SEGUNDA-FEIRA, 21/07/2025

36ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A JOÃO NOGUEIRA

O corpo a morte leva. A voz some na brisa. A dor sobe pra'as trevas. O nome a obra imortaliza

Publicado em 

36ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A JOÃO NOGUEIRA - News Rondônia

Homenagearemos o imortal João Nogueira nesta 36ª Edição do Projeto Samba Autoral, que acontecerá neste sábado dia 1º de setembro. Como sempre a partir das 14:00 horas, o Bar do Calixto, ponto de encontro de bambas da cidade de Porto Velho, junto com a Família Asfaltão, realizadora do Projeto, estará de braços e corações abertos para receberem os amigos e Amigas amantes deste segmento musical.

TRIBUTO A JOÃO NOGUEIRA

36ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A JOÃO NOGUEIRA - News Rondônia

Durante as apresentações dos sambas autorais, faremos a homenagem do mês ao grande músico e compositor João Nogueira

UM POUQUINHO DO LEGADO DE JOÃO NOGUEIRA

João Nogueira, nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de foi um cantor e compositor brasileiro. Desde o início de sua carreira ficou conhecido pelo suingue característico de seus sambas. É pai do também cantor e compositor Diogo Nogueira.

Filho do advogado e músico João Batista Nogueira e irmão da também compositora, Gisa Nogueira, cedo tomou contato com o mundo musical. Logo, aprendeu a tocar violão e a compor em parceria com a irmã.

João Nogueira começou a compor aos 15 anos, fazendo sambas para o bloco carnavalesco Labareda, do Méier, através do qual conheceu o músico Moacyr Silva, dirigente da gravadora Copacabana, que o ajudou a gravar o samba Espere, Ó Nega, em 1968. Mas ele apareceu na cena artística nacional quando no início dos anos 70 emplacou o sucesso Das 200 Pra Lá, samba que defendia a política de expansão de nossa fronteira marítima ao longo de 200 milhas da plataforma continental. O samba assumiu as primeiras posições das paradas na voz de Eliana Pittman e mereceu citação em reportagem da revista americana Time, pelo seu tom nacionalista afirmativo. Funcionário da Caixa Econômica, João se viu às voltas com certo patrulhamento, já que a bandeira das 200 milhas havia sido levantada pelo governo militar. “Pensaram que eu tinha virado Dom e Ravel”, brincou ele mais tarde. Seu primeiro disco foi um compacto simples com Alô Madureira e Mulher Valente. Em 1969 Elizeth Cardoso gravou seuCorrente de Aço, no disco Falou.

Se no LP de 1974 ele reservara uma faixa para Noel Rosa, de quem gravou Gago Apaixonado, neste ele gravaria Não Tem Tradução, reverenciando mais uma vez o poeta da Vila, um dos três esteios de sua inspiração, ao lado de Geraldo Pereira e Wilson Batista, dos quais recebeu as influências que explicavam seu estilo de compor e cantar o samba – e aos quais dedicaria um LP inteiro (Wilson, Geraldo e Noel, 1981, Polygram). O disco, contudo, seria lembrado por outros sucessos, como Nó na Madeira (parceria com Eugênio Monteiro) e Mineira, uma homenagem a Clara Nunes, parceria com P. C. Pinheiro, o marido da cantora. O disco trazia ainda três parcerias com um jovem violonista de muito talento, que se revelava ótimo compositor, Cláudio Jorge, com quem assinou três faixas do disco (Samba da Bandola, Chorando Pelos Dedos e Pra fugir Nunca Mais). Ivor Lancelotti, de quem João gravara o lindo samba-canção De Rosas e Coisas Amigas, no disco de 1974, reaparecia com Seu Caminho Se Abre. Em 1979 ele introduziria o parceiro no show João Nogueira Apresenta Ivor Lancelotti. Quando Diogo Nogueira, seu filho, canta Espelho, faixa título do disco que João lançou em 1977, os jovens que formam sua legião de fãs imaginam que ele está falando do pai, nos versos que dizem “Um dia chutei mal e machuquei o dedo/ E sem ter mais o velho pra espantar o medo/ Foi mais uma vontade que ficou pra trás”. Afinal, Diogo foi jogador profissional de futebol, esporte que abandonou depois de sofrer uma séria contusão. Na verdade a letra da música é autobiográfica, sim, mas de João, o pai, referindo-se ao avô de Diogo. O flamenguista João Nogueira foi também um boleiro frustrado por uma contusão.

