SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS

No Brasil, é a primeira vez que cientistas localizam e escavam urnas funerárias da chamada Tradição Polícroma da Amazônia diretamente do solo

Publicado em 

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS - News Rondônia

Em meio à terra escavada, os traços cerâmicos do que seria um tipo de urna começaram a se mostrar. O trabalho minucioso dos arqueólogos revelou não apenas uma, mas nove urnas funerárias de uma população indígena que habitou essa porção da Amazônia há cerca de 500 anos, próximo ao contato com os europeus. No Brasil, é a primeira vez que cientistas localizam e escavam urnas funerárias da chamada Tradição Polícroma da Amazônia diretamente do solo. A expedição foi coordenada por pesquisadores do Instituto Mamirauá. Confira um vídeo sobre a descoberta:

Conhecida pela decoração com uso de pinturas vermelhas e pretas, a Tradição Polícroma da Amazônia é um conjunto de cerâmicas que fazem parte da pré-história da região.

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS - News Rondônia

"A Tradição Policroma da Amazônia é um estilo que tem larga abrangência nas terras baixas da América do Sul, presente em um eixo oeste-leste desde o sopé (das Cordilheiras) dos Andes até a boca do rio Amazonas e também é vista nos afluentes do rio Amazonas/Solimões", afirma a pesquisadora Márjorie Lima, do Laboratório de Arqueologia do Instituto Mamirauá.

"Urnas funerárias como as que foram encontradas são comuns pela Amazônia brasileira e nas partes amazônicas de países como Peru e Equador", afirma o arqueólogo do Instituto Mamirauá, Eduardo Kazuo Tamanaha. "Mas os pesquisadores costumam recebê-las da mão de moradores do local, que de fato encontram os artefatos e os retiram da terra. Agora, escavar e encontrar uma cova com as urnas dessa cultura, do jeito que estavam, e realizar todo o registro científico, é algo inédito".

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS - News Rondônia

Comunidade amazônica guarda "cemitério" de indígenas do passado

A descoberta aconteceu em julho na pequena comunidade Tauary, localizada na região central do Amazonas.. As urnas estavam enterradas a uma profundidade de 40 centímetros da superfície, dentro de uma área de 4 metros quadrados nas imediações da escola comunitária. "Nós descobrimos mais de uma por dia, primeiro veio uma, começávamos a limpar, aí surgia outra ao lado, elas foram aparecendo como um efeito dominó", conta Eduardo Kazuo.

A carência de vestígios, como a terra preta de índio (solo muito fértil e característico de antigas ocupações humanas na Amazônia), e fragmentos de cerâmica indicam que aquela seria uma área específica do sítio arqueológico, possivelmente reservada ao enterro de corpos, como um cemitério da antiga sociedade que ali vivia.

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS - News Rondônia

"As urnas funerárias fazem parte das práticas mortuárias de muitos grupos indígenas. Elas eram mais comuns no passado, mas ainda há relatos de alguns sepultamentos em épocas recentes sendo feitos em urnas, mas também em cestarias ou redes. Elas são muito variadas e estão intimamente ligadas às crenças e religiões praticadas, parecido com o que é praticado nos cemitérios das cidades", ressalta Anne Rapp Py-Daniel, arqueóloga e especialista no estudo de urnas arqueológicas na Amazônia, que também participou das escavações.

Padrão curioso no enterro das urnas intriga os cientistas

A maneira como as urnas foram encontradas chamou a atenção dos arqueólogos. "As urnas funerárias têm rostos desenhados, o interessante é que nenhum desses rostos estava 'olhando' para outro. Se uma urna foi enterrada com o rosto para cima, a urna ao lado dela estava 'olhando' para baixo, e a seguinte estava enterrada de lado. É como se elas não quisessem olhar uma para a outra. As urnas seguiam uma ordem, claramente elas foram enterradas daquele jeito e foi intencional", comenta o pesquisador do Instituto Mamirauá.

