SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

DANIEL PEREIRA VAI ASSUMIR O SEBRAE EM RONDÔNIA, DEPOIS DE DEIXAR O GOVERNO EM 1º DE JANEIRO

O Sebrae terá novo superintendente a partir de meados de janeiro do ano que vem.

Publicado em 

DANIEL PEREIRA VAI ASSUMIR O SEBRAE EM RONDÔNIA, DEPOIS DE DEIXAR O GOVERNO EM 1º DE JANEIRO - News Rondônia

DANIEL PEREIRA VAI ASSUMIR O SEBRAE EM RONDÔNIA, DEPOIS DE DEIXAR O GOVERNO EM 1º DE JANEIRO - News Rondônia

O Sebrae terá novo superintendente a partir de meados de janeiro do ano que vem. O escolhido provavelmente será eleito pela unanimidade dos 13 votos a que tem direito, na eleição que acontece na última semana deste mês de novembro.  O nome dele é muito conhecido dos rondonienses, porque ele hoje e até o dia 1º de janeiro próximo, é o seu Governador. Trata-se de Daniel Pereira, eleito vice-governador de Confúcio e que está |à frente do Estado desde abril passado, quando o então comandante decidiu renunciar, para disputar uma vaga ao Senado, conquistando a cadeira que almejava, aliás. Daniel deve concorrer sozinho ao posto, já que o atual superintendente, Camata Júnior, que completa um mandato recheado de avanços nos seus três anos, teria aberto mão de tentar a reeleição, quando soube que Daniel Pereira seria seu concorrente. Camatinha, como é chamado, já tinha a maioria dos votos para a busca de mais um segundo mandato. Daniel, aliás, já estava sendo cotado há bastante tempo. O que ocorreu é, pelo meio do caminho, havia dúvidas de que se, na condição de Governador, ele poderia disputar o comando do maior órgão do país, em Rondônia, de apoio às pequenas empresas. Até que surgisse uma resposta oficial, o nome dele foi retirado, momentaneamente, dos possíveis candidatos. Agora que chegou a resposta, positiva em relação à permissão legal para que ele concorra ao posto, já que a posse será somente em janeiro, quando ele já não estará mais no Governo e será um cidadão comum, mudou a situação e os conselheiros, com direito a voto (são apenas 13) devem escolher o nome do futuro superintendente por unanimidade, segundo uma fonte muito bem informada do Sebrae.

DANIEL PEREIRA VAI ASSUMIR O SEBRAE EM RONDÔNIA, DEPOIS DE DEIXAR O GOVERNO EM 1º DE JANEIRO - News Rondônia

Daniel Pereira é mesmo uma figura diferenciada no mundo da política rondoniense. Foi um deputado estadual com ação destacada; depois um líder do PSB sempre na linha de frente; foi um vice governador atuante, ao ponto de Confúcio Moura chamá-lo de “o vice dos sonhos de qualquer governador!” e um comandante do Estado transparente e leal. Nesta segunda, numa coletiva à imprensa com a presença também do governador eleito Marcos Rocha, Daniel novamente deu show de respeito ao povo de Rondônia, escancarando a situação do Estado publicamente e falando sobre todos os temas, inclusive um deles muito difícil para ele, a situação da Operação Pau Oco, que envolve amigos seus na Sedam. Foi sempre justo e correto. No encontro com Marcos Rocha e a imprensa, fez questão de nominar cada um dos governadores do Estado, de Jorge Teixeira a Confúcio, destacando em cada um algo importante que realizou. Nesses tempos de falta de respeito, de solidariedade e amizade, Daniel Pereira é uma espécie de ilha, mostrando como um político pode ser correto e decente. Vai ter sucesso no Sebrae, certamente. E tem ainda grande futuro na política.

