instaladas. “Por ser simples e flexível, o modelo brasileiro se tornou inspiração para diversas universidades e instituições fiscais de outros países, sendo adaptado à realidade tributária e social de cada localidade”, esclarece Kuhar. “Para quem quiser conhecer melhor o projeto e obter maiores informações, o interessado poderá acessar o site da RFB (site), inclusive para se informar quais são os núcleos instalados, todos os serviços prestados e os dias da semana e horários de atendimento”, finaliza a auditora fiscal. 

Cuidado com a Black Friday

A Black Friday é um dia reservado pelo comércio para grandes descontos em vendas que, nos EUA, sempre acontece na 4° sexta-feira do mês de novembro. Esse ano, vai ocorrer no próximo dia 23 de novembro e, assim como em muitos outros países, o Brasil também aderiu a esse dia de superpromoções, onde podem ser encontrados produtos com descontos de até 70%.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

Segundo o advogado Marcos Bernardini, é muito importante que, para participar, o comerciante deve tomar alguns cuidados simples, de forma que esse dia especial de reforço nas vendas não se transforme numa tremenda dor-de-cabeça. “Nesse período, é muito comum que haja maior rigor na fiscalização pelo PROCON, cujas multas sobre irregularidades são muito altas”, diz ele. “Então, o comerciante deve mostrar claramente que houve diminuição do preço, qual foi o percentual dessa redução e se, de fato, vai conseguir entregar o que foi ofertado, no prazo estipulado, atendendo à demanda extraordinária provocada por essa famosa liquidação anual”, conclui o especialista.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que facilita a constituição de empresas individuais de responsabilidade limitada, as Eirelis. Segundo o texto, não será mais necessário um capital mínimo para formar essa modalidade de empresa. O PLS 10/2018 segue para a Câmara dos Deputados. O Código Civil hoje permite a constituição da Eireli por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, não inferior a 100 vezes o salário mínimo. O projeto aprovado pelo Senado acaba com a obrigatoriedade desse capital mínimo e abre a possibilidade de constituição da empresa por pessoa natural ou jurídica. O texto ainda permite a criação de mais de uma Eireli pela mesma pessoa. Como a legislação atual não autoriza isso, muitos donos de empresas agem na informalidade, por meio de “laranjas”.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

A Eireli é uma categoria empresarial que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário. Essa modalidade foi criada em 2011 com objetivo de acabar com a figura do sócio “fictício”, prática comum em empresas registradas como sociedade limitada, que antes só poderiam ser constituídas por, no mínimo, duas pessoas.

A Eireli permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado. Ou seja, caso o negócio contraia dívidas, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las, exceto em casos de fraude. Por muito tempo, empreendedores que criavam micro e pequenas empresas (MPEs) escolhiam a sociedade limitada. A Eireli passou a ser mais vantajosa para eles.

Entre as vantagens de se constituir a Eireli estão a redução da informalidade, liberdade de escolher o modelo de tributação (por exemplo, o Simples Nacional), e o fato de que os ramos de atividade econômica permitidos à Eireli abrangem todas as atividades comerciais, industriais, rurais e de serviços.

Como é difícil investir em turismo, não é SEDAM?

O governo do estado de Rondônia através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM publicou no Diário Oficial do dia 1º de novembro, a Portaria 388/2018, proibindo em todos os rios e afluentes de Rondônia a partir do dia 15 (último), a pesca profissional e amadora.

A Portaria ressalta que a pesca amadora esportiva na categoria pesque e solte, está liberada tanto na calha do Rio Madeira, quanto em trechos desde a divisa entre o Amazonas e Rondônia, até a boca do Rio Mamoré.

Diante das coordenadas publicadas pela SEDAM que libera a Pesca Esportiva apenas na Calha do Rio Madeira e na divisa entre o Amazonas e Rondônia até a Boca do Rio Mamoré que fica nas proximidades de Guajará Mirim, os empresários que atuam no ramo do turismo de Pesca Esportiva nos Vales do Guaporé e Jamari cobram da SEDAM, uma revisão da Portaria 388/2018, no sentido da liberação da Pesca Esportiva nos rios dos citados Vales. Lembram os empresários, que apesar do governo disponibilizar recursos, que serão repassados aos pescadores durante o período de Defeso, seus empreendimentos (Hotéis, Barcos especiais e Pousadas), ficarão fechados até o final da vigência da Portaria, que será no dia 15 de maço de 2019. “Lembramos que, durante esse período, não deixaremos de pagar os salários e encargos sociais dos ossos empregados. O Defeso é pago apenas aos pescadores profissionais e esses, não utilizam o sistema hoteleiro da região”.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

Empresários do  setor, solicitam às autoridades do Meio Ambiente a imediata revisão da Portaria liberando a Pesca Esportiva nos Rios do Vale do Guaporé.