Nos quatro primeiros discos que João lançou estavam dadas as linhas mestras do que seria sua carreira. E está contido o melhor do compositor, que um dia entrou no Portelão cantando “Hoje eu estou cheio de alegria/ E sou até capaz de me embriagar/ Uns amigos bambas neste dia/ Me convidaram a participar/ De uma escola de samba que é todo meu dengo/ De um terreiro de bambas que é todo meu mal/ Vou me livrar da tristeza/ E sambar na beleza do seu Carnaval”, samba de apresentação à ala dos compositores da Águia de Osvaldo Cruz, que o convidará a se juntar a seus bambas, em 1972. O namoro duraria até meados dos anos 80, quando João abandonou a escola, descontente com os rumos que o presidente Carlinhos Maracanã lhe impôs, e juntou-se a outros sambistas, herdeiros do velho Natal, para fundar, em 1984, a Tradição, escola para a qual compôs em parceria com P. C. Pinheiro os cinco primeiros sambas-enredo, de 1985 a 1989. Diogo, seu filho, é a reconciliação com a Portela, onde foi por quatro vezes vencedor do samba-enredo.

Em 1979, João fundou o Clube do Samba, com Alcione, Martinho da Vila e Beth Carvalho, entidade à qual dedicou o título de seu disco daquele ano, que trouxe novos sucessos, comoSúplica e Canto do Trabalhador (com P. C. Pinheiro). O clube, que no início funcionava em sua casa e que mais tarde lançou um bloco carnavalesco para desfilar na Avenida Rio Branco arrastando foliões saudosos dos velhos carnavais, funcionou em vários endereços, inclusive na Barra da Tijuca. Pelo seu palco passaram os grandes nomes do samba e compositores das escolas cariocas. Era frequente a programação reunir numa mesma noite gente do naipe de Ivone Lara, João Nogueira e Roberto Ribeiro, que um ano depois de sua morte foi homenageado pelo bloco no Carnaval. O próprio João, morto no ano 2000, seria homenageado no Carnaval seguinte com o tema “Como Diria João”.

Uma das músicas mais cantadas de João, uma espécie de hino dos compositores, foi o sucesso do disco de 1980, Boca do Povo. Trata-se de Poder da Criação (“Ninguém faz samba só porque prefere/ Força nenhuma no mundo interfere/ Sobre o poder da criação”), novamente com P. C. Pinheiro, seu parceiro mais constante, com quem acabou por lançar o CD Parceria, em 1994, no qual comemoravam 22 anos de composições conjuntas e mais de 50 obras compostas. “A gente senta junto e, quando levanta, está saindo um samba. Até mesmo sem querer”, diria João. Nas dezessete faixas do CD, há uma homenagem a Clara Nunes, morta em 1983, nas faixas Um Ser de Luz e As Forças da Natureza, de versos emocionados como As pragas e as ervas daninhas/ As armas e os homens do mal/ Vão desaparecer/ Nas cinzas de um Carnaval. João lançaria outros grandes discos, como o já citado em homenagem aos três grandes do samba, Wilson, Geraldo, Noel, seu nono álbum (1981), só com músicas dos três autores, dando descanso à parceria com P. C. Pinheiro.

