SEGUNDA-FEIRA, 16/06/2025

LENHA NA FOGUEIRA: DEBATE SOBRE O ASSUNTO ESPECÍFICO CULTURA

A Federação das Escolas de Samba - FESEC em parceria com a Federação de Grupos Folclóricos – FEDERON convidou todos os candidatos a participarem de debate sobre o assunto específico cultura e só compareceram a Luciana Oliveira, Carlinhos Camurça, Júlio Siqueira e mais uns dois.

Publicado em 

LENHA NA FOGUEIRA: DEBATE SOBRE O ASSUNTO ESPECÍFICO CULTURA - News Rondônia

A Federação das Escolas de Samba – FESEC em parceria com a Federação de Grupos Folclóricos – FEDERON convidou todos os candidatos a participarem de debate sobre o assunto específico cultura e só compareceram a Luciana Oliveira, Carlinhos Camurça, Júlio Siqueira e mais uns dois.

Todos candidatos a deputado estadual. Nenhum candidato a federal compareceu, nem ao governo e tão pouco ao senado. Sabem por que?

LENHA NA FOGUEIRA: DEBATE SOBRE O ASSUNTO ESPECÍFICO CULTURA - News Rondônia

Porque salvo raríssimas exceções, nenhum candidato tem cabedal para discutir cultura com integrantes de qualquer movimento cultural. É tudo analfabeto quando o assunto é cultura e patrimônio histórico.

Não é de se estranhar a ausência de candidatos que se dizem defensores das nossas tradições culturais e até conseguiram na eleição passada, votação expressiva. O negócio é contar história fiada e nada mais.

Quando um assessor do prefeito de Porto Velho, não estou dizendo que é assessor da prefeitura e sim do prefeito, utiliza as redes sociais, para dizer que não acha relevante ou de grande importância, as reivindicações dos militantes da cultura popular que fazem parte da Federon e da Guarnecer, quanto a pintura de dois bumbás no viaduto dá três e meio que não tem nada a ver com a nossa cultura popular. Dar para perceber aonde estamos metidos.

Depois reclamam do Professor Nazareno. O culpado das críticas que ele publica são nossos representantes no executivo, legislativo mirim e Assembleia Legislativa. Não teve um vereador e nenhum deputado estadual que levantasse a voz em defesa dos nossos costumes e tradições. O cara vem da casa do “crica” ganha nosso dinheiro e pinta os bois de outro município/cidade e o assessor almofadinha diz que não ver relevância na exigência dos folcloristas de Porto Velho.

Aí, as federações dos dois maiores movimentos culturais de Porto Velho, convoca para uma reunião cujo objetivo, foi discutir o que deve ser discutido na próxima legislatura, sobre a cultura popular em Rondônia e poucos comparecem.

Com certeza os envolvidos com a cultura local, já sabem em quem vão votar e recomendar seus filiados em quem votar no dia 7 de outubro.

Quem não foi, com certeza, não será lembrando na cabine de votação pelos militantes dos movimentos culturais em Porto Velho.

O positivo, foi que, pela primeira vez, vimos os dirigentes de grupos de quadrilhas bois bumbás juntos com os dirigentes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Vale lembrar que essas entidades congregam em suas fileiras, mais de dez mil integrantes. É uma boa quantidade de votos.

Por falar em cultura, na próxima terça feira 02, Porto Velho completa 104 anos de criação e para comemorar a data, a prefeitura via Funcultural vai realizar uma grande festa no Calçadão Manelão a partir das 16 horas.

O mais legal dessa festa, é que a Funcultural resolveu homenagear o melhor tocador de sanfona de toda Rondônia, meu amigo e parceiro Zezinho dos Cobras.

Zezinho é o líder da nossa melhor Banda de Forró “Os Cobras do Forró”, banda que enquanto esteve em atividade levou o nome de Porto Velho e de Rondônia para todo o Brasil.

Para prestar homenagem ao Zezinho, Ocampo e sua equipe da Funcultural convocou as melhores bandas do gênero e os melhores cantores para fazer parte do show.

Nesse dia o Tacaca Musical marca presença com as melhores tacacazeiras de Porto Velho servido não só o delicioso tacaca na cuia, como vatapá, galinha picante, arroz paraense e farofa de camarão. Vamos prestigiar a homenagem ao Zezinho dos Cobras.

