“Fiquei surpresa quando ela me perguntou: ‘Mãe, por que a senhora não faz pão para vender?’”, contou Lucielen Pedraza, mãe da pequena Natália, de sete anos , durante a 2ª Feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) da escola Miguel Ferreira da Silva, que aconteceu na última sexta-feira (9). O projeto é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Porto Velho.
Lucielen, que está desempregada, ainda falou da mudança da filha Natália, do 1º ano do ensino fundamental, depois de começar a ter aulas de empreendedorismo. “Eu fiquei perplexa com o quanto ela está mais atenta a tudo. Durante toda preparação para a feira ela tem me dado uma verdadeira aula de economia [disse, sorrindo] e ainda me ensinou a fazer perfumes para ambientes. Eu achei muito boa essa iniciativa da escola em parceria com o Sebrae. Realmente são os primeiros passos para a criança começar a ser uma empreendedora. Estão de parabéns”, disse.
Compareceu ao evento o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida. “Nosso foco nesse trabalho que é desenvolvido em parceria com todas as prefeituras dos municípios do estado é transformar e fazer com que a sociedade, a partir da base, consiga evoluir e fazer crescer essa movimentação com a temática do empreendedorismo, transformando a vida das pessoas. Às vezes elas só precisam de uma lapidação para alcançar voos altos. Com o projeto JEPP, colocamos uma semente na vida dessas crianças por meio dos professores”, esclareceu Samuel.
“O projeto JEPP é um sucesso! Os professores são capacitados pelo Sebrae e, em sala de aula, repassam todo o conhecimento adquirido aos alunos. O resultado vocês podem ver aqui na feira: são trabalhos artesanais, gastronômicos – tudo com valores contabilizados. Você vê a alegria e a satisfação dessas crianças ao mostrar a própria produção, fabricada por eles com a ajuda dos professores. A gente procura, por meio de uma educação empreendedora, levar a esses jovens a consciência de que eles podem ser protagonistas de suas histórias e não ficar dependo de empregadores”, afirma Ana Carolina, interlocutora da Semana Global do Empreendedorismo (RO).
“Esse é o segundo ano em que a escola participa do JEPP. É algo que envolve não só os alunos, mas os funcionários e a comunidade. Com certeza essa parceria entre Sebrae e município deu certo. Nosso trabalho começou em agosto: dentro do conteúdo reforçou-se a matemática e a história, e ainda tivemos a parte prática, que lhes agregou mais conhecimentos. Foram repassados cinco temas diferentes: o 1º ano ficou com ervas aromáticas; o 2º, com temperos naturais; o 3º ano trabalhou com brinquedos ecológicos; o 4º montou uma locadora; e o 5º ano ficou com o tema ‘Cores e sabores’”, falou, entusiasmada, Rosário de Fátima Rodrigues Pereira, diretora da escola Miguel Ferreira da Silva.
A professora Simone Costa, do 5º ano, fala da experiência que teve com os alunos: “O resultado foi muito satisfatório, porque eles ficaram entusiasmados, empenhados. O Sebrae nos mandou o tema para cada turma, então trabalhamos ‘Cores e sabores’. Aqui na nossa banca há guloseimas e artesanatos, todos fabricado e repassados à comunidade pelos alunos, que aprenderam a formar uma empresa com razão social, nome fictício e departamentos, como o de recursos humanos e até o de marketing”.
“Eu gostei muito, foi bem legal essa experiência!”, falou a aluna Kauane Gonçalves, do 5º ano, enquanto vendia os docinhos que fez com as colegas de sala. “Eu aprendi como se faz alguns alimentos, aprendi mais de matemática e posso dizer que já sei como empreender. Quando eu crescer, quero ser uma empresária do ramo alimentício”, disse Kauane.