Ele seguiria lançando discos de qualidade (18 álbuns-solo no total) e participaria de discos coletivos, como Clara Nunes – Com Vida (1995), no qual dividiu as faixas com gente como Martinho da Vila, Roberto Ribeiro e Nana Caymmi. E Chico Buarque da Mangueira (1998), disco em homenagem ao compositor, que era enredo da escola naquele ano. Em 1995, com o maestro e pianista Marinho Boffa, João gravaria um CD só com músicas desse mesmo Chico Buarque de Hollanda, num trabalho de Almir Chediak com catorze canções, dentro da segunda edição do projeto Letra e Música. O disco foi lançado com um show no programa Seis e Meia do Teatro João Caetano. Ele participou também do disco Esquina do Samba, gravado ao vivo em 2000 no botequim Pirajá, em São Paulo, com Ivone Lara, Walter Alfaiate, Beth Carvalho, Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila e outros. No mesmo ano participou de um disco da Velha Guarda da Portela. Em 2009 foi çançado um DVD da participação de João Nogueira no programa Ensaio, da TV Cultura de São Paulo.

O João Nogueira morreu na madrugada do dia 5 de junho de 2000, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, em sua casa no Recreio dos Bandeirantes. João vinha sofrendo de problemas circulatórios que lhe haviam causado uma isquemia cerebral dois anos antes. Esteve internado em estado grave por um bom tempo, mas conseguiu se recuperar. Sofreu nova isquemia de menor impacto no início de 2000 e outra dois meses depois. Mas, sob observação médica, estava confiante, levava uma vida mais regrada, e ensaiava para shows que faria por aqueles dias, nos quais planejava apresentar trabalhos inéditos, além de sucessos de seu último álbum,João de Todos os Sambas, lançado em 1998 na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, na favela que era homenageada no disco: “Junto ao mar/ Num morro que era ainda despovoado/ E dividia a Gávea e São Conrado/ Nasceu uma favela”, dizia na faixa Rocinha. Foi uma perda grande para a cena musical brasileira. “Ele tinha uma forma de frasear muito própria. Não vejo seguidores dele. Creio que essa escola, cuja origem talvez

tenha sido Ciro Monteiro, se acaba com a morte de João”, lamentou Hermínio Bello de Carvalho. Todos sabiam de suas qualidades especiais de intérprete, mas João valorizava mesmo as composições. Só em 1999, quando recebeu o Troféu Eletrobras de MPB é que reconheceu seu canto. “Hoje estou adorando cantar. Antes, gostava que me vissem mais como compositor”, disse. João deixou 4 filhos, entre eles Diogo, que pegou o bastão, não deixou a peteca cair e nos faz matar as saudades do pai, dada a semelhança física, vocal e a simpatia com que representa o melhor samba carioca.

Com sua morte, vários colegas se juntaram para apresentar, nas mesmas datas e no mesmo local, um espetáculo em sua homenagem. Participaram Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz e Sombrinha, Emílio Santiago, Carlinhos Vergueiro e a família de João: o sobrinho Didu, o filho Diogo e a irmã e parceira Gisa. O show foi gravado para o disco João Nogueira, Através do Espelho.

Este tributo retratará a gratidão de nossos compositores e compositoras ao legado deixado pelo grande poeta João Jogueira.

Vamos lá!!

Será neste sábado dia 01/09/2018, a partir das 14 horas, no Bar do Calixto.Vale a pena conferir, pois será uma tarde de boas vibrações que irradiarão energias positivas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Avenida Calama recebe nova base e avança para etapa de pavimentação

Avenida Calama recebe nova base e avança para etapa de pavimentação

Prefeitura de Porto Velho remove barro podre e prepara avenida Calama para novo asfalto na zona Leste.
L

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha como é calculada a fatura mensal

Distribuidora explica que impostos e repasses a outras empresas do setor elétrico representam a maior parte da conta de energia dos consumidores
L

Leitura Finalizada: Workshop OLIVI ajuda novos escritores a destravar a criatividade e escrever o livro da própria vida com mentoria de Sonia Miquelin