Amanhã não tem a coluna, pois estarei em Costa Marques cobrindo o Festival de Praia e de Pesca!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DrogaVET transforma o cuidado com pets em Porto Velho

Farmácia veterinária aposta em personalização, tecnologia e amor pelos animais para se destacar no mercado
L

Idosos recebem atendimento de saúde em ação promovida pela Prefeitura na Paróquia São Luiz Gonzaga

Programação dispôs de aferição da pressão arterial, testes de glicemia, entre outros serviços.
L

Mais de 1.300 veículos conservados estão à venda em cinco leilões do Detran-RO; saiba como participar

Os veículos disponíveis nos certames estão disponibilizados em diversas cidades do estado, listadas nos editais publicados no site do Detran-RO.
L

Governo de RO e prefeitura promovem ação de regularização fundiária no núcleo 10 de Junho, em Porto Velho

A ação atendeu 155 famílias de baixa renda do núcleo urbano 10 de Junho, no Bairro Três Marias, em Porto Velho, com a regularização do imóvel totalmente de graça.
L

Transformação digital impulsiona segurança e facilita acesso aos serviços do Detran em Rondônia

Entre as inovações estão câmeras de leitura automática, capazes de identificar veículos com restrições de roubo ou furto em tempo real.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

RondônCAP: Saveiro com Biz e muitos iPhones marcaram o sorteio especial dos Namorados

Resultado já saiu! Veja quem levou os prêmios nesta edição temática de junho
L
Agenda News: Bolos Juninos da Vó Alzira – Tradição e sabor para um arraiá completo

Agenda News: Bolos Juninos da Vó Alzira – Tradição e sabor para um arraiá completo

Com sabores clássicos e receitas cheias de carinho, a Fábrica de Bolo Vó Alzira torna a festa de São João ainda mais especial. Praticidade, qualidade e aquele gostinho irresistível esperam por você!
L
Comitiva de Políticos Brasileiros deixa Israel e chega à Jordânia; Marcos Rocha não está no grupo

Comitiva de Políticos Brasileiros deixa Israel e chega à Jordânia; Marcos Rocha não está no grupo

A entidade, não especificou quem são os integrantes desta comitiva. O grupo cruzou a fronteira terrestre de ônibus e planeja embarcar em um jato particular rumo ao Brasil.
L
Deputados debatem derrubada de regra do governo que exige acordo para trabalho em feriados

Deputados debatem derrubada de regra do governo que exige acordo para trabalho em feriados

A portaria 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego, busca anular uma regra do governo anterior que desobrigava essa negociação.
L

Alyson Rover: a força jovem que movimenta o agro em Rondônia

Empresário compartilha sua trajetória e revela como a Rover se tornou referência em distribuição e impacto social na região
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente da Alero participa das celebrações do aniversário de Ouro Preto durante etapa estadual de Motocross

“É uma grande alegria ver o motocross de volta a Ouro Preto que representa muito mais que esporte: é cultura, lazer e geração de renda para a população”, diz Alex Redano.
L

Sílvia Cristina finaliza entrega de motocicletas aos Agentes Comunitários de Saúde de São Francisco do Guaporé

São 22 veículos entregues no total, que passam a ser utilizados nas ações dos profissionais.
L

Pedro Fernandes defende regularização fundiária e união de estados em reunião do Parlamento Amazônico

O deputado também se solidarizou com os moradores da região conhecida como Soldado da Borracha, que receberam terras como forma de integrar a Amazônia ao restante do país.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega simbólica de ambulância ao Hospital Municipal de Colorado do Oeste 

Deputado Coronel Chrisóstomo participa de entrega simbólica de ambulância ao Hospital Municipal de Colorado do Oeste 

Veículo foi adquirido com R$ 249.321,00 de emenda parlamentar destinada pelo deputado em 2021; parlamentar também anunciou R$ 400 mil para a próxima edição da Expocol.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos assistentes sociais

Sessão solene acontece na próxima quarta-feira, 18, no auditório da Alero.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende celulares transportados de forma irregular em ônibus, em Pimenta Bueno

PRF apreende celulares transportados de forma irregular em ônibus, em Pimenta Bueno

Fiscalização identificou divergência entre a nota fiscal e o conteúdo da encomenda
10
Homem mata nora com tiro na cabeça porque ia levar neto para morar com a avó materna

