SÁBADO, 26/07/2025

O TÊNUE FIO DA ESPADA ROMPEU, TSE MANDA ACIR PARAR CAMPANHA E O TIRA DA ELEIÇÃO

A Espada de Demóstenes estava próxima à cabeça da candidatura do senador Acir Gurgacz já há alguns meses. Ele continuava usufruindo dos direitos de concorrer, mas sob liminar.

Publicado em 

O TÊNUE FIO DA ESPADA ROMPEU, TSE MANDA ACIR PARAR CAMPANHA E O TIRA DA ELEIÇÃO - News Rondônia

O TÊNUE FIO DA ESPADA ROMPEU, TSE MANDA ACIR PARAR CAMPANHA E O TIRA DA ELEIÇÃO - News Rondônia

A Espada de Demóstenes estava próxima à cabeça da candidatura do senador Acir Gurgacz já há alguns meses. Ele continuava usufruindo dos direitos de concorrer, mas sob liminar. Nunca achou possível que o tênue fio que sustentava a afiada espada, tal qual a lenda grega, estava prestes a se romper, embora todos a seu redor tivessem certeza de que isso iria acontecer. Sem entrar no mérito da condenação no STF (que Acir e todos os que o seguem consideram uma inominável injustiça), a verdade é que, desde que sofreu uma condenação de um colegiado, ele estava incurso na Lei da Ficha Limpa. Mesmo que o caso que originou a condenação nada tivesse a ver com eleição, a lei não discrimina os casos dessa forma. Diz apenas que, se condenado em segunda instância, o réu não poderá disputar eleição. Os motivos são muito diferentes, é claro e têm pouca coisa a ver um com o outro. Mas foi a essa a lei que afastou a possibilidade de Lula ser candidato, mesmo preso. Não foi sua condenação a mais de 12 anos de cadeia que tirou o ex Preesidente da disputa. Foi a Lei da Ficha Limpa. Claro que a eleição rondoniense perde muito com a ausência de Acir, um nome de peso, com uma longa história de serviços prestados ao Estado. É bom ressaltar que ele ainda tem um último recurso, chamado de Agravo Regimental, para que o seu caso seja julgado pelo Pleno do TSE. Mas, como disse um conhecido advogado especializado na legislação eleitoral, “até lá Inês está morta e fedendo!”. A decisão monocrática do ministro Jorge Mussi, determina não só o fim da campanha de Acir como, ainda, que ele não receba mais recursos públicos, do Fundo Eleitoral, para qualquer gasto pelo agora ex candidato. O TRE oficiou às emissoras de rádio e TV para tirar a propaganda dele do ar, no último dia, nesta quinta. É uma pá de cal numa candidatura viável, mas que desde o início esteve sob o risco de ser atingida pela Espada de Demóstenes, aquela que Dionísio, o Velho, colocou sobre a cabeça do seu antes aliado, para mostrar a ele os riscos de viver sob o poder. 

O TÊNUE FIO DA ESPADA ROMPEU, TSE MANDA ACIR PARAR CAMPANHA E O TIRA DA ELEIÇÃO - News Rondônia

Agora, a eleição estadual está perto das mãos de duas tradicionais lideranças políticas. De um lado, o ex senador e ex deputado federal Expedito Júnior, em sua segunda tentativa de chegar ao governo, representando o PSDB e outros partidos menores. Do outro, Maurão de Carvalho, há mais de duas décadas e meia na política, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e que representa o MDB e vários outros grupos aliados. Qual dos dois chegará lá? Pode haver alguma surpresa e algum representante dos nanicos que estão na briga subirem, com a saída de Acir? Pouquíssimo provável, mas não impossível. Aliás, em eleição tudo pode acontecer. Mas milagre é muito raro. Domingo à noite saberemos o que dirão as urnas. Até lá, só expectativa.

ÚLTIMAS TENTATIVAS

Os advogados de Acir Gurgacz, poucas horas depois da decisão monocrática do ministro Mussi, do TSE, anunciaram que vão recorrer da decisão e que Acir continuará na campanha, sob liminar.  O advogado Nelson Canedo chegou a afirmar ao site Rondoniagora, que “são nulas as chances de Acir desistir da disputa, mesmo com a essa nova decisão”. A defesa do senador deve impetrar um agravo contra a posição monocrática do ministro Mussi, pedindo a revisão imediata e o julgamento do caso pelo plenário. Serão os últimos passos, que ainda podem ser dados, na tentativa de modificar uma decisão que, segundo advogados especialistas na área, dificilmente será julgada novamente tão cedo. Mas, é claro, enquanto há vida, há esperança. Os advogados de Gurgacz buscam todas as alternativas possíveis para tentar mantê-lo na disputa. As chances são pequenas, muito pequenas, mas que as há, ainda as há!

