SÁBADO, 26/07/2025

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES

Enquanto isso, fervem os bastidores. Há uma grita geral, principalmente nas coligações com mais grana, em relação à divisão do bolo do Fundo Partidário, que tem deixando de lado muitos candidatos dos que não fazem parte do primeiro time.

Publicado em 

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES - News Rondônia

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES - News Rondônia

Há algumas nuances que se destacarão, daqui para a frente, nesse curto período eleitoral de 2018 e, ainda, dificuldades a serem superadas dentro das coligações. Uma envolve os prazos pré eleitorais, que agendam para essa segunda, dia 17, uma data muito especial. Outra é a gritaria, dentro dos grupos políticos, pela divisão do bolo do Fundo Partidário. Em relação aos prazos, destaca-se essa segunda-feira como último dia  para que a Justiça Eleitoral decida sobre todos os pedidos de impugnação e para que os partidos substituam seus candidatos, caso eles estejam impedidos de disputar a eleição. Há ainda muito rolo, tanto nas coligações como em candidaturas individuais, para que todos tenham o aval do TRE e estejam aptos a disputar a eleição de 7 de outubro. Dos nove candidatos ao Governo, por exemplo, já houve três impugnações. A de Acir Gurgacz, do PDT, já revertida por instância superior, no TSE, fazendo com que a campanha dele continue normalmente; a do Comendador Queiroz, do PMB, que também está recorrendo e a do representante do PSTU, Pedro Nazareno, ambos com dificuldades mais complexas, porque têm problemas com documentação e prazos. E isso, por incrível que pareça, pode ser mais difícil de reverter do que uma decisão sobre a  Lei da Ficha Limpa. Há ainda uma confusão sobre a questão de uma aliança feita pelo PDT com o PT, que acabou sendo desfeita por decisão do diretório nacional do PT, mas que ainda está sendo analisada no TRE. Enfim, este 17 de setembro é o Dia D. Depois, são só mais 20 dias até a eleição.

O DIA D DO ANTES DA ELEIÇÃO E O INJUSTO FUNDO PARTIDÁRIO PARA AS MULHERES - News Rondônia

Enquanto isso, fervem os bastidores. Há uma grita geral, principalmente nas coligações com mais grana,  em relação à divisão do bolo do Fundo Partidário, que tem deixando de lado muitos candidatos dos que não fazem parte do primeiro time. Os novatos, então, estão vivendo a míngua, enquanto os que são os mais poderosos, nos partidos, ficam com a fatia do rei. Há casos em que mulheres, que deveriam receber parte de um valor que represente 30 por cento de todo o bolo financeiro, estão pegando apenas merrecas, para tocarem suas campanhas. Ainda assim, com alguma dificuldade e visível má vontade dos que decidem sobre o dinheiro. Numa das principais coligações, as reclamações têm sido constantes, inclusive entre algumas das mulheres candidatas, que, decididamente, não estão recebendo sua parte corretamente, para tocarem suas campanhas em frente. É bom que a Justiça Eleitoral fique de olho, para que não haja injustiças e que as mulheres sejam tratadas como merecem. E que não sejam chamadas só para fazer número e apenas cumprirem  exigência da legislação eleitoral. É bom que as que se sintam prejudicadas, denunciem o assunto, usando os canais competentes. Ligar para o número 148, é um bom caminho. Não silenciem!

CIRO VAPT VUPT

Foi meteórica, tipo vapt vupt, a passagem de Ciro Gomes por Porto  Velho, nessa sexta. O avião que o trouxe de São Paulo atrasou mais de duas horas e meia e, para não perder outros compromissos no Acre, no Amazonas e em Belém, o presidenciável teve que cortar praticamente toda a sua agenda. Muitos admiradores que foram ao aeroporto recebê-lo, desistiram, pela demora. Outros tantos deixaram de ir à Praça das Caixas D´Água, onde ele permaneceu apenas por alguns minutos. A coincidência de seu encontro com  Daniel Pereira, no aeroporto Jorge Teixeira, colocou o Governador na comitiva do candidato, em sua rápida estada na Capital. Ciro Gomes também cancelou entrevistas e até sua participação no programa dos Dinossauros do Rádio, o Papo de Redação, na Parecis FM. Com o pouco tempo que terá ainda de campanha (pouco mais de 20 dias), o candidato do PDT não deve voltar por aqui antes de 7 de outubro. Viria provavelmente, apenas se for para o segundo turno. Irá?

RAUPP SAI ILESO, OUTRA VEZ!

