QUARTA-FEIRA, 23/07/2025

ODILON DE OLIVEIRA, O JUIZ QUE JÁ FOI CONDENADO À MORTE PELOS CARTÉIS DO CRIME ORGANIZADO

Cercado dia e noite por agentes federais, encarregados da sua segurança pessoal, pediu ao Conselho Nacional de Justiça que essa proteção continuasse para que ele pudesse se aposentar.

Publicado em 

ODILON DE OLIVEIRA, O JUIZ QUE JÁ FOI CONDENADO À MORTE PELOS CARTÉIS DO CRIME ORGANIZADO - News Rondônia

Por Percival de Souza

Um juiz destemido, quixote solitário, trabalhava em Ponta Porã, fronteira paraguaia com Pedro Juan Caballero, desafiando poderosos cartéis do crime organizado. Sofria sozinho, sem apoio de ninguém, quando eu soube da sua existência. Quis o destino que coubesse a mim projetar a sua história para o Brasil, tornando-o conhecido nacionalmente.

Cercado dia e noite por agentes federais, encarregados da sua segurança pessoal, pediu ao Conselho Nacional de Justiça que essa proteção continuasse para que ele pudesse se aposentar.

ODILON DE OLIVEIRA, O JUIZ QUE JÁ FOI CONDENADO À MORTE PELOS CARTÉIS DO CRIME ORGANIZADO - News Rondônia

Assim foi. Este é Odilon de Oliveira, juiz federal que abraçou a política, candidatou-se a governador pelo Mato Grosso do Sul e perdeu a eleição, em segundo turno, por uma pequena margem de votos na reeleição de Reinaldo Azambuja.

Odilon foi juiz em Ponta Porã. Ameaçado, buscou hospedagem num quartel do Exército (11º Regimento de Cavalaria Mecanizada) na fronteira. Assim mesmo, houve ali um ataque a tiros. Decidiu, então, dormir dentro do próprio fórum, num quartinho improvisado, permanentemente vigiado por agentes da Polícia Federal.

Passei essas informações para Gustavo Costa, um dos melhores profissionais da RecordTV, e assim o juiz começou a ser conhecido numa bela e com comovente reportagem. Sucessivas matérias foram feitas porque o magistrado estava mexendo em vespeiros até então intocáveis.

Para se ter uma ideia, antes dele o juiz estadual Leopoldino Marques do Amaral, de Cuiabá, preparou um dossiê contendo estarrecedoras informações sobre corruptos e corruptores, incriminando até superiores hierárquicos, personagens habituais em festas promovidas por traficante numa fazenda, e assim mesmo elaborando sentenças como se isso pudesse ser a coisa mais natural do mundo. O dossiê foi entregue em Brasília, ao Superior Tribunal de Justiça.

A resposta foi o mais pesado dos silêncios. O juiz Leopoldino foi encontrado morto, com muitos tiros, em Pedro Juan. Documentos estavam ao lado do corpo: os bandidos queriam que todos soubessem que era o magistrado que havia sido executado. Pelo tráfico. O juiz Odilon também foi condenado à morte.

Como fazer para enfrentar esse tipo de crime, numa região de fronteira seca, totalmente aberta? Com as teorias pueris dominantes, alheias ao que acontece no poderoso mundo do crime organizado? O juiz Odilon de Oliveira pensou, pensou, e resolveu libertar-se da gaiola forense que aprisiona autoridades — judiciárias e policiais — que ousam enfrentar o poder bélico dos traficantes.

Escreveu nos autos: “Se a Justiça Federal, em qualquer uma de suas circunstâncias, se comportar com exagerada soberba em matéria de provas quanto ao tráfico de entorpecentes, deixando de compreender as dificuldades que o Ministério Público e a Polícia Federal enfrentam para obtê-las, também pela natureza desse crime, complexidade das organizações e modus operandi, poucas vezes se conseguirá condenar grandes peixes”.

Certo, o juiz. Há tubarões.

O Brasil, de muitos doutores e poucos brasileiros, como escreveu Eça de Queirós, vive em bolhas desconectadas da realidade. Uma delas envolve o mundo criminal. Daí o juiz Odilon consignar nos autos: “É utopia pretender que o Estado-repressor concorra ou supere, com eficiência, a engenharia empregada na traficância internacional”.

