TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES

Enquanto isso, fervem os bastidores. Há uma grita geral, principalmente nas coligações com mais grana, em relação à divisão do bolo do Fundo Partidário, que tem deixando de lado muitos candidatos dos que não fazem parte do primeiro time.

Publicado em 

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES - News Rondônia

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES - News Rondônia

Há algumas nuances que se destacarão, daqui para a frente, nesse curto período eleitoral de 2018 e, ainda, dificuldades a serem superadas dentro das coligações. Uma envolve os prazos pré eleitorais, que agendam para essa segunda, dia 17, uma data muito especial. Outra é a gritaria, dentro dos grupos políticos, pela divisão do bolo do Fundo Partidário. Em relação aos prazos, destaca-se essa segunda-feira como último dia  para que a Justiça Eleitoral decida sobre todos os pedidos de impugnação e para que os partidos substituam seus candidatos, caso eles estejam impedidos de disputar a eleição. Há ainda muito rolo, tanto nas coligações como em candidaturas individuais, para que todos tenham o aval do TRE e estejam aptos a disputar a eleição de 7 de outubro. Dos nove candidatos ao Governo, por exemplo, já houve três impugnações. A de Acir Gurgacz, do PDT, já revertida por instância superior, no TSE, fazendo com que a campanha dele continue normalmente; a do Comendador Queiroz, do PMB, que também está recorrendo e a do representante do PSTU, Pedro Nazareno, ambos com dificuldades mais complexas, porque têm problemas com documentação e prazos. E isso, por incrível que pareça, pode ser mais difícil de reverter do que uma decisão sobre a  Lei da Ficha Limpa. Há ainda uma confusão sobre a questão de uma aliança feita pelo PDT com o PT, que acabou sendo desfeita por decisão do diretório nacional do PT, mas que ainda está sendo analisada no TRE. Enfim, este 17 de setembro é o Dia D. Depois, são só mais 20 dias até a eleição.

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES - News Rondônia

Enquanto isso, fervem os bastidores. Há uma grita geral, principalmente nas coligações com mais grana,  em relação à divisão do bolo do Fundo Partidário, que tem deixando de lado muitos candidatos dos que não fazem parte do primeiro time. Os novatos, então, estão vivendo a míngua, enquanto os que são os mais poderosos, nos partidos, ficam com a fatia do rei. Há casos em que mulheres, que deveriam receber parte de um valor que represente 30 por cento de todo o bolo financeiro, estão pegando apenas merrecas, para tocarem suas campanhas. Ainda assim, com alguma dificuldade e visível má vontade dos que decidem sobre o dinheiro. Numa das principais coligações, as reclamações têm sido constantes, inclusive entre algumas das mulheres candidatas, que, decididamente, não estão recebendo sua parte corretamente, para tocarem suas campanhas em frente. É bom que a Justiça Eleitoral fique de olho, para que não haja injustiças e que as mulheres sejam tratadas como merecem. E que não sejam chamadas só para fazer número e apenas cumprirem  exigência da legislação eleitoral. É bom que as que se sintam prejudicadas, denunciem o assunto, usando os canais competentes. Ligar para o número 148, é um bom caminho. Não silenciem!

CIRO VAPT VUPT

Foi meteórica, tipo vapt vupt, a passagem de Ciro Gomes por Porto  Velho, nessa sexta. O avião que o trouxe de São Paulo atrasou mais de duas horas e meia e, para não perder outros compromissos no Acre, no Amazonas e em Belém, o presidenciável teve que cortar praticamente toda a sua agenda. Muitos admiradores que foram ao aeroporto recebê-lo, desistiram, pela demora. Outros tantos deixaram de ir à Praça das Caixas D´Água, onde ele permaneceu apenas por alguns minutos. A coincidência de seu encontro com  Daniel Pereira, no aeroporto Jorge Teixeira, colocou o Governador na comitiva do candidato, em sua rápida estada na Capital. Ciro Gomes também cancelou entrevistas e até sua participação no programa dos Dinossauros do Rádio, o Papo de Redação, na Parecis FM. Com o pouco tempo que terá ainda de campanha (pouco mais de 20 dias), o candidato do PDT não deve voltar por aqui antes de 7 de outubro. Viria provavelmente, apenas se for para o segundo turno. Irá?

RAUPP SAI ILESO, OUTRA VEZ!