Partidários, amigos e eleitores do senador Valdir Raupp comemoraram, com o próprio, mais uma vitória na Justiça. O ministro Edson Fachin mandou arquivar um dos mais pesados processos em que o rondoniense estava sendo citado como envolvido, num esquema de recebimento ilegal de recursos, por suposta interferência em contatos da BR Distribuidora. Esse é apenas mais um dos inquéritos contra Raupp, que foram arquivados ou em que ele foi inocentado. Um dos personagens mais antigos da política rondoniense e também um dos mais influentes, tendo inclusive sido presidente nacional do maior partido do país, o hoje MDB, Raupp tem muitos seguidores, mas também muitos inimigos. Seus adversários comemoraram as denúncias contra ele, fartamente comentadas na mídia. Todas as absolvições ou arquivamentos, contudo, tiveram e continuam tendo repercussão pífia. Não há como santificar o senador – ou qualquer político – porque, pelo contrário, exige-se que todas as denúncias sejam investigadas e os culpados exemplarmente punidos. Mas quando o cara responde a vários processos e em todos ou é absolvido ou o caso é arquivado, há que se comentar, sob pena de se cometer grande injustiça.

OS CABELOS DO GOVERNADOR

O governador Daniel Pereira salvou os ralos cabelos que ainda têm. Claro que é só uma brincadeira, mas resume o alívio que ele e toda a sua equipe sentiram, na sexta, com  a decisão do ministro Edson Fachin, do STF, em determinar o parcelamento, em 24 pagamentos, do acumulado de 126 milhões de reais, atrasados, que o Estado tem que pagar, em relação à dívida do Beron. A União exigia que todo esse dinheiro fosse pago numa só vez, enquanto o Estado reivindicava um parcelamento, para que não corresse o risco de ficar inadimplente e para não acabar colocando em risco outros compromissos, incluindo até eventuais gastos com o funcionalismo. Toda a equipe e governo, principalmente das áreas da procuradoria e da Sefin, se envolveram no caso, capitaneados pelo chefe do governo.  No fim, Daniel comemorou, dizendo que a decisão é um alívio para o Estado, “porque na conjuntura econômica do país não há unidade que possa efetuar um pagamento desta magnitude. Na medida que Rondônia como bom pagador que é, quer manter os pagamentos, porém dentro de um limite prudencial”. Isso significa que não há mais risco de bloqueio das contas do Estado e que tudo será pago normalmente, incluindo-se aí, em dia, o pagamento dos servidores. Então, salvaram-se os cofres do Estado.  E os poucos cabelos do Governador, que estavam prestes a serem perdidos…

NÃO EXISTE UMA VÍTIMA ESPECIAL

Nos primeiros seis meses do ano, um total de 26.126 pessoas foram assassinadas no Brasil. Foram 4.354 mortes violentas por mês; mais de 145 por dia, seis por hora. Menos de 10 por cento desses casos foram solucionados, os criminosos descobertos e processados. É a mesma média de todos os últimos anos. Rondônia é exceção nesse contexto, porque soluciona a maioria dos crimes violentos. Está muito acima da média nacional. A grande mídia, contudo, no geral ignora esses números. Cobra pouco a solução de tantos assassinatos, de tanta violência, de tantos crimes impunes. Mas grita (e faz notícia quase todos os dias), exigindo que a morte da vereadora carioca do PSOL, Marielle Franco, ocorrido em março passado, seja esclarecido com urgência. Mulher, homossexual, negra e ativista política, Marielle é um prato cheio para a esquerda que domina as redações. Mais que tudo, ela era um ser humano, trabalhadora, batalhadora. Mas isso não conta. O que interessa é a ideologia, que domina os noticiários. Claro que não há nenhuma gritaria por tantos Joãos e Marias que são exterminados. Mas quando é uma figura que se encaixa no modelo hipócrita da esquerda, daí o caso tem que ter um tratamento diferenciado. Que se exija que os assassinatos de Marielle e do seu motorista sejam imediatamente esclarecidos, é claro. Mas que se faça o mesmo com todos os demais 21.125 brasileiros mortos só nesse ano. Uma morte não é mais importante que qualquer outra, seja quem for o morto.

E A GRÁVIDA VOLTOU…

O chefe da Casa Civil do governo, o ex deputado Eurípedes Miranda, confirmou que foi tornado sem efeito decreto assinado pelo governador Daniel Pereira, que tinha exonerado de seu cargo a diretora do Museu da Memória de Rondônia, Ednair Nascimento, a Morena da Cultura, como ficou conhecida no movimento cultural. Uma briga interna entre ela e o comando da área, teria causado o pedido de exoneração. Uma intensa boataria na mídia, afirmava que a demissão tinha sido decidida por causa de uma entrevista que ela concedera ao G1, da Globo, criticando alguns problemas do Museu. Segundo Miranda, nada disso é verdade. O pedido veio do comando da área, entrou na vala comum dos documentos e foi assinado. Pouco depois, Daniel Pereira foi informado de detalhes do assunto e inclusive que a diretora estava grávida de oito meses. Imediatamente ele determinou que a exoneração fosse revertida e tornada sem efeito. Ou seja, Ednair está de volta, normalmente, às suas atividades e só sairá dela, em breve, para ter seu bebê. Foi um mal entendido, corrigido tão logo se soube dos detalhes. Fim do caso…

O BRASIL NA DIREÇÃO DO ABISMO?