Realizado pela AJEB-RO e Rotary Club de Porto Velho, evento acontece em 25 de julho e oferece manhã de inspiração com foco em escrita autobiográfica.
L
Sebrae RO realiza Workshop Direcionamento Estratégico 2035 com foco no futuro dos pequenos negócios

Sebrae RO realiza Workshop Direcionamento Estratégico 2035 com foco no futuro dos pequenos negócios

Evento acontece nos dias 23 e 24 de julho em Porto Velho e reúne colaboradores de todo o estado para alinhar estratégias que nortearão o Sebrae até 2035
L
TRT-14 lança cartilha sobre assédio no trabalho e inicia campanha nas redes sociais

TRT-14 lança cartilha sobre assédio no trabalho e inicia campanha nas redes sociais

Com linguagem acessível, o material do TRT-14 orienta sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e reforça canais de denúncia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Caixa permite usar imóvel financiado como garantia em Novos Empréstimos

Caixa permite usar imóvel financiado como garantia em Novos Empréstimos

Nova modalidade de crédito da Caixa Econômica Federal possibilita que imóveis, mesmo com financiamento ativo, sejam dados como garantia para outros tipos de empréstimos.
L

RondônCAP realizou sorteio especial neste domingo com prêmios e solidariedade

Edição acessível de R$ 5 sorteou 5 motos Honda ou PIX de R$ 60 mil e ajudou as APAEs de Rondônia
L
Tarifas dos EUA Podem Impactar Vendas de Suco, Café, Carne e Frutas do Brasil

Tarifas dos EUA podem impactar vendas de Suco, Café, Carne e Frutas do Brasil

Alerta do Cepea aponta que tarifa de 50% imposta por Donald Trump ameaça receitas do agronegócio brasileiro em importantes setores.
L
Horóscopo 2025: veja a previsão para seu signo nesta segunda-feira (21/7)

Horóscopo 2025: veja a previsão para seu signo nesta segunda-feira (21/7)

O horóscopo de hoje (21/7) aponta avanços em carreira, finanças e relações. Com Mercúrio retrógrado, a palavra-chave da semana é reflexão. Confira o que os astros revelam para seu signo.
L

Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA durante tratamento contra câncer colorretal

Cantora apresentou piora após sessão de quimioterapia; diagnóstico inicial foi em 2023 e doença retornou em 2024, atingindo outros órgãos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L

POLÍTICA

Proerd forma quase 600 alunos em Ariquemes com apoio do deputado Pedro Fernandes

Deputado estadual reforça compromisso com a prevenção às drogas e destaca importância da parceria entre escola, família e poder público
L

PEC 66: Sílvia Cristina destaca benefícios a municípios com novas regras para dívidas previdenciárias e precatórios

Deputada federal afirma que PEC 66 garante parcelamento de débitos e liberdade orçamentária, dando fôlego à gestão municipal
L
Festival Gastronômico de Jaru começa nesta sexta-feira com pratos típicos e concurso de sabores

Festival Gastronômico de Jaru começa nesta sexta-feira com pratos típicos e concurso de sabores

6º Festival Gastronômico reúne 15 empreendedores no estádio Leal Chapelão e promove concurso com pratos inéditos da culinária amazônica.
L
Lula no Chile para reunião de alto nível sobre Defesa da Democracia

Lula no Chile para reunião de alto nível sobre Defesa da Democracia

Presidente brasileiro se une a líderes de Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai para discutir democracia e combate à desinformação.
L
Cristiane Lopes antecipa avanço histórico para pavimentação da BR-319 após acordo entre ministérios

Cristiane Lopes antecipa avanço histórico para pavimentação da BR-319 após acordo entre ministérios

Parlamentar de Rondônia intensificou articulações e pressionou ministérios, resultando em compromisso inédito para retomada das obras da BR-319
L
Publicidade

POLÍCIA

PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

Uma Honda NXR 160 Bros com registro de furto/roubo foi encontrada no bairro Boa Esperança após denúncia anônima.
12
Motocicleta furtada é encontrada abandonada em posto de combustíveis em Ji-Paraná