PARCERIA POSITIVA

Na coletiva, na segunda pela manhã, no Palácio Rio Madeira/CPA, o atual governador e o eleito, ao lado do seu vice, José Jodan, formaram a mesa principal, num evento que foi bastante prestigiado pela imprensa. Daniel Pereira fez um resumo dos principais problemas do Estado que o próximo governante vai receber e enumerou os “incêndios” que teve que apagar, durante seu curto mandato. Vários deles peso pesados, como a dívida do Beron; a questão dos precatórios; a dívida da Caerd e os problemas que vão começar a surgir no Iperon. O governador eleito disse que tem certeza de que sua equipe de técnicos encontrará solução para todos os graves problemas que terá em sua administração. Marco Rocha e Daniel Pereira também responderam perguntas dos jornalistas. A coluna perguntou sobre os nomes dos futuros secretários, mas Rocha disse que está analisando nomes e qualificações e que ainda não tem seu time montado. Ficou clara a aproximação dos dois políticos, um mais experiente, outro recém chegado ao meio. A dupla está afinada na transição. Tomara que continue assim depois dela!

LEITOR ASSÍDUO

“O governador eleito não pode errar”. A frase, publicada nessa coluna no domingo, foi destacada pelo governador eleito Marcos Rocha, ao falar sobre suas ações no comando do Estado. No encontro da imprensa, no Palácio do Governo, ele agradeceu publicamente ao jornalista Sérgio Pires pelo comentário, destacando que a frase retrata uma realidade. Para o Coronel Rocha, todas as suas ações têm que ser muito bem pensadas, analisadas profundamente e tomadas no sentido de fazer sempre o melhor para o Estado, pela esperança de melhoria que ele representa aos rondonienses. Outro destaque do eleito na coletiva, foi de que sua equipe de transição é composta de muitos voluntários e que não há pagamento pelo trabalho. Deixou claro novamente que os membros da transição não serão secretários ou pelo menos não há qualquer compromisso em relação a isso. Ele não fala oficialmente, mas é claro que alguns dos nomes estarão sim, no seu futuro governo. Um que não estará, porque não quer, é o jovem e competente advogado Richard Campanari. Ele permanecerá como uma espécie de conselheiro, apoiando o novo Governo, mas mantendo-se no seu escritório de advocacia. Se quisesse, poderia até escolher algum posto. Não quer!

NOMES COTADOS PARA AS FINANÇAS

Nos bastidores, se soube que o governador Marcos Rocha anda de olho em pelo menos dois nomes para uma das principais secretarias, a de Finanças do Estado. Para que não haja assanhamentos e nem Fake News, é bom que se diga que os dois personagens não foram sequer sondados, mas sobre eles o novo governante já tem muitas informações. São servidores de carreira da área das finanças, muito respeitados em suas funções e que ocupam postos importantes na administração atual, apenas por seus valores pessoais, pois não são indicados políticos. O atual secretário, Franco Ono, perguntado sobre o assunto, disse que não sabe absolutamente nada sobre seu eventual sucessor. Ono fez dupla com um dos melhores secretários de finanças de Rondônia de todos os tempos, Wagner Garcia de Freitas, que deixou a Sefin para ser vice na chapa de Maurão de Carvalho, na disputa pelo Governo. Agora, o Coronel Rocha levanta informações sobre técnicos de qualidade, que possam comandar a Sefin do seu Governo. Já tem alguns nomes em observação, mas até agora não deu qualquer sinal de quem será o escolhido. Se um dos dois ou se outros, que estariam também sendo analisados.

CADÊ O CARA DOS 110 MIL VOTOS?