A última pesquisa DataFolha, registrada no TSE e com resultados anunciados na sexta à noite, confirmam Jair Bolsonaro no segundo turno, mas deixam grandes dúvidas sobre quem irá com ele para a reta final da disputa presidencial. A principal surpresa foi o salto de Fernando Haddad, agora o candidato oficial do PT, que cresceu cinco pontos. Ciro Gomes ficou também nos 13 pontos, como Haddad, mas ao que parece, pode ter chegado ao seu limite. Assim como Geraldo Alkmin, que continua empacado nos 9 pontos e Marina Silva, que começou a viagem ladeira abaixo e que, pelo jeito, pode começar a pensar em outras alternativas para sua carreira política, porque a Presidência não vai dar! No final das contas, pode acontecer o pior dos quadros: dois extremistas irem para o segundo turno. Com Jair Bolsonaro não se sabe o que poderá acontecer, embora se possa imaginar. Mas com Fernando Haddad, com o PT, com Lula e a ladroagem toda dos últimos anos, sabemos muito bem o que acontecerá com nosso país: confrontos e o sepultamento de uma Nação, pois caminharemos céleres em direção ao abismo, como a Venezuela. Quem puder, que comece a fazer documentação e planejar a vida em outro país, porque aqui…

PERGUNTINHA

Se você fosse ouvido pelos pesquisadores do Ibope, que estão nas ruas ouvindo eleitores, em quem você diria que vai votar para Presidente da República, Governador e Senador, em Rondônia? 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mega-Sena acumula R$ 42 milhões e sorteia prêmio neste sábado

Mega-Sena acumula R$ 42 milhões e sorteia prêmio neste sábado

Sorteio do concurso 2.893 da Mega-Sena acontece hoje, 26 de julho, com apostas até as 19h (horário de Brasília).
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (26/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (26/7) para seu signo

Descubra o que os astros reservam neste sábado (26/7/2025). O horóscopo do dia destaca energias propícias para o amor, carreira, finanças e bem-estar.
L
"A Melhor Mãe do Mundo": filme de Anna Muylaert aborda violência e resistência

“A Melhor Mãe do Mundo”: filme de Anna Muylaert aborda violência e resistência

Nova obra estrelada por Shirley Cruz e Seu Jorge será exibida no Festival de Bonito, retratando a jornada de uma mulher preta em fuga de um relacionamento abusivo.
L
Marcos do Val viaja aos EUA e contraria ordem de bloqueio do STF

Marcos do Val viaja aos EUA e contraria ordem de bloqueio do STF

Passaporte diplomático, que deveria ter sido apreendido, foi usado pelo senador Marcos do Val para embarcar para os Estados Unidos, apesar da determinação do Supremo.
L
Lula busca diálogo com Trump sobre taxação e defesa de Bolsonaro

Lula busca diálogo com Trump sobre taxação e defesa de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convida Donald Trump para conversar, buscando esclarecer a situação política no Brasil e negociar a taxação imposta pelos EUA, que afeta as exportações brasileiras.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de falecimento: Wandineide Paula do Nascimento Oliveira

Com 54 anos, Wandineide parte deixando saudades, exemplo de vida e uma trajetória marcada por amor, simplicidade e dedicação à família.
L

Cine Araújo em Porto Velho exibe Quarteto Fantástico, Superman, Smurfs e mais estreias neste fim de semana

Sessões com filmes como Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Superman (2025) e Smurfs estão em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com programação atualizada até 01 de agosto
L

Unidos pela fé e pelo ativismo, Txai Suruí e Thiago Guarani se casaram em São Paulo em uma cerimônia íntima, com rituais tradicionais dos povos indígenas

Casados, os noivos receberam os conselhos e votos de responsabilidade, além do compromisso de ambos em proteger o planeta.
L

Sexta com sabor: promoção rende kit de biscoitos Rancheiro para participante sorteada

Veja quem levou o presente da semana.
L

Cinema liberado: já temos vencedora da promoção da semana do Cine Araújo

Confira quem levou os ingressos desta semana!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Programa beneficiará 49 territórios em 32 municípios de 12 estados, com foco em habitação, infraestrutura e trabalho social.
L
Projeto de bloqueteamento no Bumbódromo avança após indicação da deputada Dra. Taíssa Sousa em Guajará-Mirim