Homem mata nora com tiro na cabeça porque ia levar neto para morar com a avó materna

O sogro primeiro tentou matar a própria esposa que estava carregando o neto, porque ela concordava com a decisão, mas errou o tiro, depois foi até o quarto e atirou na cabeça de Evelyn que estava deitada, em seguida, fugiu.
18
Operação 'Sexta-Feira 13' prende suspeito por tráfico e apura ligação com duplo homicídio

Operação ‘Sexta-Feira 13’ prende suspeito por tráfico e apura ligação com duplo homicídio

Em sua residência, foram encontrados aproximadamente 1 kg de entorpecentes, uma balança de precisão, um simulacro de arma de fogo e uma grande quantia em dinheiro.
10
Criança de 10 Anos sofre tentativa de homicídio após ser atraída por desconhecido

Criança de 10 Anos sofre tentativa de homicídio após ser atraída por desconhecido

No local, o garoto foi brutalmente atacado com diversas facadas nas costas e no antebraço. Seu amigo, após levar um soco no rosto, conseguiu fugir.
16
Adolescente suspeito de esfaquear criança é apreendido em casa abandonada

Adolescente suspeito de esfaquear criança é apreendido em casa abandonada

Após intensas buscas durante a madrugada, J. M. S. foi localizado e, durante o interrogatório, confessou ser o autor do ataque. Ele alegou que a agressão foi motivada por uma discussão ocorrida durante uma partida de futebol no bairro Talismã.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede Cidade Digital seleciona 10 Projetos Inovadores em Mato Grosso do Sul

A entrega do título acontecerá durante o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, na próxima semana, em Campo Grande.
L

Oficina de Musicoterapia “Emoção, Corpo e Alegria” é realizada no Caps e no Cero, em Porto Velho

No Caps Madeira-Mamoré, a oficina teve início nesta segunda-feira (16). Já no Cero, as atividades começam no dia 8 de julho, ambas no período da manhã.
L

Audiência Pública sobre o sistema prisional será realizada no TJRO nesta terça

A audiência será presencialmente no auditório do TJRO, com transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube, a partir das 8h.
L

Caminhão itinerante leva educação e diversão para crianças de Pimenteiras

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa e tem o objetivo de promover educação e serviços gratuitos à comunidade. Em junho o caminhão terá programações em Porto Velho, Colorado e Chupinguaia. Confira a programação completa abaixo.
L
Instituto Alerta: Era de redução de Armas Nucleares chega ao fim com aumento de estoques operacionais

Instituto Alerta: Era de redução de Armas Nucleares chega ao fim com aumento de estoques operacionais

O Sipri aponta uma “clara tendência de aumento nos arsenais nucleares, retórica nuclear mais dura e abandono de acordos de controle de armas”.
L
WhatsApp terá anúncios no status e conteúdo pago em canais a partir desta segunda (16)

WhatsApp terá anúncios no status e conteúdo pago em canais a partir desta segunda (16)

As novidades se concentram na aba “Atualizações”, sem previsão de publicidade na aba “Conversas”.
L
Servidores municipais que concluíram curso de LIBRAS recebem certificados

Servidores municipais que concluíram curso de LIBRAS recebem certificados

Capacitação foi realizada no Creas por alunos do 8º período do curso de Letras-Libras da Unir.
L
Homem é encontrado gravemente ferido em mata; Polícia investiga possível agressão

Homem é encontrado gravemente ferido em mata; Polícia investiga possível agressão

A equipe médica constatou que o homem apresentava um corte profundo na cabeça, outro na perna direita e múltiplos hematomas pelo corpo. Devido à gravidade, ele foi intubado e transferido em estado gravíssimo para o Hospital Regional de Cacoal.
16
Suspeito com tornozeleira eletrônica é detido novamente por furtos em comércios

Suspeito com tornozeleira eletrônica é detido novamente por furtos em comércios

Em sua mochila, foram encontradas 38 peças de roupas infantis e um vestido adulto. Questionado, C. R. levou os policiais até um terreno baldio na Avenida T-02 com a Rua Manoel Franco, onde o iPhone furtado foi recuperado.
12

Conscientização ambiental: TRT-14 lança campanha Junho Verde

Plantio de baobá e distribuição de mudas de árvores marcam o início das ações na Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.