Partidários, amigos e eleitores do senador Valdir Raupp comemoraram, com o próprio, mais uma vitória na Justiça. O ministro Edson Fachin mandou arquivar um dos mais pesados processos em que o rondoniense estava sendo citado como envolvido, num esquema de recebimento ilegal de recursos, por suposta interferência em contatos da BR Distribuidora. Esse é apenas mais um dos inquéritos contra Raupp, que foram arquivados ou em que ele foi inocentado. Um dos personagens mais antigos da política rondoniense e também um dos mais influentes, tendo inclusive sido presidente nacional do maior partido do país, o hoje MDB, Raupp tem muitos seguidores, mas também muitos inimigos. Seus adversários comemoraram as denúncias contra ele, fartamente comentadas na mídia. Todas as absolvições ou arquivamentos, contudo, tiveram e continuam tendo repercussão pífia. Não há como santificar o senador – ou qualquer político – porque, pelo contrário, exige-se que todas as denúncias sejam investigadas e os culpados exemplarmente punidos. Mas quando o cara responde a vários processos e em todos ou é absolvido ou o caso é arquivado, há que se comentar, sob pena de se cometer grande injustiça.

OS CABELOS DO GOVERNADOR

O governador Daniel Pereira salvou os ralos cabelos que ainda têm. Claro que é só uma brincadeira, mas resume o alívio que ele e toda a sua equipe sentiram, na sexta, com  a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, em determinar o parcelamento, em 24 pagamentos, do acumulado de 126 milhões de reais, atrasados, que o Estado tem que pagar, em relação à dívida do Beron. A União exigia que todo esse dinheiro fosse pago numa só vez, enquanto o Estado reivindicava um parcelamento, para que não corresse o risco de ficar inadimplente e para não acabar colocando em risco outros compromissos, incluindo até eventuais gastos com o funcionalismo. Toda a equipe e governo, principalmente das áreas da procuradoria e da Sefin, se envolveram no caso, capitaneados pelo chefe do governo.  No fim, Daniel comemorou, dizendo que a decisão é um alívio para o Estado, “porque na conjuntura econômica do país não há unidade que possa efetuar um pagamento desta magnitude. Na medida que Rondônia como bom pagador que é, quer manter os pagamentos, porém dentro de um limite prudencial”. Isso significa que não há mais risco de bloqueio das contas do Estado e que tudo será pago normalmente, incluindo-se aí, em dia, o pagamento dos servidores. Então, salvaram-se os cofres do Estado.  E os poucos cabelos do Governador, que estavam prestes a serem perdidos…

NÃO EXISTE UMA VÍTIMA ESPECIAL

Nos primeiros seis meses do ano, um total de 26.126 pessoas foram assassinadas no Brasil. Foram 4.354 mortes violentas por mês; mais de 145 por dia, seis por hora. Menos de 10 por cento desses casos foram solucionados, os criminosos descobertos e processados. É a mesma média de todos os últimos anos. Rondônia é exceção nesse contexto, porque soluciona a maioria dos crimes violentos. Está muito acima da média nacional. A grande mídia, contudo, no geral ignora esses números. Cobra pouco a solução de tantos assassinatos, de tanta violência, de tantos crimes impunes. Mas grita (e faz notícia quase todos os dias), exigindo que a morte da vereadora carioca do PSOL, Marielle Franco, ocorrido em março passado, seja esclarecido com urgência. Mulher, homossexual, negra e ativista política, Marielle é um prato cheio para a esquerda que domina as redações. Mais que tudo, ela era um ser humano, trabalhadora, batalhadora. Mas isso não conta. O que interessa é a ideologia, que domina os noticiários. Claro que não há nenhuma gritaria por tantos Joãos e Marias que são exterminados. Mas quando é uma figura que se encaixa no modelo hipócrita da esquerda, daí o caso tem que ter um tratamento diferenciado. Que se exija que os assassinatos de Marielle e do seu motorista sejam imediatamente esclarecidos, é claro. Mas que se faça o mesmo com todos os demais 21.125 brasileiros mortos só nesse ano. Uma morte não é mais importante que qualquer outra, seja quem for o morto.

E A GRÁVIDA VOLTOU…

O chefe da Casa Civil do governo, o ex deputado Eurípedes Miranda, confirmou que foi tornado sem efeito decreto assinado pelo governador Daniel Pereira, que tinha exonerado de seu cargo a diretora do Museu da Memória de Rondônia, Ednair Nascimento, a Morena da Cultura, como ficou conhecida no movimento cultural. Uma briga interna entre ela e o comando da área, teria causado o pedido de exoneração. Uma intensa boataria na mídia, afirmava que a demissão tinha sido decidida por causa de uma entrevista que ela concedera ao G1, da Globo, criticando alguns problemas do Museu. Segundo Miranda, nada disso é verdade. O pedido veio do comando da área, entrou na vala comum dos documentos e foi assinado. Pouco depois, Daniel Pereira foi informado de detalhes do assunto e inclusive que a diretora estava grávida de oito meses. Imediatamente ele determinou que a exoneração fosse revertida e tornada sem efeito. Ou seja, Ednair está de volta, normalmente, às suas atividades e só sairá dela, em breve, para ter seu bebê. Foi um mal entendido, corrigido tão logo se soube dos detalhes. Fim do caso…

O BRASIL NA DIREÇÃO DO ABISMO?