O conjunto das urnas arqueológicas também se diferencia pela variedade entre tipos e adornos nos acabamentos cerâmicos, como a pintura de cabeças humanas, formas animais e a presença ou ausência de bancos, onde as urnas podiam ser colocadas.

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS - News Rondônia

"Alguns grupos indígenas do passado representavam a identidade dos mortos ou símbolos (de entidades, de deuses, de animais mitológicos, etc.), que acreditavam ser importantes, nessas urnas. Ou seja, elas além de receptáculo para os mortos, também contam diferentes estórias sobre a sociedade que as produziram e no que ela acreditava. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os arqueólogos não têm o 'dicionário' que permita fazer uma tradução exata desses símbolos", conta Anne Rapp Py-Daniel.

O motivo ou motivos dessa organização curiosa e para tantos detalhes ainda são desconhecidos, mas a equipe de especialistas espera encontrar pistas a partir de análises mais aprofundadas no Laboratório de Arqueologia do Instituto Mamirauá, localizado na cidade de Tefé, no Amazonas.

"Esperamos ter essas informações a partir das próprias urnas, associando ao local em que elas estavam depositadas, a sua decoração, com a morfologia, o conteúdo que tinham dentro e juntar todos esses fatores em busca de algum sentido para elas estarem ali da forma que elas estavam", explica Eduardo Kazuo.

Urnas foram enterradas sobre a "cama" de civilização ainda mais antiga

Com base nas avaliações preliminares do material e na profundidade das covas, os arqueólogos acreditam que as urnas podem ter sido enterradas ao mesmo tempo. "Se fossem momentos diferentes de enterramento, as urnas estariam em alturas distintas. É como se tivessem escavado uma única cova e depositado uma urna ao lado da outra", aponta o arqueólogo.

A escavação também revelou sinais de uma sociedade ainda mais antiga que aquela que produziu as urnas funerárias. São fragmentos de cerâmica que pertencem a um grupo que habitou a mesma região, mas em um tempo diferente. "A urnas do Tauary são próximas ao ano 1500 depois de Cristo. Mas essa outra cerâmica encontrada aparenta ser muito mais antiga, com uma diferença de 40 centímetros de profundidade em relação ao período das urnas, o que indica uma passagem grande de tempo", conta.

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ‘CEMITÉRIO’ NA AMAZÔNIA COM URNAS FUNERÁRIAS INDÍGENAS QUE PODEM TER MAIS DE 500 ANOS - News Rondônia

"Nossa hipótese é que quando o grupo que escavou os buracos para depositar as urnas, eles encontraram esse material muito mais antigo, pegaram todo esse material, espalharam e fizeram quase que um piso de cerâmica, colocando as urnas em cima dele. É uma cerâmica mais antiga que provavelmente não tem a ver com os antepassados deles", acredita o pesquisador do Instituto Mamirauá.

Tauary, lar de riquezas do passado da Amazônia

Na comunidade Tauary, existe um grande sítio arqueológico, cuja real extensão ainda está sendo levantada pelos arqueólogos.

Em 2014, as primeiras urnas funerárias foram encontradas no lugar e, quatro anos depois, os pesquisadores retornaram para mais investigações sobre "a trajetória histórica de ocupação do Tauary e os vestígios encontrados, sejam materiais cerâmicos ou botânicos, na terra ou sobre a terra, no presente e no passado", como define Eduardo Kazuo, que é coordenador do Laboratório de Arqueologia do Instituto Mamirauá.

