FRASE DO DIA:
“Só o petismo fanático vai chamar os 60% do povo brasileiro de fascista. Eu não.” – Ciro Gomes
1-Seguindo o líder I
O presidente Jair Messias Bolsonaro foi hoje às redes sociais e anunciou: “Nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, como foram nos últimos governos. Anunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. Qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade. Jair M. Bolsonaro – @jairbolsonaro -”.
Para ir fazendo as contas, quatro nomes já foram indicados: Paulo Guedes na Economia, Onyx Lorenzoni na Casa Civil e Augusto Heleno na Defesa e Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia. Fiquem de olho nas redes que vem mais aí…
Já tivemos o “presidente Bossa Nova”, Jânio Quadros, que enviava bilhetes aos seus auxiliares e que se ausentou em definitivo vítima de um porre homérico e histórico, o presidente que demitiu o ministro Cristovão Buarque por telefone e que está na cadeia, uma presidente que outorgou ao antecessor e ex-chefe as indicações ministeriais e que sofreu o impeachment, aqui o governador blogueiro Confúcio Moura, que aplicava passa-moleque no secretariado via blog, dentre outros. É uma questão de estilo ou falta dele… e é melhor Jair se acostumando. Novos tempos?
3-Passando o bastão
Um manual, “Guia informativo Simplificado para a Equipe de Transição”, ficará com a equipe de transição do Bolsonaro e traz informações sobre procedimentos corriqueiros, mas que podem criar embaraços aos novos navegantes do mar de Brasília. O uso de carro oficial é restrito a ministros, e há regras para celular funcional. Quem tem direito usa até o limite e paga o excedente.
O auxílio moradia diárias e passagens aéreas são restritos a um pequeno grupo e submetidos ao controle prévio. Além do manual preparado pelo gabinete da presidência da república do governo Temer, há um dossiê sobre o Brasil e o governo para facilitar a vida de quem chega para tocar o “bolicho”.
Ciro é um esperto animal político e mesmo sem cargo vê a chance de abrigar no PDT com a esquerda que sairá dos partidos nanicos pela cláusula de barreira. Só há um problema por ora: oposição a que ou a quem mesmo? Mas Ciro se arma…
5-Moro na área
O juiz Sergio Moro aceitou convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para o Ministério da Justiça. Será um novo ministério com mais atribuições que juntará áreas afins e que concentrará poderes maiores que os atuais. O juiz Sérgio Moro ao anunciar que aceitou o convite, afirmou que deixará a atividade jurisdicional de imediato.
O ruído das “izquierdas” será grande, o baticum dos bumbos do PT soarão, mas o importante é que a Lavajato que vinha sendo desmontada aos poucos ganha reforço.. Moro é o quinto ministro. Tremei bandidagem Tem Moro na área. Tem PF com Moro.
leoladeia@hotmail.com