“Ele não é a favor do meu Estado. Apoiá-lo seria como trair minha terra.”. – Prefeito Artur Virgílio, PSDB de Manaus negando apoio a Geraldo Alckmin candidato do PSDB.
1-Lava jato: prova de fogo
“Não me impressiono por moscas azuis. O futuro são palestras, aulas e advocacia”, disse o procurador federal Carlos Fernando Lima, questionado se entra na atividade política.
Carlos Fernando Lima acaba de deixar a Lava Jato: “Entendo que é preciso haver um afastamento das informações sensíveis da investigação. Por isso meu pedido. Mas serei substituído e o trabalho continuará no mesmo ritmo”. A Lava Jato é uma instituição nacional. A saída do procurador mostrará isso. Não é só Moro. É mais.
2-Truco manauara
A sabedoria popular ensina que a vingança é um prato que se come frio. Artur Virgílio, prefeito de Manaus, guardou no freezer desde fevereiro um pirarucu para servir ao seu correligionário, o tucano Geraldo Alckmin.
Dono de temperamento forte, Artur Virgílio engoliu um sapo ao ser esnobado por Alckmin nas prévias tucanas que não existiram. Trucou ontem. “Não venha”, foi a resposta ao pedido do Geraldo para visitar Manaus, terra natal de Virgílio. Como diz Zé de Nana, “Toda araruta tem seu dia de mingau”.
3-Debate SBT
Tudo foi produzido de maneira perfeita, na hora certa, sem erros, como é praxe da TV Alamanda. Cenário bem montado, o debate do SBT tinha tudo para dar certo, mas não deu e não por culpa dos produtores. Ao contrário. O mais provável é que o formato de debates tenha se exaurido.
Seja pelo enorme número de candidatos, rigidez da lei que obriga que assim sejam feitos, ou por ambos. Virão outros, mas o sucesso do debate depende mais do preparo dos candidatos que das TVs. Parabéns à TV Alamanda!
4-Suspeição do Gilmar
O MPE do Paraná recorreu da decisão do ministro Gilmar Mendes do STF em soltar o ex-governador Beto Richa, preso no dia 11 de setembro e solto quatro dias depois.
E mais: o procurador-geral de Justiça do Paraná pediu a suspeição de Gilmar Mendes e reforma da decisão para que a prisão preventiva de Richa, decretada em primeiro grau, seja de imediato restabelecida. O pedido foi encaminhado ao presidente do STF Dias Toffoli. Uma rotina enfadonha os pedidos de suspeição dos ministros do STF
5-TCU nos trilhos
O TCU liberou o governo para publicar o edital da ferrovia Norte-Sul e marcar o leilão. O trecho é de 1.537 km e vai de Porto Nacional no Tocantins a Estrela d'Oeste São Paulo.
A concessão é de 30 anos para pagar em parcelas anuais ao longo do contrato e a disputa deve ser ferrenha já que 95% da ferrovia está pronta, faltando o trecho que vai de Ouro Verde em Goiás a Estrela d’Oeste… E o TCU determinou que se catalogue e divulgue a lista de bens-reversíveis antes da assinatura do contrato de concessão da ferrovia e que serão devolvidos à União ao final do contrato.
leoladeia@hotmail.com