CAFÉ NO BULE!

São dois dias dos mais decisivos. Embora a tendência é de que haverá segundo turno tanto para a eleição presidencial quanto na disputa pelo Governo de Rondônia, no final das próximas 72 horas, ao menos já se saberá quem serão nossos representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. Na disputa pelo comando do país, ainda há, entre os simpatizantes de Jair Bolsonaro, o sentimento de que ele poderá ser eleito nesse domingo, em primeiro turno. É pouco provável, mas não impossível. Já por aqui, pelas pesquisas há muito pouca dúvida, depois de Acir Gugacz sair do páreo, de que haverá um segundo turno muito complicado, entre Expedito Júnior, do PSDB e Maurão de Carvalho, do MDB. Com relação ao Senado, os levantamentos dos institutos de pesquisas apontam que Confúcio Moura será dono da primeira vaga e que, ao menos até agora, Valdir Raupp está à frente na segunda cadeira. Pelo menos quatro candidatos vêm nos calcanhares dele (Marcos Rogério, Carlos Magno, Fátima Cleide e Jesualdo Pires). A Hora H está chegando. Como diz o apresentador Ratinho, é hora de ver quem tem café no bule!

IBOPE TRAZ NOVOS NÚMEROS

O Ibope deve divulgar nesta sexta, se não houver mudança de planos, a última pesquisa em Rondônia, tanto para o Governo quanto para o Senado. O nome de Acir Gurgacz ainda estará nela, já que a decisão de o tirar da disputa só saiu na manhã desta quinta, quando o levantamento já havia sido concluído. A expectativa é se o instituto contratado pela Globo terá números muito diferentes do que apresentou o do Real Time/Big Data, divulgado na terça à noite, que indicou um segundo turno muito apertado entre Expedito e Maurão ou se confirmará esse quadro. Para o Senado, a dúvida é se os demais concorrentes ainda têm chance de alcançar Valdir Raupp, o segundo colocado em todas as pesquisas. O número de votos brancos e nulos e o de indecisos também será fundamental, para se saber o contexto todo do que se poderá esperar da eleição do domingo. Em relação à disputa presidencial, o Big Data apontou Jair Bolsonaro com 41 pontos e Haddad com apenas 14. Os demais estão bem atrás. A tendência é que tal quadro seja confirmado também no Ibope, porque no Estado todo é clara a enorme vantagem do Capitão sobre o petista. Ciro Gomes ainda aparece em terceiro, com 11 pontos. Os demais, nunca passaram de um dígito na corrida presidencial, entre os rondonienses.

ALGUNS NÚMEROS DA ELEIÇÃO

Estão aptos a votarem neste domingo, nas 52 cidades rondonienses, nada menos do que 1.175.733 eleitores. Há uma maioria de mulheres (elas somam 11.635 a mais que os homens): 593.684 contra 582.049 deles. Desse número, nada menos do que 967.396 eleitores irão votar pelo sistema de biometria, presente em 36 cidades rondonienses. Das eleições de 2014 para esse ano, foram inscritos 48.579 eleitores nesse novo sistema. Além disso, cerca de cinco mil urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição deste domingo e a previsão é de que por volta das 21 horas de domingo, caso não haja nenhum contratempo, todos os votos tenham sido computados e os resultados da votação sejam finalizados. Em todo o Estado, haverá 4.178 seções eleitorais, a maioria delas, é claro, em Porto Velho, onde está concentrado o maior número, com 334.529 eleitores. Cada seção terá quatro mesários, ou seja, em todo o Estado, atuarão, durante todo o domingo, algo em torno de 16.800 pessoas, entre convocados e voluntários. A Justiça Eleitoral incentiva o eleitor e levar sua “cola” com nome e número dos seus candidatos, embora não possam mostrar para ninguém e apenas usá-la quando estiver na urna, para votar.

AÍ VEM O NOVO PADRÃO!

Dez anos depois, ainda na semana de aniversário de Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves anunciou uma obra esperada há mais de uma década: a reforma do complexo do Colégio Padrão, atirada ao mato e às traças há longo tempo. Ao custo de mais de 3 milhões e 300 mil reais, toda a área de mais de 26 mil metros quadrados, será revitalizada, incluindo a construção de um campo de futebol, pista e atletismo, arquibancada para mil pessoas no ginásio esportivo e muitos outros avanços. Hildon elogiou sua equipe da Secretaria de Esportes, destacando a ex secretária Ivonete Gomes, pela longa batalha que ela teve até conseguir os recursos, via emenda parlamentar da deputada Mariana Carvalho, para que o investimento fosse possível. “Assinamos a ordem de serviço com muita alegria, porque essa obra é um sonho antigo e muitos não acreditavam que iria acontecer. Graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos tudo saiu do papel”, disse o Prefeito, na solenidade. A obra está prevista em estar concluída em oito meses.