Em outras palavras, a cocaína lava mais branco que o dinheiro sujo do tráfico: “O Judiciário não pode tornar-se insensível às dificuldades que a polícia encontra para conseguir provas em torno do tráfico e da lavagem”. Advertiu, dentro dos autos:

“Se o tráfico de drogas continuar sendo tratado com pajelança e a lavagem rastreada com tanta burocracia, este país, com certeza, irá se transformar num narcoBrasil, e o mundo, num narcomundo”.

Palavras difíceis de ouvir, letras difíceis de serem lidas. O juiz Odilon toca em pontos nevrálgicos. Nos autos, ainda: “Hipocrisia e ingenuidade são um bálsamo para a megatraficância”.

Conheci assim o magistrado. Primeiro em Ponta Porã, onde devassou o império de décadas erguido por Fahd Jamil Georges, o Turco, durante muitos anos um verdadeiro rei da fronteira, onde mandava e desmandava. Autos transformados em tribuna, o juiz Odilon foi para cima do rei. Fahd chegou a recorrer ao governador de Amabay, no Paraguai, para que o implacável juiz “amolecesse seu coração”. A resposta foi uma pesada condenação, apreensão de bens e a colocação de gigantescos outdoors por toda parte, repletos de fotos e o apelo: “Se busca!”.

Foi desse modo que Fahd entrou na lista dos homens mais procurados pelo governo dos Estados Unidos e o terceiro do mundo na relação dos mais procurados por narcotráfico. Em Pedro Juan, os EUA construíram um quartel da DEA (Drug Enforcement Administration), a poderosa agência anti-drogas norte-americana. Finalmente, novos tempos no Paraguai.

Quis conhecer bem de perto esse juiz fora de série. Passei um final de semana na casa dele, em Campo Grande, onde Odilon assumiu a vara responsável pelos processos de lavagem de dinheiro e ainda a corregedoria da penitenciária federal de segurança máxima na cidade. Foi tudo muito agradável e emocionante. Dentro da casa, dia e noite, agentes federais. No churrasco de sábado, até o churrasqueiro era da Polícia.

Fui puxar mais um pedaço de carne quando percebi que se tratava do cano de metralhadora. O juiz sorriu e me ofereceu uma dose de uísque, com pedras de gelo formada por cubos de água de coco. É o estilo dele. A esposa reclamou que não podia, por causa das rígidas normas de segurança, sequer decidir como ficavam as cortinas da casa, permanentemente fechadas para não permitir nenhum tipo de visualização.

No escritório da casa, o juiz se descontraiu. Contei a ele que havia conhecido pessoalmente o seu inimigo número 1, Fahd Jamil, indo à sua casa, em Ponta Porã — réplica da mansão de Elvis Presley — quando o delegado do DOPS de São Paulo, Sérgio Paranhos Fleury, caçava os sequestradores e assassinos de Ludinho, filho do então senador Lúdio Coelho, em Campo Grande, em busca de informações.

O juiz ouviu curioso essa história, até porque ele mandou confiscar a mansão do rei da fronteira. Odilon ficou mais surpreso ainda quando eu lhe contei que Fahd havia fornecido todas as bebidas para a posse do presidente-general João Batista Figueiredo e que um avião da Força Aérea havia transportado caixas e mais caixas para Brasília.

Surpreso com as revelações, Odilon me confidenciou: a inteligência da Polícia Federal descobrira um plano de Fahd para matá-lo lentamente, deixando-o agonizante num chiqueiro de porcos, em prolongada humilhação até a morte. O juiz passou a se referir a Fahad como “seboso” e aos traficantes como “sebosos”. Quis saber o motivo. Sebo, produto da secreção de glândulas, é parte inútil num pedaço de carne. Precisa ser cortada. Também pode ser referência a alguém metido a sebo, isto é, tão pedante que pretendesse trancar o juiz num chiqueiro.

ODILON DE OLIVEIRA, O JUIZ QUE JÁ FOI CONDENADO À MORTE PELOS CARTÉIS DO CRIME ORGANIZADO - News Rondônia

Porque patrulhar em toda a sua extensão significaria mobilizar permanentemente 4 mil homens. O efetivo da Força Terrestre é de 200 mil para todo o Brasil. A estrutura é praticamente a mesma desde a guerra do Paraguai. O sistema de polícia é deficiente. Resultado: a fronteira seca é aberta. Dela partem os problemas que vão afligir as grandes cidades: drogas, armas e munições.

O juiz, agora aposentado, continua escoltado. Na campanha para o governo do Mato Grosso do Sul, identificou-se como juiz Odilon. Capitalizou 47,65% dos votos, demonstrando forte potencial para a vida política. Sentiu-se “politicamente vitorioso”, como diz. Ficou para trás a vida no Judiciário.

