TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

GOVERNO VAI INJETAR 875 MILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA ATÉ O FIM DO ANO, SÓ COM SALÁRIOS DOS SERVIDORES

O governador Daniel Pereira não caminha sobre as águas, mas tem feito milagre para conseguir manter o Estado nos trilhos das finanças e pagar as contas em dia.

Publicado em 

GOVERNO VAI INJETAR 875 MILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA ATÉ O FIM DO ANO, SÓ COM SALÁRIOS DOS SERVIDORES - News Rondônia

GOVERNO VAI INJETAR 875 MILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA ATÉ O FIM DO ANO, SÓ COM SALÁRIOS DOS SERVIDORES - News Rondônia

O governador Daniel Pereira não caminha sobre as águas, mas tem feito milagre para conseguir manter o Estado nos trilhos das finanças e pagar as contas em dia. Entra na cova dos leões todos os dias, como seu homônimo da Bíblia. Recebeu os cofres quase vazios. Não terá como concluir muitas obras que ficaram paradas, por falta e orçamento, mas ao menos poderá dar ótimas notícias ao funcionalismo e aos fornecedores. O salário de outubro já foi pago na terça, dia 23, uma semana antes do final do mês.  Perto de 250 milhões de reais injetados na economia do Estado. O dinheiro para novembro também está garantido e será pago, igualmente, antes do final do mês que vem. A segunda parcela do 13º salário sairá até de 10 de dezembro e o salário do último mês do ano – e do último mês de governo de Daniel – será pago até o dia 20. Portanto, daqui até o final do ano, façamos a conta, só de salários do funcionalismo: outubro (já pago), 250 milhões; novembro, mais 250 milhões; dezembro, 125 milhões do 13º, segunda parcela e mais 250 milhões do salário normal. Faça-se a conta. O total, até 20 de dezembro, será de mais ou menos 875 milhões de reais na nossa economia, apenas com o dinheiro dos salários dos servidores. Os fornecedores também vão receber uma grana preta. Daniel deixará o governo com seus principais compromissos em dia. Mesmo com todas as dificuldades, ele se saiu melhor que a encomenda. Pegou a reta final do segundo mandato de Confúcio Moura com muitos problemas pela frente. Teve que correr atrás da crise do Beron; bateu na mesa pela transposição dos servidores; foi a Brasília buscar recursos; renegociou, exigiu, defendeu o Estado com unhas e dentes. Mas, antes de tudo, foi um governante responsável e cuidadoso. Nada de fazer dívidas e deixar para o futuro Governador resolver. Nada de promessas que não poderia cumprir.

GOVERNO VAI INJETAR 875 MILHÕES DE REAIS NA ECONOMIA ATÉ O FIM DO ANO, SÓ COM SALÁRIOS DOS SERVIDORES - News Rondônia

Há ainda alguns pequenos sonhos que o agora Governador (que tem um grande futuro na vida pública rondoniense, sem dúvida) pretende realizar, antes de deixar o poder. Há vários exemplos, mas um é sintomático. Ele quer deixar funcionando, depois de muita gastança, de dinheiro desperdiçado e nenhum serviço prestado á comunidade, o Hospital de Guajará Mirim. Fala-se que a obra está totalmente pronta, mas não é bem assim. Faltam ainda alguns detalhes do acabamento. E não há nenhum dos equipamentos necessários. Somando tudo, dá cerca de uns 3 milhões de reais. Daniel tem corrido a Brasília, à busca de parte do dinheiro. O Estado vai entrar mais ou menos com 10 por cento desse valor. Há uma luta intensa para que, antes de passar o cargo ao seu sucessor, Daniel consiga deixar a obra pronta ou quase pronta. Com todos os recursos disponíveis. Parece pouco, mas não é. É uma conquista vital para aquela cidade, que tem enfrentado enormes problemas na área da saúde. O sapo no hospital será desenterrado. Daniel vai deixar o poder com um curto período de governo ilibado e ainda com sua marca. No geral, o cara está indo muito bem!

ROCHA ACUSA DOIS DEPUTADOS

Ele não deu nomes, mas denunciou. O coronel Marcos Rocha disse, em entrevista na quarta-feira, ao programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM, que pelo menos dois deputados eleitos podem perder seus mandatos e que, depois da eleição, ele vai processá-los. Chegou a afirmar que “poderá ter gente presa”.  Ao protestar contra-ataques que vem recebendo e taxando-os de “mentiras e invenções”, Rocha confirmou que já sabe de onde eles partem e disse claramente que ao menos dois parlamentares (não informou se são do grupo reeleito ou dos novos), já foram descobertos como mentores de ações que ele chama de criminosas contra ele e que “a composição da Assembleia Legislativa ainda vai mudar”, referindo-se, claro, ao fato de que os nomes a quem se referiu, sem citá-los, podem perder seus mandatos. Rocha foi muito duro quando se referiu ao que chamou de ataques covardes e deixou claro que não vai considerar o assunto encerrado, depois do domingo. Visivelmente magoado, o candidato do PSL, não deu mais detalhes, mas falou com todas as letras que o assunto ainda pode dar muito rolo. 