A última pesquisa DataFolha, registrada no TSE e com resultados anunciados na sexta à noite, confirmam Jair Bolsonaro no segundo turno, mas deixam grandes dúvidas sobre quem irá com ele para a reta final da disputa presidencial. A principal surpresa foi o salto de Fernando Haddad, agora o candidato oficial do PT, que cresceu cinco pontos. Ciro Gomes ficou também nos 13 pontos, como Haddad, mas ao que parece, pode ter chegado ao seu limite. Assim como Geraldo Alkmin, que continua empacado nos 9 pontos e Marina Silva, que começou a viagem ladeira abaixo e que, pelo jeito, pode começar a pensar em outras alternativas para sua carreira política, porque a Presidência não vai dar! No final das contas, pode acontecer o pior dos quadros: dois extremistas irem para o segundo turno. Com Jair Bolsonaro não se sabe o que poderá acontecer, embora se possa imaginar. Mas com Fernando Haddad, com o PT, com Lula e a ladroagem toda dos últimos anos, sabemos muito bem o que acontecerá com nosso país: confrontos e o sepultamento de uma Nação, pois caminharemos céleres em direção ao abismo, como a Venezuela. Quem puder, que comece a fazer documentação e planejar a vida em outro país, porque aqui…

PERGUNTINHA

Se você fosse ouvido pelos pesquisadores do Ibope, que estão nas ruas ouvindo eleitores, em quem você diria que vai votar para Presidente da República, Governador e Senador, em Rondônia? 

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério Público e Rede Lilás realizam roda de conversa com mulheres ribeirinhas do Baixo Madeira no Agosto Lilás

Ministério Público e Rede Lilás realizam roda de conversa com mulheres ribeirinhas do Baixo Madeira no Agosto Lilás

Encontro no distrito de São Carlos debateu enfrentamento à violência de gênero, direitos das mulheres e demandas sociais da comunidade.
L
Rondônia conquista 1º lugar na redução de queimadas e enfrenta estiagem mais branda em 2025

Rondônia conquista 1º lugar na redução de queimadas e enfrenta estiagem mais branda em 2025

Planejamento antecipado e ações estratégicas do governo garantem queda de mais de 90% nos focos de queimadas no estado.
L
ANS cancela registro da AME VVIDA Planos de Saúde, que atuava em Rondônia

ANS cancela registro da AME VVIDA Planos de Saúde, que atuava em Rondônia

Operadora fica impedida de comercializar novos contratos; beneficiários serão transferidos para outras empresas regulares.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza evento alusivo à campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra as mulheres

Prefeitura de Porto Velho realiza evento alusivo à campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra as mulheres

Ação será na próxima sexta-feira (22), no Plenário do TRE/RO, e reunirá mulheres de diferentes origens para construir estratégias coletivas de enfrentamento.
L
União vence no STF e poupa R$ 131 bilhões

União vence no STF e poupa R$ 131 bilhões

O Supremo Tribunal Federal validou a aplicação do fator previdenciário em aposentadorias, encerrando disputa que poderia custar R$ 131 bilhões aos cofres públicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
Inscrições para projeto Creche Noturna seguem abertas em Porto Velho

Inscrições para projeto Creche Noturna seguem abertas em Porto Velho

Prefeitura oferta 80 vagas na Creche Moranguinho para atender pais e responsáveis que trabalham ou estudam à noite.
L
Trabalhadores terão app para portabilidade de crédito consignado

Trabalhadores terão app para portabilidade de crédito consignado

O Ministério do Trabalho e Emprego irá migrar 4 milhões de contratos de crédito consignado CLT para nova plataforma, facilitando portabilidade pelo celular.
L
Diagnóstico tardio de câncer de colo de útero aumenta custos no SUS

Diagnóstico tardio de câncer de colo de útero aumenta custos no SUS

Novo estudo aponta que a demora em diagnosticar o câncer de colo de útero eleva o número de internações e tratamentos, gerando impacto financeiro ao SUS.
L
Prova de vida do INSS alcança 90% dos beneficiários e governo alerta sobre novos golpes

Prova de vida do INSS alcança 90% dos beneficiários e governo alerta sobre novos golpes