O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Trabalharam juntos na expedição arqueológica o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia assume presidência do Conselho Fiscal da Abase, entidade que reúne Sebrae Estaduais

Rondônia assume presidência do Conselho Fiscal da Abase, entidade que reúne Sebrae Estaduais

José Alberto Anísio, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, foi escolhido para liderar o colegiado nacional que reforça a governança do Sistema Sebrae
L
Onça-Preta é registrada pela primeira vez em reserva no Cerrado Goiano

Onça-Preta é registrada pela primeira vez em reserva no Cerrado Goiano

A aparição inédita do felino melânico na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás, é um forte indicativo da conservação da biodiversidade local e da importância das áreas protegidas para a espécie.
L
VÍDEO: Pescador é surpreendido por Tubarão Branco gigante durante pescaria

VÍDEO: Pescador é surpreendido por Tubarão Branco gigante durante pescaria

Em águas de Nordland, Noruega, um pescador viveu momentos de tensão ao ser acompanhado por um tubarão branco enorme, registrando um evento inesperado que viralizou nas redes sociais.
L
Lula critica jornada de Trabalho 6x1 e defende maior flexibilidade

Lula critica jornada de Trabalho 6×1 e defende maior flexibilidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirma sua crítica à escala de seis dias de trabalho por um de folga, propondo um debate nacional para encontrar modelos mais flexíveis que atendam às necessidades dos trabalhadores brasileiros.
L
MPRO acompanha incineração de drogas e celebra formatura de 800 alunos do Proerd

MPRO acompanha incineração de drogas e celebra formatura de 800 alunos do Proerd

Ministério Público de Rondônia reforça ações de repressão ao tráfico e prevenção ao uso de drogas com destruição de entorpecentes e apoio à formação de jovens pelo Proerd.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Lucia Oliveira apresenta BNI Mamoré no Agenda News e mostra como networking gera negócios em Rondônia

Lucia Oliveira apresenta BNI Mamoré no Agenda News e mostra como networking gera negócios em Rondônia

Com metodologia validada internacionalmente, grupo transforma conexões em resultados reais para empresários do estado.
L
Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Fiocruz aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Boletim InfoGripe, da Fiocruz, indica tendência de queda em grande parte do país, mas reforça importância da vacinação contra gripe e Covid-19.
L
Lira amplia redução de IR para rendas de até R$ 7.350

Lira amplia redução de IR para rendas de até R$ 7.350

O relator da reforma do Imposto de Renda (IR), deputado Arthur Lira, ajustou o projeto para beneficiar faixas de renda e manteve a alíquota máxima para altos rendimentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Deputado estadual Pedro Fernandes atende pedido de lideranças locais e destina equipamentos para impulsionar a agricultura em Castanheiras.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com fortalecimento institucional em visita ao MPRO

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com fortalecimento institucional em visita ao MPRO

Em encontro com procuradores, deputado destaca diálogo entre Poderes para aprimorar políticas públicas e garantir direitos
L
Dr. Fernando Máximo comemora aprovação de projeto que inclui estudo do autismo na formação de professores

Dr. Fernando Máximo comemora aprovação de projeto que inclui estudo do autismo na formação de professores

PL de Dr. Fernando Máximo torna obrigatório o ensino de características do TEA e metodologias específicas na formação inicial de docentes.
L

Governo Marcos Rocha e Elias Rezende entregam novo escritório da Emater em Alta Floresta d’Oeste

Investimento de R$ 1,6 milhão fortalece agricultura familiar e garante apoio técnico a produtores da região da Zona da Mata.
L

Rondônia apoia PEC das prerrogativas estaduais e se destaca entre os primeiros estados a formalizar resolução, afirma Ismael Crispin

Deputado apresenta avanços durante reunião da Unale e destaca protagonismo da Assembleia Legislativa de Rondônia no fortalecimento do pacto federativo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Acidente entre caminhonete e carro na Avenida Raimundo Cantuária, em Porto Velho, deixa idoso ferido após invasão de preferencial.
14
Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Acidente em Porto Velho envolveu duas motos que colidiram após uma tentativa de conversão, deixando duas mulheres, incluindo uma idosa, feridas.
10
Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Vídeo viraliza mostrando sargento da PM do DF agredindo psicopedagoga em Taguatinga Sul após briga de trânsito.
16
PATAMO recupera motocicleta furtada durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO recupera motocicleta furtada durante patrulhamento em Ji-Paraná