CONFRONTO NA TV RONDÔNIA

Qual a influência que o debate desta noite, na TV Rondônia/Globo terá sobre a definição do eleitorado para o voto do domingo? Logo depois da novela das oito, que começa às nove, Expedito Júnior e Marcos Rocha vão se enfrentar pela terceira vez, perante os telespectadores rondonienses, num debate de pelo menos uma hora e meia. O jornalista Wilson Kirsch, do Paraná, será novamente o mediador. Não que ele não tenha talento e competência, mas é uma pena que a emissora não prestigie sua equipe de apresentadores, que tem nomes dos mais respeitados, como Maríndia Moura, Ana Lídia Daibes, Carolina Brasil e outros talentos locais. Mas isso é outra história. Em relação ao debate, a menos de 60 horas do início da votação, não se sabe se ele terá ainda alguma influência, na medida em que seus resultados não teriam tempo hábil para chegar a todo o eleitorado. A menos que ocorra algo espetacular, inédito, em que um dos contendores consiga derrotar fragorosamente o outro, não dá para se esperar uma reviravolta no quadro que já está instalado. No primeiro debate, na Band, Expedito se saiu melhor. No outro, da SICTV/Record, foi pouco mais de morno, mas Marcos Rocha teve o trunfo de divulgar pesquisa do Ibope que lhe dava grande vantagem, durante o confronto. Na Globo, vamos ver agora o que vai dar…

BORDOADAS VERBAIS

Na política, as coisas se mexem de acordo com a mudança das nuvens. O que está aqui, agora, em pouco tempo já está lá, bem longe, quase do outro lado.  Por isso, não houve surpresa para a nova posição do deputado Léo Moraes, eleito como o mais votado para a Câmara Federal, em relação a Marcos Rocha. No ano passado, Léo fez um duro discurso contra Rocha, da tribuna da Assembleia, acusando-o de perseguir servidores da Sejus e outras cacetadas pesadas. Agora, na eleição, como Léo obviamente não apoiaria o tucano Expedito Júnior, aliado ao arquiadversário de Léo, o prefeito Hildon Chaves, o néo deputado federal anuncia que vai mesmo apoiar Marcos Rocha. Havia uma expectativa de o jovem parlamentar ficasse em cima do muro, mas ele afirmou, em entrevista aos Dinossauros, no programa Papo de Redação na TV, que, na política, não se pode lavar as mãos. Tem que ter posição, o que já é um bom diferencial. Portanto, Léo anunciou que vai apoiar Marcos Rocha. Aquele em que, lá atrás, ele deu umas boas bordoadas verbais…

O CRESCIMENTO DO FASCISMO

Durante vários anos, a corrupção dominou o Brasil. Desde que as coisas começaram a ser descobertas, se levantou apenas a ponta do tapete e a podridão começou a saltar para fora. Toda a quadrilha de Lula, sua turma e aliados, foi pega e, um a um, os bandidos foram sendo descobertos, processados e, muitos, começaram a cumprir pena. A começar pelo chefão, uma cabeça privilegiada, uma inteligência acima da média, mas usada para comandar o maior e mais estrondoso sistema de assalto aos cofres públicos da nossa história. Raramente, mas muito raramente, se ouviu alguém que tem ideologia assemelhada, ir à mídia para reclamar dos seus líderes; para exigir que todos os criminosos sejam exemplarmente punidos; para lamentar a corrupção que assumiu o poder como meta de governo. O que se ouviu foi o contrário. “Golpe! ”. “Lula Livre! ” e por aí vai. Agora não. Agora quem acha que o país está melhorando, quem quer se ver livre dessa súcia, que o dicionário diz ser “reunião de indivíduos de má índole ou de má fama; malta, bando”, é chamado de fascista, nazista, antidemocrata e por aí vai. Até em Porto Velho já tem encontros para discutir o crescimento do fascismo no país. As mesmas pessoas que promovem e participam esses eventos, tanto aqui como em outras regiões, não se reuniam para pedir um Brasil contra os corruptos e contra esses vagabundos, que quase nos destruíram. Para eles, a hipocrisia e a ideologia andam lado a lado. Lamentável!