Ele foi um dos poucos que ganhou de Marcos Rocha, do PSL. Em Porto Velho, fez 23 mil votos a mais que o Governador eleito. Mas está fora do noticiário há várias semanas, certamente por enquanto e por decisão própria. Vinicius Miguel, o jovem candidato ao Governo, que sem dinheiro e sem estrutura, num partido nanico, fez 110 mil votos e, se houvesse mais alguns dias de campanha, há quem diga que ele iria bem mais longe, pode começar a se preparar para 2020.  Os 70 mil votos que recebeu na capital rondoniense, o credenciam para pensar em disputar a Prefeitura da cidade, provavelmente contra, entre outros, Hildon Chaves, que irá à reeleição e Léo Moraes, o mais forte candidato por enquanto, por sua também altíssima votação em Porto Velho, de onde saiu eleito deputado federal. Vinicius é advogado e professor da Unir e chegou no mundo político desacreditado, como se fosse um menino (ele parece ser bem mais jovem do que é) que estaria brincando de querer ser Governador. Avaliação totalmente ilógica e absurda. Ele deu um show nos debates, mostrou posições firmes, preparo e conhecimento. Olho nele! Esse professor maduro, com jeito de jovem, está pronto para o futuro!

COBRANÇA DA TRANSPOSIÇÃO

Mais uma reunião com Jair Bolsonaro. O governador eleito de Rondônia embarcou ontem, no início da tarde, para Brasília. Foi encontrar-se novamente com o Presidente eleito. Marcos Rocha não especificou a pauta, mas há assuntos importantes que ele começa a tratar com o futuro Chefe da Nação e que são de grande interesse do nosso Estado. A questão da dívida do Beron é uma delas. A transposição dos servidores é outra. Aliás, sobre isso, o atual governador, Daniel Pereira, tomou ontem uma medida judicial importante. Ingressou com ação pedindo que a União devolva aos cofres de Rondônia, todos os pagamentos feitos pelo Estado aos servidores já transpostos e que ainda não estão na folha da União, sejam por que razões e os outros, que já deviam ter sido transpostos há longo tempo e que ainda não o foram causando despesas que já não deveriam mais ser do Estado. O assunto foi tratado nesta segunda, quando encontraram-se o Governador e o eleito, no Palácio Rio Madeira/CPA e repetido por Daniel Pereira durante coletiva com a imprensa. Outras medidas judiciais de Rondônia contra a União não estão descartadas. Se não dá no diálogo, tem que dar pelos meios da Justiça. Daniel fez, Marcos Rocha concordou.

“A PRAÇA QUE VIROU "CURRUTELA"

A coluna pede licença ao jornalista e historiador Anysio Gorayeb e transcreve texto que ele publicou nas redes sociais. Assinamos embaixo: “Um verdadeiro desrespeito com a praça mais antiga da cidade, e pior ainda, é o desrespeito ao homenageado, o Dr. Jonathas Pedrosa, Governador do Estado do Amazonas, que sancionou a Lei número 757, que criou o município de Porto Velho, em 1914. Essa praça no centro da cidade, na Avenida Sete de Setembro com a Rua Prudente de Moraes, há muitos anos deixou de ser uma praça para se tornar um camelódromo que mais parece uma corruptela (local de aglomeração de garimpeiros nas margens dos rios, feito de cabanas de lonas, amontoados de qualquer forma). Vamos todos juntos lutar pela volta da Praça Jonathas Pedrosa. Vamos cobrar das autoridades. Onde está o poder público municipal e o Ministério Público? Até quando vão permitir que acampem numa praça no centro da cidade e usem para tudo, até para suas necessidades? Será que não podem acomodar esses comerciantes em outro local? Uma vergonha. Em Porto Velho pode TUDO…”.

PERGUNTINHA

O que você achou da entrevista do juiz Sérgio Moro à Rede Globo, principalmente quando ele relatou que tem sofrido muitas ameaças, nos últimos dias?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Pagamentos começam no dia 24 de julho para quem teve descontos indevidos entre 2020 e 2025.
L
assinatura-da-concessao-da-br-364-marca-novo-capitulo-na-infraestrutura-de-rondonia

Assinatura da concessão da BR-364 marca novo capítulo na infraestrutura de Rondônia