AS ESTRELAS NÃO FORAM

O último debate entre os candidatos ao Governo do Estado, realizado nesta quarta, a partir do meio dia, pela TV Meridional/Band, mediado pelo jornalista Márcio Campos, da Band de São Paulo. Os principais candidatos não apareceram. Maurão de Carvalho e Expedito Júnior alegaram ter compromissos anteriores, que não poderiam ser descumpridos. Acir Gurgacz também decidiu não comparecer, não se sabe se o motivo foi a decisão do TSE de mandar parar sua campanha, horas antes. O Comendador Queiroz, do nanico PMB, também não esteve no confronto. Participaram apenas os candidatos que, afora o Comendador, estão bem lá atrás, em todas as pesquisas. Vinicius Miguel (Rede), Coronel Marcos Rocha (PSL), Pedro Nazareno (PSTU), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Coronel Charlon responderam às perguntas e também tiveram confrontos diretos. Obviamente que sem as principais candidaturas ao Governo, o debate ficou extremamente fragilizado. Transmitido apenas para Porto Velho, a audiência ficou restrita, embora a reprodução pela internet e redes sociais tenha multiplicado o número de espectadores. Contudo, ele ficou muito longe dos principais encontros, quando Expedito, Maurão e Acir participaram, embora a emissora tenha marcado presença na eleição estadual.

PERGUNTINHAS

Você tem ideia das principais propostas do seu candidato ou vai votar apenas porque o conhece e acha que ele é bonzinho? E que pode lhe conseguir algum benefício pessoal, se eleito?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia sobe para segundo lugar entre os estados que mais devem crescer o PIB em 2025

Rondônia sobe para segundo lugar entre os estados que mais devem crescer o PIB em 2025

Projeção aponta avanço de 5,5% no Produto Interno Bruto de Rondônia em 2025, reforçando geração de empregos, exportações e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia entrega kits profissionais e certificados a 38 alunos do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de Rondônia entrega kits profissionais e certificados a 38 alunos do programa Vencer em Ji-Paraná

Além dos kits de trabalho, concluintes dos cursos de Mecânico, Mestre de Obras e Maquiador receberam certificação; inscrições para nova etapa seguem até 31 de julho.
L

Priscila Franco fala sobre independência feminina e empreendedorismo no Giro News

No Giro News, a empresária e consultora de imagem Priscila Franco compartilhou sua história de superação e incentivou mulheres a conquistarem sua independência por meio do empreendedorismo
L
Ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e PcD no Porto Velho Shopping encerra sábado

Ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e PcD no Porto Velho Shopping encerra sábado

Mais de 300 pessoas já foram atendidas na ação da Semtran, que entrega na hora a credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
L

Odaísa Fernandes relembra trajetória política e recebe homenagens no Enfoco Podcast

A ex-vice-governadora de Rondônia emocionou o público ao compartilhar sua história de superação e carreira política, com participações especiais da família e ex-colegas de parlamento
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo em Porto Velho exibe Quarteto Fantástico, Superman, Smurfs e mais estreias neste fim de semana

Sessões com filmes como Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Superman (2025) e Smurfs estão em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com programação atualizada até 01 de agosto
L

Unidos pela fé e pelo ativismo, Txai Suruí e Thiago Guarani se casaram em São Paulo em uma cerimônia íntima, com rituais tradicionais dos povos indígenas

Casados, os noivos receberam os conselhos e votos de responsabilidade, além do compromisso de ambos em proteger o planeta.
L

Sexta com sabor: promoção rende kit de biscoitos Rancheiro para participante sorteada

Veja quem levou o presente da semana.
L

Cinema liberado: já temos vencedora da promoção da semana do Cine Araújo

Confira quem levou os ingressos desta semana!
L

Amazônia, Gente e Juistiça | Entrevista: Otacílio Moreira

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira, às 18h, recebe Otacílio Moreira de Carvalho, economista, professor da UNIR e presidente do Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Rondônia. Com ampla trajetória acadêmica e sindical, Otacílio possui doutorado pela USP, é mestre em Administração pela UNIR e também atua como vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Programa beneficiará 49 territórios em 32 municípios de 12 estados, com foco em habitação, infraestrutura e trabalho social.
L
Projeto de bloqueteamento no Bumbódromo avança após indicação da deputada Dra. Taíssa Sousa em Guajará-Mirim

Projeto de bloqueteamento no Bumbódromo avança após indicação da deputada Dra. Taíssa Sousa em Guajará-Mirim