O FENÔMENO CRISTIANE

Há que se ficar de olho numa jovem, que está fazendo sucesso na política rondoniense e, principalmente, na Capital. Ela surgiu como uma coadjuvante, para disputar uma cadeira de vereadora em Porto Velho. Conhecida apenas por seu público de TV, Cristiane Lopes parecia que iria entrar apenas participar do pleito, compondo a cota feminina do PP, seu partido. Quando as urnas se abriram e ela conquistou quase 2.900 votos, sendo a décima mais votada, ficou claro que todas as previsões de uma atuação secundária estavam indo por água abaixo. Com menos de dois anos de mandato, Cristiane foi convocada de novo. Seu partido a queria para disputar primeiro uma vaga a deputada estadual, mas, depois de nova análise, para concorrer à Câmara Federal, no sentido de fortalecer a legenda e a coligação. Novamente, Cristiane iria quase como um personagem secundário, já que a maior preocupação do partido era a eleição de Jaqueline Cassol, irmã do ex governador e senador Ivo Cassol. Para Jaqueline, tudo deu certo, porque ele foi eleito com mais de 34 mil votos. Mas deu errado para Cristiane? Claro que não! Sem poderio econômico, sem grana, sem uma grande estrutura, gastando principalmente sola de sapato e conversa, ela fez nada menos do que 20.350 votos. Afora os eleitos, foi a quarta mais votada, numa performance digna de grandes políticos. A partir de agora, não há mais dúvida. Ao se falar em eleição, em Porto Velho, que se fale, antes de tudo, em Cristiane Lopes. Ela tem talento, trabalho e… muito voto!

SUÁSTICA FOI AUTOMUTILAÇÃO

Automutilação. Essa é a principal hipótese da conclusão da polícia gaúcha, no caso de uma jovem que denunciou que teria sido atacada por partidários de Jair Bolsonaro, que teriam usado uma faca para desenhar uma suástica na sua barriga, em Porto Alegre. Segundo laudo pericial, a jovem fez uma falsa comunicação de crime e será indiciada por isso. De acordo com o delegado, mais de 20 pessoas foram ouvidas na região. "Na área que ela percorreu, identificamos 12 câmeras, uma visão muito boa, ela não aparece, tampouco alguma agressão. Ela cometeu um delito de pequeno poder ofensivo, a pena é de seis meses a um ano. Vamos indiciá-la pela falsa comunicação e encaminhar o assunto ao Judiciário! ”. A mulher, que virou notícia nacional e em muitos jornais do mundo, tem problemas emocionais e está em tratamento psicológico há longo tempo. A mídia que apoia irrestritamente o candidato de esquerda Fernando Haddad, utilizou o episódio fartamente, sem esperar o fim das investigações, denunciando “os fascistas raivosos” pelo atentado, que, segundo a polícia, nunca aconteceu. Até ontem, pelo menos, poucos veículos entre os que denunciaram o caso o desmentiram ou divulgaram o resultado do inquérito. A exceção foi o site G1, da Globo.

´PERGUNTINHA'

A partir desta quinta-feira, quando terminar o horário eleitoral gratuito, você vai sentir muita falta dele ou vai soltar uma caixa de fogos, para comemorar que só terá que suportá-lo de novo daqui a dois anos, na eleição municipal?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Países da América Latina e Espanha defendem democracia e multilateralismo

Países da América Latina e Espanha defendem democracia e multilateralismo

Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha reforçam compromisso com a defesa democrática em reunião de alto nível em Santiago.
L

TCE Rondônia fiscaliza hospital e unidades de saúde em Monte Negro com foco no cidadão

Auditoria técnica e escuta humanizada marcam ação do TCE Rondônia em Monte Negro, visando melhorias no atendimento e nas condições de trabalho na saúde pública
L
Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar uso de Redes Sociais

Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar uso de Redes Sociais

Ex-presidente Jair Bolsonaro é advertido pelo ministro Alexandre de Moraes após exibição de tornozeleira eletrônica em perfis online.
L
Moraes determina bloqueio de contas e bens de Eduardo Bolsonaro

Moraes determina bloqueio de contas e bens de Eduardo Bolsonaro

Medida cautelar do STF impede transações financeiras do parlamentar, que reside nos Estados Unidos.
L
Lula alerta risco à democracia, comparando ao Nazismo

Lula alerta risco à democracia, comparando ao Nazismo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aborda extremismo na política após encontro de chefes de Estado no Chile.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Filme "A cidade que não existe mais" resgata origem do primeiro município de Rondônia

Filme A cidade que não existe mais resgata origem do primeiro município de Rondônia

Longa baseado em livro de Júlio Olivar revive a história de Santo Antônio do Rio Madeira, extinto em 1945, com estreia prevista para dezembro de 2025.
L
INSS: Reembolso de descontos ilegais começa nesta quinta-feira

INSS: Reembolso de descontos ilegais começa nesta quinta-feira

Devolução será feita a partir de 24 de julho para quem aderiu ao acordo, com pagamento em parcela única e corrigida pelo IPCA.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L