Contrato foi celebrado nesta quinta-feira (18), em Brasília; mesmo antes da formalização, a Nova 364 já atuava com obras emergenciais em trechos críticos da rodovia.
L
AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União solicitou nesta sexta-feira (18) que o Google remova em até 24 horas anúncios falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, visando proteger candidatos de golpes e roubo de dados.
L
Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Em entrevista ao Agenda News, Michela Barros apresenta os sabores mais amados da franquia e destaca o cuidado com cada detalhe da experiência do cliente.
L
Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Parlamentares da oposição e do PL classificam as restrições impostas a Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes como “perseguição política disfarçada de ação judicial”, enquanto o presidente do Congresso descarta o fim do recesso parlamentar.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Delson Xavier – Professor, advogado e pesquisador

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (18), às 18h, recebe o professor e advogado Delson Fernando Barcellos Xavier, referência em Direito e políticas públicas na região amazônica.
L

Povoado Nerd | Entrevista Clary Dee e Robinho Dee

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe os tatuadores Clary Dee e Robinho Dee, nomes conhecidos na cena da arte corporal em Rondônia.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Investimentos em infraestrutura, regularização fundiária, saúde, turismo e preservação ambiental marcaram a agenda do governo de Rondônia nesta semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Deputada defende exclusão de condenados e sanções administrativas para proteger crianças e adolescentes
L
Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular em 13 localidades

Mais de 34 mil eleitores estão aptos a escolher representantes que integrarão lista tríplice para indicação dos futuros administradores distritais.
L
Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como "suprema humilhação"

Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como “suprema humilhação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter uma tornozeleira eletrônica instalada em Brasília, criticou as medidas cautelares do STF, classificando-as como uma “suprema humilhação” e negando qualquer intenção de deixar o país ou buscar asilo.
L

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

O criminoso teria informado que a motivação se deu porque no ano de 2017, foi agredido por Enoque dentro da penitenciária onde cumpriam pena, e na noite de ontem, foi ameaçado de morte pela vítima.
12
PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza a terceira prisão em flagrante por queimada ilegal em uma semana, durante a Operação Sentinelas da Amazônia 2025, reforçando o combate a crimes ambientais em Itapuã d’Oeste, Rondônia.
10
Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homem suspeito de envolvimento na execução de Enoque Correa Ribeiro, morto a tiros no bairro Lagoa nesta sexta-feira (18).
16
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho apresenta potencial turístico no Rondônia Day Tour em Brasília

Porto Velho apresenta potencial turístico no Rondônia Day Tour em Brasília

Evento reforça parceria com Embratur e projeta pesca esportiva e turismo ribeirinho no cenário internacional
L
Nova Casa do Mel em Porto Velho avança para obter Certificado de Inspeção Municipal

Nova Casa do Mel em Porto Velho avança para obter Certificado de Inspeção Municipal

Agroindústria fortalece cadeia produtiva do mel e garante produto de qualidade para merenda escolar
L

Educação de Porto Velho lidera transparência na gestão pública e serve de referência para outros órgãos

Semed reforça compromisso com informações claras no Portal da Transparência, ampliando o controle social
L

Porto Velho sinaliza áreas de risco para evitar acidentes com desbarrancamento em regiões ribeirinhas

Defesa Civil já mapeou 15 pontos críticos na boca do Jamari e avança com sinalizações em Jaci-Paraná
L

Jovens atletas de Porto Velho se destacam no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Medalhistas são alunas do Projeto Construindo Campeões, que já beneficiou mais de 1.500 alunos na capital em 2025
L

Operação Cidade Limpa já removeu mais de 70 mil toneladas de resíduos em Porto Velho

Mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura de Porto Velho intensifica ações para garantir qualidade de vida e infraestrutura urbana na capital.
L
Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Produção valoriza a tradição centenária do Vale do Guaporé e dá visibilidade à fé e cultura do povo quilombola afro-amazônico de Rondônia.
L

Prefeitura instala bebedouro gratuito no Espaço Alternativo de Porto Velho

Bebedouro gratuito no Espaço Alternativo contará com água potável, vapor refrescante e estrutura adaptada para pets
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: YEM SERVIÇOS TECNICOS E CONSTRUÇÕES LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.