Na fronteira selvagem, poder e morticínio sem fim se entrelaçam, com rajadas de balas, execuções, disputas ferozes para decidir quem manda mais. Odilon já fez, muito bem e com sacrifícios pessoais, a sua parte. Precisaria de um sucessor à altura. Não tem.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha de vacinação contra Influenza será encerrada em 31 de julho; crianças, gestantes e idosos são o grupo prioritário

Campanha de vacinação contra Influenza será encerrada em 31 de julho; crianças, gestantes e idosos são o grupo prioritário

Prefeitura de Jaru reforça a importância da vacinação contra a Influenza, com foco nos públicos mais vulneráveis; doses estão disponíveis nas unidades de saúde do município.
L
Hospital de Alto Paraíso recebe boa avaliação no atendimento, mas TCE-RO aponta falhas na infraestrutura

Hospital de Alto Paraíso recebe boa avaliação no atendimento, mas TCE-RO aponta falhas na infraestrutura

TCE-RO elogia acolhimento no Hospital Osvaldo Cruz, em Alto Paraíso, mas cobra melhorias estruturais e controle eficiente de medicamentos.
L
Exposição sobre o povo Suruí de Rondônia apresenta história, cultura e perspectivas no Instituto Moreira Salles

Exposição sobre o povo Suruí de Rondônia apresenta história, cultura e perspectivas no Instituto Moreira Salles

Paiter Suruí, gente de verdade. Mostra começa oficialmente no dia 26, no IMS, em São Paulo.
L
Morango do Amor vira febre no Brasil; aprenda a fazer o doce

Morango do Amor vira febre no Brasil; aprenda a fazer o doce

O doce recheado com brigadeiro e calda crocante virou a nova febre do momento, causando filas e esgotando estoques em todo o Brasil.
L
Brasil deve colher a maior safra de grãos da sua história, com destaque para Rondônia

Brasil deve colher a maior safra de grãos da sua história, com destaque para Rondônia

Estimativa da Conab aponta produção recorde de 340 milhões de toneladas de grãos no país, sendo 5,4 milhões em Rondônia, segundo dados divulgados pela Embrapa.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fonte de Vida – 23 de jul. de 2025

Confira!
L
Lula sanciona lei para enfrentamento do HPV

Lula sanciona lei para enfrentamento do HPV

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria a política nacional de enfrentamento do HPV, com foco em prevenção e tratamento. a norma entra em vigor em outubro.
L

Giro News Entrevista | Priscila Franco

Nesta quarta-feira, 23 de julho, às 16h, o Giro News recebe Priscila Franco, franqueada do CCAA em Porto Velho.
L

In Foco Podcast | Entrevista Odaisa Fernandes Ferreira

Nesta quarta-feira, dia 23 de julho, às 15h, o In Foco Podcast recebe Odaisa Fernandes Ferreira, ex-vice-governadora do Estado de Rondônia.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L

POLÍTICA

coronel-chrisostomo-repudia-denuncia-caluniosa-e-reafirma-compromisso-com-a-democracia

Coronel Chrisóstomo repudia denúncia caluniosa e reafirma compromisso com a democracia

Segundo o parlamentar, “há quem tente se promover como vigilante do fim do mundo, criando narrativas infundadas para alimentar disputas políticas”
L
Coronel Chrisóstomo lidera pesquisa para deputado federal no Vale do Madeira, segundo Instituto Brasil Dados

Coronel Chrisóstomo lidera pesquisa para deputado federal no Vale do Madeira, segundo Instituto Brasil Dados

Levantamento aponta liderança do parlamentar com 6,98% das intenções de voto; Cristiane Lopes e Célio Lopes aparecem na sequência.
L
mdur-atende-solicitacao-de-everaldo-fogaca-e-realiza-troca-de-lampadas-no-jardim-santana

MDUR atende solicitação de Everaldo Fogaça e realiza troca de lâmpadas no Jardim Santana

Vereador havia protocolado pedido de providência para resolver problema de iluminação pública na Rua Madre Paulina, no Setor Chacareiro.
L
Márcio Pacele solicita telemedicina para Vista Alegre e reforça avanço na saúde da Ponta do Abunã

Márcio Pacele solicita telemedicina para Vista Alegre e reforça avanço na saúde da Ponta do Abunã

Vereador Márcio Pacele quer ampliar o serviço de telemedicina para Vista Alegre, beneficiando moradores da Ponta do Abunã com atendimento especializado.
L
Eyder Brasil garante transporte e leva delegação de Rondônia à 3ª Copa Bolpebra de Natação no Acre