Com frase de apoio à reconstrução da BR-319, o time do Manaus Futebol Clube venceu o Humaitá

Sob o comando de Renatinho Potiguar, o time ‘Gavião do Norte’ entrou em campo com uma camisa que demonstrava apoio à reconstrução da rodovia que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM)
L

Cantor Roberto Carlos fará apresentação no Acre

O governador Gladson Cameli confirmou a presença do rei. O titular da pasta acriana, também informou que o show ocorrerá no dia 28 de março de 2026 em comemoração ao dia do servidor público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L

POLÍTICA

PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

Licença do deputado do PL terminou e partido alega “ações hostis” nos EUA.
L

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica e declara: “O que vale para mim é a lei de Deus”

Ex-presidente afirma que dispositivo é símbolo de “máxima humilhação” e reforça sua posição de inocência diante de medidas cautelares do STF
L
Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Deputado Coronel Chrisóstomo PL esteve com colegas no retorno às atividades na Câmara em defesa de Jair Bolsonaro e da liberdade de expressão.
L
Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Obra atendeu pedido da vereadora Celma, encaminhado por Lebrinha ao Governo do Estado, e melhora tráfego, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora entrega de leitos de UTI e nefrologia no hospital regional e defende mais policiamento para Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é preso furtando barras de chocolate e cosméticos em supermercado

Ladrão é preso furtando barras de chocolate e cosméticos em supermercado

Segundo a PM, o fiscal da loja flagrou o suspeito tentando deixar o estabelecimento comercial sem pagar por alguns produtos.
10
Mulher derrapa na pista e sofre violenta queda de moto na Zona Leste; fraturou uma das pernas

Mulher derrapa na pista e sofre violenta queda de moto na Zona Leste; fraturou uma das pernas

Populares que passavam no local ampararam a vítima até a chegada do socorro.
14

Criminoso acusado de atirar em sgt aposentado é baleado em confronto com BPTAR

Troca de tiros aconteceu no bairro Nova Floresta; suspeito tinha mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio em Candeias do Jamari.
14
Motociclista corta pescoço em grave acidente com caminhonete na capital

Motociclista corta pescoço em grave acidente com caminhonete na capital

Colisão ocorreu na noite desta segunda-feira (21) na Avenida Raimundo Cantuária; vítima do acidente com motociclista Porto Velho foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de idoso é encontrado boiando nas águas do Rio Candeias

Corpo de idoso é encontrado boiando nas águas do Rio Candeias

De acordo com a perícia, a vítima não apresenta sinais de violência, e provavelmente morreu afogado neste último final de semana.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo autoriza Conab a comprar fécula e farinha de mandioca da safra 2025

Preços das hortaliças caem no atacado com boa oferta, aponta Conab

Cebola, cenoura, batata e outras hortaliças registraram queda de preços em centrais de abastecimento de todo o país, segundo o novo boletim Prohort da Conab
L
Dólar cai e Bolsa sobe em dia de alívio no mercado

Dólar cai e Bolsa sobe em dia de alívio no mercado

A moeda americana encerra a segunda-feira a R$ 5,56, enquanto o Ibovespa recupera os 134 mil pontos.
L
Bolsa Família: Caixa realiza pagamento para NIS Final 3 nesta terça-feira

Bolsa Família: Caixa realiza pagamento para NIS Final 3 nesta terça-feira

Beneficiários com NIS de final 3 recebem parcela de julho do Bolsa Família, com valor médio de R$ 671,52 e adicionais.
L
Mercado Financeiro reduz previsão de inflação para 5,1% em 2025

Mercado Financeiro reduz previsão de inflação para 5,1% em 2025

Estimativa para o IPCA cai pela oitava vez consecutiva, enquanto a projeção para o PIB se mantém em 2,23%.
L
Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões nesta terça-feira

Concurso 2.891 da Mega-Sena pode pagar prêmio milionário; apostas encerram às 19h.
L
Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad

Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad

Ministro da Fazenda assegura que governo manterá o diálogo e prepara planos de contingência, mesmo com a iminência de tarifa de 50%.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Anvisa proíbe venda de medicamentos e complementos alimentares

Falta de registro, autorização e falsificação motivam apreensão de produtos como Xarope da Vovó e Dysport.
L
Embaixador nega viagem de Filipe Martins com Bolsonaro aos EUA em 2022

Embaixador nega viagem de Filipe Martins com Bolsonaro aos EUA em 2022

André Chermont depôs no STF e confirmou que ex-assessor não embarcou no avião presidencial.
L
Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Maternidade na Adolescência: 1 em cada 23 jovens torna-se mãe por ano

Estudo revela que taxas em um a cada cinco municípios brasileiros são comparáveis às de países mais pobres, evidenciando falha sistêmica.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): ALINE DE F MANGUEIRA

Licença Ambiental Simplificada
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.