Projeto de bloqueteamento no Bumbódromo avança após indicação da deputada Dra. Taíssa Sousa em Guajará-Mirim

Parceria entre deputada Dra. Taíssa Sousa, Governo de RO e SEOSP garante início das obras no Bumbódromo, fortalecendo o Festival Duelo na Fronteira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Professor é esfaqueado pela esposa durante discussão em residência na zona Leste de Porto Velho

Professor é esfaqueado pela esposa durante discussão em residência na zona Leste de Porto Velho

m meio à discussão, a mulher se apossou de uma faca e atacou o marido, que tentou se defender, mas acabou sendo atingido com um golpe no punho esquerdo.
12
Acidente deixa motociclista fica gravemente ferido em Porto Velho

Acidente deixa motociclista fica gravemente ferido em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na rua Tancredo Neves deixa motociclista em estado grave neste sábado (26).
16
Foragido do Acre é preso depois de cortar tornozeleira em Porto Velho

Foragido do Acre é preso depois de cortar tornozeleira em Porto Velho

Na pesquisa, o suspeito ainda passou nome falso, mas depois confessou que estava foragido do Acre, e veio para Rondônia com medo de morrer, pois estava sendo ameaçado de morte e cortou a tornozeleira eletrônica.
10
Vulgo “Disciplina” é preso com drogas após perseguição

Vulgo “Disciplina” é preso com drogas após perseguição em Porto Velho

Durante o acompanhamento, a guarnição conseguiu fazer a abordagem ao suspeito próximo de uma escola. Na revista pessoal foi encontrado dinheiro, porções de maconha e cocaína.
14
jovem-gravida-e-presa-depois-de-esfaquear-o-marido-durante-briga-no-cristal-da-calama

Jovem grávida é presa depois de esfaquear o marido durante briga no Cristal da Calama

A jovem que está gestante de dois meses e tem um filho de pouco mais de um ano, contou que teve uma briga com o marido, e para não ser agredida, pegou uma faca como defesa.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inflação: prévia de julho é de 0,33% pressionada pela conta de luz

Inflação: prévia de julho é de 0,33% pressionada pela conta de luz

Apesar da queda nos preços dos alimentos, o IPCA-15 acelera devido à bandeira vermelha da energia elétrica e reajustes de tarifas.
L
EUA queimarão milhões de contraceptivos; ONG condena "desperdício"

EUA queimarão milhões de contraceptivos; ONG condena “desperdício”

A administração Trump decidiu incinerar US$ 9,7 milhões em produtos do programa Usaids, gerando críticas da Médicos Sem Fronteiras.
L
Dinheiro de brasileiros no exterior chega a US$ 654,5 bilhões em 2024

Dinheiro de brasileiros no exterior chega a US$ 654,5 bilhões em 2024

Declaração de capitais brasileiros no exterior é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que possuem mais de US$ 1 milhão.
L
Tesouro Direto tem vendas recorde para junho, impulsionado por juros altos

Tesouro Direto tem vendas recorde para junho, impulsionado por juros altos

Volume comercializado em títulos públicos atinge R$ 5,77 bilhões, com investidores buscando rentabilidade atrelada à Selic e inflação.
L
Rondônia sobe para segundo lugar entre os estados que mais devem crescer o PIB em 2025

Rondônia sobe para segundo lugar entre os estados que mais devem crescer o PIB em 2025

Projeção aponta avanço de 5,5% no Produto Interno Bruto de Rondônia em 2025, reforçando geração de empregos, exportações e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia entrega kits profissionais e certificados a 38 alunos do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de Rondônia entrega kits profissionais e certificados a 38 alunos do programa Vencer em Ji-Paraná

Além dos kits de trabalho, concluintes dos cursos de Mecânico, Mestre de Obras e Maquiador receberam certificação; inscrições para nova etapa seguem até 31 de julho.
L

Priscila Franco fala sobre independência feminina e empreendedorismo no Giro News

No Giro News, a empresária e consultora de imagem Priscila Franco compartilhou sua história de superação e incentivou mulheres a conquistarem sua independência por meio do empreendedorismo
L
Ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e PcD no Porto Velho Shopping encerra sábado

Ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e PcD no Porto Velho Shopping encerra sábado

Mais de 300 pessoas já foram atendidas na ação da Semtran, que entrega na hora a credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
L

Odaísa Fernandes relembra trajetória política e recebe homenagens no Enfoco Podcast

A ex-vice-governadora de Rondônia emocionou o público ao compartilhar sua história de superação e carreira política, com participações especiais da família e ex-colegas de parlamento
L
O réu foi julgado pela "Chacina de Itabirito" no 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Homem é condenado a mais de 125 anos de prisão por crimes em Itabirito-MG

“Chacina de Itabirito” ocorreu em 2020 e julgamento foi desaforado para BH
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.