O Brasil pede o retorno dos  bons costumes

Desde de 2005, com o advento do "mensalão", as mídias impressa, falada, televisiva e até mesmo as redes sociais, tornaram públicas as denuncias de corrupção no setor público, envolvendo os poderes executivo e legislativo. Não bastasse isto, com o surgimento do "petrolão", até mesmo o poder judiciário ficou sob suspeição.

COLUNA DO SIMPI: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - News Rondônia

E não são apenas no setor público. Verifica-se também no setor religioso, policial, empresas privadas e demais braços da sociedade, a ponto das instituições, em sua quase totalidade, perderem a credibilidade junto à população.

Como se explica então que, nas recentes eleições presidenciais, 47 milhões de eleitores votaram no partido apontado como maior responsável pela corrupção e outros 42 milhões se omitiram, lavando as mãos? Será que o brasileiro perdeu a capacidade de se indignar ou houve a banalização da corrupção e passaram a considerá-la como comportamento normal?

A história mostra que, sociedades que abandonaram os princípios éticos e morais, sucumbiram. Diante disto, só nos resta restabelecer o comportamento sadio, seja nas empresas, seja em instituições representativas, seja através da educação escolar, seja pela punição exemplar dos responsáveis por tais atos.

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L
Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Editais buscam ampliar rede de atendimento para emissão gratuita da CNH em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Em pauta prioritária do governo, a Câmara vota esta semana a urgência do PLP 128/25, que visa cortar em 10% os benefícios fiscais federais para auxiliar no cumprimento das metas fiscais.
L
Agenda News: Especial Dia do Rock reúne 8 atrações em Porto Velho e última performance de tributo Matanza & Raimundos por Velha Rampeira

Agenda News: Especial Dia do Rock reúne 8 atrações em Porto Velho e última performance de tributo Matanza & Raimundos por Velha Rampeira

Neste sábado, 12 de julho, o Hell Madeira Bar recebe uma noite de puro underground com bandas locais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L

Eyder Brasil vota por mais recursos no combate às queimadas em Rondônia

Deputado estadual relembra crise de 2024 e defende que prevenção a incêndios é questão de saúde pública
L

População rejeita aumento do IOF e apoia posição do relator Coronel Chrisóstomo

Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros são contra a medida do governo Lula; deputado de RO foi relator do projeto que derrubou os decretos
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Polícia Civil de Rondônia atua em Megaoperação contra o tráfico de drogas

Polícia Civil de Rondônia atua em Megaoperação contra o tráfico de drogas

Em ação coordenada pela PCDF, a Polícia Civil de Rondônia, com apoio do DENARC, participa de operação que prendeu mais de 40 pessoas e desarticulou rede transnacional de tráfico.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão com carro em Porto Velho

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro em Porto Velho

Acidente entre moto e carro Onix na Avenida Guaporé, em Porto Velho, deixa motociclista gravemente ferido após supostamente furar sinal vermelho.
16

Sargento aposentado da PM é baleado durante assalto em chácara na Vila Samuel

Militar reagiu à tentativa de roubo e foi socorrido em estado grave; crime aconteceu em Candeias do Jamari nesta terça-feira (8)
14
Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na Avenida 7 de Setembro com Rua Esplendor em Porto Velho resulta em passageira com lesões graves.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): MARIA LINETE PAIVA

Licença Ambiental Instalação – LAI nº 016.00050.004/2024-SUL
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): Mineração Brasil Norte Extração de Metais Preciosos LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): T R CONSTRUÇÕES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Deputado Ribeiro destina R$ 300 mil para a EXPOBUR 2025 em Buritis

Deputado Ribeiro destina R$ 300 mil para a EXPOBUR 2025 em Buritis

Emenda fortalece cultura, agropecuária e economia local com apoio à principal feira do município.
L
Geólogos descobrem pulsações semelhantes a batimentos cardíacos sob a Etiópia

Geólogos descobrem pulsações semelhantes a batimentos cardíacos sob a Etiópia

Um estudo recente revela a existência de ondas rítmicas profundas na região de Afar, que podem ser o mecanismo por trás da lenta rachadura do continente africano e da eventual formação de um novo oceano.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.