Eyder Brasil garante transporte e leva delegação de Rondônia à 3ª Copa Bolpebra de Natação no Acre

Com apoio do deputado, 54 pessoas embarcam no dia 28 de agosto rumo a uma das maiores competições internacionais da natação na região Norte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido novamente por tráfico de drogas em Porto Velho

Adolescente é apreendido novamente por tráfico de drogas em Porto Velho

Um adolescente de 15 anos foi detido pela segunda vez na zona Leste da capital de Rondônia por envolvimento com o tráfico de drogas.
12
Casal que nasceu no mesmo dia morre na data do aniversário na BR-101

Casal que nasceu no mesmo dia morre na data do aniversário na BR-101

Nicolly Morais de Melo e Gregory Mayllon, que nasceram na mesma data, faleceram em um acidente de moto em São José, na Grande Florianópolis.
18
Polícia Civil deflagra operação em Vilhena para triplo homicídio

Polícia Civil deflagra operação em Vilhena para triplo homicídio

A polícia civil de Rondônia lançou a operação Corpora in Cineribus nesta quarta-feira, 23 de julho de 2025, para elucidar o triplo homicídio ocorrido em 16 de junho em Vilhena.
10
Operação prende seis advogados suspeitos de lesar idosos

Operação prende seis advogados suspeitos de lesar idosos

A operação entre lobos, deflagrada pelo Gaeco em cinco estados, investiga organização criminosa que lesou mais de mil idosos em dezenas de milhões de reais.
10
Fogo em terreno ameaça atingir casas no bairro Cuniã

Fogo em terreno ameaça atingir casas no bairro Cuniã

Chamas se alastraram rapidamente próximo a residências e uma marcenaria na Rua Transamazônica; populares ajudaram no controle até a chegada da equipe.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reforma Administrativa: modernizar o Estado para servir melhor a sociedade -por Fernando Valente Pimentel

Nesse contexto, a reforma administrativa que começa a ser discutida novamente no Congresso Nacional e no Executivo é tão necessária quanto as anteriores.
L
Programa Agora Tem Especialistas lança edital com 1.778 vagas

Programa Agora Tem Especialistas lança edital com 1.778 vagas

Ministério da saúde publicará nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025, o edital do programa agora tem especialistas, visando ampliar o número de médicos em regiões carentes e reduzir o tempo de espera.
L

Recebimento da Dispença de Licença Ambiental: G.M. DE OLIVEIRA NETO EIRELI

Dispensa de Licenciamento Nº 016.01318.007/2025-SUL
L
MPRO denuncia seis investigados na Operação Epimorfose por corrupção e lavagem de dinheiro em Candeias do Jamari

MPRO denuncia seis investigados na Operação Epimorfose por corrupção e lavagem de dinheiro em Candeias do Jamari

Acusados atuaram em esquema de propina envolvendo altos cargos da Prefeitura entre 2023 e 2024, segundo o Ministério Público de Rondônia.
L
OMC: Brasil defende soberania contra uso de tarifas

OMC: Brasil defende soberania contra uso de tarifas

Embaixador Philip Fox-Drummond Gough critica medidas unilaterais e defende a união de economias em desenvolvimento na OMC.
L

Requerimento da Certidão de Localização para uso e Ocupação do Solo: COMERCIO DE COMBUSTIVEIS SANTA FE LTDA

CERTIDÃO DE LOCALIZAÇÃO PARA USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
L
Arraial do Mercado Cultural anima Porto Velho nos dias 25 e 26 de julho

Arraial do Mercado Cultural anima Porto Velho nos dias 25 e 26 de julho

Arraial do Mercado Cultural terá entrada gratuita e programação cultural com quadrilhas e boi-bumbá
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental(LAS): T T DA SILVA GUIMARAES ALVES

Licença Ambiental Simplificada – LAS, nº 174 SOL/DLA
L
MPRO recebe mais de 3,5 mil manifestações no primeiro semestre de 2025

MPRO recebe mais de 3,5 mil manifestações no primeiro semestre de 2025

Improbidade, saúde e educação lideram demandas enviadas à Ouvidoria do Ministério Público de Rondônia, com destaque para atuação em Porto Velho e interior.
L
Ucrânia e Rússia: Nova rodada de negociações em Istambul

Ucrânia e Rússia: Nova rodada de negociações em Istambul

Negociações sobre cessar-fogo na Ucrânia buscam acordo, mas esperança é remota.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.