Governo federal alerta sobre fraudes e destaca a importância da prova de vida, que já foi realizada por mais de 30,5 milhões de pessoas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: CADE suspende moratória da soja após ação do senador junto à CNA

Jaime Bagattoli: CADE suspende moratória da soja após ação do senador junto à CNA

Órgão instaurou processo administrativo contra empresas e associações; produtores da Amazônia Legal alegam concorrência desleal.
L
Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assessor de vereador é preso após atropelar e matar motociclista na zona sul

Assessor de vereador é preso após atropelar e matar motociclista na zona sul

Nas imagens é possível ver quando o motociclista invade a preferencial e acaba atropelado pelo carro elétrico conduzido pelo servidor público.
18
Caçadores são presos com animais abatidos em Campo Novo de Rondônia

Caçadores são presos com animais abatidos em Campo Novo de Rondônia

Dois homens foram flagrados com armas e animais silvestres mortos após uma operação da Polícia Militar Ambiental identificar focos de calor em área de floresta.
14
Mulher de 48 anos morre em acidente na Avenida Marechal Rondon

Mulher de 48 anos morre em acidente na Avenida Marechal Rondon

Vítima identificada como Carmelita Fabiana da Silva Machado, de 48 anos, estava na garupa de uma bicicleta elétrica que colidiu com um caminhão.
18
Carro e moto colidem em cruzamento no centro de Rolim de Moura

Carro e moto colidem em cruzamento no centro de Rolim de Moura

O segundo acidente do dia em Rolim de Moura envolveu uma motocicleta e um carro, que colidiram na Avenida Norte-Sul com a Avenida São Luís.
12
Motociclista morre em acidente grave em Nova Brasilândia

Motociclista morre em acidente grave em Nova Brasilândia

O jovem Jheimisson Araújo Dutra, de 25 anos, faleceu após sua motocicleta colidir violentamente com uma caminhonete no centro da cidade.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem sofre traumatismo craniano em acidente de moto em Rolim de Moura

Jovem sofre traumatismo craniano em acidente de moto em Rolim de Moura

Um motociclista de 18 anos colidiu na traseira de um reboque no bairro Cidade Alta e foi encaminhado em estado grave ao hospital.
16
Tigrinho pode ter motivado morte de homem em Rondônia

Tigrinho pode ter motivado morte de homem em Rondônia

Um morador de Alto Alegre dos Parecis faleceu após ingerir veneno, e a principal suspeita é que a ação foi motivada por perdas financeiras em um jogo de apostas.
18
Servidor federal é preso por agredir namorada em Vilhena

Servidor federal é preso por agredir namorada em Vilhena

Um funcionário público de 40 anos foi detido em Vilhena sob acusação de lesão corporal, furto e descumprimento de medida protetiva.
16
Empresário é preso em Vilhena por agredir ex-namoradas

Empresário é preso em Vilhena por agredir ex-namoradas

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos, acusado de violência e descumprimento de medida protetiva.
16
Acidente em Vilhena mata mulher que pilotava bicicleta elétrica

Acidente em Vilhena mata mulher que pilotava bicicleta elétrica

Uma colisão entre um caminhão e uma bicicleta elétrica resultou na morte de uma mulher na Avenida Marechal Rondon. O motorista do caminhão prestou depoimento e realizou o teste do bafômetro.
18
Ladrão é preso em cima de funerária no centro de Porto Velho

Ladrão é preso em cima de funerária no centro de Porto Velho

O suspeito foi flagrado pelo proprietário do estabelecimento enquanto tentava furtar uma condensadora de ar-condicionado.
14
Homem é resgatado de bueiro em Vilhena

Homem é resgatado de bueiro em Vilhena

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros resgataram um homem ferido, que foi jogado dentro de um bueiro em uma avenida na cidade de Vilhena, em Rondônia.
10
Estudante com medida protetiva é morta pelo ex-namorado em MT

Estudante com medida protetiva é morta pelo ex-namorado em MT

A estudante Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, de 24 anos, foi assassinada a tiros em um pesqueiro em Sorriso, no Mato Grosso. O ex-namorado, José Alves dos Santos, foi preso.
18
Disputa entre traficante e devedor leva a roubo de moto em Vilhena

Disputa entre traficante e devedor leva a roubo de moto em Vilhena

A Polícia Militar de Vilhena desvendou uma trama envolvendo dívida de drogas, penhora e assalto à mão armada, resultando na prisão de dois homens.
12
Operação Policial resulta em prisão por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Operação Policial resulta em prisão por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

A operação foi desencadeada após informações recebidas dos núcleos de inteligência do CRP1 e do próprio 5º BPM, que indicavam a presença de um indivíduo possivelmente comercializando entorpecentes na rua Sheila Regina.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.