Parceria entre deputada Dra. Taíssa Sousa, Governo de RO e SEOSP garante início das obras no Bumbódromo, fortalecendo o Festival Duelo na Fronteira.
L
Concurso Leiteiro 2025 em Ariquemes é garantido com emenda de R$ 150 mil do deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 em Ariquemes é garantido com emenda de R$ 150 mil do deputado Alex Redano

Emenda de Alex Redano assegura estrutura, premiação e valorização da pecuária leiteira em Ariquemes, fortalecendo produtores do Vale do Jamari.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista realiza conversão em local proibido e motoqueira de 16 anos sofre acidente

Motorista realiza conversão em local proibido e motoqueira de 16 anos sofre acidente

A adolescente sofreu escoriações pelo corpo e foi socorrida por uma ambulância do SAMU ao hospital.
10
Polícia Civil de Rondônia cumpre mandado de prisão por homicídio no Trânsito

Polícia Civil de Rondônia cumpre mandado de prisão por homicídio no Trânsito

A ordem judicial foi expedida no âmbito de investigação conduzida pela Polícia Civil, que apurou as circunstâncias do delito, em decorrência da conduta praticada pelo infrator.
10
Jovem espanca a tia depois de receber proposta de emprego

Jovem espanca a tia depois de receber proposta de emprego em Porto Velho

Segundo o apurado pela PM, a mulher foi até o sobrinho, para informar que ele havia recebido uma proposta de emprego, momento que o suspeito ficou enfurecido e passou a espancar a vítima com socos no rosto e chutes no estômago.
14
Câmera registra ataque que deixou apenado baleado na Imigrantes

Câmera registra ataque que deixou apenado baleado na Imigrantes

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o apenado está sentado em frente de um comércio, em seguida, passa um indivíduo de bicicleta.
16
Jovem pede ajuda em batalhão da PM após ser agredido a pauladas por dono de lava-jato

Jovem pede ajuda em batalhão da PM após ser agredido a pauladas por dono de lava-jato

O rapaz contou que foi cobrar uma dívida em um lava-jato, quando foi surpreendido pelo dono que estava armado com um pedaço de madeira, e atacou a vítima com várias pauladas pelo corpo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O réu foi julgado pela "Chacina de Itabirito" no 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Homem é condenado a mais de 125 anos de prisão por crimes em Itabirito-MG

“Chacina de Itabirito” ocorreu em 2020 e julgamento foi desaforado para BH
10

Enem 2025: Rondônia contabiliza mais de 46 mil inscritos

Nesta edição, 83,37% dos 21.927 concluintes do ensino médio da rede pública de Rondônia confirmaram a participação. Exame registrou 4,8 milhões de inscritos no país, um aumento de mais de 38% em relação a 2022
L
TCE-RO e MPC impulsionam recuperação da Bacia do Rio Palmeiras com ações sustentáveis em Espigão do Oeste

TCE-RO e MPC impulsionam recuperação da Bacia do Rio Palmeiras com ações sustentáveis em Espigão do Oeste

Visita técnica reúne órgãos públicos, produtores e entidades para avançar em projeto de desenvolvimento regional e preservação hídrica.
L
Senadores dos EUA criticam "abuso de poder" de Trump contra o Brasil

Senadores dos EUA criticam “abuso de poder” de Trump contra o Brasil

Grupo de 11 democratas pede fim do tarifaço e aponta riscos econômicos, geopolíticos e interferência indevida no Judiciário brasileiro.
L
SENAR-RO abre credenciamento para profissionais prestarem Assistência Técnica e Gerencial em Rondônia

SENAR-RO abre credenciamento para profissionais prestarem Assistência Técnica e Gerencial em Rondônia

Edital busca formar cadastro de técnicos para atuação em todos os municípios do estado, com inscrições abertas até 31 de agosto.
L
Preço do café para o consumidor cai pela 1ª vez em um ano e meio

Preço do café para o consumidor cai pela 1ª vez em um ano e meio

A bebida registrou queda de 0,36% na prévia da inflação de julho, marcando o fim de 18 meses consecutivos de alta.
L
Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Reservas brasileiras chamam atenção de Trump em meio a tarifaço dos EUA. País tem riqueza estratégica no subsolo, mas ainda exporta matéria-prima bruta e vê China dominar o mercado global.
L
Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 5,1 bilhões em junho

Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 5,1 bilhões em junho

Resultado negativo é 50% maior que no ano passado e o pior para o mês em 11 anos, impulsionado por gastos de brasileiros no exterior e renda primária.
L
Marina Silva defende mudanças "estruturais" em PL do licenciamento ambiental

Marina Silva defende mudanças “estruturais” em PL do licenciamento ambiental

Ministra alerta para a “demolição” da legislação brasileira se o projeto for sancionado, destacando riscos econômicos e ambientais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.