Motocicleta furtada é encontrada abandonada em posto de combustíveis em Ji-Paraná

Veículo Honda vermelho com restrição de roubo/furto foi localizado pela Polícia Militar no pátio de um posto, no Segundo Distrito.
10
Polícia apreende grande quantidade de drogas após acidente na RO-383

Polícia apreende grande quantidade de drogas após acidente na RO-383

Veículo monitorado por suspeita de tráfico se envolveu em colisão na RO-383, revelando mais de 57 kg de maconha e crack.
14
Mulher fica ferida na cabeça após colisão entre carro e caminhão leiteiro em Theobroma

Mulher fica ferida na cabeça após colisão entre carro e caminhão leiteiro em Theobroma

Acidente na RO-133, provocado por suposta invasão de pista do caminhão, deixou passageira com corte na testa e sob observação.
12
Motorista embriagado perde controle e sobe em calçada no Centro de Jaru

Motorista embriagado perde controle e sobe em calçada no Centro de Jaru

Veículo sofre danos após condutor, visivelmente embriagado, subir na calçada ao lado da praça central; homem foi levado à UNISP.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Lacen utiliza tecnologia de ponta para monitorar pacientes com HIV e reforça combate à transmissão em Rondônia.
L
Manobra perigosa causa grave acidente com quatro feridos em Jaru

Manobra perigosa causa grave acidente com quatro feridos em Jaru

Colisão frontal entre motocicletas na Rua Rio Grande do Norte foi provocada por motociclista empinando a moto, resultando em fraturas e lesões.
16
Droga é descoberta em carro após acidente em Cacoal

Droga é descoberta em carro após acidente em Cacoal

Colisão na RO-383 revelou carregamento de maconha e crack em um dos veículos, resultando na prisão de um suspeito e fuga de outro.
14
Caminhão carregado de piche tomba em Nova Brasilândia do Oeste

Caminhão carregado de piche tomba em Nova Brasilândia do Oeste

Acidente na Avenida Juscelino Kubitschek resultou no vazamento do material, contido pela Secretaria de Obras antes de atingir rio.
12
Colisão entre carros é registrado no Bairro Jequitibá, em Rolim de Moura

Colisão entre carros é registrado no Bairro Jequitibá, em Rolim de Moura

Acidente de trânsito envolvendo Fiat Mobi e Hyundai HB20 foi registrado nesta manhã no cruzamento da Avenida Vereador Edson Santana Mota com a Rua Elzo Cordeiro Benevides.
10
Adolescente de 14 anos morre após ser baleado acidentalmente pelo irmão na BR-319

Adolescente de 14 anos morre após ser baleado acidentalmente pelo irmão na BR-319

Tragédia familiar na BR-319, em Porto Velho, após disparo acidental de arma de pressão adaptada por irmão de 16 anos.
18
Motorista morre após carro cair em Ribanceira na BR-364 em Pimenta Bueno

Motorista morre após carro cair em Ribanceira na BR-364 em Pimenta Bueno

José Aparecido Bernardo Alves, de 60 anos, faleceu no local após perder o controle do veículo em tentativa de ultrapassagem.
18
Homem morre após ser esfaqueado em posto de combustível em Nova Brasilândia do Oeste

Homem morre após ser esfaqueado em posto de combustível em Nova Brasilândia do Oeste

Wesley Sufeldt foi vítima de cinco golpes de faca durante briga e não resistiu aos ferimentos; agressor está foragido.
18
Motociclista morre em grave acidente na RO-481 em Santana do Guaporé

Motociclista morre em grave acidente na RO-481 em Santana do Guaporé

Colisão entre caminhonete e motocicleta resulta na morte do motociclista e deixa família ferida.
18
Homem é baleado dentro de casa e esposa é agredida em Vilhena

Homem é baleado dentro de casa e esposa é agredida em Vilhena

Vítima foi atingida por vários tiros após invasão de criminosos em sua residência; agressor deu coronhada na mulher.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.