Guarnição do PATAMO localiza moto com registro de furto/roubo e detém casal saindo de ponto de entorpecentes em Ji-Paraná.
12
Motocicleta furtada é encontrada abandonada em Ji-Paraná

Motocicleta furtada é encontrada abandonada em Ji-Paraná

Veículo com registro de furto foi localizado pela PM no bairro Nova Brasília, após ser deixado em frente a uma residência.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PS UNIR: UNIR convoca aprovados com notas do Ensino Médio e Enem para matrícula nos cursos de graduação

Candidatos aprovados no PS UNIR 2025.2 devem realizar a matrícula online entre os dias 11 e 15 de julho; início das aulas será em 22 de julho.
L
Ministério da Fazenda aumenta estimativa do PIB para 2,5% em 2025 e reduz previsão da Inflação Oficial

Ministério da Fazenda aumenta estimativa do PIB para 2,5% em 2025 e reduz previsão da Inflação Oficial

A Secretaria de Política Econômica (SPE) elevou a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano, impulsionada pela agropecuária e mercado de trabalho, enquanto a estimativa para o IPCA foi reduzida para 4,9%.
L
Brasil não atinge meta de alfabetização em 2024, com 59,2% de crianças alfabetizadas

Brasil não atinge meta de alfabetização em 2024, com 59,2% de crianças alfabetizadas

O indicador de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental ficou abaixo da meta de 60% estabelecida pelo governo federal, com as enchentes no Rio Grande do Sul sendo um fator determinante para o resultado.
L
Defensoria Pública visita escolas em Porto Velho para divulgar o projeto Meu Pai Tem Nome

Defensoria Pública visita escolas em Porto Velho para divulgar o projeto Meu Pai Tem Nome

Projeto Meu Pai Tem Nome é promovido pela Defensoria Pública de Rondônia para incentivar o reconhecimento de paternidade e maternidade
L

Requerimento de Outorga: IPÊ EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS – LOTEAMENTO CALAMA

OUTORGA DE LANÇAMENTO DE EFLUENTE TRATADO EM CORPO HÍDRICO
L
Trump pretende falar com Lula "em algum momento" sobre tarifas, mas não agora

Trump pretende falar com Lula “em algum momento” sobre tarifas, mas não agora

Presidente dos EUA, Donald Trump, comenta intenção de dialogar com Luiz Inácio Lula da Silva sobre taxação de 50% em exportações brasileiras, enquanto reitera defesa de Jair Bolsonaro.
L
Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira oferece lazer e educação ambiental em Porto Velho

Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira oferece lazer e educação ambiental em Porto Velho

Com 390 hectares de mata preservada, o parque promove trilhas, museu da fauna amazônica e distribuição de mudas para moradores da capital
L
Agência Reguladora de Porto Velho, liderada por Oscar Netto, fortalece fiscalização e impulsiona crescimento

Agência Reguladora de Porto Velho, liderada por Oscar Netto, fortalece fiscalização e impulsiona crescimento

Prefeitura de Porto Velho cria ARDPV para garantir transparência, eficiência e planejamento estratégico na gestão dos serviços públicos municipais
L
Trump revela acordo com a OTAN para fornecer armas à Ucrânia e promete "Grande Declaração" sobre a Rússia

Trump revela acordo com a OTAN para fornecer armas à Ucrânia e promete “Grande Declaração” sobre a Rússia

Presidente Donald Trump anuncia que Washington enviará armas à Ucrânia por meio de um acordo com a OTAN, marcando a primeira vez de sua administração, e sinaliza frustração com a falta de progresso na guerra.
L
Feira Mulher do Norte em Porto Velho destaca empreendedorismo feminino, diz coordenadora Isabele Morgado

Feira Mulher do Norte em Porto Velho destaca empreendedorismo feminino, diz coordenadora Isabele Morgado

Prefeitura de Porto Velho e TRE/RO promovem evento com 35 expositoras, palestra sobre sustentabilidade e valorização do trabalho das mulheres
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.